Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Radiografia de Sampa: Praça Júlio Mesquita


A Praça Júlio Mesquita fica no Centro de SP

Luís Alberto Caju

 Esta praça foi aberta no começo do século XX. Em 1924 ganhou o primeiro nome: Praça Vitória. Três anos depois foi alterado para Praça Júlio Mesquita. Nascido em Campinas (SP) em 1862, Júlio César Ferreira de Mesquita era filho de conceituado casal de negociante naquela cidade, ambos portugueses.

 Com três anos de idade foi para Portugal onde começou a estudar. Quando retornou a São Paulo passou pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, formando-se em Advocacia, aos 21 anos, em 1883. Voltou a Campinas e trabalhou algum tempo exercendo a profissão, depois optou pelo Jornalismo.

 Passou a escrever para os jornais “A República”, “Gazeta de Campinas” e “A Província de São Paulo” (atual O Estado de S. Paulo), do qual foi redator a partir de 1886 e diretor de 1891 a 1927. Após o fim da monarquia, tornou-se secretário do primeiro presidente de São Paulo (cargo equivalente ao de governador atualmente), Prudente de Morais.


 Como deputado estadual esteve no cargo até 1909. Mais tarde elegeu-se senador. Júlio Mesquita, além de jornalista, foi historiador, contista, biógrafo, político e um dos fundadores da Revista do Brasil, ao lado de Luís Pereira Barreto, Alfredo Pujol e Plínio Barreto. Morreu em 15 de março de 1927. A Praça Júlio Mesquita fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário