Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Chumbo quente: Lula vai jogar no erro de Bolsonaro



Erro cometido por ministros sem experiência no jogo da política internacional

Luís Alberto Alves

Por mais que os comentários em relação às eleições de 2022 mirem no embate entre Lula e Bolsonaro, muita água vai passar por baixo da ponte. A começar pela própria esquerda, cada vez mais desunida, fazendo o jogo de divisão orquestrado pela direita.

Porém, só um maluco para apostar na tese de que o ex-presidente Lula não vai concorrer ao cargo que ocupou duas vezes no Palácio do Planalto. Ele é cada vez mais candidato. Só resta definir o vice.  Caso não cometa nenhuma besteira, é bem provável que seja eleito.

Não é novidade para ninguém, o quanto grandes empresários estão desgostosos com o aprendiz de presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido).  Para não provocar vingança, os elogios são no privado. Cansaram de perder dinheiro nesta gestão.

As brigas contra os grandes parceiros comerciais do Brasil repercutiram nas famosas reuniões de acionistas das empresas que geram milhares de empregos no país e rendem quantia elevada no pagamento de impostos. Erro cometido por ministros sem experiência no jogo da política internacional.

China

Bolsonaro se esqueceu que entre nações existem negócios, nunca amizade pessoal. Afinal de contas, os políticos passam, mas as transações financeiras permanecem. Nem os Estados Unidos, crítico ferrenho da ideologia comunista da China, recusam manter acordos de exportação para o maior mercado consumidor do mundo.

É só recordar  o que  Henry Kissinger, responsável pela política internacional norte-americana no governo Nixon, plantou na China, na primeira metade da década de 1970, os Estados Unidos colhem os bons frutos até hoje.

Em cima dos erros cometidos por Bolsonaro (ele não cansa de cometê-los) é que Lula vai montando sua estratégia para retornar ao cargo de presidente da República. Como se fala no linguajar popular: “Bolsonaro não para de dar milho para bode”!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário