Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 6 de março de 2014

Variedades: De moradora de comunidade carente à Miss Mundo Santa Catarina




Luís Alberto Alves

 A modelo Elisa Freitas, 24, fez história na semana passada, durante evento realizado em Florianópolis (SC), ao se tornar a nova Miss Mundo Santa Catarina. É a primeira negra da história a carregar um título de miss (versão Mundo ou Universo) pelo Estado sulista. Estudante de Publicidade e Propaganda, a bela deixou para trás mais de 80 postulantes ao título.
Elisa Freitas é a primeira negra a se eleger miss em Santa Catarina

 “Ser Miss Santa Catarina e representar meu Estado em casa é mais do que eu poderia sonhar. Estou me preparando de corpo e alma para este desafio”, conta a eleita de 1,76 m de altura e 59 kg, que vai disputar a coroa de Miss Mundo Brasil, que hoje pertence à gaúcha Sancler Frantz, no dia 9 de agosto de 2014, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

 Nascida e criada na comunidade florianopolitana do Morro do Maciço, Elisa começou a trabalhar aos 16 anos e já aos 19 ingressou em uma faculdade particular, pagando as mensalidades com dinheiro do próprio bolso. A miss sempre soube conciliar o trabalho com a carreira de modelo e com o samba, sua paixão desde criança, que lhe rendeu em 2007 o título de Rainha do Carnaval de Florianópolis.

“Foram meses de busca e entrevistas com meninas que sonhavam representar o nosso Estado no Miss Mundo Brasil”, explicou o coordenador Ernesto Antonini. “Elisa convenceu não só pela sua beleza, mas também por sua incrível história de vida”.

A vencedora do Miss Mundo Brasil 2014 receberá, entre outros prêmios, um automóvel zero quilômetro, cortesia da Diso Fashion, e uma bolsa de estudo completa na universidade Estácio de Sá.



Política: Projeto obriga empresas a providenciar descarte adequado de medicamentos




Luís Alberto Alves
  A Câmara analisa o Projeto de Lei 6.160/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB), que obriga fabricantes, importadoras, distribuidoras e lojas de medicamentos para uso humano ou animal a providenciar o descarte dos produtos e das suas embalagens.
Medicamentos podem contaminar solo e água
 O projeto altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) para obrigar o setor de medicamentos a aderir à chamada logística reversa, em que as empresas compartilham a responsabilidade pelo descarte dos produtos, que podem ser reciclados ou tratados da maneira que cause menor impacto ambiental. Para tanto, as empresas podem criar postos de coleta para os produtos ou embalagens e rotinas de reciclagem.
 Major Fábio argumenta que hoje não há controle sobre os medicamentos jogados fora e as substâncias podem contaminar o solo e a água de aterros sanitários. Ele ressalta que a legislação já regula o descarte de agrotóxico, mas deixou os medicamentos de fora. “Se já há previsão da coleta e destinação especial para agrotóxicos, não se explica que a mesma sistemática não seja adotada para medicamentos”, disse.
                                                                      Tramitação
 A proposta tramita em 
caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Política: Motorista de ônibus poderá ter de apresentar certidão criminal negativa



Carteira letra D permite a condução de ônibus

Luís Alberto Alves
 Os candidatos a motorista com carteira de habilitação dos tipos D ou E poderão ser obrigados a apresentar certidão negativa de feitos criminais. A medida está prevista no Projeto de Lei 6.661/13, do deputado Roberto Teixeira (PP-PE).
 A carteira de habilitação do tipo D permite a direção de veículos com oito ou mais passageiros. Já as do tipo E são usadas por motoristas de combinação de veículos com unidade acoplada de pelo menos seis mil quilos ou oito ou mais passageiros.
 Pela proposta, os atuais motoristas desses veículos terão de fazer curso de reciclagem se quiserem renovar suas carteiras, além de apresentar uma certidão negativa de feitos criminais. Também não poderão ter cometido infração grave ou gravíssima nos doze meses anteriores. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) exige somente um teste psicotécnico para renovação das carteiras.
 O objetivo da proposta, segundo Teixeira, é garantir mais segurança no transporte público: “Espera-se contribuir para a melhoria do serviço prestado aos usuários de ônibus, evitando que pessoas com antecedentes criminais venham a exercer essa profissão tão importante, que exige permanente contato com o público”.
                                                                   Tramitação
A proposta, que tramita de forma 
conclusiva, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.






Geral: Clássicos do cinema nas salas de aula em São Paulo




    
Luís Alberto Alves

 A Secretaria da Educação do Estado inicia a distribuição de um novo acervo cinematográfico para todas as escolas estaduais que oferecem Ensino Médio. Serão entregues 4 mil caixas com seis títulos de diferentes gêneros e estilos para serem usados em sala de aula frequentadas por cerca de 1,5 milhão de alunos.
Doze homens e uma sentença é um dos filmes escolhidos pelos educadores

 O nome do projeto que transforma os longas em aliados do aprendizado é "Cinema vai à Escola". O objetivo da entrega dos filmes, feita por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, é propiciar aos estudantes e professores o acesso a produções cinematográficas, por meio de temas relacionados ao currículo do Ensino Médio, considerando o interesse e as necessidades do público jovem e adulto.

 Neste primeiro semestre, serão entregues seis novos filmes, que vão do clássico ao contemporâneo, sendo: ‘Não por Acaso’; ‘Os Pássaros’; ’12 Homens e uma Sentença’; ‘Oliver Twist’; ‘Quanto mais Quente Melhor’; e ‘Luzes da Cidade’. A seleção foi feita levando em consideração que os títulos facilitam o diálogo dos conteúdos curriculares com os conhecimentos gerais. No segundo semestre, a expectativa é ampliar ainda mais o acervo das escolas.

 Cada unidade define quando oferecerá a sessão de cinema, que pode ocorrer ao longo do próximo semestre letivo. Outra novidade é que, neste ano, os educadores têm um vídeo com orientações de como trabalhar os novos filmes em sala de aula, disponível no site da FDE - veja mais aqui.

 Para trabalhar o conteúdo cinematográfico em sala de aula, representantes de todas as diretorias de ensino participam de uma orientação técnica, realizada dois meses antes da entrega das caixas com filmes. Além disso, foram elaborados roteiros específicos para cada título contendo ficha técnica, sinopse, curiosidades e algumas possibilidades de trabalho com a produção cinematográfica.



Geral: Continental Shopping promove exposição O Soutien




 A peça, símbolo feminino e que já fez história, hoje representa vitalidade e saúde. Seguindo esse conceito a exposição idealizada pelo curador Robert Richard, presidente da ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos), reúne diversos artistas que retrataram a partir da arte e criatividade suas versões sobre a peça com diversos materiais e formatos inusitados.
Obras de arte vão informar e alertar mulheres contra câncer de mama

 A mostra, em parceria com o Instituto Se Toque, organização social sem fins lucrativos que atua na educação sobre o câncer de mama, tem como objetivo informar e alertar as mulheres sobre o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres.

 No Dia Internacional da Mulher, 8 de março das 12h às 16h, os estudantes de psicologia, Monitores Educacionais  do Instituto estarão na exposição esclarecendo dúvidas e conversando com o público diagnostico precoce, tratamento, queixas e fatores de riscos.

"Os artistas convidados abraçaram a causa em incentivo à campanha contra o câncer de mama expressando em cada obra a sutileza e as incontáveis facetas femininas que existe por traz dessa peça", afirmou o curador Robert Richard.

 Artistas como Nino Milan, Bárbara Altstadt, Carlos Dercoles, Cassio Lazaro, Elza Carvalho, Mauro Maria, Mi Castelani, Walter Tommasi, entre outros, estrelam a exposição gratuita que fica em cartaz no Espaço Cultural do Continental Shopping até 31 de março.

Serviço: Exposição O Soutien, até 31/03, Espaço Cultural (Continental Shopping), 3º Piso, das 10h às 22h, de segunda a sábado, domingos das 14h às 20h. Avenida Leão Machado, 100 – Jaguaré, Zona Oeste, – São Paulo – SP. Mais informações: (11) 4040-4981


Radiografia de Sampa: Avenida Vieira de Carvalho



Estátua de índio na Avenida Vieira de Carvalho

Luís Alberto Alves

 Joaquim José Vieira de Carvalho nasceu na cidade de Santos em 1842. Formou-se em Direito pela Faculdade Largo São Francisco em 1862. Foi juiz municipal em Campinas e depois advogado. Por decreto de 19 de novembro de 1881 foi nomeado catedrático de Economia Política da Faculdade.

 Após a proclamação da República foi deputado à Constituinte paulista e senador estadual. Em 1886, por decreto de 17 de setembro, foi jubilado. A Avenida Vieira de Carvalho fica no Centro de SP.


Túnel do Tempo: Pesca em águas brasileiras


 
Parte das águas territoriais brasileiras

Luís Alberto Alves


Pesca americana: No dia 6 de março de 1972, Brasil e os Estados Unidos firmam acordo segundo o qual não seriam mais apreendidos barcos de pesca americanos em atividade dentro de águas territoriais brasileiras.