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sábado, 9 de setembro de 2023

Geral: Plataformas digitais devem ser reguladas para coibir discurso de ódio, apontam especialistas

 Radiografia da Notícia

* Eles foram ouvidos pelo Conselho de Comunicação Social sobre o tema

* As sugestões foram levantadas durante audiência pública do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CSS)

* Na sua avaliação, faltam meios, desenhos e metodologias para que o Estado e as políticas públicas atuem

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

 

A regulamentação das plataformas digitais, com responsabilização das big techs pela disseminação de conteúdos criminosos, foi defendida por jornalistas, especialistas e advogados para combater o discurso de ódio propagado pelas redes sociais. As sugestões foram levantadas durante audiência pública do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CSS), nesta segunda-feira (4).

Assessora de Comunicação e Cultura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a jornalista Letícia Cesarino disse que o discurso de ódio tende ao escalonamento e à radicalização, caso não seja combatido, o que já tem acontecido no ambiente digital. Na sua avaliação, faltam meios, desenhos e metodologias para que o Estado e as políticas públicas atuem para impedir a “soberania paralela” das plataformas digitais, a falta de transparência da política dos algoritmos das big techs, que têm permitido o patrocínio e a propagação de conteúdos criminosos.

Uma das fontes de maior dificuldade para uma política pública efetiva de combate ao discurso de ódio e a regulamentação dos conteúdos nas plataformas é, para Cesarino, a ambiguidade dessa comunicação no ambiente digital. Ela explicou que os conteúdos são produzidos e espalhados por um ecossistema digital, através de influenciadores, que camuflam o teor de ódio e muitas vezes não são vistos como radicais.

"A gente tem camadas na internet em que o discurso de ódio é mais explícito, mas boa parte do discurso de ódio hoje tem um caráter ambíguo. Então, às vezes ele passa pelo humor, pode passar pela ironia, pela brincadeira. Às vezes vai passar por uma linguagem mais religiosa, uma linguagem do entretenimento, linguagens próprias da cultura digital que são lógicas privadas que estão cada vez mais contaminando a esfera pública", afirmou.

Insegurança jurídica
Diretora da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Andrea Vainer avaliou que apesar de o Brasil ter uma legislação que permite a responsabilização penal, como é o caso da Lei do Racismo, do Marco Civil da Internet, e também da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), há ainda uma lacuna legal para combater os crimes de ódio que, para ela, muitas vezes, se escondem sob o manto do direito à liberdade de expressão. Isso, segundo Vainer, dificulta a imposição de penas mais severas, gerando uma insegurança jurídica para combater o extremismo e a violência no meio digital.

"A ausência de definição legal dá margem para interpretações no que tange essa questão da liberdade de expressão. Muitos magistrados e membros do Poder Judiciário, ao se depararem com esse tipo de situação, entendem que aquilo ali é uma brincadeira, é um discurso infeliz, que seria uma baboseira, que não seria criminoso. Muitas vezes deixam de aplicar a jurisprudência do Supremo porque entendem que aquela situação não atinge uma gravidade para que seja penalmente relevante", apontou Vainer.

Big techs

Colunista da Folha de S.Paulo, o jornalista Leonardo Sakamoto relatou ter passado por várias situações de agressão em consequência desses discursos. Ele reforçou que o Brasil passou por uma radicalização nos últimos dez anos e advertiu que uma das frentes de fortalecimento da disseminação de ódio é a tentativa de descredibilizar o trabalho da imprensa, visando dificultar a fiscalização, a transparência e as denúncias de irregularidades seja nos poderes públicos, seja na defesa de pautas ligadas, principalmente, aos direitos humanos e à preservação ambiental.

Nesse sentido, ele defendeu como ações como a retomada dos observatórios, a federalização de crimes de ódio contra profissionais da imprensa, proteção aos comunicadores, oferta de treinamentos a profissionais para assegurar mais segurança no ambiente digital ou fora dele e, principalmente, a regulamentação e responsabilização das plataformas digitais.

"É inadmissível que uma plataforma como o Google não informe quem estava pagando um anúncio para me difamar. Ou tantos outros, não é admissível, que o Twitter não retire discurso de ódio pedindo violência contra pessoas, contra jornalistas. Quando, muitas vezes, o jornalista descobre uma campanha de discurso de ódio contra ele, a campanha de ódio já surtiu efeito. Você pode até tirar isso das redes, mas isso já surtiu efeito", lamentou.

Conselho
O Conselho de Comunicação Social é um órgão do Congresso Nacional, previsto na Constituição. O conselho tem 13 integrantes titulares e 13 suplentes, que representam empresas e os trabalhadores do setor de comunicação social, além da sociedade civil. O órgão auxilia o Congresso em matérias relacionadas à comunicação social.


Geral: Despesas automotivas seguem superando alimentação no domicílio

    Pixabay


Radiografia da Notícia

* Neste cálculo, são levadas em conta as despesas das famílias referentes à gasolina, álcool, consertos de veículos

Do mesmo modo, está a quantidade de comércio e reparação de veículos

Enquanto, em 2022 o conjunto somava 113,4 milhões, a projeção é que esse número ultrapasse 117 milhões de veículos neste ano

Redação/Hourpress

Fortemente aquecido, o segmento automotivo movimentará até o final deste ano R$ 731,7 bilhões, o que representa um crescimento de 9,2% em relação a 2022. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.

Esse comportamento do consumidor, que passou a gastar mais com veículo próprio em detrimento até das despesas com alimentação e bebidas no domicílio, começou a ser observado em 2020, e desde então, vem aumentando a cada ano. Para Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, “a crescente demanda por transportes via aplicativos e deliveries, tanto pelo consumidor, quanto pelos trabalhadores justificam essa alta no setor”.                  

Neste cálculo, são levadas em conta as despesas das famílias referentes à gasolina, álcool, consertos de veículos, estacionamentos, óleos, acessórios/peças, pneus, câmaras de ar e lubrificações/lavagens. Compreende, ainda, aquisição de veículos.

Igualmente em evolução está a frota de veículos (incluindo todos os tipos, entre automóveis, ônibus, caminhões, motos, etc). Enquanto, em 2022 o conjunto somava 113,4 milhões, a projeção é que esse número ultrapasse 117 milhões de veículos neste ano.

Do mesmo modo, está a quantidade de comércio e reparação de veículos. De 2022 para 2023, houve um aumento de cerca de 5,3% das lojas existentes, totalizando atualmente 909.122 empresas automotivas no Brasil.

Geral: Especialistas discutem rotas de produção de hidrogênio e descarbonização da indústria

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Primeira edição do CEO Conference, da AHK Paraná, ocorre em 14 de setembro

Durante a programação, os palestrantes também vão debater o cenário brasileiro 

A primeira edição do CEO Conference terá a participação de profissionais renomados

Redação/Hourpress

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) promove no próximo dia 14 de setembro, em Curitiba, um evento gratuito para debater sobre rotas de produção de hidrogênio, transição energética, descarbonização da indústria automotiva e inovação. As inscrições estão disponíveis pela internet: https://bit.ly/3KqNQ0d.

A primeira edição do CEO Conference terá a participação de profissionais renomados como Gastón Perez, Presidente e CEO da Robert Bosch América Latina; Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, agência paranaense de fomento à ciência, tecnologia e inovação; William Pereira, vice-presidente da Operating Company Smart Infrastructure, da Siemens Brasil; e Helton José Alves, professor do curso de Engenharia de Energia da UFPR e diretor técnico-científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2).

Durante a programação, os palestrantes também vão debater o cenário brasileiro e de que maneira organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, serão propulsoras das transformações.

O evento ocorre no auditório Regina Casillo, das 14h às 17h, com estacionamento gratuito para os participantes e credenciamento a partir das 13h30, e tem como patrocinadores as empresas Brose; Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba; Gaia Silva Gaede Advogados; Gemü do Brasil; Mazars; e Protecta Corretora de Seguros.

Conheça os palestrantes

Gastón Perez, atual presidente e CEO da Robert Bosch América Latina, conta com MBA em Business. Ele foi CFO da Bosch Argentina e Controlling Manager da Bosch Espanha.

Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária. Mestre em Planejamento Energético, ele já foi secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo; da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, além de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, da Itaipu Binacional.

Professor Helton José Alves. É graduado em Química, com doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, tem atuado como relator da Câmara de Capacitação de Recursos Humanos que faz parte do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2) e coordena o Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (LABMATER).

William de Almeida Pereira, graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Gestão de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Exerce suas atividades na Siemens desde 2001 e, atualmente, é Vice-presidente da Smart Infrastructure da Siemens no Brasil.

Serviço

1º AHK Paraná — CEO Conference

Data: 14 de setembro de 2023

Local: Auditório Regina Casillo, na R. Lourenço Pinto, nº 500 - Centro,

Curitiba

Horário: Das 14h às 17h. Credenciamento a partir das 13h30

Ingressos: Entrada gratuita mediante inscrição pelo link https://bit.ly/3KqNQ0d

Geral: Campanha de prevenção do suicídio é objeto de conscientização coletiva

    Luís Alberto Alves/Hourpress


Radiografia da Notícia

O psiquiatra enfatiza a importância de reconhecer os sinais de alerta relacionados à depressão

As campanhas de conscientização desempenham papel importante na redução do estigma associado à saúde mental

O primeiro passo para tratar problemas de desordens mentais envolve uma avaliação profissional

Redação/Hourpress

Cada vida perdida representa o amor e a importância que essa pessoa tinha para alguém. Mais do que alertar sobre o suicídio, a campanha "Setembro Amarelo", que no Brasil é realizada desde 2014, busca estimular a participação e atenção coletiva sobre o tema. Para o psiquiatra Lucas Benevides, professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), o olhar para aqueles que estão próximos é fundamental para salvar vidas, começando pela diferenciação entre a tristeza passageira e a aflição mental séria.
 
As campanhas de conscientização desempenham papel importante na redução do estigma associado à saúde mental, explica Para Lucas Benevides: "Ao longo do tempo, testemunhamos um aumento significativo no número de pessoas que se sentem à vontade para buscar ajuda e compartilhar abertamente suas experiências íntimas". O psiquiatra enfatiza a importância de reconhecer os sinais de alerta relacionados à depressão, como mudanças de humor repentinas, isolamento social, expressão do desejo de morrer e comportamento impulsivo. 
 
"A tristeza geralmente tem um gatilho específico e tende a melhorar com o tempo ou com mudanças nas circunstâncias, enquanto o sofrimento mental pode persistir e afetar a qualidade de vida de maneira mais abrangente", acrescenta o professor. Para o psiquiatra do CEUB, conversas abertas e sem julgamentos são o melhor caminho para auxiliar aqueles que enfrentam desafios emocionais. “O suporte emocional e o encaminhamento para ajuda profissional muitas vezes começam por meio de familiares e amigos", ressaltou.

Luto
 
O primeiro passo para tratar problemas de desordens mentais envolve uma avaliação profissional para determinar o melhor plano de tratamento, que pode incluir psicoterapia, medicação antidepressiva ou estabilizadores de humor. "Terapia e medicação frequentemente funcionam melhor em conjunto, proporcionando estratégias de enfrentamento e correção de desequilíbrios químicos", considerou o especialista.
 
Já nos casos de suicídio, a terapia de luto, grupos de apoio e aconselhamento familiar são recursos importantes para lidar com as complexidades e sensibilidades dessas situações. "É fundamental que continuemos a multiplicar essas iniciativas e a fornecer ajuda e compreensão a quem precisa. O Estado também precisa aprimorar o seu papel, garantindo um financiamento adequado para saúde mental e legislação que apoie o tratamento e a prevenção", reivindicou o especialista.
 
Suicídio no Brasil
Desafios também quanto aos protocolos de atendimentos de saúde mental, na hora de avaliar corretamente o nível de risco e garantir a aderência ao tratamento de cada paciente. Nesse sentido, a intervenção multidisciplinar com outros profissionais da saúde e o contato com familiares são peças-chave. "Capacitações e locais de trabalho podem contribuir fornecendo treinamento específico para identificar sinais de alerta e disponibilizar recursos de saúde mental aos profissionais de saúde", destaca Benevides.
 
Segundo levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, mais de 700 mil vidas são perdidas devido à problemas de saúde mental, o que representa uma morte a cada 100 registros de óbito. Entre jovens com idades entre 15 e 29 anos, o suicídio ocupa o 4º lugar como causa mais frequente de óbito, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito, doenças e violência.

Geral: Sócio da 123milhas diz que passagens precisaram ser suspensas porque preços não seguiram previsões

Bruno Spada/Câmara dos Deputados



 Radiografia da Notícia

* Declaração ocorreu em reunião da CPI das Pirâmides Financeiras

* Ele afirmou também que o produto dependia de um fluxo de novas compras no site

* Os advogados do empresário fizeram questão de esclarecer que a dependência de novas receitas não estaria ligada à linha promocional

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Um dos donos da 123milhas, Ramiro Madureira, disse nesta quarta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras que a empresa teve que suspender a emissão de passagens aéreas da linha promocional, iniciada em abril de 2022, porque os preços das passagens não se comportaram conforme o previsto. Ele afirmou também que o produto dependia de um fluxo de novas compras no site, que teria sido menor que o esperado.

“Acreditávamos que o custo do 'promo' diminuiria com o tempo, à medida que ganhávamos eficiência na tecnologia de sua operação e que o mercado de aviação fosse se recuperando dos efeitos da pandemia. Uma tendência que projetamos à época e que se revelou precisamente o oposto", declarou. "Ao contrário do que prevíamos, o mercado tem se comportado permanentemente como se estivesse em alta temporada. E isso abalou os fundamentos não só do 'promo' quanto de toda a 123milhas.”

Os advogados do empresário fizeram questão de esclarecer que a dependência de novas receitas não estaria ligada à linha promocional, mas aos demais produtos vendidos. A audiência ouviu 10 pessoas em seis blocos durante quase 16 horas.

Ramiro Madureira disse que confia na continuidade da empresa, que agora está em recuperação judicial. Segundo ele, é preciso que a 123milhas continue funcionando para que os 150 mil consumidores que viajariam agora em 2023 sejam ressarcidos dentro do plano de recuperação, que será discutido com os credores. Ele afirmou que quem comprou passagens para 2024 também estará incluído no plano, mas que ainda não sabe quantos são.

Compensação aos clientes
Na semana que vem, segundo o empresário, será feita uma reunião com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça para negociar um acordo para a compensação dos clientes.

Ele informou que deverão ser organizadas prioridades para clientes que precisam viajar por problemas de saúde, por exemplo. Ramiro Madureira disse ainda que devem ser feitas mais demissões nas empresas do grupo. A 123milhas teria hoje 1.300 funcionários, e foram demitidos cerca de 400 na crise atual.

A empresa suspendeu a venda de passagens e pacotes da linha promocional em 18 de agosto e disse que compensaria os clientes com vouchers. Com a reação negativa de consumidores e autoridades públicas – além de movimentos de antecipação de créditos por parte de bancos e outros financiadores – a empresa, segundo Ramiro, resolveu pedir a recuperação judicial para manter o negócio.

Compra de milhas
O presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), quis saber por que clientes que venderam milhas para a empresa através da Hotmilhas (uma associada do grupo) também não receberam pela transação. Isso porque Ramiro afirmou que a empresa apenas fazia a intermediação entre quem vendia e quem comprava milhas.

O empresário não teria respondido à pergunta diretamente e acabou sendo orientado pelo advogado a deixar de responder, com base em habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O instrumento dá ao depoente o direito de não responder nada que o incrimine.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Tomada de depoimento.
Reunião desta quarta-feira da CPI das Pirâmides Financeiras

Também em depoimento na CPI, a dona da Hotmilhas, Tânia Madureira, disse que a empresa tem um estoque de cerca de 500 milhões de milhas não utilizadas de 15 mil pessoas. A ideia é negociar a devolução disso durante a recuperação judicial.

O relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), mostrou várias promoções da 123milhas, como passagens para Nova York ida e volta a R$ 1.089, e questionou se os sócios da empresa teriam lucrado com isso. Ramiro, por orientação do advogado, também ficou em silêncio.

Mais tarde, ele respondeu que esses preços eram “exceções”. “Aquilo ali era pontual. De forma geral, do preço que nós pegávamos da nossa tabela de dados, que a gente via como estava o comportamento do preço, nós abaixávamos dentro da curva. Achávamos que veríamos a janela de oportunidade de emissão, de 20% a 35% abaixo do que foi vendido”, disse Ramiro Madureira.

O empresário explicou que, pela sua experiência, a janela para emissão de passagens mais baratas ocorria entre 30 e 45 dias antes da viagem.

Linha promocional
O sócio da 123milhas afirmou na audiência que, além de depender da curva de preços e do fluxo de novas compras, a linha promocional também contava com uma redução da necessidade de marketing, que foi a única parte que correspondeu ao esperado. Mas o relator disse que a empresa teria gasto mais de R$ 1 bilhão em publicidade no ano passado, o que foi negado por Ramiro.

O empresário também disse várias vezes que a linha promocional era apenas 15% do negócio, o que foi questionado pelo deputado Caio Vianna (PSD-RJ). “Não faz sentido. Se o senhor tinha saúde financeira, com suas finanças saudáveis. E aí o senhor chega nesse ponto, pedindo uma recuperação judicial, dizendo que era um percentual pequeno da operação. Se era um percentual pequeno, o senhor tinha caixa suficiente para pagar isso”, disse o parlamentar.

Para o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o modelo de negócios da empresa é irregular. “Mas eu tenho certeza absoluta, depois de tudo o que o senhor respondeu, da forma agressiva de marketing, da captação de clientes, do produto totalmente insustentável na sua empresa, dos problemas que ocorreram desde o ano passado, que os senhores fizeram uma grande pirâmide financeira.”

Logo no início da audiência, o empresário pediu desculpas pelos transtornos causados aos clientes. Ele lembrou que a empresa tem 14 anos de atuação, sendo 7 anos sob a marca 123milhas e que, apenas em 2021, foi responsável por 10% das passagens emitidas no País.

Hotmilhas
Na audiência, o deputado Aureo Ribeiro leu e-mails que seriam da empresa Hotmilhas para clientes, nos quais a empresa pedia a eles que não dissessem à companhia aérea que tinham vendido suas milhas para terceiros. Ou seja, se a companhia ligasse, a orientação era para que o cliente falasse que tinha repassado as milhas para amigos ou parentes.

A dona da empresa, Tânia Madureira, não comentou o tema por orientação do advogado. Ela disse, porém, que as companhias aéreas não permitem a venda de milhas e até entraram na Justiça contra a Hotmilhas. Mas, segundo ela, a Justiça deu ganho de causa à Hotmilhas.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Tomada de depoimento. Sócia da Hot Milhas - Hot Milhas - Art Viagens e Turismo LTDA, Tânia Silva Santos Madureira
Tânia Silva Santos Madureira, dona da Hotmilhas

Maxmilhas
Em outro bloco de depoimento, o fundador da Maxmilhas, Max Oliveira, esclareceu que vendeu a empresa para a Novum, que também controla a 123milhas, em 2022. Ele declarou que hoje é apenas diretor-executivo da Maxmilhas em um contrato de prestação de serviços.

Segundo ele, a empresa teve reflexos da crise da 123milhas, mas opera de forma independente e pretende cumprir suas obrigações.


Geral: DAMP Sorvetes Celebra Mais de 50 Anos de Paixão Gelada no Ipiranga

    Divulgação


Radiografia da Notícia

O coração do Ipiranga ganha um sabor especial com a presença da DAMP

 A fila que se estende até a rua durante os finais de semana é um testemunho do desejo dos clientes

* Os clientes também podem desfrutar de picolés, bolos de sorvete, cassatas, tartufos e sobremesas geladas individuais

Redação/Hourpress

Em meio a um cenário onde sorveterias surgem a cada esquina, a DAMP Sorvetes se destaca como uma joia tradicional que tem encantado os apaixonados por sorvetes há mais de 50 anos. Fundada em 1970 por quatro amigos visionários - Dalton, Arnaldo, Masaniello e Pietro - a DAMP se estabeleceu como um ponto de encontro para os amantes de gelato artesanal no bairro do Ipiranga.

O coração do Ipiranga ganha um sabor especial com a presença da DAMP Sorvetes. Apesar da crescente competição no mercado de sorvetes em São Paulo, a DAMP mantém uma clientela fiel que não hesita em se deslocar até o bairro para saborear a autenticidade e qualidade que a marca oferece. A fila que se estende até a rua durante os finais de semana é um testemunho do desejo dos clientes em degustar o verdadeiro gelato artesanal.

Pietro, um engenheiro químico por formação, italiano, trouxe seu conhecimento no processo de fabricação de sorvetes para a parceria com os amigos. Juntos, eles deram vida à DAMP Sorvetes, nome formado pelas iniciais de cada um dos quatro fundadores. O espaço começou como fornecedor de uma rede de hipermercados e logo se expandiu para uma sorveteria física na Rua General Lecor, 512. Em 2015, a empresa ampliou suas instalações na Rua Lino Coutinho, 983, mantendo o charme e aconchego que sempre caracterizaram a DAMP.

O grande destaque da DAMP Sorvetes é a impressionante variedade de sabores que oferece, abrangendo desde os clássicos, como chocolate e creme, até combinações inusitadas como gorgonzola com nozes, queijo brie com damasco e manjericão com amora. Além dos mais de 100 sabores de sorvetes de massa, os clientes também podem desfrutar de picolés, bolos de sorvete, cassatas, tartufos e sobremesas geladas individuais.

A tradição e o legado da DAMP não se limitam apenas à sua sorveteria. A marca também é conhecida por fornecer seus produtos para diversos estabelecimentos, incluindo hotéis, restaurantes e eventos especiais. Atualmente administrada pela família, destaca-se a figura de Dalmira, uma mulher que personifica a doçura da marca, ao mesmo tempo em que demonstra firmeza na administração do negócio.

A DAMP Sorvetes celebra sua história de mais de meio século como um verdadeiro ícone do bairro do Ipiranga, provando que a paixão pelo sorvete transcende gerações e mantém seu sabor eternamente delicioso.

 Serviço:

DAMP Sorvetes

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h (segunda não abre)

Endereço: R. Lino Coutinho, 983 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04207-001

Túnel do Tempo: Lançamento do álbum Imagine de John Lennon


Redação/Hourpress

Em 9 de setembro de 1971, John Lennon lançava "Imagine" o seu segundo álbum solo, após o fim dos Beatles.