Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Variedades: Insônia, comédia romântica com Luana Piovani e Lara Rodrigues



Luana Piovani e Lara Rodrigues, personagens principais da comédia romântica Insônia


Luís Alberto Caju

 Comédia romântica com Luana Piovani e Lara Rodrigues entra em cartaz no dia 14 de fevereiro. Dirigido por Beto Souza, o filme é uma coprodução entre Brasil e Argentina, com locações em Porto Alegre e Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e João Pessoa são as primeiras cidades a receber o longa-metragem


 INSÔNIA, longa baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, gira em torno das angústias e conflitos adolescentes de Cláudia (Lara Rodrigues), uma menina de 15 anos, órfã de mãe e que mora com o pai. Ela fica intimidada quando Andreia (Luana Piovani), uma nova amiga de 28 anos, começa a namorar seu pai, que é 20 anos mais velho.

 Com uma estética moderna, recheada de animações e efeitos visuais,INSÔNIA é um filme com um registro dramático incomum no Brasil. Intercalado com doses de um humor, às vezes de tom farsesco, apresenta o cotidiano familiar com as peculiaridades de uma família não-tradicional: um pai solteiro e uma filha amadurecida por ter perdido a mãe aos cinco anos de idade. "É um filme sobre a nova família, não-biológica, que começa  se tornar predominante. Famílias que não nascem prontas, mas se constroem, e onde cada um precisa buscar o seu papel", nas palavras do escritor Marcelo Carneiro da Cunha.

 Produzido pela Panda Filmes, INSÔNIA é narrado pelo olhar da adolescente Cláudia, mas isso não faz dele o filme necessariamente adolescente. A garota por vezes torna-se perplexa com tantas novidades: uma nova amiga, uma mulher para o pai viúvo e um menino para, finalmente, namorar! E agora?
  
Site oficial: www.insoniaofilme.com.br



Geral: Renovação de carteira de habilitação poderá ter exame toxicológico


Exame vai verificar consumo de drogas

Luís Alberto Caju
 Quem quiser obter ou renovar a carteira de habilitação deverá ser submetido a exame toxicológico. A exigência está prevista no projeto de lei (PL 6992/13) do deputado Nelson Padovani (PSC-PR), apresentado no final do ano passado.
 Conforme a proposta, o exame toxicológico para verificar o consumo de substâncias psicoativas terá alcance retrospectivo de 90 dias. O texto estabelece ainda que os exames de aptidão física, mental e toxicológico de larga janela serão preliminares e renováveis a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade.
                                                                   Exames toxicológicos
 Os chamados exames toxicológicos de larga janela são capazes de detectar o consumo de drogas por longos período, usualmente de três a seis meses e até mais. São realizados sempre por meio de amostras de cabelo, pelos ou unhas e hoje são frequentemente utilizados em concursos públicos para ingresso em carreiras como Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros, guardas prisionais, guardas municipais e pilotos de avião.
 O teste só funciona após uma semana de uso, mas é capaz de detectar inclusive a intensidade do consumo: se mais intensa ou moderada. Os resultados fornecem laudo completo sobre uso de 12 diferentes drogas como crack e cocaína, anfetaminas, ecstasy, maconha, heroína e morfina.
                                                                   Acidentes de trânsito
 Para o autor do projeto, deputado Nelson Padovani, afastar os dependentes químicos das ruas e estradas pode ajudar a diminuir os perigos do trânsito. "O nosso projeto de lei vai trazer uma condição para que a sociedade se sinta mais protegida porque os índices de acidentes e mortes no trânsito acusam a incidência de produtos como drogas de todos os produtos psicoativos no sangue dessas pessoas."
 Já o vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Roberto Douglas, não concorda com a medida. De acordo com o dirigente, o exame toxicológico não tem como comprovar se o motorista usou drogas e dirigiu em seguida. Para ele, o caminho para melhorar o trânsito passa por campanhas educativas e pela fiscalização.
"A gente pode pensar em outra forma de ver esse risco no trânsito, como a blitz na estrada, na hora que o motorista está dirigindo. A coleta desse material praticamente não vai terminar nos laboratórios do Brasil. Como diz a própria resolução, tem laboratório fora do Brasil para completar esse resultado."
A resolução (Resolução 460/13) a que o especialista se refere foi publicada no ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A regra torna obrigatório o exame toxicológico de larga detecção para motoristas profissionais de ônibus, caminhões e carretas (com carteira nacional de habilitação categoria C, D e E) que vão tirar ou renovar o documento, e também para mudança de categoria.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 2.823/11 e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em 
caráter conclusivo.


Geral: Projeto de Lei prevê cadastro de ex-policiais e ex-militares expulsos pelas corporações



Alto índice de corrupção tem levado muitos policiais a superlotar os presídios

Luís Alberto Caju
 A Câmara analisa proposta que estabelece procedimentos para que as Forças Armadas e demais órgãos de Segurança Pública acompanhem ex-policiais e ex-servidores que tenham sido expulsos dessas corporações. O texto em tramitação é o Projeto de Lei 5.752/13, de autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).
 Pela proposta, independentemente de procedimentos criminais em curso, o ex-integrante das corporações deverá informar com regularidade a sua atual moradia e ocupação profissional ao respectivo órgão ao qual era vinculado, durante um período de pelo menos seis anos.
 Se a regra não for obedecida, o ex-membro poderá ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso, além de ficar proibido de fazer concurso público, de ser contratado pela administração pública e de trabalhar como segurança privado.
  O texto autoriza também o Ministério da Justiça a criar cadastro nacional desses profissionais, em caráter reservado, a ser regido pela Polícia Federal.
                                                                                 Corrupção
 O autor explica que a expulsão de maus policiais vem sendo umas das estratégias das secretarias de Segurança dos estados para lidar com a corrupção dentro das corporações das Polícias Militar e Civil.
 Ele cita como exemplo o caso do Rio de Janeiro, onde as expulsões dobraram nos últimos anos. Em 2011, foram excluídos 143 policiais, índice que chegou a 317 em 2012, um aumento de 143%. Nos últimos 5 anos o total de policiais expulsos no Rio foi 1085.
“O monitoramento dos ex-policiais terá papel fundamental dentro das ações de combate ao crime organizado”, disse Otávio Leite.
                                                                             Tramitação
 O projeto será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito). Depois, será votado pelo Plenário.


Geral: Expo Noivas & Festas apresenta várias novidades para o grande dia do casamento


A limousine Chrysler 300 é um dos destaques do evento



Luís Alberto Caju

 Entre os dias 06 e 09 de fevereiro, acontecerá a 1ª edição da Expo Noivas & Festas 2014, a maior e mais completa feira no ramo de casamentos e festas no Brasil. O evento, que completa 20 anos de sucesso no mercado, será realizado no Imigrantes Exhibition & Convention Center, na divisa entre o Grande ABC e São Paulo, das 14h às 22h.

 Serão mais de 120 empresas expositoras concentradas num mesmo lugar, oferecendo praticidade e espaço para a realização de negócios exclusivos. Os visitantes também poderão assistir, diariamente, aos desfiles de noivas e noivos, madrinhas, pajens e daminhas e também as apresentações musicais com bandas, corais e orquestras.

 A Goal Promoções e Feiras foi criada em 1983 e completou em dezembro 30 anos de atuação, organizando feiras, exposições e congressos. A Expo Noivas & Festas foi realizada, pela primeira vez, em 1994, completando em fevereiro de 2014, 76 edições, sendo 33 no Rio de Janeiro, 33 em São Paulo e 10 em Minas Gerais. Neste período foram mais de 7.500 mil expositores e R$ 450 milhões em negócios fechados durante os eventos.

 Os convidados poderão conferir diversos desfiles e apresentações musicais durante o evento. Eles terão início todos os dias a partir das 15h e acontecerão de hora em hora.
O público vai encontrar diversas novidades como:
• Toalhas refrescantes - O lançamento é da Papel & Estilo e funciona assim: são toalhas geladas que refrescam ao entrar em contato com a pele. A aplicação é bem simples, basta abrir a embalagem e sacudir a toalha, pois o contato com o ar ativa sua fórmula. Elas permanecem refrescantes enquanto estiverem úmidas. Se a toalha esquentar basta balançar, e se secar, basta umedecê-la para reativar seu efeito. Vêm em embalagens individuais e não precisam de armazenamento em local específico para refrescar, mas se colocadas no congelador ou em recipientes com gelo podem ser usadas como compressa, pois ficam ainda mais geladas.

• Drone - A Foto Studio Equipe Produções disponibiliza no mercado um produto diferenciado no segmento de fotos e imagens. Os noivos terão a oportunidade de imagens aéreas do evento, a 100 metros de altura do evento, feitas por um mini helicóptero com câmeras de alta definição acopladas em suas extremidades.

• Convite luminária - Diferente de tudo que já se viu por aí, o convite luminária da Papel & Estilo é uma forma inusitada de convidar amigos e familiares para o seu casamento. Elaborado em formato de cartucho, ele tem um recorte diferenciado que - seguindo as instruções no mini card - é possível montar uma luminária. O convite vem com uma vela em formato de coração para manter iluminada a lembrança desse compromisso tão especial.

Bem casado de blueberry para adoçar a exposição
• Bem-casado Europeu - A Bem Casadinho não para de inovar. Nesta edição traz o bem-casado de blueberry, também conhecido no Brasil como Mirtilo. Esta frutinha é rica em fibras e antioxidantes.

• Selfie profissional - Que tal tirar uma foto sua ou de um amigo durante uma festa e ter a certeza de que ela ficará parecida com a de um profissional para postar nas mais diversas mídias? A Foto Studio Equipe Produções além de disponibilizar nas mãos dos convidados câmeras/iphones, irá dar dicas de como tirar fotos incríveis.

• Topo de bolo dos Minions/Bolo de Minions - A Fuxikits levará para esta edição os personagens mais queridos dos últimos tempos: os Minions, seres amarelos, fofinhos e engraçadinhos do filme Meu Malvado Favorito. Para quem é fã de desenho animado, esta é uma ótima opção para decorar o bolo/mesa da festa.

• Buquê de chocolate - A Mesa Doce criou um buquê de rosas feito de chocolate. As convidadas que não conseguirem pegar o buquê verdadeiro, receberão este delicioso prêmio de consolação.

• Bluetooth ligado - Que tal ir a uma festa que possibilite ver imagens quase que instantâneas do que está acontecendo em seu celular? A Foto Studio Equipe Produções irá fotografar todo o evento e enviará por Bluetooth algumas destas fotos para que os convidados guardem como lembrança.

• Mini Difusor - Utilizado para diversas ocasiões, os difusores de ambientes conquistam noivos, debutantes, empresas e convidados. Com vários aromas, cores, artes e capacidades podem ser personalizados pela Floco Doce para que eles ganhem a cara do casal. Feito em vidro, essências, loções, saquinhos com rendas, tags personalizadas e muito mais.

• Quadro de chocolate - Para presentear as madrinhas ou decorar a mesa do bolo, a Mesa Doce criou o quadro de camafeu com rendas de açúcar, totalmente confeccionado de chocolate. 
A grande novidade: o convite luminária


• Noivinhos/Topos de Bolo - Os topos de bolo também ganham destaque. Com o intuito de personalizar o máximo possível, os noivinhos da Fuxikits ganham atitude e demonstram exatamente a personalidade do casal. As opções variam entre apaixonados, baladeiros, roqueiros, sadomasoquistas, viciados em videogame, entre tantos outros.

• Limousine - Quem nunca sonhou em chegar a um evento em grande estilo? A Paris Vegas quer fazer parte deste dia e proporcionar momentos divertidos e glamourosos que ficarão guardados para a eternidade. Nesta edição, estarão expostos o Chrysler 300C, com capacidade para oito pessoas, equipado com bar com bebidas e chocolates finos, central de entretenimento DVD/CD, circuito de televisores LCD e iluminação especial; e o a BMW X1, perfeito para o transporte dos pais, padrinhos, madrinhas, entre outros.

• Sachê Vestido - Foi-se o tempo que os sachês eram feitos de pacotinhos ou bolinhas. A Floco Doce criou um sachê perfeito para presentear seus convidados após a festa de casamento. O saché é um mini vestido feito em piquet, com acabamento em Serviço:

Expo Noivas & Festas 2014, de 06 a 09 de fevereiro, das 14h às 22h
Local: Imigrantes Exhibition & Convention Center (Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP
Ingressos: Individual (R$ 15) / Maiores de 60 anos (R$ 7) / Crianças até 10 anos (Grátis)


Radiografia de Sampa: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio




A Brigadeiro Luiz Antonio é famosa pelo último trecho da corrida de São Silvestre, temido pelos atletas

Luís Alberto Caju

 O brigadeiro Luiz Antônio de Souza Queiroz nasceu em Amarante, Portugal, no ano de 1746. Veio ao Brasil como tenente agregado à companhia de cavalaria de Itu, do regimento de Milícias, em 1786. Quatro anos depois acabou promovido a capitão e a tenente coronel no ano de 1796. Fechou 1798 como coronel e em 1818 chegou ao posto de brigadeiro, numa época que ainda não existia o avião, que surgiu no século XX.

 Foi grande negociante de fazendas no Interior de São Paulo e dono da primeira galera (espécie de navio) que saiu de Santos, carregada de mercadorias rumo a Lisboa. Durante 32 anos serviu em diversos corpos da Milícia. Foi doador de grande quantia de dinheiro à Santa Casa de São Paulo e ao hospital Militar e Jardim Botânico. Morreu em 30 de maio de 1819. A Avenida Brigadeiro Luiz Antônio começa na Bela Vista, Centro, e termina no Jardim Europa, Zona Sul.


Túnel do Tempo: EUA assinam cessar- fogo no Vietnã

Os Estados Unidos perderam cerca de 58 mil soldados na Guerra do Vietnã



Luís Alberto Caju

Pausa na Guerra: No dia 27 de janeiro de 1973, os Estados Unidos assinam acordo de cessar-fogo com Vietnã.  O conflito começou em 1965, quando o governo norte-americano enviou tropas para sustentar o Vietnã do Sul, que enfrentava rebelião de nacionalistas e comunistas. Porém, o gigantesco poder econômico e militar dos EUA não foi capaz de impedir a vitória dos Vietcongues em 30 de abril de 1975.

 O saldo dessa guerra deixou cerca de 4 milhões de vietnamitas mortos, além de outros 2 milhões de cambojanos e laocianos e aproximadamente 58 mil soldados dos Estados Unidos. Sem entrar na batalha, China, Coreia do Norte e a então União Soviética (extinta em 1992) forneceram apoio bélico aos guerrilheiros vietcongues. Em 1976 nascia a atual República Socialista do Vietnã, unificando os dois países.

 A cobertura diária da imprensa provocou forte oposição e divisão da sociedade norte-americana. No final da década de 1960, os jovens lançaram o movimento Paz e Amor, recusando cortar cabelos e barbas. Muitos não aceitavam prestar o serviço militar no Vietnã, de onde muitos voltavam mortos ou deficientes físicos ou mentais. Outros retornaram aos Estados Unidos dependentes químicos de drogas como heroína e morfina. O documentário Corações e Mentes, de 1974, descreve de forma realista este conflito.