Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Variedades: Saiba como surgiram os filmes coloridos


Esta técnica ficou conhecida como o “sistema de três tiras"


Tony Fernandes

VOCÊ SABIA QUE... os primeiros filmes mudos coloridos os frames eram pintados à mão? Aquilo dava um trabalhão danado. Depois surgiram os deficientes filtros de cor. Anos depois, passou a ser possível armazenar cores nos filmes e a Techinicolor (empresa americana) acabou se destacando da concorrência. Inicialmente o processo registrava apenas combinações de vermelho e verde, denominado como o processo das “duas tiras”. O laranja respondia bem ao processo, mas o roxo aparecia com uma mancha marrom.
O processo de filmes em duas cores foi testado no filme The Toll of Sea de 1922, baseado em Madame Butterfly. O filme foi um sucesso de bilheteria. Em 1930 surgiu o filme Follow Thru onde o processo de colorização mostrava-se estar em evolução. Entre 1922 e 1937 cerca de 300 filmes acabaram aderiram à nova tecnologia. Alguns filmes usaram a nova técnica totalmente, outros apenas em algumas sequências. Em 1932 a Disney Productions lançou um curta metragem, nele a Techinicolor decidiu testar o ciano (azul), magenta (vermelho) e o amarelo.
Esta técnica ficou conhecida como o “sistema de três tiras”. Bechy Sharp de 1935 foi o primeiro a utilizar o inovador recurso. Entre as décadas de 20 e 50 a Techinicolor participou com sua tecnologia de todos os filmes dando suporte de cores e um cinegrafista altamente especializado. Assim o sistema e a indústria da Meca do Cinema começavam a evoluir gradativamente. Algumas películas passaram a ser rodadas em três cores numa câmera de três elementos (lentes). A luz era projetada em cores primárias dando ênfase aos tons brilhantes, que davam a impressão de que as cores eram reais.
Antes disso outras experiências provocaram verdadeiras tragédias aos estúdios de Hollywood. Em alguns casos, que reuniam dois ou três negativos, as fitas acabavam se rompendo, muitas vezes por serem grossas e acabavam danificando os projetores. Com o surgimento da TV, os estúdios decidiram investir pesado para aperfeiçoar o sistema de filmes em cores, visto que naquela época as emissoras de TV só transmitiam imagens monocromáticas (em preto e branco).
Com a evolução alguns filmes passaram a ser produzidos em cores, inclusive os noir, que tinha como forte apresentar imagens em preto e branco. Novas películas foram criadas para que a luz obtivesse uma gama maior de cores, visando agilizar a produção dos filmes. Para se ter uma ideia, para filmar uma única cena em cores levava horas. Muitos artistas protestavam e se recusam a aderir ao novo sistema de filmes em cores. Alguns só aceitaram se sujeitar a este tipo de filme após verem Marlene Dietrich em O Jardim de Alá, de 1936, fazer estrondoso sucesso de bilheteria.
Todos se animaram. Muito musicais passaram a ser produzidos na época com perfeita sincronia entre imagens e sons fazendo o público delirar. Assim a empresa Techinicolor Motion Picture Corporation se tornou famosa na colorização de filmes, que foram produzidos até 1970. Com o tempo a empresa americana passou a ser a segunda maior na arte de colorização de filmes e a britânica Kinemacolor passou a ser a mais utilizada por Hollywood até hoje. Foi graças às pesquisas e a iniciativa da equipe da Tecnicolor que hoje podemos ver nossos filmes com um padrão de cor excepcional e em alta resolução, após os últimos avanços tecnológicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário