Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Variedades: Exposição fotográfica “Meus Quartos” alimenta a fantasia




Luís Alberto Caju
 Neste sábado (1/2) estreia  “Meus quartos”, provocando o público em São Paulo. A performer paulista, Tathy Yazigi, apresenta sua série de autorretratos nua pelos quartos que visitou no mundo, posando ao vivo no primeiro dia de exposição para os visitantes.
Desafio à imaginação

 “Quero propor uma foto cênica e viva. O objetivo é respeitar e interagir com o olhar do público. Deixar que cada um tire a foto com o ângulo que desejar, criando seu próprio enquadramento”, disse. De acordo com a performer, é um indício provocativo, que convida o visitante a espiar. Defino essa experiência como “imersão cênica” onde o visitante deixa sua posição confortável de expectador e passa a fazer parte do contexto”, complementou

 A exposição reúne 32 fotos que realizou em diversos quartos que visitou, desde os mais rústicos, aos mais luxuosos. A ideia partiu de um ex-namorado quando ela estava Capadócia em um quarto escavado dentro de uma montanha rochosa. “Tirei a roupa, porque queria que o desenho do corpo fosse visto sem ruídos, respeitando todas as curvas, dobras, cicatrizes e marcas. Eu teria 10 segundos para posar. Era eu, a câmera, o quarto e 10 segundos”, complementa a performer, que só deu continuidade à série, após ver o filme revelado e aprovado o resultado.

 Quartos de hotéis e casas pela Turquia, Tailândia, Los Angeles, Santa Cruz, São Francisco, Nova Iorque, Cuba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, serviram de cenário para Tathy retratar a nudez como forma de liberdade, evidenciando também a solidão. “Expor o corpo nu não é sinônimo de vaidade e erotismo, mas sim da criação do enigma-corpo-mulher. Dividir a sensação de solidão que todo ser humano vive, tornando seu corpo objeto desta experiência existencial, plástica e sensitiva”, explicou.

 O modo de apresentar e expor seus autorretratos também é provocativo, pois coloca o espectador na posição de voyeur, já que todas suas fotografias foram pensadas para serem apresentadas em caixas compartimentadas onde somente é possível visualizar suas fotos através de um pequeno orifício.

“Eu desafio o público a contemplar imagens de um corpo nu de uma maneira não erótica, mas geométrica, estética e rara. E de forma interativa, quando proponho uma distância tão pequena entre observador e fotografia”, concluiu.
 Serviço: “Meus quartos”, Tathy Yazigi, Estúdio Lâmina, Av. São João, 108 – Sé (SP), de 1 de fevereiro a 1 de março,  estreia com foto viva: 1 de fevereiro – das 14h às 20h,  demais dias: terça a sábado, das 11h às 17h, de graça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário