Postagem em destaque

Crônica: Quando a vingança chega rápido

Arquivo Hourpress Recusou ouvir as justificativas de enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais Astrogildo Magno O doutor M...

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Artigo: Jovens são o exemplo da geração tecnológica

 


Sabem manusear rapidamente telefones celulares, conhecem aplicativos para cada situação

 Luís Alberto Alves/Hourpress

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no  livro do profeta Daniel, capítulo 12, versículo 4, Deus diz a ele que no final dos tempos a “sabedoria dos homens atingiria um elevado patamar”. Quando comparamos os dias de hoje com as décadas de 1930, 1940, percebemos os avanços tecnológicos.

Quem imaginaria que teríamos automóveis com sensores avisando o motorista da próxima troca de óleo, de reabastecer, de ligar e desligar sozinho, engatar as marchas automaticamente, escolher o melhor trajeto e informar sobre qualquer problema mecânico?

Alimentos

Geladeiras sintonizadas com a internet, orientando as donas de casas com as temperaturas ideais para conservação de alimentos, e qual o seu tempo de conservação, para evitar a deterioração. Televisores plugados nas redes sociais, possibilitando a interação com quem estiver assistindo.

Neste século 21 temos a geração tecnológica. Jovens nascidos no início dos anos 2000. Totalmente plugados. Sabem manusear rapidamente telefones celulares, conhecem aplicativos para cada situação. Até para informar a temperatura ideal para cozinhar arroz ou feijão. Tudo avançado, confirmando a Palavra de Deus.

Verão

Passei por uma situação curiosa. Com um relógio digital, por causa da interrupção do horário de Verão, não conseguia acertá-lo. Não alinhava as horas, nem o calendário. Tentei deixá-lo esquecido na gaveta do criado-mudo. Porém resisti.

 Fui ao relojoeiro e pedi para uma jovem, talvez com 16 anos, para resolver, o que para mim era grande problema. Em menos de 3 minutos, isto mesmo, acertou as horas e o calendário. Neste exemplo percebi o quanto é avançada a nossa geração tecnológica.

 

Às vezes nós, que estamos no clube dos 60 anos, não entendemos o estilo de vida deles. Não gostam de ler livro físico, mas apenas pela internet. São fãs da rapidez. Assistem várias coisas ao mesmo tempo. Diante da televisão, o controle remoto sofre em suas mãos. Mudam de canal, entram nas redes sociais, compartilham fotos, informações. Tudo rápido.

Até a foto deste artigo foi alvo da tecnologia atual. Em menos de 1 minuto a fiz com o celular, repassei ao meu e-mail, tratei num programa de computador, escolhi o tamanho ideal e a coloquei aqui nesta página. Porém, se você tiver filhos (eu tenho), não deixe a tecnologia matar o amor dentro deles, nem muito menos se esquecer de Deus!

 

Política: Proposta cria modalidade de saque do FGTS e prevê extinção de regras atuais

 A partir de 2023, trabalhador deve ter total liberdade para movimentar sua conta  

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 3718/20 cria o saque por interesse, uma nova sistemática de movimentação da conta do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, o titular poderá sacar a qualquer momento até um salário mínimo da sua conta (R$1.045 em 2020).

O texto também altera o saque-aniversário, permitindo que o trabalhador retire até 90% do saldo na conta do FGTS no mês do seu aniversário. Hoje, o percentual de retirada varia entre 5% e 50%.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mão segura celular mostrando aplicativo da Caixa para saque do FGTS
Proposta é que o trabalhador tenha liberdade para movimentar sua conta do FGTS

O projeto determina ainda que as regras atuais de saque do FGTS vão vigorar até 2022. A partir do ano seguinte o trabalhador terá total liberdade para movimentar a conta, conforme regras que serão definidas pela Caixa Econômica Federal.

A proposta altera a lei do FTGS e foi apresentada pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) e os outros oito deputados do PTB. Os parlamentares explicam que o objetivo é oferecer mais liberdade ao trabalhador para movimentar o próprio dinheiro na conta do FGTS, sem comprometer a sobrevivência do fundo.

Para os deputados, as regras representam uma intervenção estatal indevida no dinheiro do trabalhador. “Fere a cidadania do indivíduo e sua liberdade de escolha, como que esse fosse incapaz de gerir seu próprio dinheiro”, afirmam.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Política: Projeto suspende multa a carro não licenciado durante pandemia

 


Recolhimento do veículo também fica suspenso

Luís Alberto Alves/Hourpress/ Agência Câmara 

O parlamentar observa que a crise econômica decorrente da pandemia levou as famílias brasileiras a priorizar gastos com alimentação, moradia e saúde e a sacrificar o pagamento de impostos.

Exemplo seria o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), que, quando não quitado, impede a emissão do licenciamento anual do veículo e consequentemente sua permissão para circular.

“O automóvel muitas vezes constitui ferramenta de trabalho, seja no serviço de fretes, entregas, táxis e transporte por aplicativo ou indiretamente ao viabilizar a visita a clientes ou a ida ao trabalho. Impedir sua circulação em um contexto de retração econômica desfavorece a retomada das atividades”, argumenta Veras.

Ele destaca ainda a situação dos agricultores familiares, “responsáveis pela produção de mais de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira, que necessitam de seus veículos para escoar a produção e se deslocar às feiras livres”.

Segundo Carlos Veras, a medida proposta não significará renúncia de receita, uma vez que as obrigações permanecerão devidas, com seus vencimentos inalterados.

O projeto acrescenta um artigo à Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.


Política: Proposta prevê punição a quem se recusar a tomar vacina contra Covid-19

 


Penalidades seriam as mesmas aplicadas para quem deixa de votar 

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 5040/20 prevê que a pessoa que se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 sofrerá as mesmas consequências de quem não vota e nem apresenta justificativa à Justiça Eleitoral. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto foi apresentado pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG). “Se é direito do cidadão negar-se a fazer algo que não esteja devidamente previsto em lei, é dever do Estado assegurar o direito de todos à saúde, e aqui reside o centro que justifica esta proposta normativa”, disse Neves.

Punições
Previstas no Código Eleitoral, as consequências para quem não vota incluem proibição de se inscrever concurso ou ser nomeado para cargo público, receber salário de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

A pessoa também fica impedida de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial (como as universidades públicas), obter passaporte e participar de licitações.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Artigo: Erros comuns do processo de S&OP e como evitá-los

 


Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas

Redação/Hourpress

O conceito de S&OP ou planejamento de vendas e operações é relativamente simples de entender, porém, executá-lo não possui a mesma simplicidade devido ao número de pessoas envolvidas.

A maioria das empresas trabalha com departamentos segregados e cada um deles tem suas próprias agendas. Isso pode tornar difícil fazer com que todos concordem e sigam um determinado conjunto de regras por um longo período.

Por conta disso, alguns erros podem acontecer. No entanto, “todos eles podem ser evitados, fazendo com que o processo funcione sem problemas, seguindo as práticas recomendadas”, explica o diretor comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.

Para facilitar o entendimento, e executivo listou alguns dos possíveis erros e maneiras de como evita-los. Veja a seguir:

  • Falta de liderança

Um dos erros de S&OP mais comuns que as empresas cometem é a falta de liderança executiva. “Se um líder não estiver totalmente engajado, o processo não funcionará.”, explica Chung, completando que é preciso fazer alguns questionamentos sobre o motivo pelo qual isso acontece:

  1. É falta de informação?
  2. Eles entendem completamente o processo de S&OP?
  3. Eles estão recebendo as informações corretas para seguir em frente?

Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas para seguir em frente com sucesso.

  • Falta de envolvimento de toda a empresa

Os principais problemas com S&OP geralmente não decorrem do processo em si, mas das dificuldades em executá-lo. Isso está relacionado a outro erro comum que os líderes de equipe cometem, quando na verdade falham em se comunicar entre as equipes. “Quando S&OP é descrito como um processo que envolve todos os setores da empresa, ele realmente significa todos os setores”, comenta o executivo. 

Para garantir que o processo de S&OP seja executado sem problemas, é necessário transmitir as mesmas informações a todos os líderes, mas transmiti-las de uma maneira que cada departamento possa entender.

  • Foco em apenas um número

Em sua forma mais simples, o S&OP sempre teve em um número ou objetivo final. No entanto, simplificar demais pode ser prejudicial. “Em vez de se concentrar em apenas um número, é preciso pensar no melhor e o pior cenário para trabalhar, além de uma opção realista entre eles, ou seja, incluir no planejamento a técnica de cenários ‘What If’”, completa o diretor. 

  • Falta de documentação

O S&OP é um processo longo e focado em objetivos de longo prazo. Portanto, é fácil entender por que as questões que foram discutidas no início de sua jornada geralmente se perdem com o tempo. “É importantíssimo manter documentadas todas as conversas realizadas nas reuniões, assim como os e-mails. Toda informação trocada durante o processo de S&OP é importante e pode fazer falta no final”, finaliza Chung.

A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

 




A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

 

Economia: São Paulo registra 92% de aumento em negociação de dívidas

 

Ofertas de flexibilização para o pagamento, facilidades para entrada e prestação a prazo, são alguns dos motivos para a alta

Redação/Hourpress

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros endividados em junho de 2020 chegou a 67,1%. Mesmo com um cenário econômico delicado, milhares de pessoas veem a renegociação de dívidas como uma forma de amenizar os impactos na vida financeira. A QuiteJá plataforma de recuperação de crédito, registrou um aumento de 92% em acordos realizados no estado de São Paulo. O levantamento apontou ainda que o grande motivo são as ofertas de flexibilização para o pagamento, além de facilidades para entrada e prestação a prazo oferecidas pelos grandes bancos e redes de varejo. Na plataforma, o valor médio de dívidas negociadas é a partir de R﹩ 2.500 e as parcelas giram em torno de R﹩ 150.

De acordo com o CEO da QuiteJá, Luiz Henrique Garcia, a época é boa para renegociar dívidas e manter o nome limpo na praça. "Praticamente, todos os bancos ou redes varejistas estão com excelentes opções e ofertas de desconto, prazos para pagamento e taxas de juros favoráveis. Devido a pandemia, as condições que estão sendo adotadas pelos credores de forma geral são muito atrativas, quase uma ‘black week’ de negociação que podem oferecer ao cliente taxas de juros bem menores, descontos em multas, parcelamento do débito, e dentre outras ofertas. As condições são sempre estruturadas de acordo com o perfil e situação de cada cliente. Portanto, se a pessoa possui condição para negociar, o ideal é não perder tempo e correr para aproveitar", declara.

O executivo alerta ainda que o primeiro passo é sempre conhecer a sua dívida, identificar os detalhes como qual o volume e saber do que se trata o débito. "Parece algo óbvio demais, porém, algumas pesquisas mostram que, na realidade, a maioria dos brasileiros sequer sabe qual é o tamanho do seu endividamento. Algumas pessoas não sabem o impacto que é deixar uma dívida em aberto, principalmente se for em cartão de crédito. É necessário pensar na melhor saída para pagar a dívida, com base na sua capacidade financeira. Formule pelo menos duas propostas diferentes para quitar o débito, e registre isso detalhadamente para usar durante a negociação com o credor. Após isso, exponha com transparência qual a sua realidade atual. A boa conversa é a melhor saída nesse momento", detalhou.

Criada em 2016 por Luiz Henrique Mensch Garcia e Rafael Abreu, a QuiteJá oferece suporte durante todo o processo de pagamento, apresentando oportunidades e planos de negociação e sugerindo descontos que beneficiem todos os envolvidos. Com atuação nacional, a empresa já ajudou mais de 600 mil brasileiros a regularizarem os seus débitos e possui mais de 20 milhões de CPFs cadastrados. Em um cenário com 63,8 milhões de inadimplentes no país, a empresa estima dobrar o crescimento ao longo de 2020.

Alguns resultados da QuiteJá em 2020.

Acordos pagos pela QuiteJá: 600 mil

Valor aproximado recebido e repassado aos credores: R﹩ 318.000.000,00 (trezentos e dezoito milhões de reais), sendo mais de R﹩ 93.000.000,00 (noventa e três milhões), só nos 6 primeiros meses de 2020.

Média de boletos pagos por mês: 110 mil boletos.

Desconto concedido: R﹩ 2,4 bilhões de reais em desconto já concedidos aos usuários.

CPFs cadastrados na plataforma: 20 milhões

Economia: Motociclistas: acesso a exames práticos fica mais fácil no Detran/SP, unidade Armênia

 

Os condutores levam apenas 4 minutos a pé da estação do Metrô até o espaço das provas

Redação/Hourpress

Está mais fácil chegar para fazer as provas práticas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A (moto). Os exames, que antes eram realizados no Parque do Ibirapuera, agora estão sendo aplicados na unidade Armênia do Detran.SP. O local fica a 4 minutos a pé do Metrô, facilitando ainda mais a chegada dos candidatos.

Durante a pandemia, com quatro dias de provas no Ibirapuera durante a semana, cerca de 1.280 pessoas se submetiam ao exame prático, sendo 320 exames por dia. Com o avanço futuro para a fase azul, de acordo com o que determina o Plano São Paulo, serão cinco dias de atendimento. Dessa forma, o Detran.SP conseguirá aumentar em 95% sua capacidade de aplicação das provas, possibilitando assim a realização de 2.000 provas por semana. Serão cerca de 500 exames por dia para melhor atender aqueles que querem tirar a CNH de moto, totalizando cerca de 10.000 atendimentos por mês.

A nova pista criada dentro das instalações da Unidade Armênia do Detran.SP cumpre a determinação do artigo 17, da resolução 168/04, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e possui aproximadamente 64 metros de comprimento.

O candidato vai se deparar com duas rotatórias circulares que permitem manobra em formato de "8"; zigue-zague (slalow) com quatro cones alinhados com distância de 3,5m, entre eles; curvas sequenciais de 90º; prancha ou elevação com 8 metros de comprimento e 30 cm de largura; entrada chanfrada; sinalização de pare e sonorizador.

O futuro motociclista que pretende tirar a habilitação precisa ter 18 anos completos, saber ler, escrever e, possuir RG e CPF. O primeiro passo é se matricular em um CFC para que possa ter 45 horas/aulas teóricas e 20 horas/aulas práticas.

Para marcar o exame prático, o aluno deve se dirigir ao Centro de Formação de Condutores (CFC) já com o certificado registrado.

No dia da prova, a entrada para o estacionamento será permitida a partir das 7h30 pelo portão que dá acesso ao setor de vistoria. O acesso dos candidatos que vierem por conta própria será permitido somente com apresentação do comprovante de agendamento para a prova e documento de identificação pessoal.