Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Olga Benário




Luís Alberto Alves

Olga Benário nasceu em Munique, Alemanha, em 1908. Era filha de um rico jurista e aos 17 anos largou a família e foi morar em Berlim, onde se filiou à juventude Comunista. Três anos depois com oito rapazes e moças, e de arma em punho invadiu uma prisão e libertou o deputado Otto Braun.

 No dia seguinte era oferecida uma recompença de 5 mil marcos por informações que levassem a sua captura. Fugiu então para a União Soviética e se alistou no Exército Vermelho. Trabalhou também para o Comintern, atuando na França e Inglaterra. Em 1934, em Moscou conheceu o brasileiro Luís Carlos Prestes, e  veio para o Brasil. 

Em São Paulo fez os primeiros contatos com o Partido e no Rio de Janeiro participou da articulação para a Intentona de 1935. Frustada a rebelião ela e Luís Carlos Prestes foram presos e separados, com Olga grávida. 

Passou alguns meses na prisão e em seguida foi colocada num navio de bandeira alemã atracada no Rio de Janeiro, e deportada para a Alemanha. Em Berlim, presa numa cela deu a luz a Anita Leocárdio Benário Prestes, amamentou-a durante um ano e dois meses, até que a separaram dela. Olga Benário foi executada na câmara de gás em Bergen em fevereiro de 1942. A Rua Olga Benário fina na Vila Brasilândia (foto), Zona Norte de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário