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quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Variedades: Compositor da trilha sonora original do filme Bacurau lança dois novos álbuns


Recifense, que já lançou 7 álbuns e compôs para 6 longas e 7 curtas, lança coletânea baseada em suas principais trilhas e álbum com a música do longa Bacurau

Redação/Hourpress
O compositor, arranjador e baixista recifense Mateus Alves, que em parceria com o irmão Tomaz Alves Souza compôs e está lançando a trilha sonora original do filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019, lança também mais um álbum autoral. Trata-se do projeto digital “Musica pra Cinema” e, como o próprio nome indica, o disco compila as trilhas sonoras do compositor para filmes como “Rodolfo Mesquita e as Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade” (2013, dir. Pedro Severien), “Amores de Chumbo” (2017, dir. Tuca Siqueira), “Brasil S/A” (2014, dir. Marcelo Pedroso) e “Aquarius” (2017, dir. Kleber Mendonça Filho). Com os dois últimos, ele recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2014 e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017, respectivamente.
 No repertório do álbum há peças como “O Lançamento do Operário Espacial” e “A Dança do Cortador de Cana” do filme “Brasil S/A”, de linguagem orquestral, “Amores de Chumbo”, música de câmara, e também faixas como "Wandenkolk", de estética jazzística, e até mesmo um hip-hop intitulado “Rapidemia”. Outra peça presente no álbum é "As Duas Estações Nordestinas, I – Chuva" composta para a saudosa Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, que infelizmente teve suas atividades interrompidas em 2014.
 “Essa composição foi utilizada no longa ‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho, de forma bem interessante, parecia até que tinha sido composta pro filme! Pra mim foi uma alegria poder ouvir uma peça que compus para outro propósito, como uma homenagem à orquestra e também ao compositor pernambucano Clóvis Pereira, dentro de um filme tão importante da nossa história cinematográfica”, relata. “Escolhi as músicas que considero mais representativas do meu repertório de trilhas de 2013 até hoje, as que funcionam sem estarem nos filmes – muito do que produzimos pra cinema são pequenos trechos ou texturas que só funcionam com as imagens.”, finaliza.
 As novidades não param por aí. Além do álbum “Música pra Cinema”, a trilha sonora do longa “Bacurau” também está disponível nas plataformas digitais e está com lançamento previsto em vinil, tanto no Brasil como no exterior. Além disso, o curta-metragem de animação “Bolha”, que foi produzido, dirigido e musicado por Mateus, está sendo exibido em vários festivais Brasil afora, angariando diversos prêmios – a trilha do curta também se encontra disponível nas plataformas digitais.
 “Estou bem feliz com a fase atual da minha carreira”, explica. “Agora pretendo aprofundar meu trabalho de compositor, arranjador e produtor musical, bem como ampliar o leque de diretores e diretoras de cinema com os quais trabalho – e quem sabe voltar a tocar baixo ao vivo!”, finaliza.

Faixas do álbum “Música pra Cinema”:

  1. Rodolfo Mesquita (Rodolfo Mesquita) - 1:22
  2. Marcha das Máquinas (Brasil S/A) - 03:35
  3. O Lançamento do Operário Espacial (Brasil S/A) - 2:15
  4. A Coroação da Rainha Negra (Brasil S/A) - 4:15
  5. Wandenkolk (Wandenkolk) - 3:35
  6. Amores de Chumbo (Amores de Chumbo) - 3:07
  7. Tinoco (Wandenkolk) - 0:54
  8. A Dança do Cortador de Cana (Brasil S/A) - 2:40
  9. As Duas Estações Nordestinas I - Chuva (Aquarius) - 4:55
  10. Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade (Rodolfo Mesquita) - 5:27
  11. Casa de Detenção I (Amores de Chumbo) - 2:04
  12. Baião das Máquinas (Brasil S/A) - 1:51
  13. Quinteto de Madeiras 1 I - Lento (Aquarius) - 2:55
  14. Rapidemia (Brasil S/A) - 3:38

