Luís Alberto Alves/Hourpress
Joaquim Huet Bacelar nasceu em Niterói (RJ) em 12 de dezembro de 1858. Estudou na antiga Escola Central, hoje Escola Nacional de Engenharia. Diplomou-se, em 1870 e 1872, em Engenheiro Geográfico e bacharel em Ciências Matemáticas e Físicas. Foi professor interino da Escola Politécnica, em 1879, lecionando Química Inorgânica.
Disputou a cadeira de Ciências Naturais da mesma escola, que tinha como concorrente Nerval de Gouvêa, sendo a sua tese "Rochas Plutônicas do Brasil". Serviu depois no Imperial Observatório do Rio de Janeiro, ouvindo as lições de dois grandes sábios que o dirigiram e dos quais mereceu referências.
Dedicando-se, em seguida a Engenharia Ferroviária, onde lhe foi confiada a construção do trecho da Estrada de Ferro Cantagalo, de Friburgo a Macuco, conseguindo um traçado que mereceu francos elogios, pela maneira original com que venceu as dificuldades do terreno acidentado.
Atingiu o apogeu da sua carreira de técnico ferroviário em São Paulo, quando, na Chefia da Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimento da Estrada de Ferro Sorocabana, teve oportunidade de construir algumas centenas de quilômetros de linhas férreas dotadas de magníficas condições técnicas.
Dirigiu então os ramais de Itararé e de Tibagi, ambos de grande valor econômico e estratégico que representam para a Nação. Foi ao traçar a linha de Tibagi, que Huet de Bacelar, rompendo com a rotina e vencendo com decisão todas as resistências que se lhe opunham, deu uma nova orientação aos traçados ferroviários, lançando-os pelo alto dos espigões em busca de zonas saudáveis e férteis, evitando ao mesmo passo, grandes obras d'arte do triunfo de seua idéias resultou esse grande surto de progresso que desde logo se operou na zona chamada hoje de Alta Sorocabana, domínio da mata virgem e do índios bravios, quando Huet de Bacelar fizeram os primeiros serviços de exploração.
A morte veio surpreendê-lo aos 74 anos, em março de 1923, quando ainda cheio de entusiasmo, se achava a frente da direção técnica da malograda Estrada de Ferro Norte de Mato Grosso, cuja realização se interrompeu com seu falecimento. A Rua Dr. Bacelar (foto) fica em Vila Clementino, Zona Sul de Sampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário