Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Variedades: Ana Clara em três shows no Interior de SP neste final de semana




Cantora Ana Clara faz 3 shows no interior de São Paulo neste fim de semana

Ana Clara é nova promessa do samba

Redação
Os amantes do samba que moram no Estado de São Paulo poderão curtir o melhor do estilo musical neste fim de semana. Nesta sexta-feira (17), Ana Clara fará show em Hortolândia no Reduto da Música a partir das 2h. No domingo, dia 19, a cantora fará dois shows. O primeiro será em São José dos Campos no Cabana Bar. De lá, segue para Pindamonhangaba onde fará um show no Pinda Bar meia-noite.
 Dona de talento e timbre de voz únicos, a artista apresentará o samba de raiz ao som de músicas inéditas e grandes regravações, tudo isso com muito carisma, alegria e talento, características que são marcantes no perfil da sambista que, com apenas 20 anos, é considerada a nova promessa do samba.
 “Eu adoro São Paulo, vir pra cá fazer show e ficar pertinho do publico é maravilhoso, me sinto em casa. Quem gosta dos clássicos do samba vai dançar, cantar e curtir bastante. Espero todo mundo nos shows deste fim de semana!”, declarou a cantora.
 Vale lembrar que Ana Clara lançou recentemente o EP ‘Essa Sou Eu’, álbum produzido pelo cantor Rodriguinho. A música que leva o titulo do CD ganhou um videoclipe que contou com a participação do ator global Caio Castro. Para saber mais acesse: www.cantoraanaclara.com.br



Variedades: A História da Eternidade na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo



O filme conta a história de três amores

Redação

Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos e do outro por um destino cego e fatalista.
 Este é o mote de A História da Eternidade, primeiro longa de ficção do pernambucano Camilo Cavalcante. O filme teve sua primeira exibição em Janeiro de 2014, no Festival de Rotterdam, na Holanda. No Brasil, foi selecionado no 6º Paulínia Film Festival, no qual ganhou premio de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Irandhir Santos); Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid) e Júri ABRACINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
O filme também participou de outros dois festivais: CURATA-SE14 e Festival de Vitória, onde ganhou os principais prêmios.
 A História da Eternidade tem Irandhir Santos (do filme “Tatuagem”), Marcélia Cartaxo (Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim por “A Hora da Estrela”) e Cláudio Jaborandy (“Gonzaga: De Pai pra Filho”,  “Amores Roubados”, série da TV Globo).
CAMILO CAVALCANTE
Nasceu em Recife. Desde 1995, trabalha como roteirista, produtor e diretor. Realizou trabalhos audiovisuais em diversos suportes e formatos, entre eles “Hambre Hombre”, “Os Dois Velhinhos” e “Rapsódia para um Homem Comum”, vencedores de mais de 130 prêmios em mostras e festivais. Produziu e dirigiu a série de TV “Olhar” (Canal Brasil). É idealizador e coordenador do projeto Cinema Volante Luar Do Sertão, que exibe curtas-metragens gratuitamente em cidades do semiárido. Atualmente, ele finaliza o documentário “Beco”, selecionado para o projeto Carte Blanche do Festival de Locarno, na Suíça.


A História da Eternidade
Brasil, Ficção, 120 min
Direção / Roteiro: Camilo Cavalcante
Produtores: Camilo Cavalcante, Marcello Ludwig Maia e Stella Zimerman

Ator: Irandhir Santos, Claudio Jaborandy, Leonardo França
Atriz: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos
Atores coadjuvantes: Maxwell Nascimento
Atriz coadjuvante: Debora Ingrid
Fotografia: Beto Martins
Montagem: Vânia Debs
Direção de Arte: Julia Tiemann
Trilha Sonora: Dominguinhos e Zibgniew Preisner
Som: Nicolas Hallet e Simone Dourado
Produtora: Aurora Cinema e República Pureza

                                                                 Serviço
 38ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 2 – 24/10/2014 – 21h - Sessão: 735 (SEXTA)
CINESESC: 26/10/2014 – 15h – Sessão: 983 (DOMINGO)
RESERVA CULTURAL 1 – 28/10/2014 – 19H50 – Sessão: 1131 (TERÇA)



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Protesto contra guerra




Conflito deixou mais de 50 mil militares americanos mortos

Luís Alberto Alves


Vietnã: No dia 15 de outubro de 1969 era realizada nos EUA uma grande manifestação contra a guerra do Vietnã, intitulada Dia da Moratória.

Radiografia de Sampa: Avenida Ibirapuera






Luís Alberto Alves


 A atual Avenida Ibirapuera (foto) surgiu a partir da união de dois antigos logradouros. O primeiro deles, localizado no trecho entre a Avenida Conselheiro  Rodrigues Alves e Avenida Indianópolis, era considerado como parte integrante da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves. O segundo trecho, entre a Avenida Indianópolis e até as proximidades da atual Avenida dos Bandeirantes, ora era citada como " Avenida Araponga", ora aparecia com a denominação do primeiro trecho, ou seja, também Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

 O trecho que percorre o bairro de Moema (entre a Avenida Indianópolis e a Avenida dos Bandeirantes) foi aberto a entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista em terrenos de sua propriedade. Conta-se que o então diretor da empresa, o Engenheiro Fernando Arens Júnior, apreciava os nomes indígenas e de pássaros.

 Por isso, várias ruas abertas na região foram denominadas a partir desses temas. O leito da atual Avenida foi tornado público em 1933, quando recebeu o nome que é conhecido hoje, designava uma antiga aldeia de índios em Santo Amaro e significa madeira velha. A Avenida Ibirapuera fica em Moema, Zona Sul de SP.


Geral: Burger King e Angry Birdst juntos pela primeira vez numa mega parceria



Redação

 Quem disse que os Angry BirdsT se contentariam em ficar só nos smartphones e tablets se enganou. A partir de Outubro, eles vão invadir todos os restaurantes do BURGER KING® no Brasil. A empresa finlandesa Rovio, criadora do jogo, e a marca BURGER KING® acabam de fechar um contrato de licenciamento inédito para o Brasil. Nos próximos três meses - início do verão e férias escolares - o game que abrange todas as idades terá diversas atrações de interação nas lojas da rede.

 "O jogo Angry BirdsT é um dos maiores fenômenos no licenciamento mundial dos últimos cinco anos e, sem dúvida, desperta o interesse de inúmeras companhias. Depois de identificarmos uma oportunidade junto ao nosso público infantil, decidimos investir nessa marca já consolidada no mercado para ativar ainda mais a nossa plataforma de Kids", destacou Ariel Grunkraut, diretor de marketing da marca Burger King no Brasil.
                                                             Divertidas
 Copos personalizados com os passáros em azul, vermelho, cor de rosa e preto, em arte tridimensional estilizada, e um jogo foram criados exclusivamente para a parceria com o BURGER KING®. Os brindes exclusivos e colecionáveis, um atrativo especial para os fãs irão acompanhar a promoção. Além disso, para selar a parceria, todas os restaurantes do BURGER KING® no Brasil vão receber a identidade visual dos passarinhos nas vitrines, na tradicional coroa do BK, nos cardápios, nos móbiles, nas bandejas e na caixa do Club BKids.

 E não para por aí! Será instalado no restaurante da Hélio Pelegrino um Estilingue Gigante do Angry BirdsT. Outra ativação que promete fazer a alegria da garotada é um videogame com o jogo de Angry BirdsT, que será instalado em algumas lojas da rede. Nele as crianças irão brincar e interagir com os famosos passarinhos. 
Angry Birds é o game móvel número 1 do mundo, com mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo, sendo quase 50 milhões de downloads somente no Brasil. Também é o aplicativo número 1 em 40 países. 
                                                               Campanha
 Para comunicar a invasão dos Angry BirdsT nas lojas do BURGER KING®, a marca investirá em uma campanha em TV paga, além de comunicação nos pontos de venda e redes sociais.  "Com essa parceria o BURGER KING@ se propõe mais uma vez a trazer inovação, que é um dos nossos principais desafios. Estamos em constantes pesquisas para identificar ações divertidas que supram os desejos dos nossos consumidores. Com a instalação do Estilingue Gigante vamos promover a alegria da criançada, além de reforçar  o quanto  brincar fora de casa é importante, para que as famílias possam aproveitar o momento de lazer e desfrutar cada segundo, divertindo-se com os amigos e familiares", completou Ariel Grunkraut
Para saber mais sobre a marca e seu cardápio, acesse www.burgerking.com.br.