Faixas do álbum “Bacurau – Music from the Motion Picture” (trilha original)*:

  1. Bacurau - 1:38
  2. Nighthawk - 4:30
  3. Carmelita** - 1:17
  4. Infância Perdida - 1:28
  5. Aparição** - 0:19
  6. Limpeza Pesada - 1:21
  7. Ambulância Improvisada - 1:17
  8. Contagem Regressiva - 0:49
  9. Hawknight I - 2:51
  10. Michael - 1:43
  11. Se For, Vá na Paz – 1:50

* Todas as composições originais de Bacurau são em parceria com Tomaz Alves Souza
** Composições em parceria com Tomaz Alves Souza e Rodrigo Caçapa

Economia: No futuro, vai ser possível ganhar dinheiro fazendo faxina



Profissional do Futuro: Personal Organizer Digital



Redação/Hourpress
Em uma época de complexidade e transformações, precisamos de alguns oásis de clareza pra ter um pouco de paz e nitidez na nossa vida. Talvez por isso profissionais como a Marie Kondo (especialista em organização) façam tanto sucesso. Já dizia Rita Lee: "arruma o quarto que a cabeça melhora".
Se o mundo físico se digitaliza, a bagunça vai contaminando nossos computadores e celulares com montanhas de lixo eletrônico. Quem já conheceu um acumulador digital?
Toda essa reflexão me trouxe um insight para o surgimento de uma nova profissão ou oportunidade de negócio: O Digital Personal Organizer. Assim como seu equivalente do mundo físico, esse profissional vai entender individualmente cada cliente e suas necessidades, fazer uma faxina digital e criar metodologias para que depois da sua visita o cliente consiga manter as coisas no lugar.
Qualificações necessárias: na minha opinião esses profissionais terão de ser certificados em segurança de dados (para serem considerados confiáveis), arquitetura da informação e de preferência psicologia para entender como funciona a personalidade de cada cliente. O que acha? Você contrataria ou trabalharia com isso?

Economia: Automação e Inteligência artificial no mercado B2B de crédito


Nathan Yoles, VP de Growth da WEEL, fala sobre os desafios do crédito B2B e da disrupção que as fintechs estão promovendo


Redação/Hourpress

Aliar tecnologia ao plano de negócios é uma estratégia de extrema importância para garantir o crescimento das startups. Sobre este desafio no mercado de crédito B2B, veja a entrevista de Nathan Yoles, VP de Growth da WEEL - a primeira fintech de antecipação de recebíveis online do Brasil.
 Como você está vendo o nível de uso da inteligência artificial no Brasil?
Nathan: Comparado com a América Latina, o Brasil está em um patamar elevado em inteligência artificial, mas quando olhamos para o play global, principalmente de startups, o Brasil ainda tem muito a desenvolver. Ainda importamos tecnologia de fora para conseguir colocar no mercado proposta de valor baseada em inteligência artificial. Tanto os reguladores quanto as fintechs estão em movimento crescente no uso dessa tecnologia. O País precisa continuar nessa crescente. O desejo da disrupção tem que continuar existindo para que essas tecnologias tomem formas cada vez mais inovadoras para agregar valor ao mercado.
 Qual o maior desafio que o mercado de análise de dados para dar crédito enfrenta no Brasil e no mundo?
Nathan: O grande desafio é garantir um crescimento sustentável, e que seja alimentado pela inteligência de dados. Isso permite às empresas ofertar um crédito cada vez mais eficiente em novos territórios. Quando digo novos territórios, digo geral, tanto Brasil quanto no exterior. 
 Qual a região do Brasil a WEEL tem uma maior atuação? 
Nathan: Naturalmente, pela concentração de business que o Brasil tem no Sudeste, a WEEL também tem uma atuação mais numerosa nesta região. Porém, temos clientes em 21 Estados do País. 
 Você acredita que o Brasil está preparado e sente a necessidade da antecipação de recebíveis?
Nathan: Quando falamos de distribuição de produtos, não apenas identificamos que os canais de aquisição acabam sendo diferentes para cada um dos Estados, como o apetite para inovação também acaba sendo diferente. Apesar da região Sudeste ser a que sedia empresas e a maior oferta de crédito, os outros Estados têm um acesso menor ao crédito. Por exemplo: entendemos que o agronegócio na região Centro-Oeste tem uma demanda enorme por um capital mais eficiente.
 Mas você percebe que os empresários estão preparados para lidar com esse movimento? Há uma estratégia da WEEL?
Nathan: Quando você fala desse assunto financeiro, uma questão tão delicada para o empresário brasileiro, percebemos que a oferta está se desenvolvendo e oferecendo para o mercado um serviço mais rápido, digital e menos burocrático. Mas, também percebemos a desconfiança e resistência de empresários para começar a consumir produtos financeiros que não são provenientes de players tradicionais. O nosso objetivo é criar uma experiência do usuário na nossa plataforma para mostrar que é possível garantir o acesso ao capital descomplicado.
 Quem pode ser cliente da WEEL?
Nathan: A WEEL atende empresas com faturamento anual de R$ 1 milhão até aquelas que faturam R$ 500 milhões ao ano. Temos uma força maior em empresas que faturam nota mercantil – indústrias dos segmentos de Metalurgia, Plásticos, Agronegócios, Química - mas também atendemos empresas que emitem nota de serviço.
 Há outros países na América Latina que faz o uso da Automação e Inteligência Artificial?
Nathan: Na América Latina, três países possuem estrutura bem desenvolvida de nota fiscal eletrônica: Brasil, Chile e México. No Brasil e no México, já é possível perceber movimentação neste mercado de recebíveis eletrônicos, nos quais fintechs estão se desenvolvendo e usando essa tecnologia para garantir um crédito mais eficiente para pequenas e médias empresas.
Para finalizar, quais os diferenciais que a automação e a inteligência artificial fizeram na WEEL?
Nathan: A WEEL oferece uma operação 100% digital. A análise inicial de crédito e processo de pré-aprovação acontecem em até 1 dia útil e a liberação do recurso é realizada em até 15 minutos. Nós não temos produtos agregados. Na plataforma, qualquer empresa consegue incluir uma ou mais notas fiscais e simular o valor de antecipação, sem compromisso e conseguindo visualizar todos os custos. 

Sobre a WEEL
A WEEL é a primeira plataforma 100% online de antecipação de recebíveis do Brasil.  Por meio de inteligência artificial, a WEEL financia pequenas e médias empresas e democratiza o acesso ao capital de giro. A fintech nasceu em 2014 em Israel, opera no Brasil e mantém escritórios nos dois países. A missão da WEEL é oferecer recursos de maneira simples e por um custo justo a cada empreendedor brasileiro. Visite www.weel.com.br e saiba mais.

Economia: Onodera Estética inicia internacionalização com abertura de unidade em Portugal


Localizada em Braga, franquia será inaugurada em 2020

 Redação/Hourpress
A ONODERA Estética, maior rede de clínicas estéticas do Brasil, anuncia o início do plano de internacionalização da marca. A rede, presente em 10 Estados brasileiros, abrirá em 2020 sua primeira unidade fora do país, em Braga, Portugal.
 De acordo com Lucy Onodera, sócia-diretora da rede, depois de 38 anos operando em quase todo o país, chegou a hora de ingressar em mercados no exterior. “A ONODERA sempre foi procurada por empresas para iniciar esse processo de internacionalização, mas não tínhamos a confiança necessária para seguir em frente, afinal, o segmento de estética demanda conhecimento e, sobretudo, cuidado. Quando recebemos a proposta de um dos melhores franqueados da rede, entendemos que era o momento de expandir a marca”, destaca a executiva.
 À frente do negócio estão Cristiano Diniz e Paula Reali, antigos proprietários e agora sócios das três unidades da ONODERA em Porto Alegre. “A ideia de mudar para Portugal começou há um ano e meio. Apresentei a proposta para a rede e, como havia um desejo da marca em iniciar a internacionalização, resolvemos dar o primeiro passo”, revela Cristiano. Para o empreendedor, poder chegar a esse novo mercado por meio da ONODERA mostra que os brasileiros estão avançando com as tendências do setor de beleza. “Esse mercado é um dos mais promissores e aquecidos do mundo, sendo que, neste segmento, o Brasil figura entre os três países com o maior mercado de estética no mundo”, complementa.  
 Para ingressar no mercado português, Cristiano contratou uma consultoria local que ajudou na escolha do local. “A cidade de Braga está em constante crescimento e o fato de abrigar muitos jovens potencializa nossa expectativa, pois esse público está sempre ávido por novidades. Nesse primeiro momento o foco é total para essa unidade, mas após esse período de adaptação pretendemos seguir com o sistema de franquias”. 
Menor que as unidades convencionas da ONODERA, a operação terá uma mescla de funcionários brasileiros e portugueses. “Queremos continuar oferecendo procedimentos que fazem a diferença na vida das pessoas e proporcionar uma experiência aos nossos clientes, mostrando que a cuidar de si mesmo é sinônimo de prazer e bem-estar. Para isso, a essência brasileira da marca foi preservada em cada detalhe”, finaliza.
Sobre a Onodera Estética
Com mais de 38 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades localizadas espalhadas pelo país.

Economia: Pequenas e médias editoras apostam no Clube de Autores para lançarem suas obras


Com o crescimento no faturamento do setor, a plataforma planeja fechar o ano com um crescimento de 50%

Redação/Hourpress
Algumas das maiores empresas do mundo adotaram um modelo diferenciado para garantir produtividade e lucro ao entender que, em muitos casos, terceirizar o seu principal produto pode garantir uma maior rentabilidade para a operação como um todo. Esse é o exemplo das gigantes como Apple e Nike, que, embora sejam companhias multimilionárias, não possuem uma única fábrica. Hoje, a maior plataforma de autopublicação da América Latina, o Clube de Autores, está para o mercado livreiro o que a Nike e a Apple estão para o mercado têxtil e tecnológico. “Atualmente, algumas pequenas e médias editoras usam a nossa plataforma para produzirem, imprimirem e venderem seus livros”, conta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.
De fácil operação, o Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Ou seja, uma pessoa pode fazer o upload do seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso - com direito a distribuição para algumas das maiores e mais tradicionais livrarias brasileiras. E, em busca de toda essa facilidade e aumento na rentabilidade, que muitas das pequenas e médias editoras decidiram usar a plataforma para dar voz aos seus autores. Ao todo, a plataforma já contabiliza 19 editoras cadastradas e que fazem a impressão periódica de seus livros sob demanda.
Com este modelo de negócios, o Clube de Autores garante uma rentabilidade 30% maior em comparação com o formato adotado no mercado tradicional. E os motivos são dos mais variados. Ricardo explica, por exemplo, que um dos empecilhos no mercado são, justamente, os grandes estoques das livrarias. “As editoras sempre enviavam seus livros para receberem somente após a venda destes títulos. Esse estoque parado não é bom para ninguém, é um desperdício de espaço e de dinheiro. É muito mais inteligente e econômico imprimir sob demanda. Não gosto de dizer que o mercado editorial em si está em crise, até porque os brasileiros continuam consumindo e lendo até mais do que antes”, conta. 
E a impressão de Ricardo é comprovada por números. Recente pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) revelou um crescimento de 19,2% no faturamento de vendas do setor. “Estamos vivendo um momento de estabilidade do ponto de vista do faturamento das empresas literárias e há chances de crescermos ainda mais. Temos uma necessidade muito grande de inovar e o modelo tecnológico e disruptivo do Clube de Autores encontra um cenário cada vez mais fértil. Devemos fechar o ano de 2019 com um crescimento de 50%”, finaliza.

Economia: UZZO lança cartão virtual em sua conta multimoedas


O cartão pode ser usado para a realização de compras via QR Code™ Pay disponível nas maquininhas (POS) da Cielo

Redação/Hourpress
A UZZO, fintech que oferece soluções de pagamentos com a utilização de criptomoedas, lançou na última sexta-feira, 4, seu cartão virtual em sua conta multimoedas. Com o cartão virtual é possível realizar compras na internet, em aplicativos, por telefone ou até mesmo fazer pagamentos recorrentes de assinaturas sem que seja necessário informar os dados do cartão principal, além disso, pode ser usado para a realização de compras via QR Code™ Pay disponível nas maquininhas (POS) da Cielo, sem que seja necessário o uso do cartão principal. E, por estar atrelado à conta multimoedas da UZZO, o pagamento pode ser realizado em reais ou ainda em bitcoins.

Ao contrário de outros cartões virtuais, o da UZZO não é descartável, do tipo aceito em apenas uma transação e invalidado em seguida. “Nosso cartão é muito seguro e pode ser utilizado diversas vezes. Se o cliente preferir, pode cancelar e emitir um novo, mas não é necessário gerar um cartão para cada operação”, explica Thiago Lucena, CEO da UZZO.

Assim como o cartão físico, o virtual também tem a bandeira Elo, que é aceito em mais de 190 países. Essa parceria entre UZZO e a Elo tem como objetivo dar aos clientes segurança ao oferecer uma das bandeiras mais reconhecidas do mercado. De acordo com dados do Coinmap, hoje, apenas 15 mil estabelecimentos no mundo aceitam bitcoin como forma de pagamento. “A partir da nossa parceria com a Elo, esse número já ultrapassa 40 milhões de estabelecimentos no mundo todo”, comenta.
E junto disso, a empresa também coloca à disposição de seus clientes a segunda versão de seu aplicativo. Com mais funções e um novo design focado na experiência do usuário, a nova versão do app está mais modular, intuitiva com acessos mais rápido às configurações dos cartões (virtual e físico).

O cartão virtual é mais um passo da UZZO rumo à diversificação dos meios de pagamento. “Estamos sempre atentos às necessidades e pedidos de nossos clientes. O pagamento com QR Code e, agora, o cartão virtual são serviços que tornam a vida dos nossos clientes mais prática e ágil”, pontua Thiago.

A conta digital multimoedas da UZZO é gratuita, permite o depósito de criptomoedas sem qualquer taxa, mensalidade ou anuidade e tem cashback de até 1%. Para outras informações, visite o site www.uzzo.io
Sobre a UZZO
Lançada em 2018, a UZZO é a única conta digital que oferece soluções de pagamentos com criptomoedas ou reais por meio de um aplicativo de pagamentos e de um cartão com a bandeira Elo, além do pagamento em lojas físicas com o QR Code™Pay nas maquininhas Cielo. Sem cobrança de tarifas, a UZZO permite saques e pagamentos em tempo real, conversão multimoedas vinte e quatro horas por dia, os sete dias da semana, e ainda oferece cashback de até 1%. Com mais de 10.000 usuários em menos de seis meses operacionais, a fintech se orgulha de descomplicar  e desburocratizar o dia-a-dia financeiro de seus clientes e encantá-los com liberdade de escolha e uma melhor experiência de UZZO.   

Túnel do Tempo: Eleito o primeiro Papa não-italiano


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 16 de outubro de 1978 o polonês Karol Wojtyla é eleito sucessor do papa João Paulo I, empossado em agosto e falecido em setembro do mesmo ano. Sua eleição foi marcada por dois fatos incomuns na história do papado: ele era um pastor e não um membro da hierarquia do Vaticano e principalmente, não era italiano.