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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Geral: Documentos são campeões na lista de itens de achados e perdidos

 



Já foram encontrados objetos inusitados como drone e vestido de noiva

Redação/Hourpress

A cada mês, milhares de itens são encaminhados às centrais de achados das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), mas só parte dos objetos consegue encontrar seu dono novamente. A maior parte acaba esquecida.

Documentos extraviados são o maior clássico nos "achados e perdidos" e entre eles, os cartões bancários figuram como os campeões de presença, acompanhados de Bilhete Único, BOM, carteiras, documentos, chaves, e óculos. Além deles, muitos passageiros também perdem celulares e a maioria dos que são encaminhados ao setor de "achados e perdidos" acaba sendo recuperada pelo dono, porque quem perde costuma ligar para o número.

Não é difícil imaginar que itens pequenos possam escapar do bolso ou da bolsa. Difícil é entender como objetos tão singulares acabam se separando de quem deveria estar de olho neles. Tem passageiro que já esqueceu de drone a vestido de noiva. Até mesmo cadeira de rodas já apareceu sem o proprietário.

Itens inusitados já encontrados…

- CPTM - Cadeira de rodas, carrinho de bebê, drone, gaiola, bengala, pia de lavabo e brinquedos eróticos.
- ViaMobilidade - Dentadura, garrafas de uísque e carrinho de bebê.
- Metrô - Vestidos de noiva, dentaduras, cadeira de rodas, muletas, próteses de membros inferiores, bicicletas e instrumentos musicais.
- Concessionária Metra/EMTU Dentaduras e uma boneca inflável vazia dentro de uma bolsa.

Dados - Os números são grandes e mostram que muita gente precisa tomar mais cuidado com seus pertences! A CPTM contabiliza atualmente 11.160 itens na central de achados e perdidos. Historicamente, o setor recebe, em média 7600 itens por mês. Em 2020, por conta da pandemia, a média mensal está em 5 mil itens.

No Metrô, de janeiro a novembro de 2020 foram recebidos 49.137, sendo que 11.447 itens encontraram seus donos novamente. A Central do Metrô cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e também recebe o material achado na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.

Na ViaMobilidade, dos 6.702 itens encontrados, 1.012 foram devolvidos. A central da Linha 5 recebeu 157 celulares e a média de devolução desses aparelhos é de 80%. Quem perde percebe e logo vai atrás.
Os dados do primeiro semestre mostram que a central da Concessionária Metra/EMTU recebeu 379 objetos e 732 documentos até junho.

Procedimento - Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás) e na central da concessionária Metra, responsável pelo Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e pela Extensão Diadema-Brooklin. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Serviço:
Centrais de Achados e Perdidos

CPTM - Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horáriosegunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô - Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô [https://www.metro.sp.gov.br].

ViaMobilidade - Linha 5-Lilás
Local: Estação Adolfo Pinheiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
Contato: 0800 770 7106

Metra/EMTU
Local: Terminal Ferrazópolis
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 - Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Contato: (11) 4335-3232



Artigo: Que sacanagem Doria e Bruno Covas!

 

O prefeito tucano #BrunoCovas ignorou os idosos de São Paulo, retirando a gratuidade 

Mais revoltante é não ver diversos vereadores protestando contra este absurdo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A suspensão da gratuidade de idosos com idade entre 60 e 64 anos em nível municipal e estadual, pelo governador #JoãoDoria e prefeito #BrunoCovas, ambos do PSDB; como se vê partido político que nunca se interessou pelo povo.

A partir de 1º de janeiro as empresas de ônibus de São Paulo não serão remuneradas pela Prefeitura por passageiro transportado, mas por meio de custos. Qual a razão para retirar a gratuidade? Dizer que os velhinhos oneram o transporte coletivo?

O governador #JoaoDoria, do mesmo partido que Covas, PSDB, também ferrou os idosos


Pior que fizeram isto na calada da noite, na sessão de 23 de dezembro, colocando este projeto dentro de outro, para não despertar desconfiança na bancada de vereadores. Rapidamente o prefeito #BrunoCovas (PSDB) sancionou o projeto de lei.

Mais revoltante é não ver diversos vereadores protestando contra este absurdo. Pelo contrário, não abriram o bico. Para eles, quem passou dos 60 anos é carta fora do baralho. Esquecem que esses eleitores têm filhos, netos, bisnetos...

Porém, resolveram deixar pior o que já era ruim: reduziram a verba destinada ao Fundo do Idoso que receberá R$ 253,6 milhões em vez dos R$ 2,7 bilhões que entraram nos cofres neste ano de 2020. É a prova de que o prefeito #BrunoCovas e o governador #JoãoDoria, ambos do PSDB; detestam idosos.

Outra vergonha é o reajuste de 46% no salário do prefeito #BrunoCovas, seus secretários e vereadores de SP. Desafio  que ele mostre qual categoria de trabalhador teve um reajuste com esse percentual nos últimos 30 anos! Com político deste perfil, São Paulo não precisa temer a covid-19. A doença passa, mas eles permanecem!

 

 

 


Túnel do Tempo: Inflação acumulada no Brasil chega a mais de 1.760%

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 28 de dezembro de 1989 o Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, a qual chegou a 1.764,86% ao ano.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua 24 de Maio

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como "Batalha do Tuiuti" e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Travada  em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o Exército brasileiro foi comandado pelo General Osório.

A Rua 24 de Maio (foto), que fica no Centro de SP,  teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão do dia 21 de abril de 1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá.

 Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879, ela já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Avenida Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, dando assim livre trânsito ao logradouro. Em 1974 foram inaugurados os "calçadões" da Rua 24 de Maio, bem como os de outras ruas do chamado "centro novo", como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano. 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Variedades: Sandro e Cícero lançam "Me Adota" nas rádios do Brasil



 Faixa considerada fenômeno na internet ganha as FM e dupla prepara versão cantada integralmente por eles

Redação/Hourpress

Sandro e Cícero estão há 12 anos na estrada da música. Nesse período conseguiram emplacar grandes hits de carreira, como DonDonDon, Nosso Love é Top e muitas outras. Mas, sem dúvida, o grande marco na carreira dos artistas fica por conta de Me Adota. Lançada originalmente em 2019 com a participação especial de MC Mirella, a música cravou seu espaço na história da cultura pop e nesta segunda-feira, 21, ela chegou as rádios de forma repaginada e pronta para ser a mais ouvida da virada 2020-2021.

Não é exagero tratarmos Me Adota como um dos maiores fenômenos atuais das redes sociais. Poucas músicas conseguiram o engajamento orgânico que ela conseguiu nas redes sociais – principalmente no TikTok. Ela soma impressionante marca de quase 400 milhões de views no total. “De uma forma totalmente orgânica, o Tik Tok e seus usuários fizeram a “Me Adota” transbordar para todas as plataformas de streaming e redes sociais, levando nossa voz a lugares bem distantes de Santa Maria/RS, até fora do país”, recorda Sandro.

No Spotify – aplicativo de música mais difícil de acontecer uma viralização – a faixa ultrapassa os 6 milhões de views. No YouTube, como não poderia deixar de ser, o clipe também é uma explosão de audiência. Marca mais de 40 milhões de visualizações em seu clipe oficial, totalizando uma marca quase inatingível de forma orgânica.

Me Adota tem uma pegada diferente de tudo o que já foi ouvido no mercado. Sua levada dançante, unida com sua linha de voz totalmente marcante fez com que a música fosse estouro nacional. “Ela foi bem aceita por um público ávido por novidade, bastante crítico e sincero - mas acima de tudo, engajado. Um público que gosta de ser notado e ouvido. Ela é o tipo de música que mexa com o coração e com o corpo. Que te faz sentir alguma emoção. E, graças a Deus, foi isso que aconteceu”, complementa Cícero.

E diferentemente do que algumas pessoas rotulam, Me Adota não é um funknejo. Ela tem uma levada sertaneja, mas tons de pop music. Algo inovador no cenário. “Acreditamos que o que fazemos é música, simplesmente. O rótulo te define, mostra teu público e te faz acertar mais facilmente quem tu queres acertar. Entretanto, te limita. Amamos ter a liberdade de poder provar a água de várias fontes diferentes. E isso, certamente só enriquece nosso trabalho e nos motiva. Tudo é pop!”, corrobora Sandro.

E pensando em levar para o mundo offline todo esse grande sucesso que rodeia o universo de Me Adota, Sandro e Cícero lançarão, dia 21 de dezembro uma nova versão nas rádios de todo o Brasil. A faixa seguirá basicamente o mesmo padrão da versão consagrada na internet, com a diferença que será cantada, integralmente, por Sandro e Cícero. “Agora outra parcela do Brasil conhecerá essa nossa faixa. O rádio é muito forte e importante para a divulgação e Me Adota tomou o caminho natural que deveria tomar. Da internet para o rádio”, analisa Cícero. E, do rádio para o mundo! 2021 será o ano de Sandro e Cícero.

Sobre a dupla

A título de curiosidade, Sandro e Cícero são um fenômeno nas redes. Uma das duplas que mais viralizaram e conquistaram engajamento orgânico na internet. Os sertanejos juntam quase 500 mil seguidores no tiktok. No Instagram estão próximos dos 100 mil seguidores. Já no YouTube, 210 mil inscritos e a impressionante marca de 50.298.928 visualizações.

Variedades: Angelo & Angel vão começar 2021 em parceria com um grande cantor sertanejo

 


Os mineiros ficaram entre as sete revelações musicais do ano no Brasil

Redação/Hourpress

Os irmãos se tornaram a primeira dupla sertaneja negra (da atualidade) a ganhar destaque nacional depois de participarem do The Voice Brasil e em novembro foram aclamados entre as maiores revelações do mercado musical em 2020.

 O reconhecimento é resultado de um ano de muito trabalho e grandes sucessos. Em setembro lançaram "Claro" nas plataformas digitais e o clipe no YouTube. Gravado nos estúdios MR Produção Musical com a direção de Mike Lacerda, o single é uma verdadeira declaração de amor.

 Antes disso, no mês de março lançaram o clipe e a versão remixada de “4G”, que narra a dor de um amor perdido. Gravado no bar dos Cowboys na capital paulista, o projeto audiovisual produzido pela Couraça Filmes foi lançado no YouTube no fim de fevereiro e a música nas plataformas de streamings.

 No dia 02 de abril a canção foi executada nas rádios brasileiras 1000x e ficou entre as 10 mais tocadas no país, segundo a Crowley. O single faz parte do EP da dupla que saiu com seis faixas e entre elas  o hit “Mamacita, que também bombou nas rádios, em 2019.

 Agora para alegria dos fãs, Angelo & Angel anunciam uma parceria inédita para o ano novo com o cantor Eduardo Costa. Alguém dúvida que vem mais um sucesso por aí?

 


Veiculos: fabrica da GM em Joinville (SC) atinge a marca de 1 milhão de motores produzidos

 

As tecnologias sustentáveis foram ampliadas no processo de expansão da fábrica

Luís Alberto Alves/Hourpress


Divulgacao

A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors em Joinville (SC) acaba de atingir o marco de um milhão de motores produzidos.

Inaugurada em 2013, a unidade iniciou produzindo os motores e cabeçotes da primeira geração do Onix. Em 2017, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão que quadruplicaram sua área e atualizaram toda a sua linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.

Operando com capacidade anual de 417 mil motores por ano, a fábrica é referência global em sustentabilidade.

A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol –, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

Pelo programa "Zero Aterro", todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. A mesma prática foi adotada durante todas as obras de reformas e expansões da fábrica.

As tecnologias sustentáveis foram ampliadas no processo de expansão da fábrica. Outras iniciativas, como a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a unidade se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano e de energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.

Muitos processos da linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.

Cerca de 20% da frota de empilhadeiras da fábrica são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor, ajustando os parâmetros de manufatura quando necessário.

Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.

Motores Ecotec

Na fábrica de Joinville são fabricados os inovadores motores Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 (turbo), de três cilindros do Onix, Onix Plus e Tracker.

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com as mais modernas tecnologias disponíveis, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.

O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão, além disso, a correia dentada imersa em óleo torna o funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil quilômetros.

Neste motor, também há a otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro segredo da performance deste propulsor está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.