Artigo: Pais devem se planejar para negociar matrículas escolares






*Reinaldo Domingos

 Apesar de ainda estarmos em setembro, o tema matrícula escolar já começa a ser debatido nas escolas e, principalmente, já começa a demonstrar o impacto que terá nas finanças da família. Isso ocorre pelos altos custos dos estudos e pela necessidade do investimento na educação ser muito bem planejado, afinal de contas, é o futuro dos filhos que estará em jogo.

 O planejamento na hora de definir sobre a matrícula em uma escola deve levar em conta diversos pontos, que vão além das questões geográficas e financeiras, sendo fundamental que se tenha uma análise profunda da instituição que seu filho frequenta ou frequentará, avaliando se essa está realmente preparando ele para a vida adulta.

 Um ponto primordial é saber os diferenciais oferecidos pela escola. Cito, por exemplo, o fato de centenas de escolas já oferecerem em suas grades curriculares conteúdos de educação financeira, o que prepara os jovens para realizar mais sonhos e consumir de forma consciente, o que deve ser priorizado pelos pais. Mas, além desses diferenciais que devem ser questionados, também existem outros pontos que devem ser levados em conta antes da matrícula.

 Antes de qualquer coisa, deve-se conversar com as crianças para saber como elas estão, se gostam de onde estudam e se pretendem continuar lá. Também se deve levar em consideração se consegue pagar a mensalidade e todas as outras despesas envolvidas (uniforme, lanche, material escolar, passeios eventuais e transporte).

 Faça um diagnóstico da vida financeira da família e veja qual é a real situação em que se encontram. Se estiver em uma condição confortável, com dinheiro guardado e as contas planejadas, tudo fica mais fácil. Agora, se estiver equilibrado financeiramente, não se iluda pensando que está tudo bem, pois basta um passo em falso para se tornar endividado, uma vez que não há reservas.

 Se estiver nessa situação de aperto financeiro, jogue aberto com a escola e veja a possibilidade de parcelamento, para desafogar o orçamento e evitar dívidas, que podem levar até à inadimplência. Mas, se a situação já for de endividamento, é preciso rever todos os aspectos relacionados à permanência dos filhos no atual colégio.

 Caso esteja difícil conciliar os valores, marque uma reunião com o diretor e tente renegociar. Se for importante continuar nessa instituição, tente uma bolsa, pois as instituições costumam oferecer descontos e facilidades para quem precisa e tenta negociar com antecedência.

 Se ainda assim não chegar a um valor razoável, é melhor considerar a saída do filho dessa escola e procurar outra que se adeque à real situação financeira da família. Converse e explique o fato, para que não fique não cause traumas ou aborrecimentos desnecessários.

 Mas, lembre-se: os estudos não podem ser encarados como despesas, e sim como investimento. Ele será a base para toda a vida dos pequenos e, por isso, deve ser priorizado. Procure, na medida do possível, escolher uma instituição que tenha boa estrutura, bom corpo docente e que ofereça ótimas experiências aos alunos.

 Ainda que o jeito seja apertar o orçamento e eliminar alguns gastos, vale a pena fazer isso para garantir um bom futuro aos filhos. Mas, para isso, planejamento é fundamental. Então, sugiro que, a partir de agora, a boa educação dos filhos passa a ser um dos sonhos da família, associando isso à educação financeira.

*Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Papo Empreendedor, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, O Menino do Dinheiro em Cordel, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Variedades: Paulo Markun reúne expoentes da reabertura política e lança livro contando a história definitiva do golpe às ‘Diretas Já’




Livro traz importantes revelações sobre a Ditadura Militar brasileira

Luís Alberto Alves

 Cinquenta anos após o golpe militar e trinta após as diretas, o autor e jornalista Paulo Markun lança Na Lei ou na Marra – 1964-1968 e Farol alto sobre as Diretas – 1969-1984. Editadas pela Benvirá, selo editorial da Saraiva, as obras são resultado de quatro anos de pesquisa e mais de 70 entrevistas com personalidades que marcaram a redemocratização brasileira, compondo um abrangente painel da história política recente do País. O evento de lançamento acontece no dia 23 de outubro, às 19 horas, na Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

 Markun, ao longo da obra, visita momentos de suma importância da história do Brasil, desde os bastidores da reunião do Conselho de Segurança Nacional que desenhou os detalhes do AI-5, seis meses antes de o ato ser decretado por Costa e Silva, até os momentos prévios da posse de José Sarney como presidente da República. A obra conta com documentos até então inéditos, como os do Cenimar sobre o Congresso da UNE de 1967, pouco conhecido e decisivo para os grupos que embarcaram na luta armada.

 O autor dá voz a personagens como Sarney: “Eu não queria assumir. Recebi telefonemas a madrugada inteira, com a posse marcada para a manhã. O Ulisses (Guimarães) era o nome para assumir”; o cantor Roger Moreira, que conta como a música Inútil se tornou um dos hinos das Diretas, e Thelma de Oliveira, esposa de Dante de Oliveira (autor da emenda que pediu voto direto para presidente), que narra o crescimento da iniciativa perante a população e como ela foi idealizada, por Dante e por seu pai. E há muito mais.

                                                                  Projeto Brado Retumbante

 Ao longo da produção do livro, Markun criou o portal www.bradoretumbante.org.br. Com patrocínio da Uninove- Universidade Nove de Julho e do ICD- Instituto de Cultura Democrática, Brado Retumbante traz depoimentos, gravados em vídeo, de políticos, artistas, sindicalistas, intelectuais, jornalistas. Pessoas como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, os senadores Eduardo Suplicy, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Roberto Requião, Marta Suplicy e Aloysio Nunes Ferreira, o ex-ministro e governador José Serra, os jornalistas Mauro Santayanna, Ricardo Kotscho, Franklin Martins, Marcelo Tas e Carlos Nascimento e os artistas Roger Moreira, Fafá de Belém, Lucélia Santos e Maitê Proença, entre tantos outros.

 Todo o material coletado durante a fase de pesquisa está disponível no portal de forma organizada, traçando uma verdadeira linha do tempo do período. E mais, o portal é interativo. Qualquer cidadão pode participar. Basta clicar nas fotos dos principais comícios das Diretas, que ocorreram de norte a sul do Brasil, e contar sua história. Algumas delas fazem parte do livro.

 “Era um sonho antigo, nascido em 1986 e retomado há quatro anos, período dedicado às entrevistas e à construção da narrativa, juntamente com uma equipe de pesquisa. Perseguimos respostas a perguntas essenciais e nem sempre encaradas, como o que levou o Brasil a abandonar a democracia e quando e como se materializou a face mais dura da ditadura, com o AI-5. Fizemos algumas descobertas”, relatou Markun.

                                                                 Paulo Markun
 Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista desde 1971, já foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. Por dez anos, apresentou o programa Roda Viva da TV Cultura, entrevistando mais de 500 personalidades. Presidiu o Santacine, Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina, onde vive desde 1998, e a Fundação Padre Anchieta de São Paulo, responsável pela gestão da TV Cultura, Univesp TV, Multicultura, Cultura Brasil e Cultura FM.

 Markun criou veículos de comunicação como o Pasquim São PauloImprensa, RadarDeadlineJornal do Norte; escreveu 13 livros, como Anita Garibaldi, uma heroína brasileiraO Sapo e o Príncipe e Cabeza de Vaca, que foram finalistas do Prêmio Jabuti, além de 1961 - O Brasil entre a ditadura e a guerra civil, editado pela Benvirá, e escrito em parceira com Duda Damilton.

 Ele foi finalista do Prêmio Juca Pato como intelectual do ano em 2005 e escolhido como melhor executivo de comunicação em 2007, pelo voto direto dos jornalistas no prêmio Comunique-se. Tem ainda o prêmio de melhor biografia da Associação Paulista dos Críticos de Arte para Cabeza de Vaca, em 2009.

 Na área de televisão, documentários e vídeos foi escolhido melhor apresentador de televisão 1983 da APCA, pelo programa São Paulo na TV, da Abril Vídeo; recebeu Menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog, pelo documentário Timor Lorosae, o nascimento de uma nação que também foi finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2001, na categoria Produção Cultural para televisão. É idealizador e diretor das séries de televisão Habitar Habitat (melhor série latino-americana em 2014) e Arquiteturas e Retrovisor, pelo SescTV e TV Brasil.

                                                                 Serviço
Brado Retumbante – Volumes 1 e 2


Lançamento:

23 de outubro, às 19h
Saraiva Mega Store do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo
Endereço: Avenida Higienópolis, 618 – piso Higienópolis.