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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Geral: Geração Y procura emprego próximo de casa




Geração Y procura unir o útil ao agradável


Luís Alberto Alves


 A empregabilidade tem regras próprias de acordo com a idade. Enquanto muitos buscam recolocação nas páginas de jornais ou mesmo cadastrando seus currículos em portais de vagas de emprego, os jovens da Geração Y ou Geração da Internet (pessoas nascidas a partir de 1980) têm um modo particular de garantir uma recolocação no mercado ou mesmo conseguir o tão sonhado primeiro emprego.

 Segundo pesquisa do portal Emprego Ligado (www.empregoligado.com.br), único site de empregos operacionais do Brasil, os jovens da Geração Y preferem tomar conhecimento sobre as vagas por meio do celular, recebendo informações completas por meio de SMS. Hoje, 72% da base de cadastrados faz parte da chamada Geração da Internet, 64% deste total completaram o Ensino Médio e 66% são mulheres.

 Ainda segundo o levantamento, existem três tipos de perfis de jovens trabalhadores: batalhadores, sobreviventes e personalistas. O primeiro, os batalhadores, correspondem a 45%. “É um grupo composto por jovens dedicados e centrados nas coisas em que se propõem a fazer. Muitas vezes trabalham de dia e estudam no período noturno, são responsáveis e focados no futuro, planejam seus passos para tomar as melhores decisões para atingir seus objetivos. Plantam hoje, para colher no futuro”, explicou o CEO da Emprego Ligado, Jacob Rosenbloom.

 O segundo tipo, correspondendo a 30%, são os sobreviventes. “Este grupo, composto na maioria por mulheres, tem como característica principal a família como prioridade. São pais jovens, preocupados em manter o bem-estar dos filhos. Eles têm urgência quando se trata de encontrar um emprego. Valorizam a estabilidade da carteira assinada e a distância entre local de trabalho e casa - quanto mais curta, mais tempo para dedicar a família”, detalhou Rosenbloom.

 Correspondendo a 25%, estão os personalistas. “Otimistas e enérgicos, esse grupo é formado, em sua maioria, por homens focados em si mesmos. Eles têm uma visão positiva sobre seus próprios futuros, mas não sabem como alcançar o cenário desejado. São grandes consumistas e valorizam marcas. Sentem-se frustrados quando não recebem feedback no trabalho”, afirmou o CEO da Emprego Ligado.


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