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quarta-feira, 30 de abril de 2014

Geral: Câmara aprova aumento do tempo máximo de caminhoneiros ao volante



Grupo de protesto na galeria da Câmara dos Deputados durante a votação

Luís Alberto Alves
 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) proposta que aumenta o tempo máximo ao volante do motorista profissional de 4 horas para 5,5 horas contínuas e altera a forma de aproveitamento do descanso obrigatório, além de outros detalhes no regulamento da profissão.
 Segundo a proposta, a jornada do motorista profissional continua a ser de oito horas, com duas extras, mas convenção ou acordo coletivo poderá prever até quatro horas extras. A matéria será votada ainda pelo Senado.
 O texto aprovado é um substitutivo do relator pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), aos projetos de lei 4.246/12, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS); e 5.943/13, da comissão especialque analisou o tema.
                                                               Descanso
 De acordo com o texto, a cada seis horas no volante, o motorista deverá descansar 30 minutos, mas esse tempo poderá ser fracionado, assim como o de direção, desde que esse último seja limitado às 5,5 horas contínuas.
 Já o descanso obrigatório, de 11 horas a cada 24 horas, poderá ser fracionado, usufruído no veículo e coincidir com os intervalos de 30 minutos. O primeiro período, entretanto, deverá ser de 8 horas contínuas.
                                                         Piora nas leis trabalhistas
 O texto também define o que é tempo de espera, quando o motorista não está dirigindo. São enquadradas nesse conceito as horas em que o motorista profissional empregado aguarda a carga ou descarga do caminhão e o período gasto com a fiscalização de mercadoria na alfândega.
Se essa espera for maior que duas horas, o tempo será considerado como repouso.
 A proposta converte em advertência as multas aplicadas em decorrência da lei atual (12.619/12) quanto à inobservância dos tempos de descanso e também aquelas por excesso de peso do caminhão.
                                                                  Longa distância
Nas viagens de longa distância com duração maior que sete dias, o projeto concede repouso semanal de 35 horas, contra as 36 horas da lei atual, permitindo seu fracionamento em dois e o acúmulo de até três períodos de repouso seguidos, que poderão ser usufruídos no retorno da viagem.
 No caso do empregado em regime de compensação, que trabalha 12 horas seguidas e descansa por 36 horas, o projeto retira a necessidade de a convenção ou acordo coletivo que prever esse regime justificá-lo em razão de especificidade, de sazonalidade ou de característica do transporte.
 Todas as regras de descanso semanal e diário constam da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43).
 O projeto permite ao motorista estender o período máximo de condução contínua pelo tempo necessário para chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Na lei atual, essa extensão é de uma hora.
                                                            Penalidades
A penalidade que poderá ser aplicada pela polícia rodoviária ao caminhoneiro por descumprir esses períodos de repouso passa de grave para média, embora permaneça a retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso.
 Entretanto, o projeto determina a conversão da penalidade para grave se o motorista cometeu outra infração igual nos últimos 12 meses.
 No caso dos motoristas de ônibus, o fracionamento do intervalo de descanso poderá ser em períodos de 10 minutos e, se o empregador adotar dois motoristas, o descanso poderá ocorrer com o veículo em movimento. Após 72 horas, no entanto, o repouso deverá continuar em alojamento externo ou com o veículo parado se for do tipo leito.
                                                              Cessão de veículo
Será permitido também o empréstimo de veículo de empresa de transporte ao motorista autônomo, sem vinculação empregatícia.
 O pagamento ao motorista ou à transportadora pelo tempo que passar de cinco horas na carga e descarga de veículo passa de R$ 1 por tonelada/hora para R$ 1,38 e será atualizado anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
                                                               Peso extra
 O substitutivo aprovado aumenta de 5% para 10% a tolerância admitida sobre os limites de peso bruto do caminhão por eixo para rodagem nas estradas brasileiras. Esse limite passará a ser aplicado para todas as ruas disciplinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
“Não é justo que um caminhão que venha da Argentina, do Uruguai ou do Paraguai tenha uma tolerância de peso de 10% entre eixos, e o trabalhador brasileiro não ter o benefício”, disse o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), ressaltando que o projeto foi fruto de um grande debate.
                                                                 Locais de descanso
 Em relação aos locais de descanso e pontos de parada, o projeto determina a publicação da relação desses locais pelo poder público e condiciona a aplicação das penalidades pelo descumprimento da futura lei à publicação dessa relação e de suas atualizações subsequentes relativamente a cada rodovia incluída.
 Entre os locais de repouso e descanso dos motoristas profissionais, o projeto lista estações rodoviárias, refeitórios das empresas ou de terceiros e postos de combustíveis.
 Está previsto também que o poder público terá cinco anos para ampliar a disponibilidade dos locais de repouso e descanso nas estradas, inclusive por meio da exigência de sua abertura pelas concessionárias de rodovias e instituição de linhas de crédito.


Geral: Android foi principal alvo de ameaças no 1º trimestre






Luís Alberto Alves

 De acordo com o novo Relatório de Ameaças a Dispositivos Móveis da F-Secure, mais de 99% das novas ameaças a dispositivos móveis descobertas pelo F-Secure Labs no primeiro trimestre de 2014 destinavam-se a usuários de Android. 277 novas famílias de ameaças e variantes foram descobertas, das quais 275 destinavam-se a Android, uma para iPhone e uma para Symbian. No mesmo trimestre do ano passado foram descobertas 149 novas famílias de ameaças e variantes, sendo que 91% destinavam-se a Android.
O vírus ataca o sistema Android

 No primeiro trimestre, também foi registrado um alto número de novos malwares para Android. Isso indica que o cenário de ameaças para dispositivos móveis continua se desenvolvendo com sofisticação e complexidade. Foi observada a primeira mineração de criptomoedas, que desvia o dispositivo à mina para moedas virtuais, como Litecoin. 

Também foi detectado o primeiro bootkit, que afeta os estágios iniciais da rotina de inicialização do dispositivo e é extremamente difícil de ser detectado e removido. Foram encontrados, ainda, o primeiro trojan Tor e o primeiro trojan bancário Windows migrando para o Android.

 ''Estes desenvolvimentos nos mostram sinais dos autores de malwares,'' disse Mikko Hyppönen, especialista em segurança cibernética e CRO da F-Secure. ''Provavelmente, veremos mais desses casos nos próximos meses. Por exemplo, celulares estão ficando mais potentes, possibilitando que criminosos cibernéticos lucrem ao usá-los como mineração para criptomoedas.''

 A Grã Bretanha enfrentou o maior nível de malware a dispositivos móveis calculado pela F-Secure no primeiro trimestre, com 15 - 20 arquivos de malware bloqueados a cada 10.000 usuários, ou aproximadamente 1 em 500 usuários. Os Estados Unidos, a Índia e a Alemanha tiveram de 5 - 10 malwares bloqueados para cada 10.000 usuários. E na Arábia Saudita e na Holanda, de 2 - 5 malwares foram bloqueados a cada 10.000 usuários.

                                                              Atividades desonestas
 O que as ameaças móveis fazem quando infectam um dispositivo? O relatório indica que 83% dos trojans enviam mensagens SMS para números premium ou para serviços de assinatura baseados em SMS — a atividade maliciosa mais comum existente.

Aqui está uma lista de atividades maliciosas mais comuns nas quais trojans móveis estão envolvidos:
• Enviar mensagens SMS a números com tarifas altas
• Baixar ou instalar arquivos ou aplicativos sem solicitação no dispositivo
• Rastrear a localização do dispositivo de modo silencioso ou seu áudio ou vídeo a fim de monitorar o usuário
• Fingir ser uma solução AV móvel, mas sem ter nenhuma funcionalidade útil
• Conectar-se de modo silencioso a sites a fim de aumentar os contadores de visitantes do site
• Monitorar e desviar de modo silencioso mensagens SMS relacionadas a contas bancárias para fraudar
• Roubar dados pessoais, como arquivos, contatos, fotos e outros detalhes particulares
• Cobrar uma ''taxa'' pelo uso, pela atualização ou pela instalação de um aplicativo original e, normalmente, gratuito


Geral: Consumo excessivo de energético é prejudicial à saúde



Tomar muito energético pode fazer mal à saúde

Luís Alberto Alves

 As discussões em torno do consumo excessivo de bebidas energéticas crescem a cada dia. Em 2013, um relatório americano apontou aumento no número de atendimentos nos prontos-socorros a jovens com complicações ligadas á ingestão exagerada de bebidas energéticas. De acordo com o material, o número de casos dobrou entre 2007 e 2011, principalmente entre jovens de 18 e 25 anos.

 Segundo o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, as bebidas energéticas são compostas por substâncias com poder de excitação cardíaca, como cafeína, taurina e ginseng e, quando aliadas às bebidas alcoólicas, a mistura pode se tornar uma bomba relógio. “Quando misturadas, a bebida eleva a frequência do coração, podendo causar irritação no coração, seguido de arritmia cardíaca”, explicou.


 Para quem é pré-disposto a doenças cardíacas, o cuidado com os energéticos precisam ser redobrados, já que aliada à ansiedade e altas taxas de estresse, a mistura com o álcool pode ser fatal. Segundo especialistas, a cafeína é uma das substâncias mais prejudiciais do energético, seguido de outros ingredientes da bebida. Estima-se que uma lata de energético equivale a três xícaras de café.

 Como algumas complicações cardíacas, em muitos casos, não apresentam sintomas e não possuem diagnóstico simples, é muito importante que a população tenha consciência da gravidade da ingestão de bebidas alcoólicas com energéticos. Mas enquanto as pessoas não desenvolvem essa cultura, o cardiologista alerta: “os lugares que vendem esse tipo de bebida e têm grande concentração de pessoas precisam estar preparados para atender vítimas da ingestão indevida da mistura, pois o primeiro atendimento é primordial para reverter o quadro”. 



Geral: Joalheria Pandora homenageia mães com jóias


Uma das joias  da Pandora para presentear a mãe


Redação

 Para homenagear o Dia das Mães, a joalheria Pandora traz joias genuínas para presentear mulheres de todos os estilos. A coleção "Mother´s Day" apresenta peças brilhantes e femininas em formato de rosas, flores e corações. Os braceletes (maleável ou rígido) em prata de lei ou ouro, couro trançado e algodão são a base para montar looks únicos com os charmes da nova temporada.


 Os corações, flores, botões de rosa e detalhes que se assemelham a renda são as estrelas dessa coleção. Destaque também para os charms, anéis e brincos que levam pequenos corações e laços em ouro amarelo 14k, pérolas e zircônia cúbica. 

 Na cartela de cores, prevalecem tons delicados como rosa pastel e violeta. A coleção "Mother´s Day" é uma forma de compartilhar sentimentos e memórias em uma data tão especial para as mães. 

 Para conhecer a linha de produtos, acesse o e-commerce: 
www.pandorajoias.com.br ou o site institucional: www.pandora.net

Variedades: Trio corrente em documentário e show no SescTV



Trio Corrente é a atração no SescTV


Redação

 Documentário inédito da série Passagem de Som apresenta o Trio Corrente, formado pelos músicos Fábio Torres (piano) Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo). Além disso, será exibido um show da série Instrumental Sesc Brasil com os músicos. Os programas estreiam dia 11/05, a partir das 21h, com direção artística de Max Alvim.

 No Passagem de Som, os músicos abordam as dificuldades encontradas pelo trio no início da carreira, relembram a gravação do primeiro disco Corrente pelo selo Maritaca, as composições autorais e falam como é viver de música instrumental no Brasil.

 No programa, Paulo Paulelli conta sobre o processo de composição da canção Alecrim: “Compus essa melodia pensando nela como uma balada”, disse. O documentário aborda ainda a parceria do Trio Corrente com o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera, na gravação do disco Song for Maura, que rendeu ao trio o Grammy 2014 de Melhor Disco de Jazz Latino.

No episódio da série Instrumental Sesc Brasil, o Trio Corrente apresenta repertório de versões instrumentais de clássicos da música brasileira e de produções autorais. Composições como: “Amor até o Fim”, de Gilberto Gil; e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Morais, marcam presença na apresentação.

                                                                    SescTV
 Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 Serviço: Passagem de Som, Trio Corrente, estréia domingo (11), às 21h com representações em 12/05, às 16h30, 13/05 às 9h30, 14/05 às 11h, 15/05 às 13h e 17/05, às 14h.


terça-feira, 29 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Israel sai do Líbano


O Exército de Israel saiu do Líbano em 1985

Luís Alberto Alves


Saída do Líbano: No dia 29 de abril de 1985, Israel completa a segunda etapa de sua retirada do Líbano, com a saída das tropas que ocupavam o leste e o centro do país.

Radiografia de Sampa: Rua Sete de Abril



A Rua Sete de Abril fica no Centro de SP


Luís Alberto Alves

 A Rua 7 de Abril teve origem entre os anos de 1786 e 1798. Nessa época, era governador da Capitania de São Paulo o capitão general Bernardo José de Lorena, Conde de Sarzedas, responsável por várias providências sobre o calçamento da cidade, alinhamento de ruas e construção de estradas.

 Em 1814, o engenheiro Daniel Pedro Muller a ela se referiu como Estrada para a Cidade Nova. Anos depois, a população já a chamava de Rua da Palha. Para este nome, a explicação mais aceita refere-se à cobertura (telhado) das casas que existiam nessa rua feitos de sapê ou palha, técnica muito comum em áreas rurais.

 Nos primeiros anos do século XIX, a então Rua da Palha era constituída por casas humildes, algumas não passando mesmo de casebres, habitadas por gente muito pobre e, após 1828, por estudantes da Faculdade de Direito. Em 1855, o jornal Correio Paulistano a ela se referiu como um penhasco que deveria ser galgado por alguém que quisesse seguir dos Piques para o bairro da Luz.

 O nome 7 de Abril foi sugerido pela primeira vez em maio de 1831 pelo vereador Cândido Gonçalves Gomide para "perpetuar-se a memória da gloriosa vitoria conseguida no Rio de Janeiro pelo povo contra o poder injusto e iníquo, vitória que libertou a pátria do pesado jugo que a oprimia”. Referia-se ele à Abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro que, naquela época, foi considerada como a segunda Independência do Brasil.

 Porém, ele sugeriu que este nome fosse aplicado à antiga Rua do Rosário, hoje 15 de Novembro. Tal alteração não foi aceita e o nome foi aplicado à Ponte do Lorena. Porém, também aqui o nome foi esquecido.

 No dia 28 de novembro de 1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, a Câmara aprovou o nome de Largo 7 de Abril para o antigo Largo dos Curros, atual Praça da República. No dia 8 de maio de 1873, o vereador Alves Pereira sugeriu a mudança de Rua da Palha para Rua 7 de Abril, porque ela seguia para o largo de mesmo nome. A Rua 7 de Abril fica no Centro de SP.