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terça-feira, 1 de outubro de 2019
Geral: Em 2030, Brasil pode ter 5ª maior população de idosos
Número maior de idosos traz desafios ao cotidiano e às políticas públicas de saúde no Brasil
Redação/Hourpress
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na quinta-feira (26 de setembro), o Projeto de Lei (PL) 4.253/2019, que institui a Semana Nacional da Pessoa Idosa. O período será lembrado anualmente na semana do dia 1° de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.
O Brasil está em um rápido processo de envelhecimento populacional. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2031, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Hoje, temos melhores tratamentos e expectativa de vida. Mas o aumento da população idosa exige o desenvolvimento de novas políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz a esta parcela. “Hoje, ao mesmo tempo em que a população brasileira envelhece, ela é também mais obesa, mais ansiosa, mais depressiva e vive mais sujeita a situações que causam estresse”, ressalta o dr. Ulisses dos Santos, ortopedista e diretor médico do HSANP.
Deve haver um incentivo maior não só às visitas aos médicos, como também à prática de hábitos mais saudáveis. Hoje, brasileiros vivem mais, praticam mais esportes e se alimentam melhor. Contudo, nossa população se previne pouco e continua a apresentar problemas de saúde por descuidos e falta de informação.
“Com a terceira idade, o corpo humano está mais sujeito a doenças. Pneumonia, osteoporose, perda de audição e visão, diabetes, câncer e problemas cardiorrespiratórios. Uma população idosa maior terá consequências no sistema de saúde do país. Isto precisa ser antecipado”, afirma o dr. Pedro Rubens Pereira, cardiologista e coordenador dos setores de cardiologia, pronto-socorro e UTI adulto do HSANP.
Sobre o HSANP
Investimento de um grupo de médicos e gestores especializados na área de saúde com mais de 20 anos de experiência, o HSANP é referência na Zona Norte da Grande São Paulo. Seu objetivo é servir à população, com atendimento qualificado, alta tecnologia e corpo clínico especializado
Veículos: Na Fenatran/2019, conheça o Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo
Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran, maior evento do setor de caminhões da América Latina. O caminhão é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!
Luís Alberto Alves/Hourpress
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior a dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior a dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.
Recordes mundiais
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000 metros em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.
Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.
Exposição na Fenatran
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro, o veículo será um dos destaques em exposição no estande da Volvo. Além de poder ver de perto esse caminhão, que é uma verdadeira lenda da performance, os visitantes poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que conduziu o Iron Knight na quebra dos recordes mundiais.
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000 metros em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.
Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.
Exposição na Fenatran
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro, o veículo será um dos destaques em exposição no estande da Volvo. Além de poder ver de perto esse caminhão, que é uma verdadeira lenda da performance, os visitantes poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que conduziu o Iron Knight na quebra dos recordes mundiais.
O piloto
Boije Ovebrink tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, nos últimos anos tem se dedicado a quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight (2016), Boije já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). “O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma Ovebrink.
Dados técnicos
· Com 2.400 cv, 6.000 Nm de torque e 4,5 toneladas, o Iron Knight tem uma relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.
· O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbocompressores, e três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi feita em posição central, para melhor distribuição de peso.
· A caixa de marchas I-Shift é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000 Nm de torque.
· A aerodinâmica da cabine foi otimizada. Grandes tomadas laterais de ar captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.
· O chassi tem reforços que asseguram mais rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima.
· Aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos.
Veículos: Na Fenatran/2019, conheça a máquina que anda até a 1.200 km/h
A supermáquina do transporte vai impactar os visitantes da Fenatran 2019 com simulações de realidade virtual
Luís Alberto Alves/Hourpress
O Hyperloop é um sistema conceitual de transporte de alta velocidade ampliando os horizontes e entendimento de como a vida será impactada pelos avanços tecnológicos em um futuro próximo. Com descolamento por meio de tubos e velocidade de até 1200 km/h, uma viagem de São Paulo até Minas Gerais, por exemplo, demoraria até 35 minutos!
Sendo assim, o ousado projeto se mostra como alternativa as viagens de aviões proporcionando economia de tempo e melhoria na qualidade de vida da população.

Em parceria SAE BRASIL, os visitantes da Fenatran 2019 vão poder matar a curiosidade de como isso tudo vai funcionar no futuro ao experimentar o mock-up Hyperloop! Através da plataforma de lançamento, os profissionais do setor de transportes vão entrar na cápsula da supermáquina e serão impactados por um passeio virtual que une os avanços tecnológicos até os dias de hoje e apresenta um novo modelo de negócio para o setor.
Túnel do Tempo: O adeus de Pelé em Nova York
Luís Alberto Alves/Hourpress
No dia 01 de outubro de 1977, Edson Arantes do Nascimento marcou um gol pelo Cosmos, contra o seu primeiro time: o Santos em sua segunda despedida do futebol. A primeira ocorreu no Brasil, em 1974, na Vila Belmiro contra o time da Ponte Preta. Pelé é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Campeão do mundo em 1958, 1962 e 1970, ficou conhecido por ter marcado mais de mil gols e pelas jogadas que somente o melhor atleta do mundo seria capaz de fazer.
Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Peixoto Gomide
Luís Alberto Alves/Hourpress
Francisco de Assis Peixoto Gomide, que virou nome de rua no bairro da Consolação, Centro, nasceu em São Paulo em 24 de março de 1849. Formado em Direito exerceu os cargos de promotor e vereador na cidade de Amparo (SP). Após a proclamação da República também esteve nas funções de suplente na delegacia de polícia da capital paulista, inspetor de tesouro do Estado, presidente do conselho da Caixa Econômica e senador no Congresso Paulista em 1893. Antes essa rua se chamava Maria Izabel e a partir de 1916 foi batizada com o nome de Peixto Gomide.
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Sindical: Você sabe identificar um assédio sexual no ambiente de trabalho?
Qual é o grau de aperto envolvido nesse abraço?
*Lu Magalhães
O tema é polêmico, reconheço. Muitas pessoas podem achar que é uma bobagem fazer essa pergunta, pois o assédio sexual é claro e evidente. Com base em análises, pesquisas e conversas com mulheres, para formar um repertório consistente sobre o assunto, estou convencida que esse é um tema pantanoso e nada óbvio. O assédio sexual no ambiente de trabalho não acontece somente de maneira explícita. Um exemplo recente dos meandros que envolvem o assunto veio de uma profissional mexicana, que atua na Califórnia (Estados Unidos). A empresa na qual trabalha solicitou que ela fizesse um teste – previsto para todas as mulheres da companhia – que revela o nível de conhecimento dessas profissionais para identificar um assédio sexual no ambiente corporativo.
Eis que essa profissional me pediu ajuda para analisar algumas questões. A que me chamou mais atenção foi: “Se o chefe direto der um abraço em você por ocasião do seu aniversário, isso seria assédio?”. Hum... complexo, não? Considerando que a empresa está em território norte-americano, esse é o tipo de pergunta comum à cultura deles. Quando pensamos em México e Brasil, será que esse comportamento é totalmente suspeito? Qual é o grau de aperto envolvido nesse abraço? Quais são as sutilezas que podem determinar ou não esse julgamento?
Em conversa com especialistas em gestão de pessoas, inclusive autores de livros publicados pela Primavera Editorial, detectei dois comportamentos-padrão que não deixam dúvida sobre o assédio. O primeiro fala de profissionais que criam situações, sistematicamente, para ficar sozinhos com a mulher. Reuniões fora de hora e com objetivo impreciso, pretextos de conversas profissionais inconsistentes – esses são alguns dos sinais que devem despertar um alerta. O segundo são os comentários grosseiros e toques inadequados. Homens que ao conversar sempre dão um jeito de tocar a mulher; abraços demorados e apertados demais – quando a profissional não deu nenhuma abertura para tal. O nível hierárquico superior ao da vítima também deve ser levado em conta, entretanto, há assédio sexual cometido por profissionais em cargos similares ao da mulher. Esses são os chamados assédio sexual por intimidação.
É importante saber que o assédio sexual no trabalho envolve qualquer provocação, proposta ou chantagem manifestada por palavras (assédio sexual sem contato físico); por gestos feitos pessoalmente ou em meios eletrônicos: e-mail, redes sociais ou whatsapp. O assédio sexual é crime e deve ser denunciado. Para mais informações, recomendo o vídeo Como identificar o assédio sexual no trabalho, produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, que entrevistou a advogada Manoella Keunecke.
*Lu Magalhães é presidente da Primavera Editorial, sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.
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