Recifense, que já lançou 7 álbuns e compôs para 6 longas e 7 curtas, lança coletânea baseada em suas principais trilhas e álbum com a música do longa Bacurau
Redação/Hourpress
O compositor, arranjador e baixista recifense Mateus Alves, que em parceria com o irmão Tomaz Alves Souza compôs e está lançando a trilha sonora original do filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019, lança também mais um álbum autoral. Trata-se do projeto digital “Musica pra Cinema” e, como o próprio nome indica, o disco compila as trilhas sonoras do compositor para filmes como “Rodolfo Mesquita e as Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade” (2013, dir. Pedro Severien), “Amores de Chumbo” (2017, dir. Tuca Siqueira), “Brasil S/A” (2014, dir. Marcelo Pedroso) e “Aquarius” (2017, dir. Kleber Mendonça Filho). Com os dois últimos, ele recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2014 e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017, respectivamente.
No repertório do álbum há peças como “O Lançamento do Operário Espacial” e “A Dança do Cortador de Cana” do filme “Brasil S/A”, de linguagem orquestral, “Amores de Chumbo”, música de câmara, e também faixas como "Wandenkolk", de estética jazzística, e até mesmo um hip-hop intitulado “Rapidemia”. Outra peça presente no álbum é "As Duas Estações Nordestinas, I – Chuva" composta para a saudosa Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, que infelizmente teve suas atividades interrompidas em 2014.
“Essa composição foi utilizada no longa ‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho, de forma bem interessante, parecia até que tinha sido composta pro filme! Pra mim foi uma alegria poder ouvir uma peça que compus para outro propósito, como uma homenagem à orquestra e também ao compositor pernambucano Clóvis Pereira, dentro de um filme tão importante da nossa história cinematográfica”, relata. “Escolhi as músicas que considero mais representativas do meu repertório de trilhas de 2013 até hoje, as que funcionam sem estarem nos filmes – muito do que produzimos pra cinema são pequenos trechos ou texturas que só funcionam com as imagens.”, finaliza.
As novidades não param por aí. Além do álbum “Música pra Cinema”, a trilha sonora do longa “Bacurau” também está disponível nas plataformas digitais e está com lançamento previsto em vinil, tanto no Brasil como no exterior. Além disso, o curta-metragem de animação “Bolha”, que foi produzido, dirigido e musicado por Mateus, está sendo exibido em vários festivais Brasil afora, angariando diversos prêmios – a trilha do curta também se encontra disponível nas plataformas digitais.
“Estou bem feliz com a fase atual da minha carreira”, explica. “Agora pretendo aprofundar meu trabalho de compositor, arranjador e produtor musical, bem como ampliar o leque de diretores e diretoras de cinema com os quais trabalho – e quem sabe voltar a tocar baixo ao vivo!”, finaliza.
Faixas do álbum “Música pra Cinema”:
- Rodolfo Mesquita (Rodolfo Mesquita) - 1:22
- Marcha das Máquinas (Brasil S/A) - 03:35
- O Lançamento do Operário Espacial (Brasil S/A) - 2:15
- A Coroação da Rainha Negra (Brasil S/A) - 4:15
- Wandenkolk (Wandenkolk) - 3:35
- Amores de Chumbo (Amores de Chumbo) - 3:07
- Tinoco (Wandenkolk) - 0:54
- A Dança do Cortador de Cana (Brasil S/A) - 2:40
- As Duas Estações Nordestinas I - Chuva (Aquarius) - 4:55
- Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade (Rodolfo Mesquita) - 5:27
- Casa de Detenção I (Amores de Chumbo) - 2:04
- Baião das Máquinas (Brasil S/A) - 1:51
- Quinteto de Madeiras 1 I - Lento (Aquarius) - 2:55
- Rapidemia (Brasil S/A) - 3:38
Faixas do álbum “Bacurau – Music from the Motion Picture” (trilha original)*:
- Bacurau - 1:38
- Nighthawk - 4:30
- Carmelita** - 1:17
- Infância Perdida - 1:28
- Aparição** - 0:19
- Limpeza Pesada - 1:21
- Ambulância Improvisada - 1:17
- Contagem Regressiva - 0:49
- Hawknight I - 2:51
- Michael - 1:43
- Se For, Vá na Paz – 1:50
* Todas as composições originais de Bacurau são em parceria com Tomaz Alves Souza
** Composições em parceria com Tomaz Alves Souza e Rodrigo Caçapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário