Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Veículos: Pandemia provoca queda de 15% no faturamento de peças automotivas


Resultado negativo foi reflexo da quarentena, embora os distribuidores tenham atuado com portas fechadas


Luís Alberto Alves/Hourpress

Arquivo
De acordo com o Monitoramento dos Distribuidores de Autopeças da NPD, o mercado de reposição automotivo sofreu queda de -15% no faturamento entre janeiro e abril de 2020 versus o mesmo período de 2019.  
O resultado reflete as restrições impostas frente à pandemia do COVID-19. 
Desde 24 de março, a maioria dos estados brasileiros que aderiram à quarentena estabeleceu que oficinas mecânicas e autopeças fizessem parte da lista de serviços essenciais e poderiam permanecer abertas. Os distribuidores seguiram com suas atividades comerciais de portas fechadas para garantir o abastecimento de peças às oficinas. 
Como consequência, as vendas unitárias contraíram -20% e os reposicionamentos de preços na distribuição compensaram, ao menos  parcialmente o resultado do período, com aumentos médios de +7% nos preços da distribuição no acumulado Janeiro a Abril 2020. 
Das 14 categorias monitoradas mensalmente pela NPD no Brasil, 13 tiveram queda de faturamento durante os quatro primeiros meses de 2020: 
 
Detalhes A categoria dos produtos de Suspensão, a 2ª mais importante em faturamento no Painel NPD, é composta por cinco sub-categorias: Controle de Estabilidade; Suspensão Geral (bieletas, buchas, coxins, pivôs, suportes); Amortecedores de Tampa, Molas e Suspensão Especial.  
As maiores quedas de faturamento absoluto em relação a Janeiro/ Abril 2019 ocorreram nas sub-categorias Controle de Estabilidade e Suspensão Geral
 
Na sub-categoria “Suspensão – Controle de Estabilidade”, os Kits do Amortecedor apresentaram os melhores resultados no acumulado Jan a Abril 2020: faturamento dos Kits recuou apenas -4% versus os primeiros quatro meses de 2019. Batentes, Coxins e Buchas tiveram queda de -13% e a maior contração de faturamento absoluto veio dos itens de Amortecedores (-12%), que representam 83% do faturamento da categoria.   
No segmento de “Kits do Amortecedor”, Axios e Monroe Axios (DriV), e Marelli se destacam nos Top 15 itens mais vendidos de Janeiro a Abril 2020: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário