Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Economia: Leão anuncia nova mordida no setor de bebidas


O governo estuda criar novo imposto no setor de bebidas

Luís Alberto Alves

 Após reunião no Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (28), empresários temem que nova tributação continue privilegiando grandes corporações de bebidas no País.
 Mesmo após admitir a necessidade de revisar a tributação no setor de bebidas e adiar o aumento de impostos no setor para depois da Copa, o governo sinaliza que pode adotar medidas precipitadas e anunciar em breve uma nova forma de tributação, que continuará prejudicando os pequenos produtores nacionais.

 Empresários do setor de bebidas, em reunião no Ministério da Fazenda, com o secretário de Política Econômica da pasta, Marcio Holland, os pequenos fabricantes do setor foram informados de que novos modelos de tributação já estão sendo sugeridos pelas grandes corporações do setor de bebidas. No entanto, a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras, que representa mais de 150 pequenas e médias indústrias de bebidas em todo o País, teme que mais uma vez prevaleça o interesse econômico ante ao publico.

 De acordo com o presidente da Afrebras, que participou da reunião, “mais uma vez, o governo pode ceder à pressão das grandes corporações do setor e vir a instituir mais um modelo criativo de tributar o setor de bebidas, que penaliza o pequeno e favorece o grande. Com isso, mais uma vez, quem perderá será a sociedade brasileira que deixará de ver os impostos sendo recolhidos por quem realmente deveria recolher”.

 Segundo Bairros, o modelo mais adequado e inclusive sugerido pelo Ministério da Fazenda é o “ad valorem”, que já é aplicado em praticamente 99% dos setores da economia brasileira. "A partir deste sistema, aqueles que comercializam seus produtos com preços maiores recolherão mais impostos, para aquelas empresas que comercializam por um preço menor recolherão menos”. Esse modelo inclusive evita que o poder econômico fique pendurado no governo e acaba com todo o tipo de pressão pelo setor privado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário