Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Geral: Executiva lista 4 mudanças que não podem mais esperar no ambiente de trabalho

 Os funcionários demandam um ambiente corporativo agradável

   Pixabay

Para manter o sucesso, as empresas vão precisar ter novos rumos em administração


Redação/Hourpress
 

O universo corporativo se transforma e se desenvolve a cada ano, seja pelas necessidades dos colaboradores, clientes ou movimentações culturais do mercado. Para 2023, a transformação digital fortalecerá ainda mais o mercado de trabalho. Escassez de profissionais qualificados, trabalho remoto, automatizações, sistemas e novos processos estarão presentes neste ano.
 

“Os funcionários passaram a ser vistos como protagonistas das organizações, e não mais como um simples número. Além disso, os times de RH tornaram-se mais estratégicos e eficientes quando o assunto é alta performance. Por isso, uma das principais expectativas para 2023 será o fortalecimento desta mudança de mindset, em que os funcionários demandam um ambiente corporativo agradável, proporcionando qualidade de vida, um olhar atento e humanizado, além dos investimentos em qualificação profissional”, afirma Pamela Paz, CEO da John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios do Brasil.
 

A executiva listou abaixo quatro tendências que são imprescindíveis para o crescimento das empresas em 2023. Confira:
 

Propague diversidade, equidade e inclusão

Diversidade, Equidade e Inclusão seguirá como top of mind, isto é, em primeiro lugar na mente dos funcionários em 2023, afinal estas iniciativas ganham cada vez mais destaque no ambiente corporativo e, com isso, tornaram-se fundamentais para o crescimento das empresas. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Indeed, 56% dos participantes considerariam mudar de emprego devido a discriminação ou assédio, consigo mesmo ou com outras pessoas no ambiente de trabalho.
 

“Para 2023, além de um salário competitivo e excelentes benefícios, iniciativas direcionadas para a propagação de Diversidade, Equidade e Inclusão serão essenciais para atrair e reter talentos em um ambiente tão competitivo e versátil. Incluir funcionários de todos os níveis e formações é fundamental para garantir um time que inova e coopera entre si em prol da empresa”, destaca Paz.
 

Atente-se para a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores 

A saúde mental dos funcionários é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos e diversos são os fatores que impactam diretamente, como competitividade excessiva, altas exigências, falta de organização e flexibilidade, longas jornadas de trabalho, entre outros.
 

Para Pamela, a cultura da empresa demonstrou ser valiosa não apenas na retenção de talentos, como também diferencial competitivo. “Investir em felicidade, bem-estar e, sobretudo, na saúde mental do profissional, garantirá pertencimento, inclusão, flexibilidade, satisfação, realização e senso de propósito”, complementa.
 

Benefícios como diferencial

69% dos funcionários consideram os benefícios como fator primordial para aceitar uma proposta de emprego, segundo um estudo do Indeed. Não à toa, as prioridades dos profissionais estão mudando e, com isso, salários compatíveis com o mercado e o investimento em benefícios como plano de saúde, auxílio transporte, alimentação e licença parental serão fundamentais em 2023.
 

Novos modelos de trabalho

Officeless, anywhere office, workcation, coworking e home office, são alguns dos novos formatos de trabalho que se intensificaram após a pandemia da Covid-19 e permanecerão em destaque no próximo ano.
 

“A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar veio para ficar e, aos poucos, têm conquistado ainda mais força. Em alta no Brasil e no mundo, o trabalho remoto continuará a prosperar nas empresas e uma das soluções que acompanha esta tendência são os móveis corporativos por assinatura, ao passo que eles são práticos, ágeis, flexíveis e sustentáveis”, concluiua CEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário