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segunda-feira, 14 de julho de 2014

Túnel do Tempo: Presidente da França sofre atentado


Luís Alberto Alves


 Alvo: No dia 14 de julho de 2002 o  presidente da França Jacques Chirac (foto) alvo
de atentado, enquanto participava de um desfile militar. Um estudante de estrema-direita, vítima de distúrbios mentais alvejou o presidente, mas nenhum tiro o atingiu.

Radiografia de Sampa: Avenida Santo Amaro



A Avenida Santo Amaro fica na Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 Até 1954, esta avenida era conhecida como "Estrada de Santo Amaro". Naquele mesmo ano passou oficialmente para a condição de Avenida e manteve a denominação de "Santo Amaro",  referência ao bairro de mesmo nome que deve sua origem a um aldeamento indígena chamado "Ibirapuera". Esta aldeia foi fundada pelo Padre José de Anchieta em 1560.

 Ao lado da antiga aldeia, estabeleceram-se João Paes e sua esposa Suzana Rodrigues que eram devotos de Santo Amaro e, em seu louvor, erigiram uma capela. Criada a paróquia em 1686, a povoação de Santo Amaro foi elevada para a condição de Vila (município) em 1832. Através do Decreto Estadual nº 6.983 de 22/02/1935, Santo Amaro foi anexado à Capital. Ainda no ano de 1954, o traçado da Avenida Santo Amaro era o seguinte: começava na Praça D. Gastão Liberal Pinto e terminava no "Córrego da Traição" (este córrego foi canalizado e deu origem à Avenida dos Bandeirantes).

  Em 1962, a Avenida Santo Amaro incorporou uma parte da Avenida Adolfo Pinheiro, trecho este desde a Rua Texas até a Rua São Sebastião. Por de Lei, a mesma Avenida Santo Amaro incorporou uma parte da Avenida João Dias, desde a Rua São Sebastião e até a antiga "Rua da Fonte", atual Rua Alves Pontual. A Avenida Santo Amaro fica no bairro de mesmo nome na Zona Sul de SP.


Geral: Marcas que se tornaram sinônimo de produto ensinam que o segredo é entregar ao cliente mais do que ele espera




Gillete virou sinônimo de lâmina de barbear


Redação

A maior parte dos brasileiros não diz que vai ao supermercado para comprar palha de aço. O que se diz é que se compra Bombril. O mesmo acontece com as lâminas de barbear – que chamamos de Gillette – e com iogurte, que chamamos de Danone. O sabão em pó também é, para muitos, apenas Omo.

 Estes são exemplos de marcas que se tornaram sinônimo de produto na cultura brasileira. São nomes que já usamos como substantivo comum, não mais como substantivo próprio, e que estão no nosso dia-a-dia – um sinal claro do sucesso absoluto que alcançaram no mercado. Mas qual é o segredo para que uma marca se torne sinônimo de produto?

 Segundo Marcelo Cristiano Gonçalves, sócio-diretor da Marka – A Venda Inteligente, especializada em fidelização e relacionamento, a resposta é simples: essas marcas conquistam os corações dos consumidores, entendendo antes deles próprios o que desejam e entregando produtos de excelência, que superam as expectativas. Mas, se a resposta é simples, conseguir cumpri-la é uma tarefa árdua e complexa, que exige esforço contínuo e diário, além de muita persistência.

Omo é uma marca criada na década de 1940, que chegou ao Brasil em 1957. Em 1991, foi eleita a mais lembrada pelo ranking Top of Mind, do jornal Folha de São Paulo. No final dos anos 2000, vendia mais de um milhão de embalagens por dia em 28 países diferentes.

 Bombril surgiu como uma empresa inteiramente nacional, no início de 1948, e, desde então, já carregava o slogan “Mil e uma utilidades”. Os negócios cresceram, se expandiram – hoje são mais de 20 produtos e a marca faz parte de um conglomerado internacional – mas Bombril continua sendo a marca predileta e mais lembrada, mesmo que as panelas de alumínio já não sejam as mais usadas na cozinhas.

 Gillette foi fundada em 1901 por King Camp Gillette e é, há mais de 100 anos, referência em lâmina de barbear.

 Havaianas é uma sandália inspirada nas sandálias japonesas de palha de arroz, criada em 1962 como uma alternativa barata de calçado. Na década de 1990, reinventou-se, ganhou versões coloridas, calçou os pés de celebridades, ganhou a mídia de massa e se reposicionou no mercado, como sinônimo de conforto e status.

 Já a Danone é um iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que rapidamente se revelou um sucesso de vendas no País. Esse lançamento revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos quanto pela inovação das embalagens, que tinham nos potinhos plásticos estriados sua marca registrada. Segundo dados da empresa, em apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

  “O caminho para alcançar o sucesso foi o mesmo para cada uma dessas marcas. Elas persistiram na comunicação, ganharam intimidade com o cliente, perceberam o que ele queria para além do produto antes que o próprio cliente se desse conta disso”, afirmou Gonçalves.

 Assim, defende o especialista, o consumidor de Omo não compra sabão em pó, mas sim roupa branca. O de Havaianas consome conforto. O de Gillette, praticidade no barbear e o de Bombril, panelas brilhantes e o de Danone, saúde. “A questão é o conceito”, defende Gonçalves.

 E a boa notícia, segundo ele, é que qualquer marca de produto ou serviço pode alcançar esse patamar de excelência. Basta ter persistência e dar ao cliente algo melhor do que ele espera, diariamente. “Um programa de fidelização não é apenas aquele que dão pontos aos clientes, mas também aqueles que tornam seus clientes fãs, porque os surpreendem”, explicou.

 O especialista frisa, entretanto, que além de criar intimidade com o cliente para descobrir o anseio de cada um e persistir nesse objetivo, é preciso nunca se acomodar e buscar sempre novidades: novos aromas para o sabão em pó, mais lâminas para o aparelho de barbear, cores diferentes para a sandália, a preocupação ecológica da palha de aço e sabores para o iogurte.

 “O segredo é entregar sempre algo melhor que seu concorrente. A ideia é pregar o valor fundamental da marca ao mesmo tempo em que se surpreende o cliente”, acredita.  Assim, por exemplo, em vez de uma drogaria vender remédios, ela deve promover saúde – com palestras, eventos e outros.

 E ensina uma lição importante: “As marcas mais bem-sucedidas não estão preocupadas em vender. Elas querem, na verdade, ocupar um lugar no coração e na lembrança de seus clientes, atendendo seus anseios. Parece simples, mas é algo que exige muito esforço”, concluiu.

Geral: Educação recebe a partir de amanhã matrículas para Ensino Fundamental em 2015



A inscrição é válida para estudante que pretenda ingressar na rede pública ou não frequentam pré escola municipal


Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre nesta terça-feira, dia 15, as matrículas do Ensino Fundamental para o próximo ano letivo. A inscrição é válida para estudantes que queiram ingressar na rede pública ou que não frequentam a pré-escola municipal em 2014. O sistema centralizado, criado pela Secretaria, permite que os candidatos façam o cadastro em qualquer escola paulista, estadual ou municipal.

 Para fazer a inscrição antecipada, basta o responsável pelo estudante comparecer a qualquer unidade de ensino e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

 Para os alunos que já frequentam as unidades estaduais ou municipais a matrícula é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursam a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

 “O sistema unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o Município e facilita também a organização das famílias. Neste ano, mais de 4 milhões de alunos estão matriculados na rede estadual de ensino”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula da Secretaria.

 Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados a partir de 1º de outubro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Para o Ensino Médio, o processo terá início no mês de agosto.    


Variedades: Oficinas Culturais abrem inscrições a partir de amanhã (15)

Espetáculo Cais  Ou da Indiferença das Embarcações é destaque na Oficina Cultural Oswald de Andrade


Redação

 Oficinas, workshops, palestras, shows, espetáculos e seminários, totalizando 528 atividades e 21.064 mil vagas: são os números das 22 Oficinas Culturais para o 3º trimestre de 2014. Na capital, as unidades oferecem 3.697 mil vagas e 133 atividades. As inscrições para as atividades gratuitas começam dia 15 de julho. A programação completa de todas as Oficinas Culturais – unidades gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – está disponível no site www.oficinasculturais.org.br

 Um dos destaques da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, é a temporada do premiado espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcações, da Velha Companhia. A peça fica em cartaz até 11 de agosto com sessões às segundas, terças, sextas e sábados, sempre às 19h. A entrada é franca.

 Dentre as muitas atividades teatrais da Oficina Cultural Mazzaropi, no Brás, está a Oficina de Clown, coordenada pela diretora Soledad Yunge, que acontece de 6 de agosto a 24 de setembro. As inscrições para as 20 vagas vão até dia 1º de agosto na unidade.

 Também no Brás, a Oficina Cultural Terceira Idade promove entre 6 de agosto e 10 de outubro a Oficina de Fotografia: De Perto Ninguém é Anônimo, com 15 vagas, e a Oficina de Literatura: Retrato Contado, com 10 vagas. As inscrições para as atividades do Núcleo Documental de Foto e Literatura podem ser feitas até 5 de agosto na Oficina Cultural. As atividades culminarão em uma exposição que terá abertura no último encontro, às 14h, na própria unidade.

 Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, o dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e curador de festivais Aimar Labaki ministrará o curso Teledramaturgia Brasileira – História e Prática, de 4 a 25 de agostoAs inscrições poderão ser feitas até 26 de julho no site ou na própria unidade. São oferecidas 15 vagas para a atividade.

 Já a Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em São Miguel Paulista, realiza, entre 16 e 18 de setembro, o Workshop: Gestão de Projetos Cênicos, sob coordenação de Ana Paula Galvão. As inscrições para as 20 vagas podem ser feitas até 10 de setembro na Oficina Cultural.

 Entre 2 e 23 de agosto, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, promove o Workshop de Construção de Livro Pop-up, coordenado pela artista plástica Liana Yuri. São oferecidas 12 vagas para a atividade cujas inscrições vão até dia 30 de julho na própria unidade.

 Por fim, na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, em Cohab Taipas, o destaque é a Oficina de Canto: 100 anos de Dorival Caymmi coordenada por Eric D’Ávila. As aulas acontecem entre 7 de agosto e 25 de setembro. São oferecidas 15 vagas e as inscrições vão até dia 29 de julho na unidade.

Sobre as Oficinas Culturais

Das 2
2 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.

Em cada Oficina Cultural são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Serviço:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Coordenador: Maria Gabriela Barros
Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - Cep: 08210
090
Contato: (11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenador: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000
São Paulo – SP
Contato: (11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h

Oficina Cultural Luiz Gonzaga
Coordenador: Sacha Arcanjo
Rua Amadeu Gamberini, 259 - São Miguel Paulista - Cep:
08010-110 - São Paulo – SP
Contato: (11) 2956-2449 / 2058-1200| luizgonzaga@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Coordenador: Mario Calicchio
Rua Joaquim Pimentel, 200 - Cohab Taipas - Cep: 02815-100
São Paulo – SP
Telefone: (11) 3994-3362 / 3971-3640 |
juanserrano@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábado das 13h às 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
Contato: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.

