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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sábado, 22 de agosto de 2020

Geral: Frio mata dois moradores de rua em São Paulo

 

Esta foi a madrugada mais fria do ano na capital paulista


Agência Brasil 

Noticias UOL

Dois moradores de rua morreram hoje (22), no centro da capital paulista, na madrugada mais fria do ano. A primeira morte identificada foi a de uma moradora de rua na Praça da Sé, por volta das 9h20.

À tarde, a prefeitura de São Paulo confirmou que foi encontrado o corpo de mais um morador de rua, desta vez, na Rua 25 de Março, rua conhecida por seu comércio popular.

As causas das mortes dos dois moradores de rua estão sendo investigadas, mas suspeita-se que o frio possa ter contribuído para os óbitos.

Esta foi a madrugada mais fria do ano na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas mais baixas foram registradas um pouco antes da meia-noite, com média de 8,1°C na cidade e mínima absoluta de 6,7°C na região de Capela do Socorro. 

Túnel do Tempo: Brasil perdia JK em acidente na Via dutra

 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitschek viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro no banco de trás de seu Opala, quando sofreu um acidente fatal. O carro, que o ex-presidente chamava de Platão, era conduzido por Geraldo Ribeiro, motorista particular de JK por 30 anos, que também não resistiu aos ferimentos decorrentes da tragédia e morreu.

 Segundo a perícia, o automóvel seguia pela rodovia Presidente Dutra, na altura do quilômetro 165, próximo a cidade de Resende, quando foi atingido por um ônibus. Desgovernado, o veículo cruzou o canteiro de segurança em alta velocidade e se chocou contra uma carreta na contramão, antes de ser arrastado por 30 metros.  O local do acidente ficou conhecido como “Curva do JK”.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Oscar Freire

 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Oscar Freire de Carvalho nasceu na Bahia em 03 de outubro de 1882. Aos 14 anos de idade matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia e diplomou-se em 1902. Em março de 1907 foi nomeado professor substituto de Higiene e Medicina Legal. 

Nomeado professor substituto de História Natural da Escola Politécnica da Bahia em 1913 e no ano seguinte foi promovido catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Três anos mais tarde foi convidado pelo Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho para instalar, na cidade de São Paulo, a disciplina de Medicina Legal, que começou a funcionar em 18 de abril de 1918 no Instituto de Higiene, posteriormente no Laboratório Central da Santa Casa e por fim no prédio especialmente construído para esse fim.

 A morte o surpreendeu antes de ver instalada definitivamente a sua disciplina. Fundou ainda a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e a Sociedade de Educação e Ensino. Era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma. Como professor de Medicina e cientista deixou numerosos trabalhos, além de artigos na imprensa diária sobre a história do ensino na perícia, laudos periciais e pareceres médico-legal, entre outras. Faleceu em São Paulo em 11 de janeiro de 1923. A Rua Oscar Freire  (foto) fica no Jardim Paulista, Centro Expandido.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Variedades: Programação CINESESC De 20/08 a 26/08/2020

 

A partir de quinta-feira, 20 de agosto, uma seleção especial com 38 curtas


Redação/Hourpress

Divulgação

Em semana de festivais de cinema, na quarta-feira 19 de agosto, acontece ainda a live especial de premiação da 46ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes

 A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa

 Há mais de três meses no ar e com mais de 300 mil visualizações, a série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Essa semana, a plataforma exibe, além de longas-metragens da série #EmCasa, uma seleção especial do Kinoforum – Festival Internacional Curtas-Metragens de São Paulo, com destaque para filmes de cineastas estreantes e uma amostra do melhor da programação infantil do festival. Os filmes ficam disponíveis de 20 a 26 de agosto, no endereço sescsp.org.br/festivaldecurtas.

 Serão 38 curtas de países como Polônia, Israel, França, Nova Zelândia, Peru, Suíça, EUA, Irã e Brasil (confira programação completa). Entre os brasileiros, estão Barbie & Bob, de Raissa Gregori, Fermento, de Carlos Eduardo Ceccon, Lírio Vermelho, de Larissa Andrade, Shunkan, de Ricardo Albuquerque e Verônica, de Talita Caselato. Também fazem parte da programação uma seleção de filmes infantis, entre eles o australiano Corredores do Deserto, o nacional Difícil É Não Brincar e os espanhóis Gelo na Água Meu Avô Conhece o King Kong.

 46º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

 Antes das estreias da semana, na quarta-feira, 19, será realizada a live de premiação do 46º Festival Sesc Melhores Filmes, com a cerimônia de premiação dos filmes mais votados do último ano. Em transmissão ao vivo, a partir das 19h30 no canal do CineSesc no YouTube (youtube.com/cinesesc), o evento que visa homenagear o cinema nacional e mundial, os profissionais do audiovisual e o público terá apresentação da atriz Karine Teles. A live será aberta ao público e gratuita, sem necessidade de cadastro.

 Após a cerimônia, e abrindo a 46ª edição do Sesc Melhores Filmes, o público poderá assistir gratuitamente à primeira exibição, única e exclusiva, do filme Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza, agraciado pelo júri na mostra Generation, dedicada a obras que retratam a juventude, do Festival de Cinema de Berlim.

 31o CURTA KINOFORUM

 Um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o 31º Curta Kinoforum apresenta este ano uma programação com um total de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 20 a 30 de agosto, com programação totalmente gratuita.

 Na programação, estão projetos desenvolvidos durante o confinamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours. Os filmes, as lives e demais atividades virtuais são acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast). No dia 20/08, quinta-feira, às 20h, acontece a cerimônia de abertura, de forma virtual, com exibição de títulos de destaque do festival.

 31o CURTA KINOFORUM - PROGRAMAÇÃO SESC DIGITAL

ESTREIAS 20 DE AGOSTO

 A PEQUENA ALMA

(Dir. Barbara Rupik, Polônia, 9min, cor, 2019, 10 anos)

Um corpo ficou retido na margem do rio. Suas entranhas em decomposição ainda escondem uma alma humana – uma miniatura do falecido. Órgãos podres se separam e uma pequena criatura sai de dentro.

 AS CALÇAS DE PUSHKIN

(Dir. Lev Brodinsky, Israel, 8min, cor, 2019, 12 anos)

Na década de 1990, Israel estabeleceu locais para imigrantes russos e etíopes. Abraham, um imigrante de 9 anos da Etiópia, aprende russo sozinho para sobreviver às condições difíceis e cria um vínculo único com Marina, sua vizinha que emigrou da Rússia.

 BALEIAS NÃO NADAM

(Dir. Matthieu Ruyssen, França, 22min, cor, 2020, 12 anos)

Yves é vítima constante de humilhação por parte de seus colegas de escola. Seu único refúgio é o nado sincronizado, que ele pratica à noite em segredo. Quando Charlotte, colega e integrante da equipe, descobre, ele não pode mais se esconder.

 BARBIE & BOB

(Dir. Raissa Gregori, Brasil, 23min, cor/pb, 2020, 16 anos)

Um jovem casal apaixonado passa a noite num quarto de motel do Distrito Federal. Em meio a drogas, bebidas, dinheiro e caprichos, simulam um casamento, deflagrando com a relação o patriarcalismo e a violência da elite política brasileira.

 BUCK

(Dir. Anne Cissé, França, 17min, cor, 2019, 12 anos)

Um jovem dançarino de krump muito dedicado e com pais super possessivos está apaixonado pela irmã de seu grande amigo, chefe da equipe a que ele pertence. Ele terá de escolher entre o amor, sua família e seus princípios.

 CAMPO DE MARTE

(Dir. Rokhaya Marieme Balde, Suíça, 14min, cor, 2019, 12 anos)

Uma jovem cineasta filma um thriller em um lar de idoso com os próprios moradores.

 DANIEL

(Claire van Beek, Nova Zelândia, 19min, cor, 2019, 14 anos)

Joan, uma jovem noviça em um convento isolado, é confrontada com o repentino desejo de explorar seu eu sexual após encontrar um lagarto de língua azul.

 DIÁRIO DO VALE LUMINOSO

(Dir. Michael Rubin, Estados Unidos, 9min, cor, 2019, Livre)

O filme acompanha Mr. Tom Gomm, diretor financeiro da Região Nordeste do Clear Valley Foods, enquanto ele tenta lidar com as consequências da crise financeira.

 DIFERENTE

(Dir. Lucie Amherdt, França, 2min, cor, 2019, 16 anos)

Théo não suporta mais a escola, ele se sente muito diferente. Mesmo assim, ele precisa voltar.

 ESTAÇÕES INSTÁVEIS

(Dir. Florian Goralsky, França, 14min, cor, 2019, 12 anos)

Certa manhã de outono, um grupo de adolescentes caminha pela mata até um campo de futebol. No grupo de garotos, todos conquistam seu espaço competindo. Nesse clima, Martin está em outra. Pauline, seu primeiro amor, anuncia o fim da história deles.

 FERMENTO 

(Dir. Carlos Eduardo Ceccon, Brasil, 11min, cor, 2020, 12 anos)

1999, sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início de uma partida de futebol, duas crianças partem em uma jornada repleta de adversidades para conseguirem acompanhar o jogo.

 FIM DE SEMANA

(Dir. Ario Motevaghe, Irã, 7min, cor, 2019, 14 anos)

A família de Moniri e Kheradmand está no parque para um piquenique. Depois de terminar a refeição, é revelado que eles estão aqui para outra coisa.

 HH

(Dir. Julián Setton, Argentina, 19 min, cor/pb, 2019, 10 anos)

Em 1977, o governo militar sequestrou Juan Herman em Bariloche. Em 1985, Carlos Echeverría filmou "Juan Como Se Nada Tivesse Acontecido", um filme que investigava o desaparecimento. Horacio - irmão de Juan - trabalhou no filme, mas seu testemunho não foi incluído. Trinta anos depois, viajei para encontrá-lo.

 HOMEM DE ALUMÍNIO

(Dir. Krista Werner, Austrália, 8min, cor, 2019, Livre)

Um alien de um planeta distante chega a Northern Rivers, Austrália, onde encontra alguns locais.

 LA MAMITA

(Dir. Laura Donoso, Chile, 14min, cor, 2019, 16 anos)

Karina é motorista de caminhão na estrada norte. Por problemas de motor, ela para no restaurante "La Mamita". A descoberta acidental de uma mão humana no lixo faz Karina acreditar que as histórias da proprietária são uma premonição.

 LIGUE DEPOIS DA MEIA-NOITE

(Dir. Sabrina Tenfiche, França, 19min, cor, 2019, Livre)

Barão Potowski, um vampiro de boa cepa, expropriado de seu ataúde no cemitério de Montparnasse, é forçado a ir morar em um conjunto habitacional, em meio aos vivos. Este vizinho estranho, que tem dificuldade em ser aceito, afunda na solidão até conhecer a jovem Sarah.

 LÍRIO VERMELHO

(Dir. Larissa Andrade, Brasil (SP), 11min, cor, 2020, 12 anos)

Um casal trans resolve ter um bebê. O filme aborda as questões e desafios dessa decisão.

 MÃTÃNÃG, A ENCANTADA

(Dir. Shawara Maxakali, Charles Bicalho, Brasil, 14min, cor, 2019, 14 anos)

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Falado em língua Maxakali e legendado, o filme se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali.

 MENSCH MACHINE OU REUNINDO AS PEÇAS

(Dir, Adina Camhy, Áustria, 7min, cor/pb, 2019, Livre)

Em vez do sintetizador que ela deseja, a narradora ganha um processador de alimentos como presente. Confusa, ela tenta descobrir os possíveis motivos. A confusão coloca algumas questões sobre identidade e gênero.

 MEU CORPO ENTREGUE PARA VOCÊS

(Dir. Anna-Claria Ostasenko Bogdanoff, França, 13min, cor, 2019, Livre)

Um entregador, empoleirado em uma roda elétrica, atravessa uma cidade, depois um campo repleto de detritos, lixo e plantas doentes. Ainda na corda bamba, ele procura seu caminho em uma paisagem de fim de mundo.

 MOTHER’S

(Dir. Hippolyte Leibovici, Bélgica, 22min, cor, 2019, 14 anos)

O retrato de uma família de drags de Bruxelas que abrange quatro gerações durante uma noite nos bastidores. À medida que camadas de maquiagem e álcool destroem a masculinidade e as feminilizam, seus corações começam a se abrir.

 O BEIJO

(Dir. Alexa Centurión, Peru, 11min, cor, 2019, 12 anos)

Ano de 2002. Ale tem 15 anos e nunca beijou ninguém. Sua amiga Natalia a convence a conhecer Victor, um colega que concorda em ser o primeiro a beijá-la. A pressão para cumprir os padrões estabelecidos a levará a uma jornada em que seus medos se materializam e a confrontam.

 O CLUBE

(Dir. Emiliano Martinez, Argentina, 15min, cor, 2019, 12 anos)

Mateo mora em um clube esportivo com seu pai Daniel, que é o vigia. Depois que sua mãe morreu, a relação com o lugar e com tudo ao redor dele não é mais a mesma. Algo acontece quando Sofia chega.

 SHUNKAN

(Dir. Ricardo Albuquerque, Brasil, 9min, cor, 2020, 14 anos)

Temos pessoas que sabem quem são, pessoas não sabem quem são e pessoas que sabem quem são, mas não sabem quem não são.

 TRYPHON & PHARAÏLDE

(Dir. Casimir Verstraete, Edgar Verstraete, França, 18min, cor, 2019, 14 anos)

Entre Tryphon e Pharaïlde as coisas não são fáceis. Durante um passeio pela floresta para observar um veado, um evento inesperado mudará tudo.

 VAI MELHORAR

(Dir. Pedro Fiuza, Brasil, 17min, cor, 2020, 14 anos)

É a última semana antes do primeiro turno e Luísa, apresentadora de uma campanha política, descobre um escândalo que pode comprometer a eleição. Agora ela precisa decidir não só o seu destino, mas o de uma cidade inteira.

 VERONICA

(Dir. Talita Caselato, Brasil, 15min, cor, 2020, 12 anos)

Veronica Oliveira - Faxina Boa é uma singular profissional de limpeza da cidade de São Paulo. Através de uma deriva pela Vila Buarque, bairro onde nasceu e retornou a trabalho, ela nos conta um pouco de sua trajetória.

 VIRAGO

(Dir. Kerli Kirch Schneider, Estônia, 15min, cor, 2019, 12 anos)

Na aldeia de Virago, nenhum homem viveu o suficiente para ver seu quadragésimo aniversário. Tõnu está prestes a completar 40 anos.

 W

(Dir. Stelios Koupetoris, Grécia, 6min, cor, 2019, Livre)

O professor está pronto para começar sua rotina diária na escola em que trabalha, em um dos dias mais difíceis de ensinar.

 KINOFORUM - PROGRAMAÇÃO INFANTIL

 CORREDORES DO DESERTO

(Dir. Aleksandar Vuksanovic, Austrália, 7min, cor, 2020, Livre)

Um grupo misturado de personagens compete em uma corrida anual pelo deserto.

 DIFÍCIL É NÃO BRINCAR

(Dir. Papoula Bicalho, Brasil, 25min, cor/pb, 2020, Livre)

Este filme registra as brincadeiras que fazem parte do cotidiano de alunos e alunas de três escolas municipais localizadas nos distritos mineradores de Lobo Leite, em Congonhas, e Miguel Burnier e Motta, em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Em meio à poeira, barragens, caminhões transportando minério, as crianças brincam e lidam com as questões da própria infância.

 GELO NA ÁGUA

(Dir. Mathieu Barbe, Damien Desvignes, Victor Hayé, França, 7min, cor, 2019, Livre)

Separado de seu glaciar, um pequeno iceberg flutua ao sabor das correntes. Ele descobre com medo e surpresa um mundo tão majestoso quanto atormentado.

MEU AVÔ CONHECE O KING KONG

(Dir. Miguel Sáez Plaza, Espanha, 7min, cor, 2019, Livre)

Um avô incrédulo e uma neta animada vão ao cinema para ver o filme do King Kong. O filme é da época em que o King Kong estava na cidade do avô.

NOITE NA ÓPERA

(Dir. Lanyibo Dong, Wenpai Song, Oriane Thibault, Audrey Von Hatten, Christine Zheng, França, 4min, cor, 2019, Livre)

Homard é o mordomo de Diva, famosa e adulada cantora de ópera. Como sempre, antes da apresentação vem a hora de ele trazer o doce favorito de Diva. Mas dessa vez um incidente pode atrapalhar o profissionalismo dessa dedicada lagosta.

 O MUNDO DE DALIA

(Dir. Javier Navarro Aviles, França, 3min, cor, 2020, Livre)

A pequena Dalia descobre a estufa tropical com seu pai, e de repente um beija-flor chama sua atenção. Ela o segue para tirar fotos e então percebe que perdeu o pai de vista. Com medo, ela vai procurá-lo.

 OS HERÓIS QUE FICAM EM CASA

(Dir. Todor Nikolov, Bulgária, 5min, cor, 2020, Livre)

A pandemia do Covid-19 colocou muitos cineastas em isolamento ou lockdown. Esta é a história de uma família de quatro pessoas, vivendo sua aventura em um ambiente fechado, todos os dias. Foi escrito, filmado, editado e dublado por uma pessoa, em um local (casa) em 48h.

 REHAK

(Dir. Pierre B, Reino Unido, França, 7min, cor, 2020, Livre)

Uma jovem saindo da infância descobre o mundo mágico de Rehak, que é apenas um desenho na parede de seu quarto.

 TRINCHEIRA

(Dir. Paulo Silver, Brasil, 15min, cor, 2019, Livre)

Num aterro sanitário, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

 CINESESC

 Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

 Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

 Série Cinema #EmCasaComSesc

 Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

 Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

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 Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

 + Sesc na Quarentena

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

 

Serviço:

Cinema #EmCasaComSesc

Toda semana, sempre a partir de quinta-feira, tem quatro novos filmes para streaming:

sescsp.org.br/cinemaemcasa

Veículos: Ford KA: Cinco curiosidades da evolução do hatch em vídeo

 

O atual hatch global, desenvolvido no Brasil, foi lançado em 2014


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

O Ford Ka é um carro com uma história única dentro da indústria. Passou por grandes transformações ao longo de suas três gerações e ganhou uma nova projeção no mercado. O atual hatch global, desenvolvido no Brasil, foi lançado em 2014 e desde então mantém-se entre os mais populares do País.

O novo vídeo da série “Você Sabia?” da Ford mostra algumas curiosidades que ajudam a explicar o sucesso do modelo – veja aqui. Comparado à primeira geração, entre outras diferenças, o Ka atual tem carroceria 32 centímetros mais comprida, que oferece espaço confortável para cinco passageiros.

Numa época em que os carros de entrada eram “pelados”, o Ka inovou também na oferta de equipamentos. Foi o primeiro da categoria a vir de série com direção elétrica, ar-condicionado e vidros elétricos, ousadia que acabou se transformando em tendência.

Outro item que só o Ka tem no segmento é o compartimento para celular no painel, chamado MyFord Dock, na versão SE. Com uma tampa móvel que se ajusta perfeitamente a diversos tipos de aparelhos e entrada USB para carregamento, é um recurso muito prático e engenhoso.

Em 2018 a linha passou a oferecer a versão FreeStyle, com atributos de utilitário, suspensão elevada e motor 1.5 Ti-VCT de 136 cv. Entre outros acessórios ela tem um rack de teto funcional com capacidade de até 50 kg para transportar equipamentos como bicicletas, pranchas ou caiaque.

O motor 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros do Ka, com 85 cv, é reconhecido pelo desempenho eficiente, suave e econômico. Entre outros avanços, foi o primeiro na categoria a incorporar tecnologias como duplo comando variável independente de válvulas, correia banhada a óleo e sistema duplo de resfriamento. Design moderno, dirigibilidade e manutenção econômica são outros quesitos que contribuem para manter a popularidade do modelo em alta.



Esportes: Barcelona demite técnico espanhol Quique Setién

 

Derrota de 8 a 2 para Bayern foi a gota d'água


Agência Brasil 


Arquivo

O Barcelona anunciou nesta segunda (17) que Quique Setién não é mais o técnico de sua equipe principal de futebol. A decisão acontece após a eliminação do time catalão da Liga dos Campeões, na última sexta (14), com uma derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique.

“O conselho de administração decidiu que Quique Setién não é mais o treinador da equipe principal. Esta é a primeira decisão dentro de uma reestruturação mais ampla da equipe principal, que será definida entre o atual secretário-técnico e o novo treinador, que será anunciado nos próximos dias”, diz o comunicado emitido pelo Barcelona.

Desde antes da vexatória eliminação na Liga dos Campeões, a saída de Setién era dada como certa no final da atual temporada europeia. Ele chegou ao time catalão no dia 13 de janeiro, neste período comandou o Barça em 25 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Segundo a imprensa espanhola, os favoritos a assumir o comando do Barcelona são o argentino Mauricio Pochettino e o holandês Ronald Koeman.

Veja a tabela atualizada da Liga dos Campeões.

Internacional: Líbano precisa de lockdown de 2 semanas após aumento da covid-19

 

O país registrou um recorde de 456 novas infecções hoje (17)



Agência Brasil 

Arquivo

O Líbano deve interromper suas atividades por duas semanas após um aumento nas infecções pelo coronavírus, informou o ministro interino da Saúde Hamad Hassan, nesta segunda-feira (17), enquanto o país ainda sente os impactos da explosão maciça do porto de Beirute.

O Ministério da Saúde do país registrou um recorde de 456 novas infecções nesta segunda-feira, com duas mortes, elevando o número acumulado de casos para 9.337 desde fevereiro, com 105 mortes.

"Hoje, declaramos um estado de alerta geral e precisamos de uma decisão corajosa para fechar (o país) por duas semanas", disse Hamad Hassan à rádio Voice of Lebanon.

O Líbano, já profundamente em crise financeira, estava combatendo um pico da covid-19 antes da explosão, em 4 de agosto, que matou pelo menos 178 pessoas, destruiu regiões da capital e levou o governo a renunciar.

A explosão do armazém danificou muitos hospitais e os sobrecarregou com mais de 6 mil feridos. A explosão colocou cerca da metade dos 55 centros médicos de Beirute fora de serviço, informou a Organização Mundial da Saúde na semana passada.