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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Saúde: Teste MAPA' avalia clima organizacional e saúde mental de funcionários

 


Método é totalmente científico e que ajuda no entendimento das dificuldades do trabalhador

Redação/Hourpress

O ano de 2020 foi turbulento. A crise derivada da pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças. “O trabalho remoto, as diferentes abordagens de comércios para manter as atividades, a transformação digital, o estresse pela doença e número de morto. Foi tudo novo para nós e redefiniu o modo como trabalhamos”, avalia a psicóloga, Nayara Teixeira, gerente técnica da MAPA.

A profissional, que é especializada em psicologia do trabalho, alerta para o aumento de casos de doenças relacionadas à saúde mental nas empresas e a necessidade de adotar soluções técnicas para cada caso. “Vemos muitos casos de Burnout, crises de ansiedade e depressão que precisam ser mapeadas e tratadas”, disse.

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, diz que os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo mais que dobrou entre os meses de março e abril deste ano.

“Nesse contexto, é necessário ter em mente como pensam e como estão seus funcionários”, pontua Nayara, que indica o teste desenvolvido pela MAPA para gerir as equipes. “O MAPA é um teste psicológico, desenvolvido para ser um competente instrumento de gestão de pessoas e poderoso aliado da gestão para solução de problemas como esses”.

A especialista explica que sem uma equipe qualificada é muito difícil verificar, validar e gerir os efeitos da crise nesses dez meses de pandemia. Pensando em facilitar o acesso, o teste foi estruturado como uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, por meio de uma Escala de Autorrelato, que funciona precisamente no caso em que for aplicado.

“Já aplicamos mais de 360 mil testes para mais de 400 empresas de todos os portes no Brasil. Como foi produzido no Brasil, tendo uma amostragem 100% brasileira, trata-se de uma facilidade, afinal, está adaptado para nossa realidade cultural”, conta Nayara, que ainda relata que “o sistema de gestão online, permite aos coordenadores o controle e manutenção rápido doa dados, conseguindo assim avaliar as dificuldades das equipes e até alocar empregados para áreas de melhor aptidão”.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em estudos embasados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil são:

 - Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);

- Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade);

- Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo);

- Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental).

Saúde: Estado de SP registra em 24 horas 365 mortes por covid-19

 


Já são 1,79 milhão de casos e 53,4 mil óbitos por coronavírus no estado

Redação/Hourpress

O Estado de São Paulo registra ontem (2) o maior número de novos óbitos por covid-19 registrados em 24h, em 2021, com 365 mortes confirmadas desde ontem, além de 14.297 novos casos casos.
No total, já são 53.455 óbitos e 1.794.019 casos confirmados durante toda a pandemia.

Entre o total de casos diagnosticados de covid-19, 1.552.390 pessoas estão recuperadas, sendo que 181.126 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 67,3% na Grande São Paulo e 68,1% no Estado. O número de pacientes internados é de 12.987, sendo 7.027 em enfermaria e 5.960 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 12h desta terça-feira.

Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 619 com um ou mais óbitos. A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, junto com o perfil, pode ser consultada também em: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Artigo: Fiesp diz que é falsa a afirmação de que estão negociando a venda de vacinas para empresas no Brasil

 


Manifestou enorme preocupação, pois recebia informações de que nem AstraZeneca nem BlackRock confirmavam esta negociação

Redação/Hourpress

Reiteramos que os setores empresariais brasileiros estão à disposição do governo federal para ajudar, com apoio logístico, financeiro, campanhas informativas ou no que for necessário, para viabilizar a vacinação da população brasileira da forma mais rápida e eficiente possível.

Esta semana, foi divulgado na imprensa a informação de que um grupo de executivos estaria negociando a compra de 33 milhões de vacinas produzidas pela AstraZeneca por intermédio do fundo de investimentos BlackRock. Desde o início da semana, quando surgiram as primeiras notícias neste sentido, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, manifestou enorme preocupação, pois recebia informações de que nem AstraZeneca nem BlackRock confirmavam esta negociação.

Na quinta-feira, 28 de janeiro, Skaf conversou diretamente com o presidente da AstraZeneca no Brasil, Carlos Sanchez-Luís, e com o CEO da BlackRock Brasil, Carlos Takahashi, que negaram veementemente a existência de qualquer negociação em nível global para a venda dessas 33 milhões de doses de vacina.

Por isso, diante dessas negativas, a Fiesp ALERTA as empresas brasileiras para que fiquem atentas e tomem cuidado. "O povo brasileiro merece vacina e não falsas promessas", afirma Skaf.

Geral: Transporte de suprimentos automotivos essenciais por helicóptero evita taxas de paralisação de US$ 3.000 por minuto

 


O serviço de Carga Crítica desenvolve soluções alternativas para atender às necessidades de transporte mais urgentes

Redação/Hourpress

Parceira da filial do Brasil em diversas ações, a Dachser México realizou um serviço recentemente de Carga Crítica com o transporte de suprimentos automotivos críticos percorrendo 411km em quatro horas e meia, em um esforço para evitar o prejuízo de US$ 3.000 por minuto da linha de produção parada para um cliente. O trajeto que foi de uma fábrica, em Celaya, para a fábrica de automóveis de renome mundial, fora da Cidade do México, normalmente, leva de cinco a seis horas de caminhão. Assim, a Dachser México forneceu um helicóptero para garantir o meio de transporte mais rápido e eficiente.

“Por meio de nosso serviço de Carga Crítica, a Dachser México foi capaz de determinar a rota aérea mais rápida para garantir que esses suprimentos essenciais fossem entregues rapidamente”, acrescentou Edgardo Hamon, Managing Director, Dachser México. “Nosso serviço de Carga Crítica é projetado especificamente para atender aos requisitos exclusivos da natureza acelerada da indústria automotiva, oferecendo resposta rápida, suporte abrangente e total transparência para cumprir cronogramas de entrega de alta prioridade.”

A missão era transportar 120 caixas de suprimentos automotivos essenciais, pesando mais de 780 kg, até a fábrica do cliente final, localizada fora da Cidade do México. A montadora exigia com urgência que esta remessa de carga fosse entregue o mais rápido possível no local e isso se tornou ainda mais desafiador devido à atual situação de pandemia e protocolos de segurança exigidos.

Para transportar esses materiais de forma urgente para evitar a paralisação da planta, a Dachser México determinou que o método de transporte mais rápido era por meio de um helicóptero de passageiros Airbus EC145. Com o limite do helicóptero de 600 kg, a carga restante, menos sensível ao tempo, foi transportada por terra a fim de evitar o custo de um helicóptero adicional e foi imediatamente adicionada à produção após sua chegada.

 Velocidade e precisão

Após sua chegada ao local da fábrica, os caminhões estavam esperando para trazer imediatamente esses suprimentos automotivos essenciais diretamente para sua linha de produção. A equipe da Dachser México também esteve presente para supervisionar a operação de descarregamento e fornecer todo o suporte interno necessário. O time administrou a entrada do helicóptero nas instalações, informou aos funcionários da fábrica local sobre sua saída até a chegada, incluindo a entrega via terrestre, a cada 15 minutos, garantindo total transparência e comunicação.

Curiosamente, sem esses suprimentos, a linha de produção teria encerrado às 19h30. Na verdade, teria custado cerca de 3 mil dólares por minuto em custos de paralisação para o cliente final. Com apenas alguns minutos de sobra, o helicóptero pousou com sucesso às 19h20 e uma parada potencialmente cara foi favoravelmente evitada.

“Com décadas de experiência no setor de fabricantes de automóveis líderes, Fabricante Original do Equipamentos e fornecedores de primeiro nível em todo o mundo, o serviço de Carga Crítica da Dachser México permite aos clientes velocidade e eficiência máximas enquanto mantém os custos sob controle”, disse Hamon. “Atendemos habilmente nossos clientes, oferecendo as melhores soluções integradas e portfólio de serviços que aproveita a rede global de transporte e armazenamento da Dachser para atender às necessidades exclusivas da indústria automotiva”, completa.

 Serviço de Carga Crítica 

O serviço de Carga Crítica, da Dachser, oferece suporte logístico de alta prioridade para entregas de última hora e sensíveis ao tempo. A equipe experiente da empresa pode avaliar rapidamente uma situação crítica, identificar alternativas de transporte e implementar uma solução de entrega que atenda às preocupações de tempo e custo do cliente.

Vale ressaltar que este serviço excepcional fornece notificações em tempo real por meio de seu inovador sistema de rastreamento de localização em cada etapa. Ele fornece aos clientes visibilidade de ponta a ponta para controle e transparência ideais. Além disso, ele monitora totalmente as condições de envio, bem como a cadeia de custódia para garantir a integridade do envio e entrega.

 

Geral: Estação Campo Belo recebe a mostra "Mães Invisíveis", uma celebração da força da mulher com deficiência

 


Exposição de fotos na Linha 5-Lilás busca estimular o debate sobre inclusão

Redação/Hourpress

Em "Mães Invisíveis", sete mulheres com deficiências variadas aparecem em fotos ao lado de seus filhos ou grávidas. Com essa mostra, a fotógrafa Maria Paula Vieira - cadeirante devido a uma doença genética que causa problemas de locomoção - quer celebrar a força da mulher com deficiência.

A exposição, com 20 fotografias acompanhadas de depoimentos, é uma parceria da fotógrafa com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e tem como objetivo exaltar a beleza, a autoestima e a coragem dessas mães, que desejam ser reconhecidas para além da condição de seu corpo.

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, 24% da população têm algum tipo de deficiência - isso corresponde a 45,6 milhões de pessoas. Muitas ainda são pouco visíveis socialmente. "Mães Invisíveis" pretende estimular o debate acerca da inclusão e capacitismo.

Para Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um reforço no compromisso da empresa como agente transformador da sociedade. "Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é melhorar a experiência das pessoas que circulam pelas nossas estações com informações sobre saúde e contato com diversas manifestações artísticas e culturais", afirma.

Em março a exposição desembarca na Estação Moema e em abril segue para a Estação Brooklin.

Serviço:

"Mães Invisíveis"

Estação Campo Belo: de 1 a 28 de fevereiro

Estação Moema: de 1 a 31 de março

Estação Brooklin: de 1 de dezembro a 30 de abril

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Túnel do Tempo: Incêndio do Joelma mata mais de 180 em SP

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Ontem (1º) em 1974 era sexta-feira e ficaria marcado para sempre no Brasil. Por volta das 9h30 da manhã um curto circuito no segundo andar após as garagens, resultaria num incêndio de grandes proporções, que mataria oficialmente 180 pessoas. Calcula-se que o número de vítimas tenha passado de 200. 

O edifício Joelma, situado na esquina da Avenida de Julho com Rua Santo Antonio e Praça da Bandeira, Centro de SP, tornou-se exemplo das gambiarras feitas, até aquela época, em diversas construções de prédios na cidade.  A maioria sem porta corta-fogo, escadas de emergências e brigada contra incêndio. Após essa tragédia, a segurança de funcionários e moradores virou ordem do dia nas construtoras. Veja o clipe deste incêndio: https://www.youtube.com/watch?v=IZ-uOXQfmtY

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Cotoxó

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Rua Cotoxó (foto) em Perdizes, Zona Oeste de SP, começou a ser aberta a partir de 1912, pela empresa responsável pelo loteamento desse bairro. Conhecida como Rua 3, recebeu o nome Cotoxó em homenagem a um grupo indígena que habitava diversas regiões do sul da Bahia e do Espírito Santo, entre o baixo Mucuri e a serra dos Aimorés.