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terça-feira, 20 de outubro de 2020

Variedades: Teatro UMC reabre na fase verde e volta dia 25 de Outubro com Queen Live Kids

 


A programação do Teatro UMC segue até o final do ano com espetáculos infantis

Redação/Hourpress

Após São Paulo entrar na fase verde, o Teatro UMC, localizado no coração da zona oeste de SP, coladinho em várias cidades vizinhas, irá voltar com o espetáculo de maior sucesso do teatro, o “Queen Live Kids”.
 
No dia 25 de outubro, às 15hrs o espetáculo infantil “Queen Live Kids”, que resgata as músicas de um dos maiores grupos de rock da história e exibe um show que diverte todas as gerações, irá marcar a volta da programação no Teatro UMC.

Que tal apresentar aos pequenos e pequenas os clássicos que encantaram gerações de uma das bandas mais famosas do rock and roll internacional?
 
O projeto Queen Live Kids – um show de rock para crianças é uma apresentação recheada com os maiores sucessos do quarteto inglês que conquistou o mundo com suas performances, rocks, ao mesmo tempo, pesados e melódicos e canções inesquecíveis.
 
Com arranjos originais do grupo inglês, o repertório levado ao público engloba os principais hits do Queen, como We will Rock You, Somebody too loveUnder Pressure I want to break free, mesclando histórias contadas e cantadas para divertir a garotada, que também é convidada para participar do espetáculo. Agora, diferentemente de antes da pandemia, as crianças NÃO SERÃO convidadas a subir ao palco junto com a banda. Mas outras brincadeiras, respeitando os protocolos atuais, estarão no show.
 
Este musical,  além de encantar todas as gerações, aborda de forma sutil e divertida temas complexos como Bullying e empoderamento feminino, haja vista o surgimento repentino no enredo de uma Frederica Mercury, vivida pela atriz Mandy Pinheyro (Amanda Pinheiro).
 
O Teatro UMC e toda sua equipe estão preparados para obedecer e realizar todas as normas e recomendações da OMS, com a capacidade máxima de 40% dos assentos, para máxima segurança do público que estará no teatro.
 
Para comemorar a volta do teatro no mês das crianças e coincidentemente no mês do aniversário da inauguração do Teatro UMC, o teatro preparou uma programação até o final do ano para todos se divertirem. Tem show de rock para crianças, infantis, shows de rock para adultos e outros.
 
Em breve as estreias dos espetáculos teatrais POW! Uma viagem pela obra de Edgar Allan Poe e Guerra Geek Episódio2: O estranho vizinho do andar de baixo
 
 
E nos dias 14 e 15 de novembro terão mais dois espetáculos voltados para o púbico infantil, “As Novas aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “O Clubinho das Princesas”.
 

DATAS:
25 de Outubro às 15h
22 de Novembro às 15h
06 de Dezembro às 15h
24 de janeiro às 15h


INGRESSOS: R$ 80,00 (Inteira) / R$ 40,00 (Meia) / R$50,00 antecipado (com doação de 1kg de alimento não perecível)
LOCAL: Teatro UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP.
BILHETERIA: (11) 2574-7749
VENDAS ONLINE:  tiketera.com.br

GÊNERO: Show 
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 90 Minutos
 
LOCAL: Teatro UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP.
BILHETERIA: (11) 2574-7749
VENDAS ONLINE:  https://bit.ly/35asr68
 
Link para compra ingressos do espetáculo As Novas aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo: https://bit.ly/3dNpYCw
Link para compra ingressos do espetáculo O Clubinho das Princesas: https://bit.ly/37kI8dr
Caso a pessoa tenha efetuado a compra de algum ingresso para os dias que os espetáculos foram adiados durante a paralização, entre em contato com a equipe do teatro para a troca das datas através do e-mail: contato@teatroumc.com.br 

Veículos: Volvo inicia testes de campo com caminhões elétricos pesados na Europa

 

Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto

Luís Alberto Alves/Hourpress

Após a início da produção em série de caminhões elétricos semipesados para transporte urbano e coleta de resíduos, a Volvo Trucks inicia agora testes reais na Suécia também com caminhões elétricos maiores, na categoria de pesados.

 

Desenvolvidos para operações na construção civil, os veículos iniciarão operações de campo na Europa neste mês de outubro. Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a empresa Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia.

 

Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto. Além deste, um Volvo FMX elétrico, equipado com guindaste, será utilizado em construções e obras de infraestrutura maiores, dentro de centros urbanos. Os veículos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando o desempenho trem de força elétrico e também a eficiência do sistema de recarga das baterias.

 

Alta demanda

 

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. Isso se aplica também para caminhões elétricos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.

 

Os testes avaliarão como os caminhões elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de baixos níveis de ruído em operações urbanas. Além de analisar o desempenho dos veículos em si, os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo, para identificar oportunidades de recarga alinhadas com as demandas de produtividade.

 

Benefícios

 

Os benefícios de veículos elétricos para ambientes urbanos serão mensurados com os ganhos de uma operação mais silenciosa, mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista.

 

“Estes testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia-a-dia, considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, assegura.

 

Swerock

 

A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia, com mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação. A Swerock é parte do Grupo Peab, que conta com cerca de 17.000 colaboradores e tem vendas líquidas de SEK 56 bilhões.

 

“Junto com a Volvo Trucks estamos dando um grande passo em direção a um transporte ambientalmente mais inteligente. Já temos 15 caminhões híbridos e agora, nesse projeto, vamos avaliar o desempenho de caminhões 100% elétricos”, diz Hans Orest, diretor da Swerock.

 

Dados:

Primeiros testes de campo da Volvo Trucks com caminhões pesados 100% elétricos na Europa.

 

  • Os testes incluem dois caminhões 100% elétricos: um Volvo FM betoneira e um Volvo FMX guindaste.
  • Os testes são uma operação conjunta entre a Volvo Trucks e Swerock, com apoio de JOAB e Saraka.
  • O Volvo FM elétrico betoneira fará entregas de concreto em áreas urbanas.
  • O Volvo FMX elétrico guindaste será usado em obras de infraestrutura e construção urbana de maior porte.

 

 

Internacional: Google diz que processo nos EUA é "profundamente falho"

 


Governo dos EUA diz que companhia viola legislação de concorrência


Agência Brasil 

O Google afirmou nesta terça-feira (20) que o processo aberto pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a companhia por supostas violações à legislação de concorrência é "profundamente falho" e que os usuários terão mais dificuldade em acessar ferramentas de busca melhores e celulares se o governo norte-americano vencer o caso.

"A legislação antitruste norte-americana é projetada para promover a inovação e ajudar os consumidores, não para virar o jogo em favor de competidores particulares ou para tornar mais difícil para as pessoas receberem os serviços que elas querem", disse o vice-presidente sênior do Google, Kent Walker, nesta terça-feira (20).

O processo aberto pelo departamento e por 11 estados dos EUA afirma que o Google usou seu poder de mercado para afastar rivais, incluindo acordos de distribuição que deram ao seu mecanismo de buscas na internet lugar de destaque em celulares e programas de navegação pela web.

O Google afirma que esses acordos, nos quais compartilha receita com distribuidores como a Apple, ajudam a subsidiar o custo dos celulares.

Fabricantes poderiam usar outros motores de busca em seus aparelhos, mas os usuários repetidamente mostraram preferência pelas ferramentas do Google, disse Walker. Os consumidores que preferem outros sistemas de busca podem fazer a opção em seus aparelhos, disse o executivo.

Forçar os fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos a definirem "alternativas de busca de qualidade menor" como padrão não é benéfico para os consumidores, disse o vice-presidente do Google.

O executivo também descreveu como incorreta a conclusão do departamento de que ferramentas de busca baseadas em assuntos, como os serviços de viagem Kayak e Expedia ou o site de compras da Amazon.com, não são competidores do sistema de buscas do Google.

Para o Google, disse Walker, a popularidade destas ferramentas de buscas reduz a participação de mercado da companhia ante uma situação em que apenas se inclui o mecanismo de buscas Bing, da Microsoft, e outras ferramentas generalistas.


Artigo: O Brasil precisa olhar para as PMEs

 

As pequenas e médias empresas deverão ser as responsáveis pela retomada da economia pós covid-19

Redação/Hourpress

“As PMEs funcionam como um termômetro da economia do país – se elas vão bem, o país vai bem e vice-versa. Por isso, certamente as pequenas e médias empresas serão as responsáveis pela recuperação do Brasil”. A frase é do Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano, Marcelo Arone.

Para ele, o Brasil precisa olhar mais amiúde para esse mercado e esse olhar vai além da questão do recrutamento e seleção, embora essa seja uma área especialmente importante na retomada. “A retomada vai passar pela oferta de crédito, que deverá ser realizada de uma forma mais ampla pelos bancos”, explica ele, que segue: “vamos precisar de muita ajuda para que haja um fôlego maior no próximo ano”.

Outro ponto que Marcelo observa é a questão política: “será necessário acelerar o processo das reformas administrativa e tributária, por exemplo, para garantir que essas empresas tenham maior capacidade de receber aporte de fundos, inclusive de outros países. Para isso, será preciso diminuir o custo Brasil, não tem outro jeito”, enfatiza o especialista em recrutamento de líderes. A expectativa é que, já em 2021, essas reformas aconteçam.

Um fator importante para o especialista, é a questão de recuperação jurídica das empresas, que precisa, urgentemente, ser modernizada. “Embora muitos empresários veja a recuperação judicial com maus olhos, ela é uma ferramenta importantíssima que as empresas, especialmente as menores, podem usar para se reequilibrar e evitar a falência”, explica.

“Com a economia mais equilibrada ou em um caminho de equilíbrio”, lembra Marcelo, “sobe no palco principal a área de atração e seleção de pessoas”. A partir do momento em que as empresas vislumbram uma retomada, mesmo que no logo prazo, vão buscar pessoas comprometidas e engajadas, que sejam relevantes no processo de recuperação.

Marcelo termina enfatizando que, se essa mesma pergunta fosse feita no final de 2019, quando não imaginávamos o que vinha pela frente, a resposta seria a mesma: “sim, as PMEs são o coração econômico, hoje, do Brasil”. A diferença, segundo ele, é que, com a pandemia, mais do que nunca essas empresas precisam se reorganizar e voltar à ativa, contratar pessoas e retomar crescimento.

E, para isso, segundo Marcelo Arone, é preciso que haja um olhar apurado, mais oferta de crédito e medidas que ajudem os líderes a colocar os vagões novamente nos trilhos.

 

Política: Governo espera oferecer pelo menos três vacinas contra a Covid-19 à população

 Ainda neste ano, serão compradas 46 milhões de doses da vacina chinesa Sinovac

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O governo espera oferecer pelo menos três vacinas contra a Covid-19 à população brasileira. Representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan afirmaram nesta terça-feira (20), em reunião da comissão mista que acompanha as ações de combate à doença, que ainda neste ano serão compradas 46 milhões de doses da vacina chinesa da Sinovac.

Essas doses devem se somar ao acerto com a aliança Covax, que prevê duas doses para 10% da população brasileira; e à parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse que a vacina da parceria com Oxford deverá estar pronta para distribuição em fevereiro, com produção nacional de 100 milhões de doses até o final de junho. O objetivo é obter 200 milhões de doses, ao custo de 3,16 dólares a dose, até o final de 2021.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Guilherme Werneck, disse que, por causa da necessidade de registros emergenciais, é importante trabalhar com o maior número de vacinas possível, pois cada uma pode ter efeitos diferentes, inclusive por faixa etária.

“Uma vacina pode ser melhor para indivíduos mais jovens, outras podem ser melhores para indivíduos mais idosos. Portanto, investir em uma ou duas vacinas pode limitar, digamos assim, o alcance do nosso programa de prevenção”, disse Werneck.

Redução da eficácia
Os especialistas presentes na comissão também manifestaram preocupação no sentido de que a população seja informada sobre a redução dos testes de eficácia da vacina em razão da aceleração do processo de produção.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sinalizou para a possibilidade de uma redução da eficácia necessária para aprovação de 70% para 50%.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Ricardo Gazzinelli, não será possível ter avaliações sobre a duração da resposta imune. “Uma vacina que pode ter 80% ou 60% de proteção com quatro meses, pode ser que, com oito meses, tenha uma eficácia de 30%. Isso nos deixa muito preocupados com a aprovação muito precoce da vacina, especialmente se a eficácia for baixa, entre 50% e 70%, porque a população brasileira pode ter uma ideia errada de que nós temos uma vacina real contra a Covid-19”, afirmou.

Reprodução TV Senado
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Ricardo Gazzinelli
Ricardo Gazzinelli: não será possível ter avaliações sobre a duração do efeito das vacinas

Para Gazzinelli, a necessidade de mais estudos pós-vacinação indica que a sociedade não vai poder abandonar o distanciamento social e o uso de máscaras.

O representante da Anvisa na reunião, Juvenal Brasil Neto, disse que a eficácia de 70% é a usual, mas que não existe uma regra fixa. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o órgão regulador americano também estão trabalhando com 50%.

Juvenal disse que a agência tem até agora quatro vacinas em análise: a de Oxford e a da Sinovac, que preveem transferência de tecnologia; e as dos laboratórios Pfizer e Janssen, que não têm essa transferência. Ele lembrou que a vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) está interrompida por efeitos adversos.

