Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Variedades: Banda O Grilo se apresenta em São Paulo


Durante o show acontecerá o lançamento do videoclipe da música "Competição do Ego"

Redação/Hourpress
O Grilo lançou no fim de setembro, seu novo single, “Competição de Ego”. Agora a canção ganhará um videoclipe dirigido por Luigi Parisi da produtora Hungry Man, que será lançado durante o show da banda em São Paulo.
Com apoio da Converse “Competição de Ego” traz à tona uma discussão sobre a necessidade do ser humano de sentir-se no centro do universo o tempo todo. O clipe aborda o tema de forma cômica e absurdista a partir da tecnologia e da falsa sensação de poder que o ego traz para o ser humano.
  
A canção já está disponível em todas as plataformas digitais:  https://ps.onerpm.com/7690073882  
 O Grilo se formou em 2016 e de lá pra cá, a banda vem crescendo e trazendo ao mercado novas referências e muita personalidade. Suas canções autorais, mesclam elementos da MPB, passeiam pelos subgêneros do Rock e chegam no Pop. Toda essa junção, leva ao público uma banda extremamente autêntica e criativa 
Formada por Pedro Martins (voz), Felipe Martins (guitarra), Lucas Teixeira (bateria) e Gabriel Cavallari (baixo), a banda lançou em 2017 seu primeiro EP “Herói do Futuro”. A produção foi assinada por Jean Dolabella (Ego Kill Talent/Sepultura) e Hugo Silva, que conseguiram extrair profundas referências musicais de cada integrante, gerando um trabalho coeso, bem-humorado, que conquistou muitos fãs. 
Em 2019 o Grilo lançou o videoclipe da música “Serenata Existencialista” que foi dirigido por Luigi Parisi, conta com mais de 350 mil views no youtube. Outra grande conquista desse ano, foi a vitória no concurso “Temos Vagas” da Rádio 89fm, que levou a banda a abrir o Lollapalooza Brasil 2019 no Palco Ônix.  
Serviço Show:
Local: Centro Cultural Rio Verde
Data: 25/10

Endereço: R. Belmiro Braga, 119 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05432-020
Ingressos - R$ 25,00 antecipado / R$ 30,00 porta
Abertura da casa - 18h
Show Applegate - 19h
Show O Grilo - 21h
Encerramento - 22h30
Classificação Livre

Variedades: Programação CINESESC De 24 a 30 de Outubro



Redação/Hourpress

Ingressos
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 20,00 (inteira); R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 10,00 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
Sextas, sábados, domingos e feriadosR$ 24,00; R$ 12,00; R$ 7,00;

CINEMA
43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

24/10/19 – quinta-feira
Sessão 576 - 14:00
LA LLORONA (), de Jayro Bustamante (93'). GUATEMALA, FRANÇA. Falado em espanhol, maia-caqchickel, maia-ixil. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 577 - 16:00
O JOVEM AHMED (YOUNG AHMED), de Jean-Pierre, Luc Dardenne (84'). BÉLGICA, FRANÇA. Falado em francês, árabe. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 578 - 17:45
O DIABO ENTRE AS PERNAS (DEVIL BETWEEN THE LEGS), de Arturo Ripstein (157'). MÉXICO, ESPANHA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 579 - 20:40
O PÁSSARO PINTADO (THE PAINTED BIRD), de Václav Marhoul (169'). REPÚBLICA TCHECA, UCRÂNIA, ESLOVÁQUIA. Falado em tcheco, alemão, russo, eslavo, esperanto. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.


25/10/19 – sexta-feira

Sessão 659 - 14:00
O RITUAL (SPELL), de Brendan Walter (87'). ISLÂNDIA, EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 660 - 15:45
VIVER PARA CANTAR (TO LIVE TO SING), de Johnny Ma (104'). CHINA, FRANÇA. Falado em mandarim. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 661 - 17:45
HERÓIS NUNCA MORREM (HEROES DON'T DIE), de Aude Léa Rapin (85'). FRANÇA, BÉLGICA, BÓSNIA. Falado em francês, sérvio-croata, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 662 - 19:30
BOBO DA CORTE (JESTER), de Luiz Rosemberg Filho (70'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: Livre. Haverá debate após a sessão.

Sessão 663 - 22:00
SYNONYMES (SYNONYMS), de Nadav Lapid (123'). FRANÇA, ISRAEL, ALEMANHA. Falado em francês, hebraico. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.


26/10/19 - sábado

Sessão 744 - 14:00
O PAI (THE FATHER), de Kristina Grozeva, Petar Valchanov (87'). BULGÁRIA,GRÉCIA. Falado em búlgaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 745 - 15:45
PERTENCER (BELONGING), de Burak Cevik (72'). TURQUIA, CANADÁ, FRANÇA. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

Sessão 746 - 17:15
FAMILY ROMANCE, LTDA (FAMILY ROMANCE, LLC), de Werner Herzog (89'). EUA. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 747 - 19:00
E EM CADA LENTILHA UM DEUS (A GOD IN EACH LENTIL), de Miguel Ángel Jiménez (94'). ESPANHA. Falado em catalão, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos. Haverá debate após a sessão.

Sessão 748 - 21:15
WASP NETWORK (WASP NETWORK), de Olivier Assayas (130'). FRANÇA, BRASIL, ESPANHA, BÉLGICA. Falado em espanhol, inglês, russo. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.


27/10/19 - domingo

Sessão 823 - 14:00
O HOMEM CORDIAL (THE FRIENDLY MAN), de Iberê Carvalho (83'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: 14 anos.

Sessão 824 - 15:45
CRÔNICA DE UM INDUSTRIAL (), de Luiz Rosemberg Filho (87'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 825 - 17:40
CLEAN (CLEAN), de Olivier Assayas (110'). FRANÇA, CANADÁ, REINO UNIDO. Falado em francês, inglês, cantonês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 826 - 20:00
AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA (AMAZON UNCOVERED), de Estêvão Ciavatta (72'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: Livre. Haverá debate após a sessão.


28/10/19 – segunda-feira

Sessão 899 - 14:00
DE QUEM É O SUTIÃ? (THE BRA), de Veit Helmer (90'). ALEMANHA. Mudo. Indicado para: 12 anos.

Sessão 900 - 15:50
DEUS É MULHER, SEU NOME É PETÚNIA (GOD EXISTS, HER NAME IS PETRUNYA), de Teona Strugar Mitevska (100'). MACEDÔNIA, BÉLGICA, ESLOVÊNIA, CROÁCIA, FRANÇA. Falado em macedônio. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 901 - 17:50
O PROJECIONISTA (THE PROJECTIONIST), de Abel Ferrara (81'). EUA, GRÉCIA. Falado em inglês, grego. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 902 - 19:30
O INVASOR (THE TRESPASSER), de Beto Brant (97'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 903 - 21:30
PERSONA NON GRATA (PERSONA NON GRATA), de Roschdy Zem (92'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 16 anos. Haverá debate após a sessão.


29/10/19 – terça-feira

Sessão 965 - 14:00
O MELHOR DE DORIEN B. (THE BEST OF DORIEN B.), de Anke Blondé (106'). BÉLGICA, HOLANDA. Falado em holandês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

Sessão 966 - 16:00
SATANTANGO (SATANTANGO), de Béla Tarr (450'). HUNGRIA, SUÍÇA, ALEMANHA. Falado em húngaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.



30/10/19 - Quarta

Sessão 1044 - 14:00
MONOS (MONOS), de Alejandro Landes (102'). COLÔMBIA, HOLANDA, ARGENTINA, ALEMANHA, SUÉCIA. Falado em espanhol, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 1045 - 16:00
OS OLHOS DE CABUL (THE SWALLOWS OF KABUL), de Zabou Breitman, Ele´a Gobbe´-Me´vellec (82'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 1046 - 17:50
TLAMESS (TLAMESS), de Ala Eddine Slim (120'). TUNÍSIA, FRANÇA. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 1047 - 20:15
DENTE DE LEITE (BABYTEETH), de Shannon Murphy (117'). AUSTRÁLIA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.



Realidade Virtual
Produções em realidade virtual voltam a integrar a programação do evento pelo terceiro ano consecutivo, na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Verifique a classificação.
De 24/10 a 30/10, segundas a domingos
Sessões às 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30 e 20h30
Grátis

Gymnasia (Gymnasia)
(Dir.: Chris Lavis e Maciek Szczerbowski, Canadá, 2019, 6 min, 12 anos)
Gymnasia é um lugar onde as coisas efêmeras e fantasmagóricas perdidas na infância esperam por você. Lembre-se das imagens e dos sons específicos do mundo infantil através dos ecos de jogos de bola, das lições escolares e dos recitais de coral. O filme reanima as memórias daqueles dias esquecidos. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

Ayahuasca – Viagem Cósmica (Ayahuasca – Kosmik Journey)
(Dir.: Jan Kounen, França, Luxemburgo, Bélgica, 2019, 18 min, Livre)
Tome uma dose virtual de Ayahuasca e experimente o poder mágico e curador do chá. Uma experiência visionária por meio dos reinos das plantas medicinais, liderada pelos indígenas Shipibo, tradicionais curandeiros da floresta amazônica. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

Songbird (Songbird)
(Dir.: Lucy Greenwell, Reino Unido, Dinamarca, 2018, 10 min, Livre)
Um conto de fadas sombrio, que nos leva à ilha de Kauai em 1984 e a uma réplica de uma floresta exuberante cheia de pássaros coloridos. Aqui, você está convidado a procurar o último "ōʻō", um pássaro preto icônico com penas amarelas nas pernas, que canta uma bela canção, e cuja existência foi ameaçada até a extinção.

-22.7: Experiência no Extremo Norte (22.7: The Far North Experience)
(Dir.: Jan Kounen, Molécule e Amaury La Burthe, França, Canadá, Bélgica, 2019, 10 min, Livre)
O produtor musical Molécule se hospedou em um vilarejo na Groenlândia, onde gravou sons do Ártico para compor uma música. Acompanhamos Molécule em sua aventura no extremo norte, em uma imersão musical e sensorial. Selecionado pelo Festival South by Southwest 2019.

Chuang – Através das Imagens (Chuang – In The Pictures)
(Dir.: Qing Shao, China, 2017, 7 min, Livre)
Viaje pelas muitas realidades abstratas e pelas janelas da mente. Você pode acabar em uma magnífica biblioteca ou em um quarto isolado de uma menina com deficiência. Um filme sobre autodescoberta e exploração interior. Selecionado pelo Festival de Veneza 2019.

Intimidades, Por Felix Vallotton (Unframed: Intimacies, Felix Vallotton)
(Dir.: Martin Charrière, Suiça, 2018, 7 min, Livre)
Em 1898, o artista suíço Félix Vallotton produziu uma série de xilogravuras intituladas Intimités, que representam dez momentos na vida amorosa da pianista Misia Sert. Este projeto de realidade virtual imagina o que a musicista responderia a Vallotton.

Últimos Suspiros: Um Oratório Imersivo (Last Whispers)
(Dir.: Lena Herzog, EUA, 2018, 8 min, Livre)
Em uma velocidade sem precedentes, mais rápida que a extinção de espécies ameaçadas, estamos perdendo nossa diversidade linguística —e os meios pelos quais nos conhecemos. Este oratório imersivo é uma invocação das línguas que foram extintas e um encantamento para as que estão em perigo. Selecionado pelo Festival Sundance 2019 e Festival South by Southwest 2019.

Crianças Não Brincam de Guerra (Children Don’t Play War)
(Dir.: Fabiano Mixo, Uganda, Brasil, Estados Unidos, 2019, 8 min, Livre)
Aloyo, uma menina de 12 anos, se junta a um grupo de crianças reunidas ao redor do fogo para contar a história delas na guerra de Uganda. Combinando as antigas tradições das narrativas orais às novas técnicas da realidade virtual, o filme narra as memórias, os sonhos e o cotidiano dessas crianças. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

A Ponte (The Bridge)
(Dir.: Nikita Shalenny, Ucrânia, 2019, 10 min, Livre)
O espectador vai além do horizonte, em uma jornada compactada de 40.000 quilômetros ao redor do mundo. Um jogo de azar na calada da noite em que o resultado é uma linha traçada de uma ponte até mais além no mundo. Selecionado pelo Festival de Genebra 2019.

Ex Anima (Ex Anima)
(Dir.: Pierre Zandrowicz e Bartabas, França, 2019, 13 min, Livre)
Em um espaço vazio, surgem cavalos. Eles emergem da escuridão, ora devagar, ora galopando. À medida que os bichos dançam, o espectador aos poucos se transforma também em um cavalo. Selecionado pelo Festival de Veneza 2019.

Claude Monet – The Water Lily Obsession (Monet – The Water Lily Obsession)
(Dir.: Nicolas Thépot, França, 2019, 7 min, Livre)
Por meio de um diálogo entre Claude Monet e seu velho amigo, o estadista George Clemenceau, essa experiência contemplativa de realidade virtual convida o espectador a uma jornada sensorial, começando pelo jardim do pintor.

Armonia (Armonia)
(Dir.: Bracey Smith, EUA, 2019, 8 min, Livre)
Um pássaro fantástico passa por um difícil período de transição. O animal colorido começa a desmoronar. À medida que ele se desmonta, sopra uma vida nova aos seus pedaços quebrados. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

11.11.18 (11.11.18)
(Dir.: Django Schrevens e Sébastien Tixador, Bélgica, França, 2018, 12 min, 14 anos)
Em 11 de novembro de 1918, no coração de uma trincheira, o sargento Broulard ficou gravemente ferido. Diante de seus olhos, a história pode mudar. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.
Segundo Passo (2nd Step)
(Dir.: Jörg Courtial, Alemanha, 2018, 10 min, Livre)
Uma jornada pelo espaço, da Lua até Marte e além, e o espectador tem a sensação de ser levado a mundos alienígenas e desconhecidos.

Um Outro Sonho (Another Dream)
(Dir.: Tamara Shogaolu, Países Baixos, Estados Unidos, Egito, 2019, 20 min, 12 anos)
Um documentário que mistura animação e realidade virtual, e dá vida à emocionante e verdadeira história de amor de um casal de lésbicas egípcias que escapa do Cairo em busca de asilo e aceitação na Holanda.

A Linha (A Linha)
(Dir.: Ricardo Laganaro, Brasil, 2019, 12 min, Livre)
Na São Paulo dos anos 1940, dois bonecos em miniatura chamados Pedro e Rosa são perfeitos um para o outro, mas relutam em romper as fronteiras para viver sua história de amor. Vencedor do Prêmio VR Experience no Festival de Veneza.


CRIANÇAS

CineClubinho

Espaço de Brincar
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, os objetos e as ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.Hall do Cinema
Grátis

Brincando com as Mãos
Com Ateliê Teatro.
A vivência traz um resgate de brincadeiras em que as mãos são as protagonistas. Vai ter come-come, cama de gato, aviãozinho e muito mais.
Todas as idades
20/10, domingo, às 10h.
Grátis

Um Gato em Paris
Dir.: Alaing Gagnol. França. 2010. 70 minutos. Livre. DCP.
Dino é um gato que compartilha sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma chefe de polícia. Durante a noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de jóias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.
Todas as idades
27/10, domingo, às 11h.
Grátis


Alimentação
Café
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 13h15

Bar
Consiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 16h

Artes Visuais

Cinemagético
Rochelle Costi
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas!
Todas as idades
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 13h15Grátis - Sem retirada de ingressos.

Grafite Criola
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola.
Todas as idades
De 24 a 30/10, segundas a domingos




Variedades: Vanessa da Mata apresenta turnê "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina" em São Paulo


Novo show será apresentado em duas datas, 01 e 02 de novembro, na Casa Natura Musical

Redação/Hourpress
Abençoada inicialmente por Chico César e Maria Bethânia, Vanessa da Mata continua fazendo a ponte perfeita entre regionalismo, vida urbana e mais do que nunca o amor. "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina", sétimo álbum de estúdio, prossegue seus achados poéticos e melodias intuitivas. Nos dias 01 e 02 de novembro, Vanessa apresenta o seu novo show na Casa Natura Musical, às 22h.
"Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina" é o disco mais autoral como um todo. Vanessa se aventurou pela primeira vez como produtora musical, propondo arranjos diretamente aos músicos, criando a dinâmica sonora do álbum como captação de voz, mixagem, acentuando ou reduzindo as intenções dos instrumentos em função de cada canção.
A artista também assina a direção artística e a cenografia do espetáculo, que conta com a direção musical de Maurício Pacheco e figurino do atelier Apartamento 03. No palco com Vanessa estarão Mauricio Pacheco (guitarra e violão), Ruvicio Santos (bateria), Rodrigo Braga (teclado e baixo) e Hanna Lima e Gil Miranda (vocais).
O repertório do show é composto pelo primeiro single lançado, a ensolarada "Só Você e Eu”, além de "Nossa Geração", "Vá Com Deus", "Dance Um Reggae Comigo”, "Tenha Dó de Mim" (part. Baco Exú do Blues), a emocionante "Hoje Eu Sei", "Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina", a faixa título, e muitas outras.
“A história de todos nós, todos lutando pela sobrevivência de seus próprios sentimentos no dia a dia. Meu disco trata disso, com músicas leves e curtas letras. O pop romântico, a brasilidade, a canção, o reggae californiano, os ritmos dançantes. Fiz questão de juntá-los sem distinção. Intelectuais e populares", define Vanessa.
Os grandes hits de Vanessa, que fizeram dessa cantora e compositora uma das maiores estrelas do mercado fonográfico brasileiro, também não poderiam ficar de fora da nova turnê. Entre elas: “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Caixinha de Música”, “Gente Feliz”, “Boa Sorte/Good Luck”, “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem” e muitas outras.
SERVIÇO:Vanessa da Mata | “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”
Datas: 01 e 02 de novembro de 2019 (Sexta e Sábado)  
Horário: 22h | Abertura da casa: 20:30
Local: Casa Natura Musical
Endereço: Rua Artur de Azevedo 2134 – Pinheiros – São Paulo/SP
Ingressos: A partir de R$ 70,00
Classificação: 16 anos
Mais informações: www.casanaturamusical.com.br

Chumbo Quente: Medicina, cidadania e civismo


Afinal, todos certamente concordamos que os médicos são absolutamente indispensáveis para garantir a boa saúde dos cidadãos

*Antonio Carlos Lopes
Na sexta-feira, 18 de outubro, houve, por todo o Brasil, comemorações ao Dia do Médico. Até o Congresso Nacional realizou sessão solene, com a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para destacar a data e homenagear os profissionais de Medicina. 


Nada mais justo. Afinal, todos certamente concordamos que os médicos são absolutamente indispensáveis para garantir a boa saúde dos cidadãos, para ajudar na cura, quando necessário, e ainda para salvar vidas em momentos agudos.  

Os médicos brasileiros, é mister frisar, cumprem bem seu papel. Aliás, o que existe de melhor em nossa Medicina é reconhecido mundo afora. Temos certos profissionais e especialidades que inclusive são vanguardistas em descobertas de técnicas e tratamentos. 

Agora mesmo vimos o caso de um concidadão com câncer terminal, recebendo alta após terapia genética pioneira obter sucesso pela primeira vez na América Latina. Pesquisa da USP-Fapesp criou método 100% nacional para aplicar técnica norte-americana CART-Cell, abrindo uma perspectiva de existência alvissareira para esse homem que tinha linfoma e tomava morfina todo dia.  

Essa é a faceta admirável de nossa profissão, a que incentiva e emociona. Há, contudo, um outro lado da força: são as dificuldades e mazelas que os médicos do Brasil encontram no dia a dia, para que cumprir dignamente seu ofício, assim como o Juramento de Hipócrates.  

Os salários na rede pública são aviltantes. Desrespeitosos para quem chegam a estudar até doze anos para exercer a Medicina, sem contar a atualização necessária pela vida inteira, para cuidar adequadamente dos pacientes.  

O sistema apresenta mais percalços. Os médicos esbarram na falta de estrutura de hospitais e prontos-socorros, no sucateamento das unidades de atenção primária, na falta de equipamentos e medicamentos. Vários só levam adiante sua carreira à base de obstinação e de amor ao próximo.  

Na saúde suplementar, o quadro é igualmente tenebroso. Há planos e seguros pagando aos médicos menos do que um guardador de carros recebe para olhar um só veículo na rua. Para piorar, esses grupos fazem pressões para a redução do pedido de exames, para antecipar altas, entre outras – uma vergonha.  

São planos que enfiam a faca em você e tiram o sangue do médico, como diz uma campanha de mídia da Associação Paulista de Medicina e de sociedades de especialidades, como a Clínica Médica, de anos atrás.  

Para piorar, hoje cria-se uma faculdade de “Medicina” a cada esquina, a maior parte delas só visando o lucro. Claro que a tendência é de formação insuficiente, o que pune aquele que sonha em ser médico, além de representar perigo à população.  

Lembro, por fim, que somos obrigados a viver em guarda para garantir que nossos pacientes não serão lesados. Um exemplo são as seguidas tentativas de governos de abrir as fronteiras do País a profissionais graduados fora, sem que eles passem por exame de revalidação de diploma, para comprovar que realmente podem ser chamados de médicos e que têm formação adequada para atender a nosso povo.  
​​​​​​​
Medicina, cidadania e civismo caminham juntos. Os médicos brasileiros, em regra, cumprem bem esses três quesitos. Parabéns a todos.  

*Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica 

Geral: Linha 4-Amarela homenageia a Itália pelo segundo ano consecutivo


Proposta da iniciativa é apresentar um pouco do país aos passageiros e incentivar a participação

em campanha interativa

Redação/Hourpress
Até 19 de novembro, os passageiros da Linha 4-Amarela de metrô conhecerão mais sobre o patrimônio histórico, as praias, o estilo de vida, os esportes e a gastronomia italiana. Cada um dos seis carros do trem 418 estará adesivado com uma cena típica do “País da Bota”. A ação é uma parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarel de metrô de São Paulo, e a Agência Nacional de Turismo da Itália (ENIT).

Além de conhecer algumas das belas paisagens da terra da pizza, os passageiros também poderão participar compartilhando fotos nas mídias sociais com a hashtag #treasureitaly, exclusivamente criada para a campanha.

Em 2018, a iniciativa, promovida entre julho e agosto, atraiu a atenção dos passageiros e gerou uma série de compartilhamentos nas redes sociais com a hashtag #embarquenessaitalia, nome da campanha do ano passado. O destaque deste ano é o carro do trem adesivado em comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo D’ Vinci.
Interior do trem da Linha 4-Amarela adesivado
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ENIT -- Agência Nacional de Turismo da Itália:
A ENIT tem a missão de promover turisticamente a Itália no exterior. Persegue esta finalidade, adotando iniciativas para fazer conhecer no exterior os recursos turísticos nacionais e regionais italianos, e em particular os valores naturais, ambientais, históricos culturais e artísticos que toda a Itália oferece.

Geral: USP realiza 2ª edição de Festival de Comunicação e Artes


O Festival Vórtex propõe uma reflexão sobre as Faces do Humor dentro das áreas de comunicações e artes

Redação/Hourpress
Festival Vórtex, evento promovido pela Agência de Comunicações ECA Jr. da Universidade de São Paulo, realiza uma série de workshops, rodas de conversa, mini-talks e oficinas. Ocorrerá no dia 25 de outubro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), localizada na Cidade Universitária. O ingresso custa 15 reais.
Toda edição é temática, e este ano as “Faces do Humor" serão o tópico de discussão. Discutindo as diferentes vertentes do humor, como o lado crítico, a evolução do conceito cômico ao longo dos anos, assim como estereótipos que o humor ajudou a reforçar na sociedade. Os assuntos discutidos tem por intenção divertir os participantes ao mesmo modo que proporciona uma reflexão acerca do assunto.
A programação do festival terá atividades dos mais variados tipos e formatos, a fim de agradar a todos os gostos. Aos interessados na área pela comunicação, terá a participação do publicitário Marlon Klug, produtor e diretor do famoso comercial “Pôneis Malditos” e uma roda de conversa com as comediantes Babu Carreira, Bruna Braga e Thainan Bartô para entendermos a representação da mulher no humor. Quanto à presença da mulher nos quadrinhos, contará com Gabriela Borges, criadora do Mina de HQ. Além disso, para tornar o evento ainda mais interativo, terão oficinas, workshops - sendo uma delas sobre arte clown com Ramón Lemos - e espaços com conteúdos interativos com a Globosat e o Twitter.   
O Festval Vórtex 2019: Faces do Humor, conta com apoio de marcas como Peccin e Kim Pães. Os participantes poderão concorrer a diversos sorteios e brindes, como ingressos para o Teatro Gazeta, Cine Belas Artes, Teatro Alfa. Livros de editoras renomadas como Darkside e Companhia das Letras e itens de papelaria da marca Molsk Design, além de dois cursos integrais de seis meses na English Live. 
O ingresso que permite participação ao longo do dia todo custa R$15,00. As vendas acontecem presencialmente na sede da ECA Jr. - sala 2 do departamento de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda (CRP) na ECA - e online pela Sympla. Para mais informações, acesse o evento oficial no Facebook.

Data: 25/10/2019
Horário: 10:00 horas às 20:00 horas
Endereço:  Universidade de São Paulo - ECA - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Butantã, São Paulo.
Preço: R$ 15,00 

Geral: Concepta Ingredients traz à indústria de alimentos a linha completa de ingredientes da italiana Cesarin SPA


A linha completa conta com processados de frutas, que inclui frutas em caldas, recheios de frutas especiais, frutas com baixa atividade d'água em lascas e cubos

Redação/Hourpress
Concepta Ingredients, empresa pertencente ao Grupo Sabará, especializada no desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos saudáveis, naturais e orgânicos, traz ao mercado a linha completa de ingredientes desenvolvida pela Cesarin SpA, empresa italiana especializada na produção de processados de frutas
Cesarin SpA busca a qualidade através de uma abordagem tradicional e tecnológica no processamento, a empresa transforma frutas frescas em frutas em calda, recheios, cubos, lascas, padronizadas e da mais alta qualidade.
Entre os produtos comercializados para a indústria de alimentos, estão:
AMARENA
A cereja amarena é escura e pronta para uso em decorações de bolos e sorvetes. As frutas estão imersas no seu xarope rico em sabores naturais do fruto. A cereja amarena mantém o sabor e a maciez da fruta devido a tecnologia de processamento. O produto não contém conservante, corante e aromatizante, garantindo assim o sabor genuíno da fruta.
FRUTAS EM CALDA
Caldas ricas em frutas (cerca de 50%), com o equilíbrio certo entre textura e espalhamento. São os ingredientes perfeitos para enriquecer sorvetes e outras sobremesas pelo sabor das frutas frescas e com um toque brilhante de cor.
Laranja em Calda e Frutas Silvestres em Calda -  Com 50% de fruta, são produtos semiacabados para sorveterias e uso profissional.
RECHEIOS DE FRUTAS ESPECIAIS
Esses recheios contém pedaços das frutas e são produzidos através da alta concentração de suas fibras naturais, reduzindo assim a inclusão de açúcar no processo. O recheio, devido à sua alta tecnologia, é estável, não se expande no forneamento e resiste à migração à camada exterior do biscoito ou bolo.
Recheio de Morango com Pedaços e Recheio de Damasco com Pedaços - Produtos semiacabados para sorveterias, panificação e uso profissional.
FRUTAS COM BAIXA ATIVIDADE D’ÁGUA EM LASCAS
Frutas com baixa atividade d’água (≤ 0,6) estabilizadas e picadas em lascas. Possui o sabor rico da fruta, free flowing facilitando o uso em dosagens mecânicas e não possui corante ou conservante.
Limão Siciliano em Lascas e Laranja em Lascas - produtos semiacabados para uso em confeitarias, barras de chocolate, granolas, barras de cereais e barras energéticas.
FRUTAS COM BAIXA ATIVIDADE D’ÁGUA EM CUBOS
Frutas com baixa atividade d’água obtidas por um método de produção exclusivo que permite inibir a atividade d’água da fruta original sem alterar as qualidades organolépticas. Por não apresentar a viscosidade típica da fruta cristalizada tradicional o produto pode ser dosado em linhas automatizadas. É um produto com um agradável sabor frutado da mais alta qualidade e estabilidade.
Limão siciliano em cubos e Laranja em cubos - Produto semiacabado para uso em confeitarias, barras de chocolate, granolas, torrones, barras de cereais e barras energéticas.
 Sobre a Concepta Ingredients
A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e atua com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece soluções que vão muito além da tradicional linha de insumos. O seu vasto portfólio possui desde ingredientes da biodiversidade brasileira até insumos com tecnologia agregada, capazes de atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.