Oficina Cultural Terceira Idade
Coordenador: Gerson Fontes
Avenida Rangel Pestana, 2401 - Brás - São Paulo/SP
Cep: 03001-000
Contato: (11) 2292-7711 /2292-7071(ramais: 214, 215 e 217)
terceiraidade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda a sexta-feira - 9h às 17h | sábados - 11h às 16h

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Coordenador: Rosa Artigas
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São
Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 |
casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e
Sábado das 9h às 13h

Site:
 www.oficinasculturais.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural


Variedades: DJs Zegon e Nedu Lopes preparam Cinara para representar o Brasil na maior batalha de DJs do mundo




Cinara (ao centro) ensaia para representar o Brasil na maior batalha de Djs do mundo

Redação

 Viradas, scratchs, escolha das músicas, precisão técnica, resposta do público - não dá pra errar em nada na batalha mais importante para a cena de DJs do mundo. Tanto é que Cinara, 30 anos, passa os dias ensaiando. Além de ter trancado a faculdade de produção fonográfica para ter tempo para se dedicar ao set que apresentará no Azerbaijão em setembro, quando disputa o título com os outros 20 melhores DJs do mundo, tem recebido orientações de professores experientes. 

 Os DJs e produtores Zegon e Nedu Lopes estiveram com Cinara no Red Bull Studio São Paulo para uma tarde de ensaio. "Há cinco anos, na primeira vez que vi a Cinara tocar, ela chamou minha atenção.
Ela não carrega o estereótipo de ser DJ mulher, pelo contrário, independente do sexo, ela passa na frente da maioria dos DJs que eu vejo nos clubes. Toca sem medo, com mixagens criativas e limpas", diz Zegon, que foi jurado em inúmeras competições. "Vi a evolução deste campeonato, que acabou criando uma nova cena mundial. Acho que a combinação de estilos clássicos e modernos em formato de batalha numa pista de dança, é o que melhor representa um verdadeiro DJ hoje em dia". 

 Cinara venceu adversários de três estados do Brasil com seu set contagiante e precisão técnica. O caminho até aqui foi suado: foram mais de 150 inscrições online, três batalhas regionais e os melhores do Brasil disputando a final nacional - deu Cinara, a segunda mulher na história a disputar o título de melhor DJ do mundo. 

 O mineiro Nedu Lopes, quatro vezes campeão mundial e jurado de todas as etapas nacionais da competição, acompanhará Cinara na final mundial, no Azerbaijão. "o Red Bull Thre3style teve um nível muito alto este ano no Brasil. A disputa foi bem apertada em todas as etapas, e principalmente na final nacional. A Cinara conseguiu se destacar porque apresentou o set mais ousado, muito bem construído e de bom gosto. Ela tem grandes chances de um dos destaques no mundial deste ano", diz Nedu. 

 Cinara, que toca com KL Jay, o DJ dos Racionais MC’s , estuda um set só com cantoras mulheres para a competição mundial. "Procurei absorver tudo o que cada um me passou. Do Nedu, por exemplo, com toda sua experiência neste campeonato, foram as técnicas de scratch e os tipos de passagem de uma música para a outra. Já o Zegon, me passou ideias sobre formas de construções de um set, quais estilos tocar e principalmente como ‘desmontar’ uma música. Por ser um DJ e produtor que toca muito fora do país, Zegon me ajudou muito a entender como é tocar para públicos variados", diz Cinara. 

 Sobre o Red Bull The3style: a batalha de DJs surgiu no Canadá em 2007. De lá para cá, virou competição mundial, com etapas qualificatórias e finais nacionais em diferentes cidades do mundo. A final mundial da competição que acontecerá em setembro no Azerbaijão, trará os campeões de cada país.

A competição avalia a capacidade técnica dos DJs e a habilidade de emocionar e desafiar a pista de dança. Com 15 minutos de set os DJs são julgados não só pela habilidade técnica, mas também pela reação do público. Os juízes também avaliam a escolha das músicas, a performance do DJ e a mixagem. 

 Os campeões mundiais dos outros anos: 
Final mundial que aconteceu em 2013, em Toronto: DJ Shintaro, do Japão
Final mundial que aconteceu em 2012, em Chicago: DJ Four Color Zack, dos Estados Unidos
Final mundial que aconteceu em 2011, em Vancouver: DJ Hedspin, do Canadá