Krieger, da Fiocruz, disse que os testes feitos até agora com a vacina de Oxford mostraram respostas tanto celulares quando de produção de anticorpos com apenas uma dose. Ele disse que a ideia é ter um registro emergencial da Anvisa em novembro para que a produção industrial no Brasil seja feita a partir de janeiro.

Obrigatoriedade
O deputado Felício Laterça (PSL-RJ) abordou a discussão sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação. “Há quem entenda que todos deveriam ser vacinados, independentemente de sua própria vontade, dado que isso protegeria toda a sociedade. Por outro lado, há quem entenda que o indivíduo deve ser livre para arcar com os riscos de não ser vacinado. Não podendo ter sua liberdade de ir e vir cerceada, como a própria liberdade de o que fazer com o seu próprio corpo”, afirmou.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Adriana Lucena, disse que a ideia é fazer campanhas sobre a importância da vacinação para a saúde coletiva. Ela explicou que os grupos criados para planejar a campanha de vacinação da Covid-19 deverão ter respostas sobre grupos prioritários e logística até o final deste mês. Adriana disse ainda que cada pessoa vacinada será identificada para evitar até que tome mais de uma dose de vacinas diferentes.

A comissão mista que acompanha as ações de combate à Covid-19 fará mais quatro audiências até dezembro, sendo que a próxima será com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 26. O relatório do deputado Francisco Jr. (PSD-GO) deverá ser apresentado no dia 16 de dezembro para ser votado no dia 18.

 


Política: Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

 


Ao votar em branco, eleitor não manifesta preferência

Agência Brasil 

No Brasil, apesar do comparecimento ao local de votação nas eleições ser obrigatório, a menos que seja justificado, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que pode votar nulo ou branco. Mas qual é a diferença entre essas opções?

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Já o nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para isso, precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor. Na prática, era tido como voto de conformismo, como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto o nulo - considerado inválido pela Justiça Eleitoral - era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral.

Votos válidos

Atualmente, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, que não interfere no pleito eleitoral. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.

Artigo: O câncer de colo de útero e a fertilidade



 O movimento surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar as mulheres 

Dr. Selmo Geber 

O mês de outubro é mundialmente marcado por uma das mais importantes campanhas de conscientização sobre a saúde feminina: o outubro rosa. O movimento surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Anos mais tarde, o câncer do colo de útero, por sua alta incidência, foi incorporado à campanha, numa tentativa de tornar acessíveis as informações sobre este tipo da doença, que ainda é o terceiro mais comum entre mulheres no país.

Apesar de a tecnologia viabilizar o acesso às informações, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a relação entre o câncer de colo de útero e a fertilidade. O ginecologista da clínica de Reprodução Humana Origen, Dr. Selmo Geber, explica que, qualquer neoplasia em estágio mais avançado, em função dos tratamentos necessários, pode interferir na fertilidade da mulher. Por isso a importância de as pacientes serem bem orientadas sobre as alternativas capazes de viabilizar uma gravidez saudável mesmo após o tratamento, entre elas, o congelamento de óvulos. Dr. Geber aproveitou para esclarecer outras dúvidas sobre assunto. Confira!

O tratamento do câncer de colo pode causar infertilidade?

Em estágios iniciais, o tratamento não interfere na fertilidade. Todavia, para os casos mais avançados, independente do tipo de câncer, quando a quimioterapia, radioterapia ou cirurgias invasivas são necessárias, a fertilidade pode ser comprometida.

O congelamento de óvulos pode ser uma opção para a mulher que precisa se submeter ao tratamento do câncer? 

Com certeza.  O congelamento de óvulos é uma alternativa eficaz que possibilita às mulheres com câncer realizarem o sonho da maternidade. É indicado especialmente para os casos da doença em estágio avançado -independentemente do tipo e não só o de colo-, quando o risco de se “perder” os óvulos em função da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia invasiva é eminente.

Toda mulher com HPV vai desenvolver, necessariamente, o câncer de colo do útero? 

Não. Na verdade, apenas uma minoria irá desencadear o câncer de colo.

Qual a forma mais eficaz de diagnosticar a doença? 

Antes do diagnóstico é importante se fazer o rastreamento com a colpocitologia oncótica, o famoso exame de Papanicolau. Quando houver a suspeita, deve-se fazer a biopsia guiada pela colposcopia.

É possível desenvolver o câncer de colo durante a gestação? 

Sim, sendo o câncer ginecológico mais comum na gravidez. Este tratamento deverá ser individualizado, de acordo com cada caso, já que algumas variáveis precisam ser consideradas, como o tipo de câncer de colo e o tamanho dele.

 Dr. Selmo Geber Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1989. Residência médica no Hospital Mater Dei e título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBASGO. Realizou doutorado em Fertilização in vitro e Embriologia no Royal Postgraduate Medical School, Universidade de Londres (Inglaterra) com os estudos pioneiros no mundo, em diagnóstico genético preimplantação.

Saúde: A importância da saúde mental na volta do trabalho presencial

 

Uma estratégia mais ampla, que inclui um atendimento e suporte contínuos desses profissionais

Redação/Hourpress

Com a retomada gradual ou total das atividades presenciais no ambiente de trabalho, além dos cuidados básicos como uso de máscaras, distanciamento e garantia de condições sanitárias adequadas, as empresas também precisam estar preparadas para fornecer programas de saúde mental e bem-estar durante a volta dos profissionais.

 

O isolamento, o medo de contaminação e diversas perdas, provocados pela pandemia, impulsionaram o aumento nas queixas de ansiedade e depressão. Na Conexa Saúde, maior plataforma independente do Brasil, as teleconsultas por motivo de transtornos mentais e comportamentais ficaram em quarto lugar, entre junho e agosto, só ficando atrás dos atendimentos gerais relacionados com a pandemia.

Mesmo com o aumento comum de problemas de saúde mental nesse período, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou, no começo de outubro, um relatório apontando que os atendimentos nas especialidades relacionadas ao combate desses transtornos foram reduzidos ou interrompidos em 93% dos países pelo mundo. Muitas pessoas que já tinham diagnósticos referentes à saúde mental, ou mesmo os novos casos, ficaram sem atendimento médico.

Para a psicóloga Patrícia Lenine, da Clínica Zero Barreira parceira da Conexa Saúde, as companhias começam a ter desafios adicionais na pós-pandemia ao receber seus colaboradores. Além de acolher, precisam manter a motivação dos profissionais diante de novas etiquetas e protocolos de convívio. “Já temos acompanhado um aumento na preocupação das empresas com a saúde e bem-estar dos funcionários nos últimos anos, mas em tempo de pandemia e pós, a saúde corporativa ganha ainda mais importância”, destaca.

Também é uma função corporativa essencial o acompanhamento e monitoramento na recuperação desses quadros dentro de um ambiente de trabalho. Dessa forma a empresa, ela ajuda o funcionário a retomar o seu desempenho normal no dia a dia, já que o seu objetivo é garantir uma melhor qualidade de vida para todos.

Uma estratégia mais ampla, que inclui um atendimento e suporte contínuos desses profissionais, tem se mostrado a mais eficiente. Aliás, com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum o uso do teleatendimento para cumprir esse papel nas empresas.

O uso de plataformas de telemedicina nas empresas tem se mostrado uma excelente ferramenta de apoio. “As consultas online com psicólogos, por exemplo, podem ser de grande ajuda tanto para as empresas, quanto para os profissionais que retornam ao receosos ao trabalho. Muitas pessoas que perderam familiares ou amigos, por exemplo, seja pela Covid, ou qualquer outra causa, não puderam nem passar pelos ritos de despedidas direito, além de toda a insegurança de como será o mercado de trabalho a partir de agora. Cuidar da saúde mental e bem-estar será peça fundamental na retomada das atividades”, complementou a psicóloga.

Saúde: O Papel do Clorito de Sódio no tratamento de água e sua importância no cenário de desinfecção

 

O simples ato de lavar as mãos com água e sabão ajuda a reduzir em mais de 40% a possibilidade de doenças como virose e diarreia

Redação/Hourpress

É fato que a pandemia mudou radicalmente os hábitos de higienização de grande parte da população, afinal, estamos passando pela maior crise de saúde mundial, que já contabilizou quase 900 mil mortes por coronavírus e que tem no hábito de lavar as mãos uma grande chance de evitar a contaminação. Uma atitude muito simples para uns e tão complexa para outros que não têm acesso a água tratada.

De olho no aprimoramento da higiene, na importância do acesso à água tratada para todos e consequentemente na melhora da qualidade de vida das pessoas, a BioE, uma das unidades de negócios do Grupo Sabará, atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais, principalmente do tratamento de água.

É o caso do Clorito de Sódio, um produto especialmente desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, produto usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária d´água.

Dióxido de Cloro (Diox®) alia características que o tornam um produto extremamente versátil e de grande atuação por apresentar características únicas em relação aos demais oxidantes do mercado. Ele é uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente.

No comparativo com o gás cloro, o dióxido de cloro ganha destaque por não se hidrolisar com facilidade, permanecendo na água na forma de gás dissolvido, e assim mantendo a forma molecular nas faixas de pH usualmente encontradas em águas naturais. “Mas o uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina”, afirma José Eduardo Donato - Diretor Comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.

A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia.

Características técnicas
A BioE oferece ao mercado o gerador de Dióxido de Cloro que apresenta elevado grau de rendimento de produção (acima de 95%) e contam ainda com um pacote de automação que permite maior controle sobre o processo, além de emitir relatórios com status de produção e funcionamento e permitir alteração dos parâmetros de processo com integração ao sistema supervisório do cliente.

O Dióxido de Cloro em Pó (Sany-Plus Powder), desenvolvido e patenteado pelo Grupo Sabará, é composto por um blend de sais solúveis em água, de fácil manuseio e aplicação. Possui baixíssimo custo de investimento para dosagem, dado que não necessita de um gerador, é cem por cento solúvel e tem baixo custo de operação, pois não necessita de mão de obra especializada.

Vantagens do Dióxido de cloro (Diox®) que usa o Clorito de Sódio para sua geração:
• Ação biocida mais rápida, ou seja, eficaz mesmo em pequeno tempo de contato;
• Os micro-organismos não criam resistência ao produto;
• Não forma triahalometanos (THMs);
• Ambientalmente seguro, não reage com os compostos orgânicos para formar
subprodutos ecotóxicos e biocumulativos;
• Mais eficaz contra vírus que o cloro ou ozônio;
• Excelente neutralizador de odor;
• Muito eficaz sobre o biofilme e algas.

A empresa tem seus olhos no futuro e acredita também que os próximos anos serão muito positivos para o saneamento no Brasil. Além disso, após essa pandemia, todos os olhos estarão voltados ao aprimoramento da higiene e haverá um real e mais profundo entendimento sobre a importância do acesso à água tratada para todos para oferecer mais qualidade de vida às pessoas, principalmente daquelas que vivem nas regiões mais carentes.

Artigo: O Pix e as mudanças para as empresas de contabilidade

 

As mudanças que devem ocorrer para os contadores com o novo sistema de pagamento Pix

Redação/Hourpress

Em 16 de novembro começa a vigorar o Pix, sistema para realização de pagamentos imediatos ou instantâneos por via eletrônica. Trata-se de uma evolução dos mecanismos de pagamentos sem o uso de moeda física, além de todo o processo ser digital e criptografado pelo Banco Central.

Para a contadora Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o lançamento do PIX, modalidades como o pagamento em espécie, TEDs, DOCs, boletos e guias de arrecadação podem se tornar obsoletas. Dessa forma, visando o alcance da eficiência operacional, os contadores e empresas contábeis necessitam adequar seus sistemas para que estes possam interagir com o Pix, possibilitando a diminuição de custos operacionais e a celeridade na execução de operações diárias.

A maior diferença do Pix para outros modelos é a rapidez e a disponibilidade, uma vez que permite que as transações sejam realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. O Pix também integra todo o sistema bancário e assim as operações poderão ser feitas entre instituições diferentes, independente do horário dos bancos. “Com o Pix, as empresas de contabilidade poderão criar suas próprias fintechs e atuar como intermediárias nas transações de seus clientes, sem que estes necessitem lidar diretamente com todas as burocracias bancárias”, avalia Elys.

As instituições financeiras deverão oferecer aos seus clientes o Pix como meio de pagamento já dentro de seus aplicativos. Ele funciona por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), e é gerido pelo banco Central, por meio do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamento (Deban), além de estar conectado às contas PI das instituições participantes, como fintechs, bancos e cooperativas de crédito.

O que são as chaves Pix.

São nomes ou ‘apelidos’ utilizados para identificar a conta, que representa o endereço da conta no Pix. Elas podem ser de quatro tipos: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória, a critério do cliente. É possível registrar mais de um e-mail e mais um número de telefone como chave Pix. Para pessoas físicas, é permitido registar até cinco chaves por conta se a pessoa for titular, e para contas jurídicas, até 20 chaves por conta.

De acordo com Elys, a adequação de sistemas pelos contadores e a capacitação contínua são as fases iniciais do processo. Os custos que envolvem atualizações de sistemas podem parecer representativos inicialmente, porém são investimentos de curto prazo. “Atuando na figura de aconselhadores de seus clientes, os profissionais devem sempre buscar capacitações acerca do assunto e atualizações constantes, de modo que os clientes se sintam de fato assistidos pelos profissionais que cuidam de suas finanças. O CFC incentiva a capacitação contínua dos profissionais para que estes estejam sempre preparados para atender novas soluções como o Pix”, ressalta.

 

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.


Geral: Liquigás alerta sobre uso seguro de GLP nas residências durante o período de isolamento social

 

Dicas de segurança para o uso do gás de cozinha são fundamentais neste momento 

Redação/Hourpress

A pandemia do novo coronavírus e a adoção do home office estão fazendo com que as famílias fiquem mais tempo em suas casas, interagindo, trabalhando e, consequentemente, cozinhando mais. Para se ter uma ideia, o interesse pelo termo "receita" atingiu o maior nível de busca em abril deste ano no Google. Levantamento feito pela empresa inglesa de mercado GlobalWebIndex em 17 países, mostrou que um terço dos brasileiros passou a cozinhar, desde o início da quarentena.

Pensando nisso, a Liquigás Distribuidora elaborou dicas de segurança para o uso do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido como gás de cozinha, em residências. Os cuidados vão desde a compra, passando pelo armazenamento adequado, instalação e uso correto. Confira:

Dica nº1 - Compre somente em revendas autorizadas

Visando assegurar a procedência e a segurança do produto, a Liquigás recomenda que os botijões sejam adquiridos apenas em revendas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esses estabelecimentos cumprem com os requisitos legais necessários para o exercício da atividade, que envolve a aquisição, o armazenamento, o transporte e a venda de recipientes transportáveis de GLP com capacidade de até 90Kg, e estão aptos a prestar a assistência técnica ao consumidor desses produtos.

Dica nº2 – Atenção ao lacre, etiqueta e à marca

Outro ponto de atenção que o consumidor deve ter no momento da compra, é verificar se o lacre não foi violado, se existe a etiqueta (rótulo) e se a marca está visível no botijão (estampada em alto relevo no corpo do recipiente). A marca deve ser a mesma no recipiente, no lacre e na etiqueta de segurança do botijão. Caso o recipiente não tenha lacre e data de fabricação e apresente marcas diferentes nos itens, deve ser recusado pelo consumidor.

Dica nº3– Como armazenar o botijão de gás em casa

O GLP é um produto que precisa de cuidados especiais no seu armazenamento. Pode parecer organizado guardar o botijão em armários ou estruturas fechadas, mas não é nada seguro. O gás de cozinha precisa ficar em local arejado e, de preferência, do lado de fora da casa (ambiente externo). Para protegê-lo das intempéries, é recomendado que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada, com espaço para o registro e para a mangueira (de modo que não fique dobrada ou obstruída). Esse local precisa estar sempre limpo e longe de locais onde o GLP pode se acumular em caso de vazamento, como ralos, grelhas etc.

Dica nº4 - Cuidado redobrado na instalação

Antes de trocar o botijão vazio pelo cheio, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados. Examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando o prazo de validade (que é de cinco anos) e as condições de conservação. Em caso de dúvidas, os entregadores da Liquigás são treinados e estão capacitados para realizar a instalação dos botijões de forma segura na residência do consumidor. NUNCA utilize o botijão sem o regulador de pressão e a mangueira correta para GLP.

Dica nº5 – Fique longe das “gambiarras”

Para ter a garantia de procedência e segurança, a mangueira de gás e o regulador de pressão, que são utilizados na instalação do botijão, precisam ser originais e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Jamais tente aumentar o tamanho da mangueira, juntando com partes de outras mangueiras ou fazendo emendas. Por Norma, ela deve ter entre 0,80 m e 1,25 m de comprimento. O ideal é que a mangueira não fique esticada, que se mantenha a uma distância razoável da fonte de calor e nunca passe por trás do forno.

Dica nº6 – Fique atento aos vazamentos

Vazamento de GLP é sinal de perigo. Você pode identificá-lo pelo odor característico do produto que é adicionado ao GLP. Por isso, a atenção com a fixação da mangueira no regulador e no fogão por meio das abraçadeiras, é fundamental, assim como o teste de vazamento após a troca do botijão. Para se certificar de que não há vazamentos, recomenda-se a utilização de espuma de sabão nas duas extremidades da mangueira e na conexão do regulador de pressão com o botijão. Se a espuma formar bolhas, o gás está vazando. Caso isso ocorra nas pontas da mangueira, será necessário reapertar a abraçadeira, e se for na conexão do regulador de pressão com o botijão, será necessária a reinstalação. Se o vazamento continuar, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e ligue para a assistência técnica da revenda ou para o número da assistência técnica que consta na etiqueta.

Dica nº7 – Lembre-se sempre que gás e produtos inflamáveis não combinam

Parece óbvio, mas não é. É sempre bom enfatizar que o gás nunca deve ser posicionado perto de armários ou prateleiras que guardem produtos inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, alvejantes, entre outros), pois caso haja algum vazamento e ocorra um incêndio,  este pode ser potencializado.

Dica nº8 – Nunca coloque o botijão na horizontal

A ideia de deitar o botijão para aproveitar o finalzinho do gás é um grave erro. Além de não cumprir a finalidade de aumentar a rentabilidade, quando o botijão é deitado, o GLP, por ser líquido, pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão. Além disso, pode danificar o equipamento de queima e aumentar bastante a chama, podendo causar uma ocorrência mais grave. Isso acontece porque os equipamentos de queima são preparados para receber o vapor de GLP controlado pelo regulador de pressão.

Geral: Justiça manda ex-sócios da Boate Kiss ressarcirem INSS em R$ 93 mil

 



Decisão aponta negligência na segurança; prédio pegou fogo em 2013

Agência Brasil 


Uma decisão 3ª Vara Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. determinou que os quatro antigos sócios da Boate Kiss terão que ressarcir os cofres públicos em R$ 93.212,18, por causa das despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o pagamento de benefícios previdenciários a mais dois ex-funcionários da casa noturna.

Em 2018, a Justiça já havia condenado, em segunda instância, os antigos donos da boate a ressarcir o pagamento de 17 segurados. A casa noturna pegou fogo em janeiro de 2013.

A decisão judicial foi em resposta a uma ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra os antigos donos do estabelecimento. O caso envolve o pagamento de auxílio-doença e pensão por morte relativo a dois segurados do INSS. O valor estimado na época do ajuizamento do processo, em dezembro de 2017, era de R$ 93,2 mil, montante que deve ser bem maior agora, já que a pensão por morte continua a ser paga.

Segundo a AGU, os segurados foram vítimas de acidente de trabalho decorrente da negligência dos proprietários da boate, já que houve descumprimento de normas de segurança do trabalho, como demonstrou um relatório de análise de acidente do trabalho elaborado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Maria. Ainda de acordo com a Advocacia-Geral, além do ressarcimento dos gastos públicos, a ação busca incentivar o cumprimento das normas de segurança e saúde dos trabalhadores, de modo a reduzir os altos índices de acidentes de trabalho registrados no país.

Na sentença, o juiz federal substituto da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Rafael Tadeu Rocha da Silva, acolheu o pedido da AGU e determinou que os antigos sócios façam o ressarcimento dos valores pagos pelo INSS aos segurados, corrigidos pela taxa Selic. De acordo comSilva, os então proprietários da casa noturna não adotaram mecanismos de trabalho seguros e de treinamento especial e apropriado para a exploração comercial do estabelecimento. 

Em 2013, a AGU ingressou com uma ação para cobrar dos ex-sócios da boate Kiss os valores pagos pelo INSS em cinco pensões por morte e 12 auxílios-doença. O montante cobrado chega a R$ 1,5 milhão. Os envolvidos já foram condenados em primeira e segunda instâncias e agora aguardam julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O incêndio na Boate Kiss, ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, deixou 242 mortos e 680 feridos, entre frequentadores e funcionários.

Túnel do Tempo: Ditador Kadaffi é morto

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 20 de outubro de 2011, o  ditador Muammar Kadafi foi morto em Sirte, último reduto das forças que o apoiavam na Guerra Civil da Líbia.

Raio X de Sampa: iConheça a história da Avenida Guilherme Giorgi

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Guilherme Giorgi, nasceu em Lucca - Itália, em 03 de abril de 1877.  Jovem veio morar no Brasil. Trabalhou ao lado do pai, empreiteiro de construção de estradas de ferro. Fã de tecidos, investiu neste ramo na semente que no futuro iria se transformar no cotonifício Guilherme Giorgi S/A, que se tornou realidade em 1920.

Perseverança, faro comercial, capacidade técnica e amor ao trabalho ajudaram a transformar sua ideia num grandioso grupo industrial. Em 1936 visitou a Itália, para matar saudade. Morreu em 1936. A Avenida Guilherme Giorgi (foto) fica no Tatuapé, Zona Leste de SP.