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sexta-feira, 12 de julho de 2019

Economia: Novos hábitos impulsionam mercado de alimentação saudável


De olhos atentos aos desejos dos brasileiros, antiga Salad Creations, agora BOALI, inova nas preparações e planeja voo ambicioso diante de dois segmentos prósperos


Redação/Hourpress

Faça sol, chuva, calor ou frio, para o brasileiro, cuidar da saúde é uma regra que tem sido incorporada cada vez mais no dia a dia. Quem está atento ao mercado tem surfado nas boas ondas do setor, que segue em alta no franchising. Há anos na liderança, alimentação figura como o segmento mais próspero e fechou 2018 com cerca de 33.895 unidades que faturaram, juntas, mais de R$ 45 bilhões no ano. Logo atrás, Saúde, Beleza e Bem-estar, com 18% do mercado nacional, ante 26% da sucessora, movimentou sozinho R$ 32 bilhões. Os números, mais do que dar dimensão do cenário atual, revelam em si uma tendência que vem sendo sentida há alguns anos: investir em negócios focados em saudabilidade são sim um dos mais vantajosos.
Quem ilustra bem esse movimento são os empresários Victor Giansante, Fernando Bueno e Rodrigo Barros. No Brasil desde 2009 como master franqueados da Salad Creations, rede pioneira a implementar a pista de ingredientes para composição do prato, perceberam logo nos primeiros anos que para prosperar era preciso mais do que vender apenas salada. Conseguiram, no ano seguinte à chegada, autorização da matriz para incorporar os pratos quentes, como crepes e quiches. A iniciativa evitou a queda de 40% no faturamento durante os meses mais frios do ano e equilibrou as vendas. Na sequência, os executivos também investiram numa nova apresentação, uniformes e treinamento, que possibilitou um upgrade de 20% no faturamento.
Se as mudanças parecem muitas, a maior e mais significativa delas foi mesmo em 2015, quando o trio de empresários rompeu o contrato com a rede americana e reformulou todo o layout, explorando mais da regionalidade e adaptando-a ao gosto do consumidor brasileiro. Foram dois anos de transição para, agora, em 2019, lançarem oficialmente a rede Boali, junção das palavras boa e alimentação. “A Boali é uma marca que permite muito mais do que a Salad Creations. Ela traz a boa alimentação num conceito mais amplo e não apenas a salada, embora uma não esteja dissociada da outra. Se nos EUA a pista foi suficiente para gerar resultados, aqui isso não aconteceu e foi preciso ampliar o portfólio no ponto de venda. E, principalmente, mudamos porque sentimos a necessidade de criar uma marca com DNA 100% brasileiro”, afirma Victor Giansante, sócio e diretor de expansão.
Com todas as bandeiras devidamente alteradas, 32 unidades ao todo, o plano para esse ano é expandir, levando adiante a ideia de ser um negócio rentável e capaz de promover o bem por meio da alimentação saudável e acessível ao consumidor. O terreno em que a rede de franquias finca as estruturas é sólido e bastante favorável. O estudo da agência Euromonitor International, The Top 10 Consumer Trends for 2017, revelou que cerca de 79% dos participantes afirmaram substituir os alimentos “convencionais” por versões mais nutritivas. Aqui no Brasil, dados divulgado pelo Ministério do Meio do Ambiente endossam a pesquisa acima: embora a agricultura brasileira seja líder no uso de agrotóxicos, é o mercado de produtos industrializados orgânicos que mais cresce, chegando ao patamar de 25% ao ano desde 2009 em contrapartida aos 6% da média mundial.
Em cifras, o mercado é bilionário! Outra pesquisa também da Euromonitor apontou que o segmento de alimentos e bebidas saudáveis cresceu nos últimos cinco anos 98%, movimentando um montante anual na casa dos US$ 35 bilhões apenas no Brasil. E mesmo durante a crise, que assustou e desacelerou a economia brasileira, muitos deixaram os padrões de consumo de lado e adotaram um estilo mais saudável, incluindo na dieta grãos, cereais e sementes, como chia e linhaça. Razão pela qual a Boali, mesmo em transição e com um novo layout, não totalmente conhecido do consumidor, seguiu crescendo e fechou 2018 com um faturamento de R$ 35 milhões e 34 lojas. A perspectiva, agora, é ir ainda mais longe, com previsão de abertura de mais 100 unidades em três anos. 
Os aportes iniciais podem variar entre R$ 60 mil a R$ 500 mil e o plano de expansão prevê a pulverização da marca, instalando os modelos de negócios de acordo com o perfil da cidade. Ao todo, são cinco modelos: delivery, quiosque, loja corporativa, de shopping e de rua. Para cidades menores, como as do interior de São Paulo, a meta é instalar prioritariamente o delivery, que é financeiramente mais em conta, mas atende um raio significativo da população local. Já para as capitais dos estados, além deste, os demais modelos são implementados dependendo da localização do ponto. A perspectiva de retorno do investimento depende do modelo de operação, mas já pode ser sentido entre os 12º a 18º meses. Para uma rede que nasceu com o propósito de fazer a diferença no dia a dia do empreendedor e consumidor, o cenário não deixa mentir: a Boali colherá bons frutos daqui para frente.

Geral: Coração da mulher em risco



 Os números são alarmantes, porém reais   

Redação/Hourpress
 
Estamos vivenciando um cenário preocupante. Atualmente, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte entre as brasileiras acima de 40 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a maior taxa da América Latina. Porém, fato é que com a mudança no estilo de vida e a tendência ao envelhecimento da população, as doenças cardiovasculares passaram a liderar as causas de óbito femininas, ultrapassando as estatísticas de tumores, como mama e útero. 

Ainda de acordo com a OMS, 8,5 milhões de mulheres chegam a óbito por ano no mundo, ou seja, mais de 23 mil cidadãs por dia. Os números são alarmantes, porém reais. E, diversos fatores nos levam a eles. O acúmulo de funções, histórico de saúde, hábitos de vida, fatores de estresse e rotina profissional são apenas alguns exemplos.  

Frente a essa realidade, a conscientização quanto aos sintomas se faz cada vez mais necessária, uma vez que são diferentes dos manifestados pelos homens e pouco divulgados na mídia. É com essa intenção que a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) realiza, permanentemente, a campanha Mulher Coração. Com ela, visamos alertar as autoridades, gestores e comunidade sobre o aumento significativo dos eventos cardiovasculares entre o gênero feminino.  

Empenhados em alterar a realidade preocupante da incidência de problemas cardíacos entre as mulheres brasileiras, realizamos, recentemente, uma pesquisa nacional com quase 300 entrevistadas. Nela, mapeamos dados e estatísticas que demonstram a preocupação com a saúde por parte do público feminino, bem como o interesse em buscar uma vida mais saudável. 

Dentre as participantes do levantamento, é possível notar que a faixa de 36 a 55 anos costuma ser uma fase em que há maior preocupação com mudanças de hábitos e cuidados preventivos. Ainda, dados reconfortantes mostraram que mais da metade das pesquisadas já consultaram um clínico geral ou um cardiologista para acompanhar a saúde do coração e quase 90% não são fumantes. Outra informação positiva é a sobre atividades físicas: 60% das mulheres praticam algum tipo de exercício de uma a duas vezes por semana. 

Em contrapartida, a carga horário de trabalho de mais de 60% das brasileiras entrevistadas extrapola as oito horas diárias, sem contar a rotina familiar e doméstica, que geralmente é de grande estresse e desgaste físico. O fator sono também é um agravante: parte considerável das mulheres dorme até seis horas por dia, ou menos. Lembrando que o ideal é uma noite de sono de qualidade durante oito horas. 

Os dados que falam sobre histórico familiar também não são os melhores. Aproximadamente 80% possuem parentes com hipertensão e cerca de 70% têm histórico de doenças cardiovasculares. Nestes casos, um acompanhamento próximo realizado por um médico especialista é mais do que o recomendado.    

Economia: Pequenos negócios são a essência do turismo nacional



Seminário Nacional de Turismo começou ontem (11) e debaterá alternativas sustentáveis para incentivar o setor


Luís Alberto Alves/Hourpress

O desenvolvimento da cadeia econômica do turismo como fomento às 2 milhões de micro e pequenas empresas (MPE) que atuam direta e indiretamente no setor, foi debatido no Seminário Nacional de Governança em Turismo, que acontece em Capitólio (MG) de 11 a 13 de julho. O evento promove boas práticas de governança junto aos municípios turísticos brasileiros e discute alternativas para aprimorar a atividade. A cerimônia de abertura foi realizada nesta quinta-feira (11) e teve a presença de representantes do governo federal, gestores municipais, parlamentares, empresários de micro e pequenas empresas inseridos nos destinos turísticos, órgãos de turismo e conselhos do setor.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, esteve na abertura do seminário e destacou que o apoio à cadeia do turismo é fundamental, pois é uma ferramenta integradora entre as políticas públicas e as micro e pequenas empresas - do total de negócios do turismo, as MPE representam 96,3%. “Como o setor é composto essencialmente por micro e pequenas empresas, o papel do Sebrae é de extrema relevância como agente indutor de conhecimento e grande apoiador de políticas de desenvolvimento. Está em nosso DNA contribuir para o crescimento econômico local por meio da geração de empregos e renda e estimular a valorização cultural”.

Melles ainda citou o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), realizado em parceria com os governos estaduais e o Sebrae. A iniciativa irá percorrer todas as unidades da federação visando traçar medidas – em conjunto com empresários, empreendedores, gestores públicos estaduais e municipais – para a retomada do crescimento econômico.

Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), representou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e destacou em seu discurso a abrangência estadual e nacional do evento. “Esse trabalho aprimora a gestão para a indústria do turismo. Temos que despertar o empreendedorismo local do setor”. Rita Passos, secretária nacional de Inclusão Social e Produtividade Urbana do Ministério da Cidadania, reiterou o foco em trabalhar em prol dos municípios e criar condições para que as pessoas possam conhecer os destinos brasileiros: “Podemos explorar os destinos, melhorar os hotéis e, assim, a Secretaria de Inclusão Social quer se tonar um braço dentro dessa máquina de emprego que é o turismo”.

Na palestra magna de abertura, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, apresentou a nova campanha promocional “A Hora do Turismo”. As peças da ação retratam o trabalho do governo federal em parceria com a iniciativa privada para garantir o adequado aproveitamento do potencial do país e contribuir para o desenvolvimento econômico por meio da atividade turística. “Queremos vender o país a nível nacional e internacional. Temos diversos programas no MTur para apoiar projetos de infraestrutura turística, apoio ao setor público e privado do turismo, por exemplo”, disse.
Gastronomia 
Simultaneamente ao seminário, está sendo promovida a Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Minas Gerais. Neste espaço, entidades parceiras, públicas ou privadas expõem produtos e serviços do turismo municipal. O Sebrae Minas Gerais montou quatro estandes para divulgar e dar destaque aos produtos mineiros feitos na região, como a geleia de abacaxi com pimenta, queijo da Canastra, mel, extrato de própolis, cerveja e chopp artesanal e gelatto. Os produtos são feitos pelas empresas Minas Goumert, Néctar das Flores, Goulart Beer, D’ocê Gelateria e a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (APROCAN), apoiadas pelo Origem Minas.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Variedades: Conheça a história que deu origem ao Dia Mundial do Rock



Data comemorada em 13 de julho teve como marco o concerto beneficente Live Aid, que este ano completa 34 anos, e contou com a participação de artistas lendários como Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath

Luís Alberto Alves/Hourpress
No dia 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, pois nessa data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. O megaevento, que este ano completa 34 anos, foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, com objetivo de levantar fundos para combate à crise humanitária na Etiópia.
Em cada cidade, mais de 20 atrações que se apresentaram tiveram grande simbologia e importância. “Dada a grandeza do evento, os dois shows foram importantes para chamar a atenção da mídia para o problema de fome no país africano. Em Londres, o público foi de 72 mil pessoas, já na Filadélfia foi de 100 mil”, conta Ciro Visconti, coordenador da primeira e única pós-graduação em Rock do Brasil pela Faculdade Santa Marcelina.
As performances dos artistas demoraram cerca de 10 horas em cada um dos dois palcos e foram transmitidas via satélite para cerca de 150 países, alcançando aproximadamente 1,5 bilhão de espectadores. “O show de 21 minutos do Queen no Live Aid foi eleito como a melhor performance de um artista na história do Rock em uma votação entre artistas, produtores e jornalistas da indústria fonográfica, que ocorreu em 2005, batendo outras consagradas apresentações de artistas, como a de Jimi Hendrix (1969), Sex Pistols (1976), David Bowie (1973) e Rolling Stones (1969)”, comenta Visconti.
Ainda de acordo com o professor, o show da banda Queen, no Live Aid, é considerado o grande destaque, visto que o evento também contava também com bandas clássicas, como Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who. “Na época, haviam artistas que estavam liderando as paradas, como Dire Straits (com Money For Nothing) e U2 (com Sunday Bloody Sunday). Além disso, a icônica performance da banda Queen foi reproduzida quase integralmente no filme Bohemian Rhapsody (2018)”, complementa.
As bandas e artistas que se apresentaram no estádio Wembley, em Londres, foram: Status Quo, The Style Council, The Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Spandau Ballet, Elvid Costello, Nik Kershaw, Sade, Sting (participação de Phill Collins), Howard Jones, Bryan Ferry (participação de David Gilmour), Paul Young, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, Paul MacCartney e Band Aid.
Já no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, se apresentaram: Bernard Watson, Joan Baez, The Hooters, Four Tops, Billy Ocean, Black Sabbath, Run-D.M.C, Rick Springfield, REO Speedwagon, Crosby, Stills and Nash, Judas Priest, Bryan Adams, The Beach Boys, George Thorogood and The Destroyers, Simple Minds, Pretenders, Santana, Ashford & Simpsons, Madonna, Tom Petty and the Heartbreakers, Kenny Loggins, The Cars, Neil Young, The Power Station, Thompson Twins, Eric Clapton, PhillCollins, Led Zeppelin, Crosby, Stills, Nash & Young, Duran Duran, Patti LaBelle, Hall & Oates, Mick Jagger, Tina Turner, Bob Dylan e USA for Africa.
O gênero é contemplado pelos estudos da pós-graduação em Rock, da Faculdade Santa Marcelina, que analisa o estilo musical por meio de três pilares: teoria, história e prática. O curso, inédito no Brasil, aborda a aprofundada pesquisa acadêmica já desenvolvida internacionalmente sobre o Rock.

Variedades: 10 dicas para planejar uma viagem nas férias de julho





Seja um passeio de carro ou de avião, é possível realizar roteiros garantindo a melhor experiência

Redação/Hourpress
Julho é conhecido por ser o mês de férias escolares e alta temporada para realizar viagens. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o interesse cultural, natureza e gastronomia são os principais motivos na hora de planejar o roteiro de férias, seja sozinho ou com a família. Muitas vezes a falta de tempo é um impedimento na hora de programar os passeios tão desejados com antecedência.
Hoje já é possível aproveitar os benefícios da tecnologia para economizar o tempo nessas horas. E para viajantes que já possuem destino para visitar nesse período, a Voom, plataforma de reserva de voos compartilhados on demand, destacou abaixo dicas para aproveitar da melhor forma o período de descanso:
1) Em viagens curtas ou longas, é importante checar a previsão do tempo no local para saber o que levar. Já é possível encontrar diferentes apps disponíveis para essa função;
2) Quem for viajar de carro pode aproveitar os apps para checar como está o trânsito nas principais rodovias, além de descobrir qual local mais próximo de você tem o melhor custo-benefício para abastecer o veículo;
3) Ao decidir seu destino, é possível usar algumas plataformas para checar quais melhores restaurantes na região, hotéis e bares;
4) Já no caso das companhias aéreas, hoje já é permitido realizar o check-in online antecipado, pelo site ou app. Isso ajuda a economizar o tempo no aeroporto;
5) Em caso de viagens de avião, certifique-se de levar um documento com foto para embarcar; consulte informações gerais para evitar transtornos com o excesso de bagagens, anote dicas para realizar a viagem com bebês e crianças, além de deixar de fácil acesso a documentação de vacinas;
6) Para não ocorrer risco de perder os registros dos melhores momentos da viagem, não esqueça de levar adaptadores de tomadas e carregadores portáteis para notebooks, câmeras e celulares;
7) Dependendo do local escolhido, é ideal levar na mala de mão, medicamentos para uso básico ou kit de primeiros socorros;
8) Não fique à mercê de cartões. Alguns passeios e aventuras fora do roteiro podem exigir dinheiro físico. Leve uma quantidade em caso de necessidade;
9) Se a viagem for longa, não deixe de levar dispositivos para leitura de e-books, ou livros e revistas para se distrair. Em caso de passeios com crianças, leve tablets e smartphones para descontração;
10) Uma opção para quem deseja fugir do trânsito até o aeroporto é agendar um voo com a Voom, plataforma de reserva de voos de helicóptero compartilhado on-demand, que permite o agendamento com até 90 dias de antecedência e com valores até 80% menores que as empresas de táxi aéreo tradicionais.
Para agendar o voo com a Voom, basta entrar no site www.voom.flights ou baixar o app na Apple Store,selecionar a opção de origem e de destino, inserir os dados pessoais e aceitar a cotação. Os voos estão disponíveis de segunda a sexta das 7h às 20h e aos sábados das 10h às 16h.

Variedades: Primavera Editorial debate sobre preconceito e afroempreendedorismo na Casa da Porta Amarela

Na 17ª edição da FLIP, a Primavera Editorial leva a Paraty um debate sobre afroempreendedorismo negro e preconceito. Na Casa da Porta Amarela (Rua da Candeia, 18), o tema será a base de uma mesa literária na sexta-feira, 12 de julho, às 12h30, com as participações de Débora Luz e Bruno Brígida, empreendedores do Clube da Preta


Redação/Hourpress

Trabalhar a diversidade de uma maneira ampliada e trazendo a literatura para um espaço de transformação será o mote da participação da Primavera Editorial na FLIP 2019.  A editora levará para a Casa da Porta Amarela – ponto de encontro para a troca de experiências sobre livros, leitura e literatura produzida por autores e editoras independentes – um debate sobre preconceito, afroempreendedorismo e black money. Para abordar o tema, a mesa contará com as participações dos empreendedores Débora Luz e Bruno Brígida, do Clube da Preta. O bate-papo será na sexta-feira, 12 de julho, às 12h30, na Rua da Candeia, 18. A mediação será da jornalista Betânia Lins.  
Além de promover e participar de mesas literárias, a Primavera Editorial destacará na FLIP 2019 alguns lançamentos que abordam a importância de trabalhar em prol da diversidade nos negócios e no mundo corporativo. Entre as obras, Brilhe na sua praia– fruto de uma inquietação ambientada entre a exasperação e o otimismo de duas garotas negras inglesas. Na obra, as jovens Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené assumiram o desafio de entrevistar 39 das mais pioneiras mulheres negras na Grã-Bretanha para contar o curso de desenvolvimento pessoal de cada uma delas. O resultado é um sucesso editorial no Reino Unido, que traz depoimentos de mulheres bem-sucedidas como Amma Asante, atriz, roteirista e diretora premiada com o BAFTA de Cinema; Vanessa Kingori, diretora de redação da British Vogue; e Denise Lewis, medalha de ouro na Olímpiada de Sidney, em 2000, no heptatlo.
Segundo Yomi, jornalista e uma das autoras, as mulheres negras fazem muito sucesso e, atualmente, estão criando um verdadeiro tsunami feminista. “No livro, destacamos a atuação de mulheres que se parecem conosco, crescem em lugares semelhantes, falam como nós e inovam em todos os setores da sociedade”, salienta. Da educação ao namoro, o livro inspira ao trazer relatos honestos que celebram os avanços das mulheres negras. Ao mesmo tempo, traz conselhos práticos para as mulheres que querem fazer o mesmo e criar um futuro melhor e visível. 
De acordo comLarissa Caldin, publisher da Primavera Editorial, Brilhe na sua Praia é uma obra inspiradora para mulheres negras de todas as idades. “Essa narrativa também está presente nas redes sociais das autoras, que trazem conteúdos que estimulam a reflexão e insights sobre a condição feminina na sociedade contemporânea, sobretudo no que se refere às  mulheres negras”, conta Larissa, que representará a editora em mesas literárias na FLIP 2019.  
AGENDA DA PRIMAVERA NA FLIP 2019
Dia 11 | quinta-feira, 19h30 - Casa da Porta Amarela
Bate-papo: O mundo interno na literatura
Andamos tão angustiados com quem achamos que deveríamos ser; com quem achamos que os outros deveriam ser; e como achamos que a vida deveria ser que acabamos desfrutando muito pouco do que realmente somos, do que os outros são e de como a vida é. Mais: acabamos nos perdendo de quem nós somos. Mas, afinal, quem nós somos? Em "O mundo que habita em nós", Liliane Prata faz uma jornada filosófica e literária rumo ao resgate do que chamamos "eu". Alguma dor sempre fará parte da condição humana, mas é possível – acredita a autora –, nos sentirmos menos perdidos de nós em tempos tão intensos. Participantes:Liliane Prata (Ed. Instante), Germana Zanettini (Laranja Original) e Larissa Caldin (Primavera Editorial) Mediação: Tatiany Leite
Dia 13 | sábado, 18h - Casa PublishNews
Papo de boteco: ‘Escute o que ela diz’
Com Larissa Caldin, Camila Cabete e Fabio Uehara + Happy Hour da Primavera 
Dia 14 | domingo, 11 horas - Casa Fantástica
Bate-papo: Feminismo infiltrado: fantasia? O feminismo na ficcçãoParticipação de Larissa Caldin (publisher da Primavera Editorial)

Economia: Pesquisa: preocupações com dívidas assombram nove em cada 10 pessoas



Levantamento feito pelo serviço Negocia Fácil com Instituto Locomotiva analisa impacto das dívidas entre os brasileiros


Redação/Hourpress

O Brasil atravessa a pior crise de toda história, como consequência o cenário do desemprego chega a números alarmantes atingindo cerca de 13,2 milhões de trabalhadores segundo dados do IBGE. Com menos empregos, a renda do brasileiro fica comprometida, e por consequência, o pagamento de despesas, o que ocasiona a geração de dívidas, e a inadimplência.
De acordo com estudo que analisa o impacto das dívidas e da inadimplência na vida dos brasileiros, desenvolvido pelo Instituto Locomotiva em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil, 57,9 milhões de brasileiros estão muito preocupados com dívidas em atraso.
As preocupações com dívidas assombram 9 em cada 10 devedores e quanto menor a renda, maior é a preocupação – 84% das pessoas de classe AB se preocupam muito com as dívidas, enquanto 94% das pessoas da classe C e 98% das classes DE têm a mesma preocupação.
Os impactos da dívida na população brasileira vão muito além de uma situação momentânea. O estudo aponta que 54,8 milhões de brasileiros têm o sono afetado, 54,1 milhões de brasileiros têm a sua autoestima afetada, 53,5 milhões de brasileiros têm o seu rendimento profissional afetado e 45,3 milhões de brasileiros têm o apetite afetado.
O head de Negócios Digitais do serviço Negocia Fácil, José Moniz, destaca que a parceria fechada com o Instituto Locomotiva mostra como a empresa já consagrada em cobrança digital está de fato interessada em entender o comportamento dos devedores e, dessa forma, aprimorar o atendimento a esse público. “Além do serviço de recuperação de crédito, nossa marca passa agora a se tornar um observatório das tendências dos consumidores inadimplentes. É algo inédito no mercado", avalia.
“A inadimplência tem um alto impacto não só no cotidiano de quem vivencia essa realidade; como na economia de modo geral. O brasileiro com as suas contas pagas vive melhor e é mais produtivo. A reação da nossa economia devolverá não só o poder de compra às pessoas, mas a sensação de dignidade, o bem-estar”, comenta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.