Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Política: Imigração e democracia: construção de nações

Aponta que, esse “Novo Mundo” chegou para as pessoas que queriam uma vida melhor, uma oportunidade de ter algum lugar com dignidade


Redação/Hourpress
Todos sabem que a imigração é o ponto de partida dos Estados Unidos da América. Por lá, raramente encontra-se nativos, afinal o país foi colonizado pelos Europeus e, hoje, conta com apenas 2,5 milhões de nativos e seus descendentes, para uma população de mais de 327,2 milhões de pessoas.
Na obra A Democracia da América, publicada pela Editora Edipro, com a tradução de Júlia Rosa Simões, Alexis Tocqueville discorre sobre o início dos Estados Unidos, no que tange a política e economia, exatamente no ponto em que este processo estava se tornando massivo.
Aponta que, esse “Novo Mundo” chegou para as pessoas que queriam uma vida melhor, uma oportunidade de ter algum lugar com dignidade, e isso acaba expondo que um imigrante quando sai de seu lugar de origem por conta de qualquer tipo de mazela, seja política, social, econômica, ou mesmo, na parte da saúde e saneamento. Ele procura construir um ambiente melhor para viver e foi exatamente dentro deste contexto que a grande potência foi criada.
Uma das constatações feitas por Tocqueville foi que a democracia veio em partes da “formação inglesa”, por outro lado, reconhece que os demais imigrantes também são responsáveis por determinar o caráter democrático da sociedade.
Neste sentido, a avaliação correta é: quando alguém sai de seu país e encontra oportunidade, ele será parte da evolução de um todo. Segundo o autor, neste caso há dois grandes motivos: a ausência de sentimento de superioridade do imigrante, e as características de ocupação e desbravamento do solo norte-americano.
Tocqueville: uma visão do "american dream"
Enviado aos EUA para estudar o sistema prisional do país, em maio de 1831, o sociólogo e filósofo político Alexis Tocqueville, sem viés partidário algum, inclusive no momento em que o cenário governamental deixava de ser ocupado pela elite e se transformava em um processo massivo, reúne seus relatórios e anotações sobre a política, economia e sociedade para elaborar a obra A Democracia na América.
Visando o importante contexto político da atual grande potência mundial e a necessidade de trazer o sentido da política da construção do país, a Editora Edipro relança a obra com tradução da historiadora e especialista em francês, Júlia Rosa Simões. O livro original, que discorre sobre as leis e costumes americanos, foi lançado em 1832, e o segundo volume, sobre os sentimentos e opiniões do autor a respeito de sua viagem e os primeiros passos da nascente democracia dos Estados Unidos, em 1840. Esta nova edição da editora dos clássicos reúne os dois tomos da obra em um só volume.
O filósofo, a princípio, destaca a igualdade de condições que os americanos tinham enraizado, seja financeira ou intelectual. O autor descreve o sistema de herança, a universalidade da educação básica e, até mesmo, os recursos financeiros e educacionais dos imigrantes fundadores do país como fatores que contribuíram para essa igualdade. A Democracia na América é a fotografia da energia pela participação política de uma nação em seus primeiros passos. Tocqueville faz ainda uma predição dos Estados Unidos e da Rússia como as grandes potências do século seguinte.
Foram as anotações feitas durante a viagem aos EUA em maio de 1831 que deram origem às duas publicações de A Democracia na América, obra mais célebre do filósofo, que lhe garantiu, em 1842, o honroso título de “moderno Montesquieu”, na prestigiosa Academia Francesa. Um clássico indispensável para os apreciadores de História, Ciências Sociais e Políticas, agora, republicado pela Editora Edipro em um único volume.
Sobre o autor: Alexis de Tocqueville (1805-1859). Nascido Alexis-Henri-Charles Clérel, em uma família aristocrática francesa, o conde de Tocqueville foi filósofo político, sociólogo da democracia moderna, historiador do Antigo Regime, estadista e escritor. Tendo vivido no período mais crítico da história francesa, foi um defensor da liberdade e da democracia. Em 1856, no momento em que publicou O Antigo Regime e a Revolução, já era um escritor político consagrado e um estadista de considerável experiência – fora deputado entre 1839 e 1851 e ministro dos Assuntos Estrangeiros em 1849. Considerado um dos grandes teóricos da democracia americana, especulou sobre a natureza essencial da própria democracia: suas vantagens e seus perigos. 
A democracia na América, sua obra mais célebre, garantiu-lhe um título tão honroso quanto o ingresso na prestigiosa Academia Francesa (em 1842), o título de “moderno Montesquieu”. A questão que intrigou esse historiador tardio foi sempre a mesma: “Por que a marcha da civilização ocidental rumo à democracia assumiu formas revolucionárias na França? ”. Tocqueville faleceu em Cannes, no sul da França, no dia 16 de abril de 1859. As suas obras incluem ainda Du système pénitentiaire aux États-Unis et de son application en France, publicada em 1833.
Sobre a tradutora: Julia Rosa Simões nasceu em Porto Alegre, em 1980. Doutora em História pela UFRGS (2016), mestre em História pela PUCRS (2011), bacharel em História pela PUCRS (2008) e bacharel em Música pela UFRGS (2002). Tradutora do francês. Tem experiência de pesquisa em História e tem se dedicado a indagações teóricas sobre a relação entre história e memória, bem como ao estudo das manifestações do ressentimento, do silêncio, do luto e do trauma nas narrativas historiográficas.

Economia: Para se tornar unicórnio, startups devem ter como foco a experiência do usuário


A previsão é que a experiência do consumidor seja o principal diferencial competitivo de mercado no próximo ano

Redação/Hourpress
Sobreviver ao primeiro ano de negócio não é fácil, ainda mais em um mercado em constante evolução, como o das Startups. Atualmente são mais de 12 mil espalhadas por todos os estados do Brasil, segundo dados da Abstartups – Associação Brasileira de Startups. E, apesar do cenário promissor, muitas delas serão encerradas. Um estudo divulgado pelo Sebrae, em conjunto com Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, cerca de 30% das startups fecharam só em 2018.
São muitos os motivos pelo qual algumas startups não decolam. Um deles é a estratégia do negócio no que tange ao foco no consumidor, indo na contramão de pesquisas internacionais, como o relatório Customers 2020: A Progress Report, da CXPA – Customer Experience Professionals Association, que  prevê que até 2020, a experiência do consumidor irá se tornar o principal diferencial competitivo do mercado. E é justamente nesta etapa da criação do negócio, quando o produto ou serviço ainda está sendo definido, que muitas startups promissoras não conseguem decolar. “Os empreendedores gastam muito tempo se dedicando ao produto ou serviço, sem ao menos ouvir o feedback dos usuários. Muitos só percebem esta necessidade quando já é tarde”, explica Melina Alves, CEO e fundadora da DUXcoworkers, primeira empresa no país a desenvolve soluções a partir do UX -user experience, em inglês-, focando na inteligência coletiva centrada no usuário.
A executiva comenta que, em muitos casos, a startup concentra todos os esforços na criação de uma interface para o produto, esquecendo que há outras bases de sustentação dessa experiência do usuário, sendo a estética apenas uma delas. “É preciso olhar a experiência do usuário como um todo. Há outros pilares que precisam de atenção como a usabilidade, que garante a eficiência e uso descomplicado da ferramenta; a arquitetura da informação, que dá destaque às informações mais importantes e faz com o serviço ou produto oferecido seja de fácil entendimento; o fluxo na navegação, que nada mais é que os caminhos a serem percorridos pelo usuário dentro da ferramenta; e, não menos importante, o conteúdo precisa ser claro”, diz.
“As startups têm dificuldade em tomar decisões quando o foco é a experiência do usuário. Falta assertividade nos projetos frente aos objetivos de seu criador e os anseios do público a ser atingido. Se os consumidores têm o poder de decisão, é preciso encantá-los, fidelizá-los. E é aí que o design de experiência entra e trilha um caminho para que estas empresas prosperem”, finaliza.
SOBRE A DUXCOWORKERS
A DUXcoworkers é a primeira empresa no país e pioneira no mundo a ter o UX e coworking como base da sua cultura de trabalho. Ela desenvolve soluções inovadoras e centradas no usuário a partir da utilização da inteligência coletiva embasada em seus coworkers com diversas especializações e distribuídos em todo o mundo - atualmente são por volta de 120. Desenvolve projetos para uma diversificada carteira de clientes, que vão das grandes marcas às startup e empreendedores, atuando no mercado desde 2010. Mais informações: www.duxcoworkers.com

Economia: ANCORD promove curso EAD sobre introdução ao Mercado de Ações


Aulas online já estão disponíveis para matrícula

Redação/Hourpress
A ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), principal entidade da indústria de intermediação do Brasil, está com inscrições abertas para o curso EAD “Introdução ao Mercado de Ações”. 
As aulas apresentam conceitos e exercícios práticos sobre Ações e foram desenvolvidas por uma equipe de acadêmicos e profissionais que atuam no mercado, proporcionando uma experiência rica com especialistas do segmento para todos os participantes.
Por se tratar de um investimento de risco, já que está atrelado às variáveis do mercado, ao desempenho da economia e à saúde financeira das cias abertas, é fundamental que os interessados em participar do Mercado de Ações ou que já investem, conheçam e se aprofundem no conteúdo. 
O Curso ainda oferece inúmeras ferramentas de aprendizado e aprofundamento, como por exemplo: fórum, matérias e artigos sobre o assunto, e-book completo, uma biblioteca virtual e até enquetes que auxiliam na compreensão dos conteúdos.
Confira a seguir as informações do próximo curso:
Introdução ao Mercado de Ações – Curso EAD
Carga Horário: 12 horas
Investimento: 
Associadas da ANCORD e universitários: R$ 360,00
 Outras Instituições: R$ 390.
 A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias - é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a ANCORD tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.

Economia: “Crie o Impossível”, no Mineirão, vai receber 10 mil jovens de escolas públicas


Essa é a segunda edição do encontro, que tem o propósito de despertar sonhos e gerar oportunidades para os jovens estudantes

Redação/Hourpress

A ONG Embaixadores da Educação, o Sebrae e o Mineirão irão realizar, na próxima sexta, 25 de outubro, a 2ª edição do “Crie o Impossível”, o maior evento de empreendedorismo a céu aberto para jovens da rede pública. Na primeira edição, em 2018, o evento recebeu mais de 4 mil jovens, e, nesta edição, a expectativa é que 10 mil jovens lotem as arquibancadas do estádio. O evento foi criado com o intuito de proporcionar uma experiência de alto impacto inspiracional, despertando sonhos e abrindo novas perspectivas para os jovens estudantes. Os alunos e escolas interessados em participar devem se inscrever pelo site www.crieoimpossivel.com.br . As inscrições são gratuitas.
“A nossa expectativa é que seja um dia super inspirador e marcante na vida dos jovens, e que novas oportunidades se abram para eles após o evento”, destaca a co-fundadora da ONG Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu. “Todos nós, do Embaixadores, viemos de escolas públicas e sabemos que os jovens dessa realidade precisam ser vistos e encorajados. Por isso é tão importante proporcionar a eles esse momento: muitos jovens com potencial empreendedor serão impactados e poderão mudar sua realidade a partir disso”, completa.
A programação do evento irá contar com um time de palestrantes que irão mostrar, por meio de relatos inspiradores, que é possível vencer barreiras e mudar os destinos da própria história. Entre eles, Renê Silva, empreendedor do Complexo do Alemão; Leo Farah, capitão do Corpo de Bombeiros; Kdu dos Anjos, fundador do centro cultural “Lá da Favelinha”; Dandara Elias, fundadora do “Todo Black é Power”; Wagner Espeschit, médico cirurgião e empreendedor; e Guilherme Menezes, co-fundador do Embaixadores da Educação.
Os jovens que participarem do evento irão concorrer ainda a bolsas de estudos para a Faculdade Arnaldo, viagens para o Vale do Silício e para conhecer a academia de pilotos LATAM.
“O ‘Crie o Impossível’ é um presente que o nosso estado está recebendo. Um evento que foi sonhado e idealizado por jovens de escolas públicas, que veio para transformar a nossa educação”, destaca a gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.
A gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, ressalta que “É um evento transformador, que abraçamos e recebemos com muito carinho, pois vai de encontro com os valores do Mineirão e gera um impacto positivo imensurável na sociedade.”
O Crie o Impossível é realizado pela ONG Embaixadores da Educação e pelo Sebrae, com o apoio de empresas parceiras e voluntários. Pessoas interessadas em se tornar voluntárias ou fazer doações para o evento, podem se inscrever pelo site www.crieoimpossivel.com.br .
Embaixadores da Educação
A ONG Embaixadores da Educação é uma organização social fundada por ex- alunos de escolas públicas, que nasceu com o propósito de causar transformação social por meio do empoderamento juvenil. A ONG surgiu quando os jovens eram alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), projeto social da Escola do Sebrae, no Plug Minas. Há 6 anos, a ONG desenvolve o projeto Embaixadores na Escola, empoderando alunos de escolas públicas a se tornarem agentes de transformação.
Crie o Impossível
25 de outubro (sexta-feira), das 8h às 12h
Estádio Mineirão - Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José, Belo Horizonte/MG.
Inscrições e informações: www.crieoimpossível.com.br
Sobre o Mineirão
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do País. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, o estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto -- Mineirão. Com 53 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação, que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

Variedades: Banda O Grilo se apresenta em São Paulo


Durante o show acontecerá o lançamento do videoclipe da música "Competição do Ego"

Redação/Hourpress
O Grilo lançou no fim de setembro, seu novo single, “Competição de Ego”. Agora a canção ganhará um videoclipe dirigido por Luigi Parisi da produtora Hungry Man, que será lançado durante o show da banda em São Paulo.
Com apoio da Converse “Competição de Ego” traz à tona uma discussão sobre a necessidade do ser humano de sentir-se no centro do universo o tempo todo. O clipe aborda o tema de forma cômica e absurdista a partir da tecnologia e da falsa sensação de poder que o ego traz para o ser humano.
  
A canção já está disponível em todas as plataformas digitais:  https://ps.onerpm.com/7690073882  
 O Grilo se formou em 2016 e de lá pra cá, a banda vem crescendo e trazendo ao mercado novas referências e muita personalidade. Suas canções autorais, mesclam elementos da MPB, passeiam pelos subgêneros do Rock e chegam no Pop. Toda essa junção, leva ao público uma banda extremamente autêntica e criativa 
Formada por Pedro Martins (voz), Felipe Martins (guitarra), Lucas Teixeira (bateria) e Gabriel Cavallari (baixo), a banda lançou em 2017 seu primeiro EP “Herói do Futuro”. A produção foi assinada por Jean Dolabella (Ego Kill Talent/Sepultura) e Hugo Silva, que conseguiram extrair profundas referências musicais de cada integrante, gerando um trabalho coeso, bem-humorado, que conquistou muitos fãs. 
Em 2019 o Grilo lançou o videoclipe da música “Serenata Existencialista” que foi dirigido por Luigi Parisi, conta com mais de 350 mil views no youtube. Outra grande conquista desse ano, foi a vitória no concurso “Temos Vagas” da Rádio 89fm, que levou a banda a abrir o Lollapalooza Brasil 2019 no Palco Ônix.  
Serviço Show:
Local: Centro Cultural Rio Verde
Data: 25/10

Endereço: R. Belmiro Braga, 119 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05432-020
Ingressos - R$ 25,00 antecipado / R$ 30,00 porta
Abertura da casa - 18h
Show Applegate - 19h
Show O Grilo - 21h
Encerramento - 22h30
Classificação Livre

Variedades: Programação CINESESC De 24 a 30 de Outubro



Redação/Hourpress

Ingressos
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 20,00 (inteira); R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 10,00 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
Sextas, sábados, domingos e feriadosR$ 24,00; R$ 12,00; R$ 7,00;

CINEMA
43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

24/10/19 – quinta-feira
Sessão 576 - 14:00
LA LLORONA (), de Jayro Bustamante (93'). GUATEMALA, FRANÇA. Falado em espanhol, maia-caqchickel, maia-ixil. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 577 - 16:00
O JOVEM AHMED (YOUNG AHMED), de Jean-Pierre, Luc Dardenne (84'). BÉLGICA, FRANÇA. Falado em francês, árabe. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 578 - 17:45
O DIABO ENTRE AS PERNAS (DEVIL BETWEEN THE LEGS), de Arturo Ripstein (157'). MÉXICO, ESPANHA. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 579 - 20:40
O PÁSSARO PINTADO (THE PAINTED BIRD), de Václav Marhoul (169'). REPÚBLICA TCHECA, UCRÂNIA, ESLOVÁQUIA. Falado em tcheco, alemão, russo, eslavo, esperanto. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.


25/10/19 – sexta-feira

Sessão 659 - 14:00
O RITUAL (SPELL), de Brendan Walter (87'). ISLÂNDIA, EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 660 - 15:45
VIVER PARA CANTAR (TO LIVE TO SING), de Johnny Ma (104'). CHINA, FRANÇA. Falado em mandarim. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 661 - 17:45
HERÓIS NUNCA MORREM (HEROES DON'T DIE), de Aude Léa Rapin (85'). FRANÇA, BÉLGICA, BÓSNIA. Falado em francês, sérvio-croata, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 662 - 19:30
BOBO DA CORTE (JESTER), de Luiz Rosemberg Filho (70'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: Livre. Haverá debate após a sessão.

Sessão 663 - 22:00
SYNONYMES (SYNONYMS), de Nadav Lapid (123'). FRANÇA, ISRAEL, ALEMANHA. Falado em francês, hebraico. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.


26/10/19 - sábado

Sessão 744 - 14:00
O PAI (THE FATHER), de Kristina Grozeva, Petar Valchanov (87'). BULGÁRIA,GRÉCIA. Falado em búlgaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 745 - 15:45
PERTENCER (BELONGING), de Burak Cevik (72'). TURQUIA, CANADÁ, FRANÇA. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

Sessão 746 - 17:15
FAMILY ROMANCE, LTDA (FAMILY ROMANCE, LLC), de Werner Herzog (89'). EUA. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 747 - 19:00
E EM CADA LENTILHA UM DEUS (A GOD IN EACH LENTIL), de Miguel Ángel Jiménez (94'). ESPANHA. Falado em catalão, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos. Haverá debate após a sessão.

Sessão 748 - 21:15
WASP NETWORK (WASP NETWORK), de Olivier Assayas (130'). FRANÇA, BRASIL, ESPANHA, BÉLGICA. Falado em espanhol, inglês, russo. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.


27/10/19 - domingo

Sessão 823 - 14:00
O HOMEM CORDIAL (THE FRIENDLY MAN), de Iberê Carvalho (83'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: 14 anos.

Sessão 824 - 15:45
CRÔNICA DE UM INDUSTRIAL (), de Luiz Rosemberg Filho (87'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 825 - 17:40
CLEAN (CLEAN), de Olivier Assayas (110'). FRANÇA, CANADÁ, REINO UNIDO. Falado em francês, inglês, cantonês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 826 - 20:00
AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA (AMAZON UNCOVERED), de Estêvão Ciavatta (72'). BRASIL. Falado em português. Legendas em inglês. Indicado para: Livre. Haverá debate após a sessão.


28/10/19 – segunda-feira

Sessão 899 - 14:00
DE QUEM É O SUTIÃ? (THE BRA), de Veit Helmer (90'). ALEMANHA. Mudo. Indicado para: 12 anos.

Sessão 900 - 15:50
DEUS É MULHER, SEU NOME É PETÚNIA (GOD EXISTS, HER NAME IS PETRUNYA), de Teona Strugar Mitevska (100'). MACEDÔNIA, BÉLGICA, ESLOVÊNIA, CROÁCIA, FRANÇA. Falado em macedônio. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 901 - 17:50
O PROJECIONISTA (THE PROJECTIONIST), de Abel Ferrara (81'). EUA, GRÉCIA. Falado em inglês, grego. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 902 - 19:30
O INVASOR (THE TRESPASSER), de Beto Brant (97'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 903 - 21:30
PERSONA NON GRATA (PERSONA NON GRATA), de Roschdy Zem (92'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 16 anos. Haverá debate após a sessão.


29/10/19 – terça-feira

Sessão 965 - 14:00
O MELHOR DE DORIEN B. (THE BEST OF DORIEN B.), de Anke Blondé (106'). BÉLGICA, HOLANDA. Falado em holandês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.

Sessão 966 - 16:00
SATANTANGO (SATANTANGO), de Béla Tarr (450'). HUNGRIA, SUÍÇA, ALEMANHA. Falado em húngaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.



30/10/19 - Quarta

Sessão 1044 - 14:00
MONOS (MONOS), de Alejandro Landes (102'). COLÔMBIA, HOLANDA, ARGENTINA, ALEMANHA, SUÉCIA. Falado em espanhol, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

Sessão 1045 - 16:00
OS OLHOS DE CABUL (THE SWALLOWS OF KABUL), de Zabou Breitman, Ele´a Gobbe´-Me´vellec (82'). FRANÇA. Falado em francês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

Sessão 1046 - 17:50
TLAMESS (TLAMESS), de Ala Eddine Slim (120'). TUNÍSIA, FRANÇA. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.

Sessão 1047 - 20:15
DENTE DE LEITE (BABYTEETH), de Shannon Murphy (117'). AUSTRÁLIA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.



Realidade Virtual
Produções em realidade virtual voltam a integrar a programação do evento pelo terceiro ano consecutivo, na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Verifique a classificação.
De 24/10 a 30/10, segundas a domingos
Sessões às 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30 e 20h30
Grátis

Gymnasia (Gymnasia)
(Dir.: Chris Lavis e Maciek Szczerbowski, Canadá, 2019, 6 min, 12 anos)
Gymnasia é um lugar onde as coisas efêmeras e fantasmagóricas perdidas na infância esperam por você. Lembre-se das imagens e dos sons específicos do mundo infantil através dos ecos de jogos de bola, das lições escolares e dos recitais de coral. O filme reanima as memórias daqueles dias esquecidos. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

Ayahuasca – Viagem Cósmica (Ayahuasca – Kosmik Journey)
(Dir.: Jan Kounen, França, Luxemburgo, Bélgica, 2019, 18 min, Livre)
Tome uma dose virtual de Ayahuasca e experimente o poder mágico e curador do chá. Uma experiência visionária por meio dos reinos das plantas medicinais, liderada pelos indígenas Shipibo, tradicionais curandeiros da floresta amazônica. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

Songbird (Songbird)
(Dir.: Lucy Greenwell, Reino Unido, Dinamarca, 2018, 10 min, Livre)
Um conto de fadas sombrio, que nos leva à ilha de Kauai em 1984 e a uma réplica de uma floresta exuberante cheia de pássaros coloridos. Aqui, você está convidado a procurar o último "ōʻō", um pássaro preto icônico com penas amarelas nas pernas, que canta uma bela canção, e cuja existência foi ameaçada até a extinção.

-22.7: Experiência no Extremo Norte (22.7: The Far North Experience)
(Dir.: Jan Kounen, Molécule e Amaury La Burthe, França, Canadá, Bélgica, 2019, 10 min, Livre)
O produtor musical Molécule se hospedou em um vilarejo na Groenlândia, onde gravou sons do Ártico para compor uma música. Acompanhamos Molécule em sua aventura no extremo norte, em uma imersão musical e sensorial. Selecionado pelo Festival South by Southwest 2019.

Chuang – Através das Imagens (Chuang – In The Pictures)
(Dir.: Qing Shao, China, 2017, 7 min, Livre)
Viaje pelas muitas realidades abstratas e pelas janelas da mente. Você pode acabar em uma magnífica biblioteca ou em um quarto isolado de uma menina com deficiência. Um filme sobre autodescoberta e exploração interior. Selecionado pelo Festival de Veneza 2019.

