Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 23 de março de 2015

Radiografia de Sampa: Rua dos Gusmões



 

 Luís Alberto Alves

  Dos sete irmãos Gusmões, filhos do cirurgião-mór do presídio da Vila de Santos, cinco conseguiram transmitir a história, os seus nomes e os seus trabalhos. Foram eles: Frei Simão Alvares, jesuíta, nasceu em 1682, pregador notável e escritor; Frei Patrício de Santa Maris, franciscano, nascido em 1690, autor de diversas obras de merecimento, publicadas em latim; Padre João Álvares de Santa Maria, Carmelita, nascido em 1702, o grande orador que assistiu os últimos momentos do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

 Alexandre de Gusmão nasceu em 1679, doutor em direito civil, cavalheiro professor da Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real, secretário particular de D. João V, membro da Academia Real de história Portuguesa, e do Conselho Ultramarino. Foi o negociador do tratado de Madri de 1750, no caráter de enviado a Corte de Roma, quem obteve do Papa Benedito XIII, para os reis de Portugal, o título que sempre usaram de "Fidelíssimo".

 A sua influência deve Portugal a criação do Cardinalato de Lisboa e do Brasil a dos bispados de São Paulo, Mariana e Pará. Alexandre de Gusmão foi um dos maiores homens do seu tempo, profundamente culto e cheio de idéias filosóficas. A Rua dos Gusmões (foto) fica no Centro de SP, próximo à Praça Princesa Isabel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário