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sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Geral: Brasileiro está entre os que mais consomem podcasts no mundo

 As entrevistas com convidados são o formato predileto para 55% dos brasileiros

    EBC



Redação/Hourpress

O Brasil é o 3º país do mundo que mais consome podcast, são mais de 34 milhões de ouvintes, segundo pesquisa do site CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. Com adeptos ávidos por conteúdos, em função da praticidade de se poder ouvir em qualquer situação, as entrevistas com convidados são o formato predileto para 55% dos brasileiros. 

Produzidos por empresas, veículos de comunicação, influenciadores, jornalistas ou especialistas nos mais variados temas e setores, os podcasts tratam de assuntos que vão desde astrologia e culinária até política e finanças. 

Por se tratar de uma maneira fácil para expansão de conhecimento, os podcasts abordam assuntos de nível básico ao avançado. Entre os temas procurados por C-Levels, gestores, empresários, empreendedores e profissionais sêniores, estão: marketing, gestão, negócios, carreira, empreendedorismo, vendas, tecnologia e inovação. Assuntos que contribuem para o desenvolvimento dos negócios e também para o crescimento da economia.

Por estar ligado às questões estratégicas de negócios para empresas de diferentes portes, o tema marketing chama a atenção dos ouvintes e possui uma série de podcasts nas plataformas de streaming de áudio. Por isso, separamos cinco (5) opções imperdíveis de podcasts de marketing que agregam valor, principalmente, para gestores de marketing e para profissionais que pretendem exercer cargos de liderança na área. Confira:

1. Mídia e Marketing - UOL 

Você não pode deixar de ouvir em 2022 o podcast Mídia e Marketing do UOL. Com mais de 80 programas gravados, cada temporada possui uma série de entrevistas com diretores de marketing de grandes empresas em episódios de 32 minutos em média. 

A cada semana, o Mídia e Marketing oferece aos seus ouvintes a oportunidade de conhecer os bastidores das estratégias de grandes marcas como XP Investimentos, Oreo, Raizen, entre outras, e também se identificar e ser inspirado por grandes gestores do marketing. 

Para conhecer as principais tendências no segmento das grandes marcas globais comentadas pelo cérebro que lidera suas principais ações, ouça o Mídia e Marketing

2. BRING ME DATA 

Recém-lançado, este podcast deu origem à newsletter que também se chama BRING ME DATA. Criado pelos especialistas em marketing digital da Macfor, agência full service de marketing digital, este programa surgiu para sanar dúvidas profissionais em relação à performance digital. 

Após conversar com vários gestores de marketing de grandes companhias do Brasil, a empresa identificou diversos problemas parecidos em relação ao digital. Com objetivo de transformar esses desafios em oportunidades, nasce o BRING ME DATA, o podcast mais “mão na massa” que você vai ouvir sobre marketing digital, growth hacking, data driven e tecnologia.

Nos dias de hoje, essas pautas se tornaram algo flutuante: aquilo que todo mundo domina, mas aparentemente quase ninguém sabe fazer o que precisa ser feito concretamente para gerar resultado. Para mitigar esse cenário, o BRING ME DATA traz episódios com 35 minutos em média, assim o ouvinte consegue se aprofundar no assunto e ainda aplicar o que aprende no dia a dia.

Conduzido por Fabrício Macias, co-CEO da agência, cada episódio contém entrevistas com profissionais de mentes brilhantes, para realmente tirar dúvidas e apresentar soluções práticas sobre o uso e análise de dados de forma inteligente e criativa nos negócios digitais. 

Escute o episódio de estreia e os demais do BRING ME DATA agora. 

3. HBR IdeaCast 

Já quem procura por insights de marketing e negócios semanais a partir de grandes estudos com dicas, inclusive, para combater a procrastinação, o HBR IdeaCast é ótimo. 

Esse podcast é ideal especialmente para quem fica frustrado com o paywall do Harvard Business Review, após ter lido todos os artigos permitidos do mês. Nesse sentido, esse IdeaCast é uma leve dose semanal de conteúdo de alto valor sobre gestão de marketing e negócios.

Em episódios de 25 minutos em média, os editores do HBR conversam com grandes nomes do mercado global para oferecer aos ouvintes os melhores insights sobre temas como negociação, trabalho remoto e resolução de problemas no mundo digital. 

Ouça o HBR IdeaCast aqui. 

4. The Hustle Daily Show 

Criado a partir da newsletter The Hustle, que já conta com mais de 1,5 milhões de assinantes em todo o mundo, o The Hustle Daily Show é um podcast que mantém o tom irreverente e disruptivo do boletim para trazer um informativo com os principais updates do mundo dos negócios e da tecnologia. 

Os episódios são diários e têm em média 12 minutos, mas alguns temas especiais variam de 20 a 40 minutos. A cada dia os especialistas do The Hustle apresentam uma perspectiva bem humorada das principais manchetes de negócios e tecnologia dos noticiários globais e contam por que você deve ficar atento a cada uma.

Escute o The Hustle Daily Show agora. 

5. The CMO Podcast 

The CMO Podcast é um que não pode faltar na playlist de todo gestor de marketing. 

Com episódios semanais de 40 a 50 minutos, ele traz conversas entre grandes especialistas em marketing digital do mundo como diretores de marketing da Deloitte, P&G, CROCS, entre outros. 

Com mais de 200 programas no ar, esse podcast tem um compromisso em apresentar uma visão realista do papel dos CMO's (Chief Marketing Officer) dentro das suas empresas. 

Entre outros pontos importantes, o podcast fala sobre como fundamentar as tomadas de decisão e como influenciar os hábitos de consumo ou se adaptar a eles.

Ouça The CMO Podcast agora. 

Aquele que assumir o compromisso de expandir seus conhecimentos e escutar esses podcasts diariamente, em pouco tempo será um expert em digital.

Geral: Os educadores são fundamentais para apoiar as famílias afetadas pela tragédia-crime de Brumadinho

 Mais de cem crianças ficaram órfãs e quatro professores estão entre as 272 vítimas fatais

    Record TV

Vítimas sendo resgatadas do lamaçal provocado pelo rompimento da barragem
Redação/Hourpress

No dia do Professor (15/10), é importante resgatar o papel-chave destes profissionais nas escolas de Brumadinho (MG) e da região após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale. Depois da tragédia-crime, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, professores e alunos passaram a ter de lidar, diariamente, com uma realidade inimaginável. Entre tantas perdas provocadas pela ruptura da barragem, mais de cem crianças ficaram órfãs e quatro professores estão entre as 272 vítimas fatais.
 

Os professores eram Sirlei de Brito, que também era advogada e secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho; Edimar da Conceição de Melo Sales, docente do curso técnico de mineração da Faculdade ASA de Brumadinho; Warley Lopes Moreira, que era engenheiro master da Engenharia de Manutenção da Vale no momento do rompimento da barragem e foi professor do Centro Universitário Una e do Cefet-MG; e Márcio Mascarenhas, professor de inglês e dono da Pousada Nova Estância.
 

A partir da tragédia-crime, as escolas municipais da cidade passaram a contar com psicólogos para acompanhar os alunos por conta de problemas emocionais enfrentados por eles e suas famílias, seguindo uma decisão da secretaria municipal de Educação. De acordo com a diretora da Escola Municipal Padre Machado, Alice Porfírio, os professores têm de enfrentar até hoje diversos desafios em suas rotinas escolares após o rompimento da barragem, o que demanda um apoio especial a seus alunos, cotidianamente.


Acordo
 

“São alunos carentes que perderam familiares ou pessoas queridas. São alunos que veem as pessoas sofrerem e que estão emocionalmente abalados. A partir da data da tragédia, muitos choram com frequência, passam por situações de ansiedade e pânico”, afirmou Alice. Nesse contexto, os educadores também foram afetados pela tragédia, de acordo com a diretora da Escola Municipal Padre Vicente Assunção, Celma Ferreira.
 

“Todos nós ficamos com problemas emocionais e psicológicos, pois perdemos amigos, familiares e vizinhos de uma maneira muito brusca. Mas nós educadores tivemos que passar por cima de nossas dores e lutos para acolher e ajudar nossos alunos que estavam sofrendo. Tivemos que ser fortes para tentar aliviar a tristeza deles. A escola proporcionou aos alunos um ambiente de suporte e apoio ao drama vivido por toda população de Brumadinho”, afirmou Celma. Segundo ela, em busca do bem-estar da comunidade escolar as iniciativas de acolhimento e afeto nas escolas ganharam ainda mais relevância.
 

Escola: um lugar acolhimento

A supervisora pedagógica da Escola Municipal Nilza de Lima Sales, Cesária Clarice Mendes Carmo, contou que, no ano da ruptura da barragem, a unidade de ensino transformou-se em um local de “conversa” para apoiar estudantes, familiares e funcionários. Segundo ela, a escola, localizada no distrito de Conceição de Itaguá, era uma das que tinha o maior número de alunos com parentes entre as 272 vítimas da tragédia-crime.
 

Segundo Cesária, “a escola teve um papel primordial, foi refúgio, lugar de desabafo, de entendimento”. “Na faculdade, aprendemos que temos de falar para expor conteúdo. Mas, naquele momento, tivemos de aprender a escutar mais e falar menos, ouvindo com o coração para se colocar no lugar do outro”, afirmou Cesária, que também é professora, atuando no projeto de reforço escolar. O tio de Cesária, Valdeci de Souza Medeiros, está entre as 272 vítimas.
 

Após a tragédia-crime, o Sistema Pedagógico Semear, unidade privada de ensino, recebeu uma grande demanda de matrículas de estudantes que perderem familiares, segundo a diretora e proprietária do Semear, Tânia Aparecida Campos Martins. Atualmente, 40 órfãos da tragédia estudam na escola, o que corresponde a cerca de 10% do total de estudantes do Semear. Em 2019, o Semear passou a atuar de forma a acolher os estudantes e parentes, promovendo dinâmicas lúdicas, como, por exemplo, apresentações teatrais e shows, além de encontros para mães e pais. Até hoje também é desenvolvido o projeto “Fortalecendo Laços” para apoiar as equipes de servidores e professores, que também perderam familiares no rompimento da barragem.


Exemplo


Segundo Tânia, as palavras “mãe e pai” passaram a ser evitadas pelos professores de modo a respeitar os desafios emocionais de crianças órfãs em datas festivas e durantes as aulas. No lugar, passou-se a utilizar a palavra “família” de modo a agregar todos os estudantes. “É importante o reconhecimento dos professores, ter gratidão por estes profissionais que se doam tanto. Professores são referência e exemplo”, declarou Tânia.
 

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), idealizadora do Projeto Legado de Brumadinho, une-se às homenagens aos professores. Segundo Edi Aparecida Tavares Pinto, do conselho fiscal da diretoria da AVABRUM, é importante expressar, “na data em que se comemora o Dia do Professor, os nossos mais profundos agradecimentos pela forma como cuidaram e cuidam das dores latentes nos corações das nossas crianças e adolescentes que perderam entes queridos”.
 

“Perder alguém que amamos já traz muito sofrimento e dor, e, da forma como se deu em Brumadinho, estes sentimentos se acentuaram significativamente, trazendo consequências avassaladoras de ordem psicológica e emocional. Neste contexto, a atenção redobrada, o acolhimento e o amor que os professores dedicaram aos alunos impactados foi de suma importância para aliviar suas dores”, afirmou Edi, que é funcionária da Secretaria de Educação de Brumadinho e diretora de cursos técnicos da Faculdade ASA, localizada na cidade. Ela conta que foi professora durante muitos anos e considera que estes profissionais exercem “um papel social de extrema grandeza”.

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Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

 

Geral: Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?

 

A oportunidade que é oferecida por meio de propostas tentadoras

Francisco Gomes Júnior

A era digital trouxe a dependência das pessoas pelos seus smartphones, pelas mídias sociais e pela exposição (seja pessoal ou profissional). E, com o aumento do número de usuários no mundo virtual, surgem os golpes digitais, aqueles praticados utilizando-se basicamente de três elementos: o desejo da vítima em ter algum ganho (financeiro ou pessoal); a oportunidade que é oferecida por meio de propostas tentadoras e a engenharia social, que consiste em fazer com que, através de uma aproximação, a proposta se torne confiável para a pessoa.

Exemplificando: imagine a oferta de um televisor com tela gigante sendo vendida por metade de seu valor de mercado (a proposta tentadora desperta na vítima o desejo de levar uma grande vantagem econômica). Nesse tipo de golpe, o anúncio é postado em mídias sociais e remete o interessado ao site da empresa, onde poderá efetivar a compra – tudo feito de forma perfeita e detalhada para convencer a vítima da legitimidade da venda. E, mesmo que desconfie, como há um telefone para contato no site, a vítima entra em contato e é atendida por um “vendedor” que transmite confiança e dá a segurança para que o negócio seja fechado (a engenharia social do golpe). Pronto, golpe efetivado.

Diante dessas fraudes (como vendas de veículos, de eletrodomésticos, grandes promoções e grandes prêmios, concessão de crédito sem a necessidade de envio de documentos, concessão de juros zero sem nenhuma garantia, empréstimo consignado com taxa zero de juros), identificou-se a necessidade de alertar aos consumidores para que não sejam vítimas deles. Há uma brigada formada por apresentadores em programas de TV aberta e fechada, advogados, especialistas em cibersegurança, além de empresas e bancos que dão dicas diariamente para que não se caia nesses golpes, mas, mesmo assim, eles continuam crescendo.

Vítimas

Isso vem ocorrendo devido principalmente a dois fatores. Primeiro, os golpes estão se massificando cada vez mais, ou seja, se antes o golpista abordava mil vítimas por dia para buscar a fraude, agora milhões de pessoas são abordadas, as quadrilhas aparentemente criaram mecanismos que permitem abordar um número muito maior de pessoas e, assim, ainda que percentualmente não se aumente o número de vítimas, o número absoluto não para de crescer. O outro fator que muito contribui para que os golpes se efetivem é a “automaticidade” do comportamento das vítimas, ou seja, agem automaticamente em muitas situações e quando percebem, já caíram no golpe. A pessoa vê um anúncio, entra no site e faz a compra, sem maiores verificações. É um comportamento automático.

De fato, existem golpes em que a mensagem inicial é enviada a milhões de pessoas, como o golpe do falso emprego. No caso de ser enviada a 2 milhões de pessoas, se apenas 10% delas caírem no golpe, já se somam 200 mil vítimas. Você clica em links indevidos porque comumente clica nos links que recebe; você acredita em um e-mail que imita o do seu banco, porque frequentemente recebe e-mails da instituição financeira; você aceita qualquer aviso sobre seus dados, porque com frequência entra em sites que pedem autorização e clica em aceitar todas; e por aí vai. Esse é o comportamento automático que precisa ser quebrado. É preciso questionar sempre o link, verificar que tipos de e-mail seu banco envia e quais não envia, ler os avisos com os quais está concordando. Como todos estão na correria, o modo automático é o mais rápido, quando se abre, então, a porta para os golpes digitais.

Francisco Gomes Júnior - Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).

Geral: redes sociais de Bolsonaro e Lula cresceram em número de seguidores

 


Redação/Hourpress

A edição desta semana do Observatório das Eleições da Vert.se – empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais – mostra que, nos últimos sete dias, as redes sociais de ambos os candidatos à Presidência da República cresceram em número de seguidores. Jair Bolsonaro “ganhou” aproximadamente 330 mil seguidores no Instagram e mais de 122 mil no Twitter. Já os perfis de Luiz Inácio Lula da Silva receberam volume de novos seguidores acima de 150 mil no Twitter e mais de 184 mil no Instagram.

Outros pontos analisados pelo estudo foram os termos mais procurados no Google a respeito dos candidatos. Desde o início da campanha eleitoral até o momento, percebe-se que as buscas no Google pelo termo “fake news” foram crescendo e alcançaram seu pico dois dias após o primeiro turno, quando surgiram nas redes imagens de Bolsonaro na maçonaria e em foto, adulterada, dele junto a uma imagem ligada ao satanismo.

Mas quando se analisa a busca pelo nome de cada um, ações, atuações e escândalos são algumas das pesquisas mais comuns. O volume médio de buscas pelos nomes dos presidenciáveis ficou bem parecido nesse recorte, mas com Bolsonaro estando a apenas 3% à frente de Lula. “Aparecida” é a principal palavra associada ao atual presidente nas pesquisas dos últimos sete dias, enquanto “CPX” está nas principais buscas relacionadas ao candidato petista. Ambos os termos têm relação com atos que os dois participaram durante o feriado do dia 12.

 

 

Voltando às redes sociais de cada candidato, a visita de Bolsonaro a Aparecida foi o assunto mais comentado em seus perfis oficiais, com ênfase às confusões causadas. Já a ida de Lula ao Complexo do Alemão foi o destaque em suas redes, mas com fake news envolvendo o boné que ele usava, com a sigla CPX, utilizada como abreviação da palavra “complexo”, mas que foi associada a facções criminosas, como o Comando Vermelho.

Saiba tudo sobre os números e assuntos mais quentes das redes de cada candidato, apurados pela Vert.se:

 

JAIR BOLSONARO

 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Saiba mais, em tempo real - As análises feitas semanalmente pela Vert.se ganharam um poderoso reforço: a plataforma Observatório das Eleições 2022, viabilizado por meio de parceria da Vert.se com Zeeng e Keep.i. Com a novidade, é possível acompanhar os dados das redes sociais dos principais candidatos ao Planalto em tempo real. As visualizações e monitoramento da performance das páginas de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva visam trazer uma visão completa das atividades de cada político em formato interativo.

O levantamento tem como objetivo mostrar menções e assuntos mais quentes nas plataformas sobre temas de destaque na semana, sempre trazendo muitos dados e informações com base nos perfis dos presidenciáveis.

Acreditamos que esse material pode ser importante instrumento no seu dia a dia de apuração, auxiliando a entender o que mais se “conversa” no meio digital. Por isso, lhe convidamos a assinar a newsletter e receber semanalmente, em sua caixa de e-mail, informações que podem, talvez, gerar uma boa pauta para você.

Geral: oncologista alerta para a importância da atividade física durante o tratamento do câncer de mama

Os exercícios físicos exercem um papel preponderante para a saúde da mulher

Mulheres que não se exercitam tem mais risco de desenvolver a doença


 Redação/Hourpress

Com a correria do dia a dia, as pessoas estão dando menos atenção à quantidade de exercícios físicos que o corpo necessita -- e as consequências disso geram impactos diretos no aumento dos índices de casos de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) 80% a 90% dos casos de surgimento de tumores malignos estão relacionados ao nosso modo de vida, sendo o sedentarismo um desses fatores.

 

Estima-se que, em 2022, sejam registrados 66.280 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, o que faz da neoplasia a mais prevalente entre as brasileiras, correspondendo a 28% de todos os casos diagnosticados da condição, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Exercícios são aliados à prevenção  

 

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Divisão de Epidemiologia de Câncer da Universidade de Melbourne, na Austrália, foi observado que a atividade física, aliada à predisposição genética, reduz de 38% a 41% o risco de câncer de mama.

 

A pesquisa, feita com 131 mil mulheres, demonstrou que aquelas que se exercitavam ativamente e em alto grau (com genes que eram favoráveis à prática de atividade física) tiveram um risco 41% menor de câncer de mama invasivo. Já as que treinavam entre três ou mais vezes na semana (com predisposição no DNA), tinham 38% menos risco de desenvolverem a doença, em comparação às mulheres que não praticam nenhuma atividade física.

 

Segundo Daniel Gimenes, oncologista da Oncoclínicas São Paulo, é importante oferecer à paciente a oportunidade de cinco horas de atividade física semanal. “O movimento regular faz com que sejam eliminadas do sangue as moléculas de gordura, chamadas de lipídios, que servem como forma de alimento para as células tumorais. Isso significa que os exercícios dão um suporte extra para que o corpo possa combater o inimigo, reduzindo suas chances de crescimento”, afirmou.

 

Além disso, o médico reforça que, mesmo após o diagnóstico de câncer de mama, os exercícios físicos exercem um papel preponderante para a saúde da mulher e evolução positiva do tratamento. "O incentivo à prática constante de atividades físicas e ingestão de alimentos saudáveis surgem não apenas como iniciativas essenciais para frear os índices aumentados da doença, mas também como forma de potencializar o processo de tratamento para mulheres com câncer de mama. Pesquisas científicas sugerem que indivíduos com esse perfil apresentam taxas de sobrevivência maiores cinco anos após o diagnóstico”, diz o especialista.

 

Mudança de hábitos 

 

Essa melhora nos índices de resposta contra o tumor de mama pode ser obtida a partir de mudanças leves na rotina com a adoção de atividades aeróbicas simples, como caminhada, corrida, bicicleta e dança, por exemplo. Outras formas de movimento do corpo como a yoga também são recomendadas. “A prática de movimentos libera substâncias como a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, além de contribuir efetivamente para a redução das dores crônicas, fadiga, estresse e melhora no sono”, disse o oncologista da Oncoclínicas.

 

Ainda de acordo com ele, tais benefícios oncológicos derivados da prática de exercícios contribuem para a diminuição no risco de recidiva da doença. “Ao colaborar para o controle e redução de peso, a paciente estará também reduzindo as chances de retorno do tumor, já que o sobrepeso e a obesidade são fatores que levam à maior chance de recidiva”, comenta. Outro ponto importante é que a atividade física pode proporcionar a melhora da autoestima da paciente. Contudo, o médico lembra que a prática não substitui o uso de medicamentos específicos para controle da doença, devendo ser entendido como um aliado.

 

Os exercícios como um complemento dos tratamentos convencionais de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou cirurgia de retirada da mama. Embora a atividade física seja importante durante o tratamento de câncer de mama, é essencial que seja praticada respeitando as limitações da paciente. “Se a paciente está sedentária durante anos, não é recomendado que comece com um treino pesado. Todo movimento é benéfico ao corpo e cabe à equipe multidisciplinar envolvida nos cuidados com a paciente orientar sobre as opções adequadas conforme o histórico pessoal, finalizou Daniel Gimenes.

Túnel do Tempo: Martin Luther King ganha Nobel da Paz



 Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 14 de outubro de 1964 o pastor e ativista dos Direitos Civis nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr., aos 35 anos, torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz

Raio X de Sampa: conheça a história do Largo do Cambuci

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Mais uma vez a língua tupi-guarani está presente em nossa vida. A palavra indígena Cambuci batiza o Largo neste bairro  na região central da cidade de Sâo Paulo. Em tupi essa palavra significa: o pote, o cantaro. É também o nome de uma fruta comum no Estado de São Paulo e que existia em grande quantidade no lugar onde se localiza hoje este bairro.