Vespasiano é homenagem a Flavius Vespasianus, nascido em Sabina em 9 D.C,filho de uma pequena família burguesa
Luís Alberto Alves/Hourpress
Esta rua começou a ser aberta em 1888 pelo engenheiro e empresário italiano Luiz Bianchi Betholdi que, em 1887, adquiriu uma extensa área de Antonio Xavier Borba então chamada de “Campos da Pedreira” ou “do Mandi”. Nessa área, Betholdi deu início ao loteamento que chamou de Vila Romana, numa referência ao seu país de origem.
Ele teve a ideia de batizar as ruas com nomes que lembrassem a civilização romana, como a Rua Vespasiano (foto), que antes se chamava Sertório, em menção ao general e político Quinto Sertório, falecido no ano de 72.a.C.
Vespasiano é homenagem a Flavius Vespasianus, nascido em Sabina em 9 D.C,filho de uma pequena família burguesa. Foi professor e pretor do futuro imperador Calígula. Exerceu diversos comandos militares sob governo de Cláudio, no Reno, e Bretanha. (atual Reino Unido).
Acompanhou o imperador Nero à Grécia, depois participou da repressão aos judeus em Jerusalém ao lado de seu filho Tito, no ano de 67 d.C. Após a morte de Nero, foi proclamado imperador. O seu filho Tito sufocou a rebelião judia, com grande número de mortos em Jerusalém e a cidade totalmente destruída.
Após alguns anos no Egito, Vespasiano voltou à Roma e restaurou a cidade, reorganizando as finanças do Estado, melhorando as defesas do império e o governo nas províncias, e empreendeu grande programa de construções na cidade, incluindo o Coliseu. Morreu em 79 d.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário