Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Geral: Você sabe escolher a escova dental certa?




Luís Alberto Alves
Para especialista, optar por cerdas ultramacias é fundamental para realizar a higiene bucal correta nos dentes, dentre outras questões; confira mais dicas

As primeiras escovas dentais teriam surgido na China, no final do século 15, os primeiros modelos eram bastante simples, feitos com pelos de porcos, presos a um bambu, segundo o site "History". Essas escovas, com o tempo, traziam infecções - por causa do acúmulo de fungos. Felizmente, com a evolução dos modelos, séculos depois, hoje, as pessoas podem contar opções seguras e eficazes, que garantem a higienização correta. Mas, contudo, é importante prestar atenção na escolha da escova ideal, como destaca o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.
E com tantas opções no mercado, encontrar o produto adequado pode ser uma tarefa difícil. Muitas dúvidas surgem, como por exemplo, o tipo de cerda ideal. Para o especialista, nesse caso, as cerdas devem ser ultramacias e em grande volume. "Quando uma escova possui cerdas duras, é possível que elas estejam em pouca quantidade. O fabricante usa essa técnica para tentar compensar essa falta, ou seja, o consumidor acredita que as cerdas duras higienizarão mais os dentes. 

Muito pelo contrário. Devemos utilizar sempre escovas com cerdas ultamacias para não provocar desgaste do esmalte dental (abrasão) e também para não machucar ou provocar traumatismos nas gengivas em longo prazo", explicou.
Um dos produtos que atendem a essa necessidade é a escova Curaprox, que conta com tecnologia suíça e possui 5460 cerdas e é apresentada em 36 opções de cores. Além disso, o produto da Curaprox possui cabeça pequena e arredondada, o que facilita o alcance aos dentes posteriores, explicou Dr. Hugo.

O cabo da escova Curaprox também possui um design sextavado, o que possibilita a angulação correta durante a escovação. "A escova deve ficar inclinada em um ângulo de 45° [metade das cerdas apoiada sobre a coroa dental e metade apoiada sobre a margem gengival]", declara. O especialista ainda indica optar por:
-Escovas com cabos lisos. Isso, porque as borrachas nos cabos podem colaborar para acumular sujeiras e proliferar bactérias;

- Escolher escovas com tampa acrílica (para a cabeça), o que facilita a proteção e até o transporte das escovas dentro de bolsas, malas, etc;
Quanto à rotina de escovação, o cirurgião dentista sugere que seja feita a troca da escova dental a cada três meses. O Dr. Hugo finaliza lembrando que a higienização dos dentes deve ser feita com as mãos e unhas bem lavadas.
Confiram o site hourpress.com.br
o site de notícias e prestação de serviços


Nenhum comentário:

Postar um comentário