Postagem em destaque
Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo
Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Radiografia de Sampa: Rua das Palmeiras
Luís
Alberto Alves
Palmeiras era o nome da antiga chácara que
pertenceu a Domingos Marques da Silva Ayrosa, situada na Zona em que se abrem
hoje numerosas ruas paralelas e perpendiculares à Avenida Angélica. A sua sede
ficava onde atualmente se encontra instalado o colégio São Vicente de Paulo. A
Rua das Palmeiras (foto) fica no bairro de Santa Cecília, Centro de SP.
Geral: Proposta limita em 20 minutos prazo para entrega de bagagens em aeroportos
Esperar bagagens até chegar às esteiras nos aeroportos é outro tormento do passageiro |
Luís Alberto Alves
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7.128/14,
apresentado pelo deputado Acelino Popó (PRB-BA), obrigando os aeroportos a entregar as bagagens
invioladas ao passageiro, no prazo máximo de 20 minutos após o início do
desembarque, sob pena de pagamento de multa.
O texto determina ainda que a multa, no valor
em metade da maior tarifa do trecho pago pelo passageiro, seja paga
imediatamente. O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei7.565/86).
“A legislação em vigor é insuficiente para
cobrir os prejuízos causados pelos atrasos na entrega das bagagens, bem como
não estabelece prazo para o pagamento da indenização que determina”, protestou
o deputado.
Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 6.716/09, do Senado, ampliando a possibilidade de participação do capital externo nas empresas de transporte aéreo. Ambos estão prontos para ser votados em Plenário.
A proposta foi apensada ao PL 6.716/09, do Senado, ampliando a possibilidade de participação do capital externo nas empresas de transporte aéreo. Ambos estão prontos para ser votados em Plenário.
Geral: Olympus lança primeira teleobjetiva da série M.ZUIKO PRO em um corpo leve e portátil
A qualidade profissional das teleobjetivas da Olympus está agora mais portátil |
Redação
A qualidade profissional das teleobjetivas está agora mais portátil do
que nunca com a introdução da lenteOlympus M.ZUIKO DIGITAL ED (80-300mm
no equivalente a 35mm). Esta lente Olympus é a primeira teleobjetiva da série
M.ZUIKO PRO, que apresenta características resistentes à sujeira, respingos
d'água e congelamento, durável o suficiente para suportar os rigores da
filmagem profissional, quando combinada com a Olympus OM-D E-M1®.
A M.ZUIKO DIGITAL ED 40-150 f2.8 lente PRO
mantém uma abertura constante de f2.8 para brilho e desempenho óptico superior,
a fim de atender às necessidades dos fotógrafos profissionais. Possui o
primeiro sistema de foco do mundo capaz de suportar duas lentes de alta
qualidade, usando VCM linear de motor duplo (Voice Coil Motor),
específico para um uso silencioso e rápido foco em situações de movimento como,
por exemplo, em eventos esportivos. Esta lente também é perfeita para ser
utilizada em eventos corporativos ou casamentos.
Com uma distância focal mínima de apenas 20
centímetros, da frente da lente até todas as distâncias focais, um botão
específico de funções, foco manual e deslizamento, e uma capa protetora para
lente, a nova M.ZUIKO DIGITAL ED 40-150 f2.8 lente PRO é versátil, portátil e
fácil de usar. Um mecanismo de zoom interno permite que a lente mantenha seu
tamanho portátil de pouco mais de seis polegadas.
Zoom mais
potente
Para quem precisa de um zoom mais potente, o
teleconverter MC-1.4x aumenta o alcance do zoom da Olympus M.ZUIKO DIGITAL ED
40-150 f2.8 lente PRO em até 420 mm e oferece as mesmas características da
série PRO - proteção contra a poeira, respingos e congelamento - tornando-a ideal
para fotografar em ambientes externos, mesmo com chuva.
Proteção Óptica
A Olympus também desenvolveu um filtro de
lente de qualidade profissional para a M.ZUIKO DIGITAL ED 40-150 f2.8 lente
PRO. O primeiro filtro de seu tipo na série, o PRF-ZD72 PRO incorpora o
revestimento ZERO (Extra-baixa reflexão óptica Zuiko), a fim de eliminar riscos
na lente e também reduzir os fantasmas e reflexos de luzes, mesmo em situações
muito brilhantes, nas mais claras imagens. Estes filtros também apresentam um
barril preto fosco revestido de alumite antirreflexo. Proteção idêntica estará
disponível para a M.ZUIKO DIGITAL ED 12-40mm f2.8 lente PRO, através do
PRF-ZD62 PRO.
Preço e
Disponibilidade EUA
Olympus
M.ZUIKO DIGITAL ED 40-150 f2.8 lente PRO estará disponível em novembro de 2014, com preço estimado em US$ 1.499,99. Já o MC-14 1.4x Tele estará disponível em
novembro de 2014, a partir de US$ 349,99.
Geral: Alunos da rede estadual de SP ganham email e acesso a novas tecnologias
Para acessar basta contatar a Sec. Digital Escolar |
Redação
Os
4 milhões de alunos da rede estadual de ensino já podem utilizar os serviços e
conteúdos personalizados do Google e da Microsoft oferecidos à Secretaria da
Educação de São Paulo. A parceria inédita firmada com as duas gigantes da
tecnologia tem o objetivo de facilitar a prática escolar de crianças e jovens
do Ensino Fundamental e Médio, além de professores e funcionários. Para isso,
basta acessar a Secretaria Digital Escolar (sed.educacao.sp.gov.br)
e um e-mail corporativo será criado automaticamente.
Entre
as ferramentas e aplicativos disponíveis, está uma caixa de mensagem com
capacidade para até 25 GB. O sistema cloud (ou nuvem),
tendência entre as grandes empresas para o armazenamento de arquivos de texto,
áudio e vídeo, também faz parte da cooperação. Outra vantagem é entrega de
cinco licenças do pacote Office 365 (com programas como Word, Windows e Power
Point) para cada um dos estudantes paulistas.
Para
os educadores, um dos destaques é o canal de transmissão (hangout) que mediará
a interação em tempo real com os alunos, além da criação de grupos por
disciplina ou área de interesse. Será possível ainda a criação de redes sociais
e canais para escolas, diretorias e setores administrativos facilitando a
comunicação virtual.
“Além de
propiciar novos conteúdos digitais de importância fundamental para o mercado de
trabalho a custo zero para os estudantes, também amplia o alcance dos recursos
para além das escolas”, afirmou o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Artigo: Mais de 1.300 escolas públicas e privadas já ensinam educação financeira no Brasil
Educação financeira é importante para entender a gangorra dos preços nos supermercados |
*Reinaldo Domingos
A educação financeira já é realidade em
diversas escolas brasileiras. Isso, pelo menos, é o que apontam dados da DSOP
Educação Financeira. Apenas em 2014, mais de 1300 escolas públicas e
particulares, em 20 estados brasileiros, adotaram o Programa de Educação
Financeira da DSOP, que possui materiais didáticos e uma metodologia própria
para abordar o tema, às crianças, jovens e adultos. Isso sem contar muitas
outras que utilizam os materiais paradidáticos.
Um diferencial na abordagem do tema nestas
escolas é que o Programa vai muito além da simples matemática financeira,
levando aos alunos noções de consumo consciente e de como realizar sonhos. Para
isso todo material é embasado em cinco eixos temáticos: família, diversidade,
sustentabilidade, empreendedorismo e autonomia. Para ensinar esses conteúdos, a DSOP desenvolveu livros para
todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino
médio.
"Os números são realmente muito positivos, demonstrando um crescimento constante da preocupação das escolas por oferecer esse conteúdo, que deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Também temos observado que muitas escolas estão procurando nossos materiais, assim, a expectativa é que o ensino do tema seja ainda maior em 2015, indo ao encontro de nossa missão, que é disseminar a educação financeira no Brasil", afirmou o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.
Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino.
Entretanto, como dito antes, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (ampliando o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.
"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo", explicou Reinado Domingos.
Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas
· O crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade dependem também de
educar financeiramente os cidadãos, ensiná-los a controlar seus recursos e
respeitar seu orçamento;
· Mais do que instruir sobre como administrar seus bens, a educação
financeira promove uma mudança de comportamento e de velhos hábitos com relação
ao uso do dinheiro;
· Para mudar essa situação dos endividados, somente com educação
financeira, que deve ser ensinada, especialmente, nas escolas (do Ensino
Infantil ao Médio), pois o que as crianças e jovens aprendem no colégio eles
levam para dentro de casa, influenciando os pais e familiares com esses
princípios;
· Um dos pontos-chaves é a questão de poupar. Nós recebemos bastante
informação sobre macroeconomia; no entanto, quando se trata de microeconomia,
pouco se sabe;
· Guardar dinheiro é a prática que permite a realização dos sonhos, que é
outro tema que não recebe a importância que merece;
· A educação financeira dialoga diretamente com os conteúdos das
disciplinas formais ensinadas nas escolas;
· Com a linguagem adequada para cada faixa etária, é possível mostrar aos
alunos como lidar com as finanças do dia a dia, se planejar, poupar para os
sonhos e conquistar a independência financeira;
· As escolas que adotaram a educação financeira em currículo relatam não
apenas benefícios para os alunos, como para os pais e professores;
· Há também os benefícios para a própria escola, que, além de se destacar
no mercado por oferecer um ensino diferenciado, pode ter a inadimplência
reduzida ao estender o ensinamento para os pais.
*Reinaldo Domingos é
educador financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira.
Assinar:
Postagens (Atom)