Postagem em destaque

Crônica: Quando a vingança chega rápido

Arquivo Hourpress Recusou ouvir as justificativas de enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais Astrogildo Magno O doutor M...

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Geral: Buser e empresas de ônibus fretados acusam Artesp de tentar clandestinizar atividade

 

Serviço, semelhante ao do Uber, oferece viagens por meio de aplicativo com preços baixos

Redação/Hourpress

Divulgação
Empresas de fretamento de viagens de ônibus farão uma manifestação nesta quarta-feira (28), às 11h, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contra Artesp, a Agência de Transporte do Estado. O ato reunirá representantes de mais de 100 pequenas empresas do setor, que alegam que as recentes propostas do órgão regulador irão impactar na venda de viagens por meio de plataformas como a Buser, dando status de clandestinidade ao segmento.
 
A reclamação dos pequenos transportadores está na proposta apresentada pela agência, que passará a obrigar o “circuito fechado”, ou seja, a obrigatoriedade de compra de ida e volta aos passageiros no regime de fretamento. Os fretadores destacam que essa norma já foi considerada inconstitucional pela Justiça em outros estados. Além disso apontam que de maneira geral a proposta impõe um conjunto de medidas que inviabiliza o “Uber do Ônibus”, como é conhecido. 
 
Outra reclamação dos transportadores é que diferentemente do usual, nem o sindicato nem as empresas que atuam por meio de aplicativos foram consultadas. 
 
A manifestação conta com o apoio da Buser, maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do país. A startup anunciou que irá recorrer ao Judiciário e protocolar junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas de São Paulo uma denúncia contra a Artesp, acusando a agência de direcionamento de Consulta Pública, com o intuito de prejudicar a atividade da startup.
 
Para o CEO da Buser, Marcelo Abritta, as medidas anunciadas pela agência reguladora causaram revolta entre os pequenos fretadores, que temem ser considerados clandestinos. “A Buser confia que tanto a Artesp quanto o governo do Estado levarão em consideração que a atividade é plenamente regular, faz parte da nova economia e conta com alto grau de receptividade entre a sociedade, e que portanto não deve ser tratada como irregular, mas sim vista como lícita e plenamente adequada à livre concorrência e ao livre mercado”, destacou Abritta.

Geral: Familiaridade com tecnologia é o mais novo diferencial para profissionais da área de serviços

 

E se engana quem acredita que o uso mais extensivo da tecnologia excluirá quem não é da geração Millenial em diante

Redação/Hourpress

A pandemia acelerou processos que agora são 100% digitais e no GRUPO GR a necessidade pela readaptação da forma de contratar foi vista de maneira muito positiva.

“Precisamos desenvolver ainda mais disciplina para implementar novos meios que garantissem a segurança de todos. A boa notícia é que as novas etapas e meios de aplicá-las postas em prática com antecedência, serão levadas para o pós-pandemia da forma como foram entregues de tão bem-sucedidas”, conta Paulo Afonso Rodrigues Marques,  diretor de RH do GRUPO GR.

Atualmente a empresa tem dois processos de automação dentro da seleção.  O primeiro consiste na automação do processo seletivo, desde o cadastro do currículo do candidato online. A partir daí, o aplicativo utilizado para este cadastro faz uma triagem, de acordo com os requisitos exigidos para a vaga. Ou seja, o app faz o cruzamento dessas informações. Segundo Marques a tecnologia também permite que sejam aplicados testes comportamentais sem a necessidade do comparecimento físico: “o nível de compatibilidade entre o candidato e a empresa, neste novo processo, acaba sendo maior. Inclusive, colocando o percentual de adesão para chegar aos finalistas para a última etapa, a da entrevista”.

O segundo, depois de escolhido o candidato, é a automação do processo de admissão e cadastro, onde o próprio funcionário envia os dados e documentos necessários, dentro da plataforma de admissão onboarding da Companhia.

E se engana quem acredita que o uso mais extensivo da tecnologia excluirá quem não é da geração Millenial em diante.  Carlito José Ferreira, 52 anos, atua há 10 anos no ramo de limpeza e estava de aviso prévio em outra empresa, quando foi chamado para a entrevista no Grupo GR.

Ele conta que gostou muito de todo o processo seletivo ter sido feito online, pelo aplicativo, inclusive o cadastro de documentos. “A única coisa que fiz foi ir até o local do exame, mas o restante foi tudo simples. Depois de contratado e feito o exame, foi só começar a trabalhar”, diz. Ele completa que acredita ser mais prático o processo online: “no dia da entrevista ainda estava cumprindo aviso prévio, então, não ia conseguir me deslocar a tempo. A entrevista a distância facilitou”.

Tiago Filipe de Moraes, 24 anos, vigilante do GRUPO GR em Cotia, foi contratado recentemente pelo mesmo processo digital. Ele havia cadastrado seu currículo no site indicado pela empresa e foi chamado para a entrevista por vídeo, via Whatssap: “achei ótimo porque economizei tempo e dinheiro, iria gastar cerca de R$ 30 ida e volta. Estou achando muito bom também que boa parte da minha interação com o RH e com meu supervisor tem sido pela ferramenta”

O GRUPO GR tem mais de 150 vagas abertas em todo o Brasil para os cargos de vigilante, controlador de acesso, agente de conservação/limpeza, porteiro e recepcionista. A inscrição é somente online pelo site https://grupogr.pandape.com.br/.

Artigo: Para garantir um amanhã melhor é preciso investir em educação ambiental

 

Mas será que estamos ensinando as crianças a refletirem sobre o assunto

Redação/Hourpress

Estamos vivendo um momento triste e é preciso ‘pensar’ o hoje para ‘garantir’ um amanhã melhor. As queimadas trazem graves danos à saúde humana, provocam grandes prejuízos à floresta, além de afetar imensamente a fauna, flora e causar emissões de gases que agravam o aquecimento global. Muito tem se falado sobre essa preocupação com o meio ambiente e esse desequilíbrio e desarmonia causados pela própria sociedade. Mas será que estamos ensinando as crianças a refletirem sobre o assunto, já que o futuro pede jovens mais conscientes? 

A Escola Luminova acredita que a educação ambiental ajuda a conscientizar as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida. Tentando estabelecer o equilíbrio entre o homem e o meio, a escola desenvolveu o tema educação ambiental como uma disciplina transversal no currículo, promovendo ações de conscientização, como debates entre os alunos em formato de podcast, em que os próprios estudantes trazem ideias e soluções, ou outras atividades, como criação de protótipos de artistas renomados utilizando apenas materiais recicláveis.

Túnel do Tempo: Emprego doméstico é regulamentado



 Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 26 de outubro de 1989, o  emprego doméstico foi regulamentado no país, concedendo direito ao salário mínimo, férias, 13º e jornada de 44 horas semanais.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Comendador Martinelli

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Giuseppe Martinelli (nascido em Lucca -Toscana - Itália e 1870 e falecido no Rio de Janeiro em 1946, como Comendador Martinelli)) imigrou para o Brasil em 1888. Escolheu o comércio, ramo que oferecia maiores perspectivas de ganhar dinheiro para um recém-chegado a terras estrangeiras.

Em 1906, Martinelli e sócios já tinham uma casa bancária em Santos e em São Paulo e começara a ser procurado para representar firmas exportadoras italianas. Durante a 1ª Grande Guerra em 1915, formaram uma frota própria de navios, para tentar suprir a falta de transporte acarretada pela guerra. 

Em pouco mais de 30 anos, fizera fortuna, de uma fama que se poderia qualificar de característica do homem que se fez por si. A popularidade de Giuseppe Martinelli, no entanto, veio-lhe, sobretudo da atuação que teve na capital paulista ao construir o prédio que seria o primeiro arranha-céu da cidade e da América do Sul. 

Sem apoio governamental para terminar a obra, Martinelli foi obrigado a vendê-la ao "Instituto Nacional de Crédito per il Lavoro Italiano a LEstero, perdendo aquilo que lhe era mais caro e pelo qual havia lutado grande parte de sua vida. Foi para o Rio de Janeiro refazer sua fortuna e quando vinha para São Paulo procurava não passar em frente ao prédio de desgosto pela sua perda". A Avenida Comendador Martinelli (foto) fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Variedades: Filósofo Peter Winch discute relação da filosofia com a ciência social

 

O autor se propõe a “atacar” a suposta necessidade de que as ciências sociais

Redação/Hourpress

“Talvez a ciência social ainda não tenha encontrado o seu Newton, mas as condições nas quais um gênio poderia surgir estão sendo criadas”, provocou o filósofo Peter Winch em sua obra fundamental A ideia de uma ciência social e sua relação com a filosofia, que vem a lume em nova tradução pela Editora Unesp.

 No texto, publicado pela primeira vez em 1958, o autor se propõe a “atacar” a suposta necessidade de que as ciências sociais, ainda “em sua infância”, copiem os métodos das ciências naturais em lugar de se aproximar da filosofia.

 “Mas não se deve assumir que o que tenho a dizer deve ser alinhado àqueles movimentos anticientíficos e reacionários, que objetivam atrasar o relógio e que têm surgido e florescido em certos setores desde que a ciência começou”, escreve. “Meu único objetivo é assegurar que o relógio mostre o tempo correto, qualquer que ele seja.”

Variedades: Maestro João Carlos Martins e Bachiana SESI-SP dedicam concerto/live aos grandes sucessos da Broadway e do cinema

 

Concerto transmitido diretamente do Teatro SESI será realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo

Redação/Hourpress

Alcançando a marca de 1 milhão de espectadores em suas lives, o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP capricharam na escolha do repertório do concerto que acontecerá em 27 de outubro, às 20h.

Transmitido pelos canais do maestro no Facebook e YouTube, o evento começa homenageando a Broadway e o teatro musical, com The Sound of Music (em português, A Noviça Rebelde), de Richard Rodgers com letra de Oscar Hammerstein II, dupla responsável por alguns dos mais longevos musicais. Adaptado para o cinema em 1965, e protagonizado por Julie Andrews e Christopher Plummer, recebeu cinco Oscars, incluído o de Melhor Trilha Sonora Original.

Para homenagear o mestre Charles Chaplin, Martins selecionou Smiles, tema de Tempos Modernos. Composta por Chaplin em 1936 para o filme, em 1954 a canção ganhou letra de John Turner e Geoffrey Parsons, lançada na voz de Nat King Cole e, na versão brasileira de João de Barro (Braguinha), de 1955, que teve uma das regravações mais famosas no Brasil por Djavan no álbum Malasia (1996).

Seguindo, Gonna Fly Now, tema do filme Rocky (1977), composta por Bill Conti com letra de Carol Connors e Ayn Robbins, tornou-se parte da cultura popular americana e foi a 20ª música instrumental a atingir o primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Uma das maiores lendas da história do rock n'roll, o líder da banda britânica Queen, Freddie Mercury, que teria completado 74 anos de idade no último dia 5 de setembro, é lembrado em um Tributo, com a participação do jovem pianista Davi Campolongo, aluno de Martins.

Em um concerto em homenagem aos musicais e o cinema, não poderia faltar Tara's Theme, o tema principal do filme E O Vento Levou, composto por Max Steiner em 1936. Steiner acreditava que cada personagem deveria ter um tema e, neste caso, dedica à plantação: "Tara é mais do que uma plantação, mais do que uma bela casa velha saturada de memórias orgulhosas, tristes e sempre amorosas. Tara é uma coisa viva, que dá e exige vida."

Duas das maiores canções de todos os tempos a alcançar o topo da parada Billboard Hot 100 também não poderiam estar fora do repertório. Oscar de Melhor Canção Original na voz de B.J. Thomas, Raindrops Keep Fallin' on My Head, canção de Burt Bacharach com letra de Hal David para o filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), assim como I Dreamed a Dream, canção tema do musical Os Miseráveis, de 1980, de Claude-Michel Schönberg – gravada por cantoras como Aretha Franklin, Elaine Paige e Susan Boyle, além da versão ao vivo de Anne Hathaway, na versão cinematográfica de 2012, neste concerto será interpretada pela soprano Anna Beatriz Gomes.

O tenor Jean William empresta sua voz para Maria, música de Leonard Bernstein com letra de Stephen Sondheim para o musical West Side Story, de 1957, composta para o personagem principal Tony, quando este descobre que o nome da garota por quem se apaixonou é Maria -  nome falado ou cantado na música 29 vezes.

Andrew Lloyd Webber é outro nome imprescindível neste concerto. Anna Beatriz Gomes e Jean William, acompanhados pela Bachiana Filarmônica SESI-SP, presenteiam o público com All I Ask of You, tema de O Fantasma da Ópera, musical que tem números eloquentes: 30 anos de sucesso absoluto, mais de 12 mil apresentações em 160 cidades, 35 países (incluindo o Brasil) e traduzido para 15 idiomas.

Fechando a noite, Em Algum Lugar do Passado, de John Barry, tema do filme de 1980 estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer, com o maestro João Carlos Martins assumindo o instrumento que o consagrou mundialmente, agora com o auxílio de suas luvas extensoras que permitiram sua volta ao piano após mais de 20 anos.

  

Programa

Richard Rodgers / Oscar Hammerstein II

The Sound of Music (A Noviça Rebelde)

 

Charles Chaplin

Smiles

 

Bill Conti

Gonna Fly Now (Rocky)

 

Freddie Mercury

Tributo

Solista: Davi Campolongo (piano)

 

Max Steiner

Tara's Theme (E O Vento Levou)

 

Burt Bacharach

Raindrops Keep Fallin' on My Head (Butch Cassidy and the Sundance Kid)

 

Claude-Michel Schönberg

I Dreamed a Dream (Os Miseráveis)

Solista: Anna Beatriz Gomes (soprano)

 

Leonard Bernstein / Stephen Sondheim

Maria (West Side Story)

Solista: Jean William (tenor)

 

Andrew Lloyd Webber

All I Ask of You (O Fantasma da Ópera)

Solistas: Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor)

 

John Barry

Em Algum Lugar do Passado (Em Algum Lugar do Passado)

João Carlos Martins ao piano