Intimidades, Por Felix Vallotton (Unframed: Intimacies, Felix Vallotton)
(Dir.: Martin Charrière, Suiça, 2018, 7 min, Livre)
Em 1898, o artista suíço Félix Vallotton produziu uma série de xilogravuras intituladas Intimités, que representam dez momentos na vida amorosa da pianista Misia Sert. Este projeto de realidade virtual imagina o que a musicista responderia a Vallotton.

Últimos Suspiros: Um Oratório Imersivo (Last Whispers)
(Dir.: Lena Herzog, EUA, 2018, 8 min, Livre)
Em uma velocidade sem precedentes, mais rápida que a extinção de espécies ameaçadas, estamos perdendo nossa diversidade linguística —e os meios pelos quais nos conhecemos. Este oratório imersivo é uma invocação das línguas que foram extintas e um encantamento para as que estão em perigo. Selecionado pelo Festival Sundance 2019 e Festival South by Southwest 2019.

Crianças Não Brincam de Guerra (Children Don’t Play War)
(Dir.: Fabiano Mixo, Uganda, Brasil, Estados Unidos, 2019, 8 min, Livre)
Aloyo, uma menina de 12 anos, se junta a um grupo de crianças reunidas ao redor do fogo para contar a história delas na guerra de Uganda. Combinando as antigas tradições das narrativas orais às novas técnicas da realidade virtual, o filme narra as memórias, os sonhos e o cotidiano dessas crianças. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

A Ponte (The Bridge)
(Dir.: Nikita Shalenny, Ucrânia, 2019, 10 min, Livre)
O espectador vai além do horizonte, em uma jornada compactada de 40.000 quilômetros ao redor do mundo. Um jogo de azar na calada da noite em que o resultado é uma linha traçada de uma ponte até mais além no mundo. Selecionado pelo Festival de Genebra 2019.

Ex Anima (Ex Anima)
(Dir.: Pierre Zandrowicz e Bartabas, França, 2019, 13 min, Livre)
Em um espaço vazio, surgem cavalos. Eles emergem da escuridão, ora devagar, ora galopando. À medida que os bichos dançam, o espectador aos poucos se transforma também em um cavalo. Selecionado pelo Festival de Veneza 2019.

Claude Monet – The Water Lily Obsession (Monet – The Water Lily Obsession)
(Dir.: Nicolas Thépot, França, 2019, 7 min, Livre)
Por meio de um diálogo entre Claude Monet e seu velho amigo, o estadista George Clemenceau, essa experiência contemplativa de realidade virtual convida o espectador a uma jornada sensorial, começando pelo jardim do pintor.

Armonia (Armonia)
(Dir.: Bracey Smith, EUA, 2019, 8 min, Livre)
Um pássaro fantástico passa por um difícil período de transição. O animal colorido começa a desmoronar. À medida que ele se desmonta, sopra uma vida nova aos seus pedaços quebrados. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.

11.11.18 (11.11.18)
(Dir.: Django Schrevens e Sébastien Tixador, Bélgica, França, 2018, 12 min, 14 anos)
Em 11 de novembro de 1918, no coração de uma trincheira, o sargento Broulard ficou gravemente ferido. Diante de seus olhos, a história pode mudar. Selecionado pelo Festival de Tribeca 2019.
Segundo Passo (2nd Step)
(Dir.: Jörg Courtial, Alemanha, 2018, 10 min, Livre)
Uma jornada pelo espaço, da Lua até Marte e além, e o espectador tem a sensação de ser levado a mundos alienígenas e desconhecidos.

Um Outro Sonho (Another Dream)
(Dir.: Tamara Shogaolu, Países Baixos, Estados Unidos, Egito, 2019, 20 min, 12 anos)
Um documentário que mistura animação e realidade virtual, e dá vida à emocionante e verdadeira história de amor de um casal de lésbicas egípcias que escapa do Cairo em busca de asilo e aceitação na Holanda.

A Linha (A Linha)
(Dir.: Ricardo Laganaro, Brasil, 2019, 12 min, Livre)
Na São Paulo dos anos 1940, dois bonecos em miniatura chamados Pedro e Rosa são perfeitos um para o outro, mas relutam em romper as fronteiras para viver sua história de amor. Vencedor do Prêmio VR Experience no Festival de Veneza.


CRIANÇAS

CineClubinho

Espaço de Brincar
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, os objetos e as ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.Hall do Cinema
Grátis

Brincando com as Mãos
Com Ateliê Teatro.
A vivência traz um resgate de brincadeiras em que as mãos são as protagonistas. Vai ter come-come, cama de gato, aviãozinho e muito mais.
Todas as idades
20/10, domingo, às 10h.
Grátis

Um Gato em Paris
Dir.: Alaing Gagnol. França. 2010. 70 minutos. Livre. DCP.
Dino é um gato que compartilha sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma chefe de polícia. Durante a noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de jóias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.
Todas as idades
27/10, domingo, às 11h.
Grátis


Alimentação
Café
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 13h15

Bar
Consiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 16h

Artes Visuais

Cinemagético
Rochelle Costi
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas!
Todas as idades
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 13h15Grátis - Sem retirada de ingressos.

Grafite Criola
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola.
Todas as idades
De 24 a 30/10, segundas a domingos




Variedades: Vanessa da Mata apresenta turnê "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina" em São Paulo


Novo show será apresentado em duas datas, 01 e 02 de novembro, na Casa Natura Musical

Redação/Hourpress
Abençoada inicialmente por Chico César e Maria Bethânia, Vanessa da Mata continua fazendo a ponte perfeita entre regionalismo, vida urbana e mais do que nunca o amor. "Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina", sétimo álbum de estúdio, prossegue seus achados poéticos e melodias intuitivas. Nos dias 01 e 02 de novembro, Vanessa apresenta o seu novo show na Casa Natura Musical, às 22h.
"Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina" é o disco mais autoral como um todo. Vanessa se aventurou pela primeira vez como produtora musical, propondo arranjos diretamente aos músicos, criando a dinâmica sonora do álbum como captação de voz, mixagem, acentuando ou reduzindo as intenções dos instrumentos em função de cada canção.
A artista também assina a direção artística e a cenografia do espetáculo, que conta com a direção musical de Maurício Pacheco e figurino do atelier Apartamento 03. No palco com Vanessa estarão Mauricio Pacheco (guitarra e violão), Ruvicio Santos (bateria), Rodrigo Braga (teclado e baixo) e Hanna Lima e Gil Miranda (vocais).
O repertório do show é composto pelo primeiro single lançado, a ensolarada "Só Você e Eu”, além de "Nossa Geração", "Vá Com Deus", "Dance Um Reggae Comigo”, "Tenha Dó de Mim" (part. Baco Exú do Blues), a emocionante "Hoje Eu Sei", "Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina", a faixa título, e muitas outras.
“A história de todos nós, todos lutando pela sobrevivência de seus próprios sentimentos no dia a dia. Meu disco trata disso, com músicas leves e curtas letras. O pop romântico, a brasilidade, a canção, o reggae californiano, os ritmos dançantes. Fiz questão de juntá-los sem distinção. Intelectuais e populares", define Vanessa.
Os grandes hits de Vanessa, que fizeram dessa cantora e compositora uma das maiores estrelas do mercado fonográfico brasileiro, também não poderiam ficar de fora da nova turnê. Entre elas: “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Caixinha de Música”, “Gente Feliz”, “Boa Sorte/Good Luck”, “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem” e muitas outras.
SERVIÇO:Vanessa da Mata | “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”
Datas: 01 e 02 de novembro de 2019 (Sexta e Sábado)  
Horário: 22h | Abertura da casa: 20:30
Local: Casa Natura Musical
Endereço: Rua Artur de Azevedo 2134 – Pinheiros – São Paulo/SP
Ingressos: A partir de R$ 70,00
Classificação: 16 anos
Mais informações: www.casanaturamusical.com.br