Praça Cornélia fica na Lapa |
Redação/Hourpress
Cornelia Tibério nasceu em 190 a.C, filha de Cipião Africano. Viúva ainda jovem, em 153 a.C, recusou todas as propostas de casamento e preferiu educar os seus dois filhos. Culta, conhecia diversas línguas e a literatura greco-romana. A sua família foi a que mais contribuiu para difundir a cultura helenística em Roma (Círculo dos Cipões). É citada por Dante Aleghieri no livro Divina Comedia, no limbo, entre os espíritos magnos, com o nome de Corniglia.
Apoiava as iniciativas políticas reformistas dos filhos, contrária aos ideais da sua classe e que causariam a morte violenta de ambos no senado romano. Após o assassinato deles, Cornélia retirou-se de Roma e foi viver em Miseno, província de Nápoles na Itália.
A desgraça política da sua família não afetou a sua reputação. Cornélia continuou a receber visitas ilustres na sua casa. Ao morrer, no ano 100 a.C, com 90 anos, foi erigida uma estátua de bronze em sua homenagem, no Fórum Romano. A primeira de uma mulher não mitológica, exposta em local público de Roma. A Praça Cornélia fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de Sampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário