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segunda-feira, 2 de março de 2020

Geral: Instituto PROA lança Sistema de Ensino "Jovens a Bordo do Futuro" que prepara jovens para os desafios da vida pós Ensino Médio


O Instituto PROA, uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, após 13 anos de atuação desenvolvendo projetos voltados a formação e empregabilidade de jovens de baixa renda, acaba de lançar seu novo projeto, o sistema de ensino "Jovens a Bordo do Futuro"


Redação/Hourpress


O objetivo do projeto é expandir a metodologia PROA de formação comportamental voltada ao mercado de trabalho para jovens do Brasil inteiro, de maneira aberta, criando oportunidades de transformarem suas vidas e se preparem de forma consistente para o mercado produtivo através do desenvolvimento das competências socioemocionais e construção de projetos de vida efetivos, conectados com a sua realidade.
O projeto é composto por materiais didáticos para professores e alunos, formação e acompanhamento de professores e indicadores de sucesso, abordando temas como Projeto de Vida, Comunicação, Raciocínio Lógico e Vivências. Um sistema completo, visando efetivamente preparar os jovens para os desafios reais da vida após o Ensino Médio.
"Nosso sentimento é de puro entusiasmo. Todo nosso esforço e dedicação é para que o jovem saia do Ensino Médio preparado para encarar o mercado de trabalho e os processos de recrutamento e seleção que são cada vez mais competitivos. Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer. O mundo muda cada vez mais rápido, precisamos formar nossos jovens para os desafios reais da vida prática, para que possam se desenvolver e aprender a aprender, independente dos desafios que irão traçar em suas vidas", afirma Rodrigo Dib, diretor executivo do Instituto PROA.
O projeto já nasce alinhado com a nova Base Comum Curricular e com o Movimento Inova, lançado em 2019 pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em um momento em que se discute muito a falta de conexão da escola com o mundo real; as novas tecnologias; e, o enorme desemprego jovem, o projeto procura apoiar de forma efetiva escolas, professores, ONGs e redes de educação para vencerem este desafio e aproximarem cada vez mais os jovens do futuro que eles sonham.
"Tudo no sistema ‘Jovens a Bordo do Futuro’ foi idealizado pensando no jovem e na conexão do que ele irá aprender com a sua vida, com o seu dia a dia. O adolescente de hoje está conectado, tem acesso à informação, pensa de forma multidisciplinar e precisamos acompanhar isso. Desde o visual dos materiais didáticos aos modelos formativos e acompanhamentos, tudo foi elaborado de forma a aproximar o aluno do professor e conseguir fazer do ambiente de sala de aula um local de troca, de colaboração e desenvolvimento real", pontua Rodrigo Dib.
O projeto inicia suas atividades por meio de uma parceria inovadora entre o PROA, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, em que, gratuitamente, o PROA formará mais de 150 professores, fornecerá material didático para mais de 2.000 jovens e acompanhará o projeto e seus indicadores. Os cursos que terão a disciplina Projeto de Vida são: Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas, Práticas de Gestão de Pessoas e Gestão de Pequenos Negócios.
Além disso, 1.500 jovens dos 3ºs anos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e 650 alunos do Instituto PROA também participarão do projeto - impactando o total de 4.150 jovens em seu primeiro ano de atuação.
A ambição do projeto é grande, o PROA pretende atender mais de 400.000 jovens nos próximos anos, bem como está construindo um modelo que visa não apenas formar, mas acompanhar o futuro de cada jovem que passar pelo projeto.
"Todo mundo é capaz de alcançar os seus objetivos, mas a gente só pode fazer escolhas boas em nossa vida se antes conhecermos todas as possibilidades. O jovem que ingressa no PROA chega muito desacreditado dele mesmo. Ele acredita que o destino está fadado na condição sociocultural que nasceuNós mostramos que não é assim, que todo mundo com esforço, dedicação e oportunidade pode conquistar tudo que quiser.", conclui Dib.
Sobre o PROA
O Instituto PROA é uma organização sem fins lucrativos que tem o compromisso de criar oportunidades reais e efetivas de desenvolvimento e produtividade para jovens de baixa renda. Fundado em 2007, o Instituto PROA é financiado pela iniciativa privada e já preparou para o mercado de trabalho mais de 5 mil jovens e continua acompanhando suas trajetórias. Dos seus formados no último semestre, mais de 90% ingressaram no mercado de trabalho e mais de 56% continuaram seus estudos após o Ensino Médio.

Variedades: John and Mary, "Dois gringos da pesada"


Luís Alberto Alves/Hourpress
John and Mary, "em dois gringos da pesada", mais um episódio dos casal de irmãos que trocou os Estados Unidos para viver a dura realidade do Brasil, onde a corda só estoura do lado fraco: "pobre, preto e desempregado". 
Filhos de pais completamente malucos, os dois se casaram do "sonho americano", o famoso "american dream" e resolveram conhecer o Brasil que não consiste apenas de samba, carnaval e futebol.





Túnel do Tempo: Vinte e quatro anos sem Mamonas Assassinas




Os cinco meninos dos Mamonas Assassinas

 Luís Alberto Alves/Hourpress

Após o show no estádio Mané Garrincha em Brasília, na noite do dia 2 de março de 1996, nenhum fã da banda Mamonas Assassinas imaginaria o que iria ocorrer algumas horas depois com os cinco jovens de Guarulhos (SP), que em nove meses venderiam quase 2 milhões de CDs, algo inédito no showbiz brasileiro.

Era um sábado, tempo fechado, principalmente na Grande SP, onde fica o Aeroporto Internacional de Guarulhos, no bairro de Cumbica. Por volta das 23h15 o jato executivo Learjet bateu nas árvores da Serra da Cantareira, que margeiam o lado esquerdo do aeroporto, a 2 quilômetros do local onde iria pousar.
Destroços do Learjet que bateu na Serra da Cantareira em SP


  Ninguém sobreviveu ao impacto da aeronave na serra. Morreram o vocalista Dinho, 24 anos, o guitarrista Alberto Hinoto, 26, o Bento; o tecladista Júlio Rasec, 28; e os irmãos Samuel e Sérgio Reis de Oliveira, de 22 e 26 anos, baixista e baterista. Também perderam as vidas o piloto Jorge Martins, o copiloto Alberto Takeda e dois funcionários da banda.

Por causa das piadas corriqueiras de Dinho, inicialmente muitos não acreditaram no acidente. Tudo mudou quando os programas de rádio e televisão passaram a reprisar apresentações, entrevistas e o hit “Pelados em Santos” virou prefixo para entrada de matérias ao vivo. O sonho dos meninos de Guarulhos, apesar de colada a São Paulo, ser confundida como bairro da capital paulista, tinha chegado ao fim.
 
Velório dos integrantes da banda em Guarulhos (SP)
 Na curta carreira ganharam Disco de Diamante e milhões de fãs, a maioria crianças e adolescentes que gostavam das letras de duplo sentido e carregadas de humor. Era um Rock alegre, imitando o Brega, mas com pitadas de crítica social sem parecer composições “papo cabeça” nem muitos menos panfletária, como as  dos Titãs, cujos filhos dos componentes gostavam dos Mamonas.

O grupo musical que várias estrelas da MPB e mesmo do Rock não era levado a sério parou o Brasil naquele final de semana. A programação da Rede Globo se pautou apenas no assunto acidente de avião dos Mamonas, trazendo reprises da apresentação no Domingão do Faustão, quando os meninos vieram fantasiados de Chapolin.

O sisudo Jornal Nacional terminou a edição de segunda-feira (4), com a música “Pelados em Santos” num solo de piano bem sóbrio. Jornais e revistas exploraram bem a tragédia. A Guarulhos, de onde saíram para o sucesso, os recebeu num concorrido velório no ginásio de esportes da cidade. Suas ruas estreitas foram pequenas para acomodar a multidão, em grande número crianças e adolescentes.

 O cortejo até o cemitério Primavera, na Avenida Otávio Braga de Mesquita, foi lento, apesar de pouco distante de onde os corpos foram velados. Passados 24 anos, até hoje os túmulos recebem visitas de fãs de várias regiões do Brasil. Curioso: do cemitério é possível ver os aviões voando baixinho para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Algo que o Learjet dos Mamonas Assassinas não conseguiu fazer naquele fatídico e hoje histórico 2 de março de 1996....
#MamonasAssassinas


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Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Juaguaribe


Luís Alberto Alves/Hourpress

Na segunda metade do século XIX, o bairro de Vila Buarque, Centro, era uma extensa área conhecida como “Chácara Rego Freitas”, pertencente ao Dr. Antonio Pinto do Rego Freitas, que doou o terreno onde hoje existe o hospital da Santa Casa de Misericórdia de SP. Após sua morte, em 1886, os filhos venderam a propriedade para uma empresa, que loteou o terreno.
Com diversas ruas abertas, surge a homenagem ao médico Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho, que também era dono de vários terrenos no Largo do Arouche. Cearense, nascido em 1848, formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Começou a exercer a profissão em Limeira (SP). Depois elegeu-se deputado por SP. 
É dele a ideia de fundar o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Foi autor de vários livros. Lutou a favor da libertação dos escravos. Faleceu em 1926. A Rua Jaguaribe (foto) fica no bairro de Vila Buarque, Centro. 


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Internacional: Papa suspende parte da agenda por causa de um leve resfriado


Na quinta, Francisco cancelou reunião com padres fora do Vaticano


Agência Brasil 

O papa Francisco celebrou missa na manhã de hoje (28), cumprimentou os participantes, mas decidiu adiar as audiências oficiais desta sexta-feira, por causa de um leve resfriado. Ontem (27), o papa cancelou uma reunião com padres que seria realizada fora do Vaticano.
"O Santo Padre celebrou a missa nesta manhã e, no final, como de costume, cumprimentou os participantes, mas decidiu adiar as audiências oficiais de hoje", disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em resposta a uma consulta da Télam.
Bruni se referia à missa tradicional que o pontífice celebra na Capela de Santa Marta, na residência onde mora no Vaticano. "As reuniões na Casa de Santa Marta continuam regularmente", acrescentou Bruni, confirmando a suspensão das reuniões oficiais do Palácio Apostólico.
Ontem, "devido a uma leve indisposição", o papa havia cancelado uma reunião com padres que estava programada para a Basílica São João de Latrão.
O papa Francisco, de 83 anos, planeja sair no domingo (1º) para um retiro espiritual de seis dias com membros da Cúria Romana na cidade de Ariccia, a 30 quilômetros do Vaticano.

Veículos: VW do Brasil conquista a marca de 20 milhões de motores produzidos



Motor 1.4 TSI, que equipa Polo e Virtus GTS, foi o que marcou a conquista


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Volkswagen do Brasil alcançou o marco de 20 milhões de motores produzidos e o motor 1.4 TSI da família EA211, de 150cv, que equipa o Polo e Virtus GTS, dentre outros modelos da marca, foi o que representou essa conquista. Deste total, 12 milhões de motores foram fabricados na unidade de São Carlos, que iniciou suas atividades em 1996, e 8 milhões na Anchieta, no período de 1974 a 2012.
“A fábrica de São Carlos tem um importante papel dentro da estratégia da Nova Volkswagen, pois é uma unidade que além de atender o mercado interno, com motores versáteis, de alta qualidade e eficiência, tem um perfil exportador, tanto em motores como em componentes”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. 
Com tecnologia de ponta e alinhada aos padrões mundiais da VW, a fábrica de São Carlos foi eleita em 2019 a mais eficiente dentre as unidades de Componentes do Grupo Volkswagen. 
A qualidade dos processos e motores fazem com que, além do mercado interno, produza motores e componentes para outros mercados. Para o México são enviados, desde 2017, motores 1.4 TSI que equipam modelos como o Jetta e Tiguan, para atender o exigente mercado norte-americano. 
A fábrica também já exportou, para a unidade de Chemnitz, na Alemanha, componentes como bloco de motor, cabeçote e virabrequim, peça esta produzida em duas linhas produtivas, sendo a mais recente inaugurada em outubro de 2019, que fabricam virabrequim nas versões 1.0l TSI; 1.4lTSI e 1.6l MPI.  
Atualmente, São Carlos é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.6l MPI, 1.0l TSI e 1.4l TSI, que equipam os modelos T‑Cross, Polo, Virtus, up!, cross up!, Gol, Voyage, Saveiro Cross, Jetta, Tiguan e Audi A3. Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina. 

Veículos: Ford GT 2020 ganha mais potência e nova versão Liquid Carbon


Outra novidade é o escapamento de titânio Akrapovič


Luís Alberto Alves/Hourpress

O Ford GT 2020 começou a ser entregue para seus exclusivos compradores em mercados selecionados do mundo, com aprimoramentos que incluem potência ampliada para 669 cv e a nova versão Liquid Carbon, com carroceria de fibra de carbono aparente – ver vídeo.
Programado inicialmente para ter apenas 1.000 unidades, durante dois anos, o Ford GT depois teve a produção estendida até 2022 com mais 1.350 unidades para atender à grande procura sem tirar a exclusividade do supercarro.
O motor V6 3.5 EcoBoost biturbo do Ford GT 2020 traz aprimoramentos que aumentam a potência em 13 cv comparado ao modelo 2017-19. Seus avanços incluem resfriamento dos pistões e bobinas de ignição de alta capacidade, desenvolvidos para a versão de competição GT Mk II.
O GT também ganhou mais fôlego na aceleração com novos dutos de arrefecimento que ampliam em 50% o fluxo de ar e intercoolers maiores para resfriar o ar de admissão. A suspensão foi recalibrada no modo pista para refinar a dirigibilidade e o controle da carroceria nas curvas em alta velocidade. Outra novidade é o escapamento de titânio Akrapovič, da renomada marca de competição, 4 kg mais leve e com ronco poderoso.
“O Ford GT continua a ser o ápice de desempenho e inovação da marca”, diz Ed Krenz, engenheiro-chefe do programa da Ford Performance.
Novas versões
O Ford GT Liquid Carbon tem carroceria e rodas em fibra de carbono aparente, recebendo apenas um verniz especial que realça as formas esculpidas e a beleza do material de alta tecnologia. Seus opcionais incluem porcas de rodas de titânio, cintos de competição de seis pontos, cinco versões de acabamento interno e cinco cores de pinça de freio.
“O novo Ford GT é uma obra-prima que mostra o nosso domínio na arte e na ciência da modelagem em fibra de carbono”, diz Angus Smith, gerente geral da Multimatic Niche Vehicles da América do Norte.
O Ford GT 2020 traz também uma releitura da famosa pintura Gulf Racing, do GT40 vencedor de Le Mans em 1968-69, com uma linha preta separando as cores azul e laranja e rodas de fibra de carbono opcionais. O número 6 aplicado no capô e nas laterais substitui o 9 do modelo 2019, homenageando os vencedores históricos. Outros itens de personalização são as faixas duplas esportivas na carroceria, ou faixa única no Liquid Carbon, e retrovisores pintados.