Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Coronel Arthur Godoi

 Hourpress


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta rua foi aberta entre aos anos de 1923 e 1924, como parte da então chamada Vila das Jabuticabeiras, antiga Vila Kostka,  que foi entregue ao trânsito público pela Sociedade Brasileira de Educação e por Arthur Saboya. O tenente coronel Arthur Godoi, oficial da Força Pública de São Paulo, faleceu em Salvador, na Bahia, em maio de 1926, onde se encontrava para debelar as forças do Movimento Tenentista e da revolta de 1924.

O tenente coronel Arthur Godói, então comandante do 3º batalhão da Força Pública de São Paulo, nasceu em 1873. Entrou na Força Pública (atual PM) em março de 1902 e em novembro do mesmo ano já era promovido ao posto de 2º sargento. Em 1902 conquistou o posto de 2º tenente com louvor das mais altas autoridades estaduais pela sua atuação correta e disciplinada em várias ocorrências.

 Em 1904 foi mandado com seu batalhão para o Rio de Janeiro onde auxiliou em uma revolta e recebeu elogios diretos do presidente da República e dos ministros do Interior, da Guerra e da Marinha. Até maio de 1907, quando foi promovido a 1º tenente, prestou vários serviços à sua unidade e ao governo, sendo louvado pelos seus superiores. Ainda nesse posto exerceu o cargo de ajudante de ordens da presidência do Estado.

 Em maio de 1909 foi promovido ao posto de capitão ajudante de ordens da presidência e ali permanecendo até 1912, quando foi para o comando da 3ª Cia do 4º Batalhão, época em que também foi nomeado delegado de polícia da cidade de Pederneiras (SP). Promovido a major em agosto de 1919, foi para o Estado Maior do 1º corpo da Guarda Cívica, cujo comando interino lhe foi dado em junho de 1919.

 Em 24 de agosto de 1922 foi muito elogiado pelas ações em São Paulo que visavam dar segurança aos paulistas em decorrência da Revolta Tenentista ocorrida no Rio de Janeiro. A 5 de julho de 1924, apresentou-se para cooperar ao lado das autoridades na defesa da ordem por ocasião da eclosão, em São Paulo, da Revolta de 1924. 

Fez então parte da defesa do quartel da Guarda Cívica e da Secretaria de Justiça, seguindo depois para a Vila Seckler, onde foi designado para fiscalizar o 1º Batalhão de Guerra e destacou-se pela bravura nos combates diários. Participou dos combates do dia 10 na Vila Seckler, do dia 15 no Cambuci e no dia 20 na Aclimação. 

Como resultado, Arthur Godoi foi muito elogiado pela defesa da Capital. Por decreto de 4 de novembro de 1924, foi promovido ao posto de tenente coronel e logo partiu para Santos, afim de impedir que os marinheiros rebeldes do couraçado São Paulo desembarcassem naquele porto. Por decreto de 16 de janeiro de 1925 foi transferido para o comando do 3º Batalhão e em 15 de janeiro de 1926 seguiu com o seu batalhão para o norte do país onde, inesperadamente, faleceu.   A Rua Coronel Arthur Godoi (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário