Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Chumbo Quente: Para #GlóriaMaria com carinho

O caminho é estudar, se qualificar e jamais se conformar com a senzala

    A jornalista Glória Maria trabalhou mais de 50 anos na Rede Globo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A morte da jornalista e colega de profissão Glória Maria impactou, no profundo, o jornalismo brasileiro. Num país, onde 56% da população é negra, segundo dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), ainda são poucos jornalistas pretos e pardos nas emissoras de televisão.

Nas redações, em cargos de chefia o percentual é muito baixo. Pior: tanto nas revistas, quanto nos jornais e portais de notícias, os que não são brancos só trabalham em matérias bucha de canhão, como cobrir enchentes, tiroteio entre polícia e bandido, desocupação de terra com a tropa de choque da PM distribuindo pancada em todos.

Alguns estudiosos de marketing racista dizem que o negro é feio, não atrai consumidor. Até início da década de 1990, qualquer propaganda de produto de beleza só tinha mulheres brancas, loiras e de olhos azuis. Como se não existisse mulher negra no Brasil. Os anúncios publicitários na televisão e cinema repetiam um país, onde não tinha negros em sua população.

Solitária

Nas inúmeras delegacias e companhias de polícia onde comparecia durante o meu trabalho de repórter de Segurança Pública, era rotina delegados, coronéis e tenentes da PM me olhar com suspeita. De início não acreditavam que estavam diante de um jornalista. Percebia no ar a desconfiança e pouco caso.

Quando Glória Maria aparecia nas reportagens do Jornal Nacional ou do Fantástico, com destaque, eu ainda criança no início da década de 1970, percebia que estava sendo representado. Durante vários anos, ela era figura solitária nas emissoras de televisão do Brasil. Nenhuma tinha mulher repórter negra. Só branca, às vezes loiras.

Hoje, o brasileiro que não é branco começou a acordar. A publicidade percebeu que negro também é consumidor. Que ele vai ao supermercado. Que ele viaja no final de ano e nos feriados prolongados. Tem uma grande parcela que ganha bons salários. A mulher negra não é mais só objeto de consumo sexual durante o Carnaval, mas passou a ocupar altos cargos nas empresas.

Glória Maria foi desbravadora na quebra de diversas barreiras. Mostrou através de sua postura que a população negra precisa lutar e conquistar o seu lugar ao sol. São competentes. Não podem mais viver de cabeça baixa, comendo as migalhas que caem da mesa dos feitores, hoje travestidos de empresários. O caminho é estudar, se qualificar e jamais se conformar com a senzala.

Luís Alberto Alves, jornalista há 36 anos, editor do blogue Hourpress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário