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terça-feira, 25 de agosto de 2020

Artigo: Economia criativa brasileira sofre com os efeitos da pandemia

 

Há uma grande demanda por treinamento, serviços e infraestrutura que possibilitem a adaptação das atividades ao ambiente digital


*Sandra Sanches


Arquivo
O Observatório da Economia Criativa da Bahia - OBEC-BA (UFBA, UNEB E UFRB), em parceria com o think tank cRio ESPM Rio , com o Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, acaba de lançar a pesquisa Impactos da Covid-19 na Economia Criativa. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da crise causada pela pandemia nas áreas culturais e gerar dados que ajudem na elaboração de ações para a retomada do setor. A pesquisa, que é nacional e teve início em meados de março, foi realizada remotamente e colheu informações de mais de 2 600 respondentes, entre pessoas físicas e jurídicas das áreas culturais, artísticas e criativas do Brasil.

Os resultados apontam que a maioria dos profissionais recebe até três salários mínimos mensais e que 31,5% trabalham mais de 45 horas semanais. As reservas financeiras de 71,2% dos indivíduos e de 77,8% das organizações garantem apenas um período máximo de três meses de subsistência, sem geração adicional de renda.

Um pouco mais da metade das organizações (50,2%) teve que demitir e 65,8% tiveram que fazer algum tipo de redução em contratos. A imprevisibilidade do lançamento de uma vacina e do retorno das atividades presenciais agrava a perspectiva do setor. Para 51% dos pesquisados não há como estimar a quantidade de cancelamentos de trabalho no segundo semestre do ano e 65% das organizações não conseguem fazer essa estimativa para 2021.

A pesquisa também mostra que 45,1% dos profissionais e 42% das empresas conseguiram desenvolver novos projetos durante o período de isolamento social. E 12% dos indivíduos e 18% das organizações buscaram novas formas de geração de receita, como a antecipação de venda de ingressos, campanhas de doação ou de financiamento coletivo.

Para retomar as atividades da Economia Criativa, as empresas defendem a desoneração tributária, o perdão de dívidas e o apoio para o pagamento de funcionários. O auxílio emergencial é a medida mais defendida pelos indivíduos. A necessidade de treinamento e capacitação foi mencionada por aproximadamente ¼ dos respondentes. Além dos recursos financeiros, há uma grande demanda por treinamento, serviços e infraestrutura que possibilitem a adaptação das atividades ao ambiente digital.

"A situação de vulnerabilidade a que profissionais e empreendimentos culturais e criativos estão submetidos neste período de pandemia é clara. Afinal, esse tipo de atividade presencial será o último a ser retomado", diz Luciana Guilherme, pesquisadora do cRio ESPM. "A busca por alternativas de remuneração no ambiente digital tem sido evidenciada nas redes sociais nos últimos meses, embora os modelos e caminhos para a monetização ainda sejam pouco conhecidos pela maioria dos artistas e profissionais criativos."

Os apoios municipais e estaduais são mais solicitados e acessados que os da esfera federal. E 62% das organizações e 75% dos indivíduos nunca se beneficiaram de incentivo fiscal em qualquer dos níveis governamentais.

A familiaridade limitada com os mecanismos de financiamento realça a necessidade de procedimentos simples e acessíveis de acesso à Lei Aldir Blanc para que os recursos cheguem ao setor cultural de forma rápida e mais universal possível.

"O setor criativo foi duramente afetado em sua forma de subsistir e de existir, pois a coletividade, a presença e o convívio são centrais para a criação e a distribuição de grande parte dos produtos culturais", diz Beth Ponte, pesquisadora do OBEC-BA. "Os resultados da pesquisa são relevantes para a compreensão do setor criativo no Brasil antes, durante e pós-pandemia."

Mais dados da pesquisa:

78% dos respondentes cancelaram entre 50% e 100% de suas atividades em abril. Em maio, esse percentual foi de 76%

83,7% das organizações e indivíduos alegam ter sido muito impactados pela suspensão das atividades e indicam maior dificuldade de captação de recursos junto a entidades privadas e públicas

88,7 % dos indivíduos e 86,8% das organizações acreditam que as atividades ficarão restritas até o final de 2020 ou além

55% indicam como necessidade principal a adoção de estratégias digitais de relacionamento com o público, venda de produtos e prestação de serviços, seguida de acesso a serviços e equipamentos para o trabalho remoto

72% das organizações do setor audiovisual e 87,5% do teatro acessam com mais frequência apoios diretos

57,1% das organizações do setor do teatro relatam ter projetos financiados por incentivo fiscal, seguido do setor musical com 43,4% e as organizações de dança, com 12,8%

Sugestões de medidas:

Auxílio emergencial;

Criação de editais simplificados e emergenciais

Oferta de linhas de crédito

Liberação de recursos de fundos culturais e setoriais

Desoneração tributária

Perdão de dívidas

Manutenção das organizações e apoio para pagamento de funcionários

Suspensão de contas de custeio

Pagamento de editais atrasados

Bolsas e prêmios

Compra ou contratação antecipada de bens, produtos e serviços culturais

Total de respondentes:

A pesquisa teve início em 27 de março de 2020 e se estendeu até 23 de julho. O total de respondentes foi 2 608, sendo 969 organizações e 1 639 indivíduos.
*Sandra Sanches, pesquisadora do Laboratório de Economia Criativa da ESPM.

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