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|  |  | Abusar de rede social no emprego não é bom |  
Ricardo Barbosa 
          É comum as pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta
          empresarial, não tendo a real noção da importância que os
          profissionais de uma empresa possuam esse tipo de etiqueta. Mas
          segundo Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e
          Consulting, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental
          para a manutenção e o crescimento de uma empresa.
 
 Barbosa cita como exemplo um estudo da universidade americana de
          Harvard que mostra que dois terços das demissões nas empresas são causados
          por dificuldades de relacionamento com os colegas, no que a falta de
          etiqueta empresarial se mostra fundamental.
 
 
 Isso explica porque
          pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam
          sendo demitidas de suas empresas e outras – nem tão competentes assim
          - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de
          carreira. Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e
          que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar
          relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio acaba tendo menores
          chances de sucesso.
 Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato
          entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom
          comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições
          oficiais. Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos,
          preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o
          público e as organizações, criando um clima de conhecimento,
          compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se
          relacionam.
 
 Assim, ela se resume à capacidade de escolher o comportamento correto
          perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance
          o sucesso nas relações de negócios e para que se estabeleçam relações
          sólidas entre os clientes e colaboradores. “Essa preocupação deve
          abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o
          presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta
          empresarial”, explicou o diretor da Innovia.
 
 Veja algumas dicas de etiqueta empresarial
 
 
1.      
          Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial.
          Assumindo  um compromisso, este se torna sua responsabilidade, principalmente
          o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para
          cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não  será
          possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para
          ligarem informando sobre o atraso. 
2.     
          A vestimenta diz muito para as outras pessoas assim são recomendáveis
          roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre
          outros erros devem ser evitados, sob pena de perde r com a seriedade.
          Tome cuidados com higiene pessoal. 
3.     
          O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a
          sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro
          contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões
          profissionais disponíveis. 
 
4.     
          Sempre ao entrar em um local peça licença, busque comprimentar
          todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o
          interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele 
5.     
          Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos
          olhos, demonstre atenção  no que estão falando, não se distraia
          durante a conversa e busque estabelecer um diálogo. 
6.     
          Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se
          sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não
          se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação,
          porém ereto e de forma adequada. 
 
7.     
          A maioria das corporações possui códigos de ética e de conduta
          a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde
          pode encontrá-lo e leia com atenção. 
8.    
          Seja organizado e demonstre isso. Planeje
          adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de
          computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro
          da empresa consiga localizar quando necessário. 
9.     
          Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar
          mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que exponham
          o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca
          combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura
          da sua voz ao ambiente. 
 
10. 
          Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite
          ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local
          privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de
          baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no
          modo silencioso. 
11.  
          Além do celular, também é necessário cuidados com outras
          ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes sociais. As
          empresas antenadas possuem políticas para utilização destas, por isso
          busque saber os limites; 
12. 
          Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É
          importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente
          no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for
          necessário realizar uma cobrança ou fizer um feedback. 
 
13. 
          Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo
          um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de
          compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as
          brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que
          sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente
          alegre e equilibrado. 
14. 
          Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a
          opinião dos outros muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um
          ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder. |