Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua São Bento



Luís Alberto Alves/Hourpress


Uma das mais antigas ruas da cidade, ela foi aberta alguns anos depois da fundação de São Paulo. Naquela época, esta rua era um simples caminho de terra que ligava a antiga aldeia do Cacique Tibiriçá (atual Largo São Bento) até as proximidades da Rua Direita.

Com a construção do Convento de São Francisco (inaugurado aos 17/09/1647),   passa a ser conhecida como "Rua que vai para São Francisco". Tempos depois,  receberia outros nomes: "Rua de São Bento para São Francisco", "Rua que vai para São Bento" e "Rua Direita de São Bento". 

Em conjunto com as Ruas Direita e 15 de Novembro, a Rua São Bento, formou o célebre "Triângulo" paulistano, centro da vida comercial, intelectual e elegante da São Paulo de finais do século XIX e início do século XX. 

No seu cruzamento com a Rua Direita, existiu também o famoso "Quatro Cantos", numa época em que ainda não havia a Praça do Patriarca. Era este um dos pontos mais frequentados da cidade.

O nome "São Bento", refere-se ao Mosteiro, localizado no Largo de mesmo nome. A primeira igreja de São Bento foi construída em 1598. Por volta de 1600, foi fundado o Mosteiro. Reconstruída em 1650, passou por diversas reformas até ser demolida nos primeiros anos do século XX.


 Em 1910, iniciou-se a construção do novo Mosteiro de São Bento que ficou concluído em 1921. Em 1922, deu-se a cerimônia de sua sagração. A Rua São Bento (foto) fica no Centro Velho de SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário