Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Crônica: O que os olhos não veem, não cobiça o coração


Pixabay


Tentava desviar o olhar, mas quando alguma delas se aproximava, sentia o coração disparar

Astrogildo Magno

Todo início de Elton prometia que mudaria de vida. Deixaria de beber, de abusar de comida gordurosas e ser extremamente fiel a sua esposa, Talita, com quem estava casado há 50 anos. Na passagem do ano velho para o novo, ele a abraçava  e mentalmente dizia que se tornaria um marido longe da prática do adultério.

Geralmente Elton e sua família passavam as festas de final de ano no Litoral Norte de SP. O mar era a paixão de todos. Com a famosa caixa de isopor ao lado, repleta de bebidas, logo percebia que a promessa seria de curta duração, quando se deparava com alguma adolescente de fio dental. Esse era o seu ponto fraco.

Tentava desviar o olhar, mas quando alguma delas se aproximava, sentia o coração disparar e sexualmente lançava olhares de desejo sexual. Para complicar, se estivesse almoçando ou jantando num restaurante, sempre aparecia uma garçonete com ares provocativos. Enfim, essa era a sua luta todos os anos. De repente, Elton começou a perder a visão. Foi ao médico. A causa glaucoma em estágio avançado. Mergulhado na escuridão, ele não pode mais visualizar e cobiçar nenhuma mulher....

Astrogildo Magno é cronista

Geral: Peru é o país que teve a maior delegação de alunos em festival internacional de música no Brasil

    Diego Redel


Radiografia da Notícia

FEMUSC contou com 14 peruanos aprendendo novas técnicas musicais 

O  evento também contou com estudantes de outros 12 países

O festival teve a apresentação gratuitas de 110 concertos

Redação/Hourpress

O Peru foi o país que teve o maior número de alunos no Festival de Música Internacional de Santa Catarina (FEMUSC) de 2024, ocorrido de 11 a 20 de janeiro em Jaraguá do Sul. Ao todo, 14 músicos representaram o país sulamericano no Brasil. O  evento também contou com estudantes de outros 12 países. 
 
Um dos alunos foi Alvaro Pérez, de 24 anos,  que saiu de Lima e veio ao Brasil pela segunda vez para  se aperfeiçoar nas técnicas instrumentais de música clássica "Essa foi uma experiência muito enriquecedora porque estava cercado de bons músicos e professores", disse Pérez.
 
Já Alessandro Cunza, de 15 anos, também de Lima, fez sua primeira viagem internacional para participar do FEMUSC e contou que aos 7 anos foi diagnosticado com asma e começou a tocar oboé por indicação médica, quando se apaixonou pelo instrumento. O jovem disse que pretende continuar estudando para seguir uma carreira internacional. "Os professores são incríveis, ensinam muito bem, e cada dia se aprendia algo novo."

Amizades 

Mateo Asmad, de 21 anos, que é da Província de Trujillo, passou a estudar no Conservatório de Música de Lima há 5 anos após tocar clarinete em uma banda escolar. Empolgado com a experiência do FEMUSC, afirmou que deve retornar ao Brasil após concluir a graduação em música no próximo ano. "Eu quero vir para o Brasil para poder aprender mais, conhecer professores e criar vínculos e amizades". Asmad acrescentou que as aulas e ensaios durante o FEMUSC eram intensos, mas que valia a pena o aprendizado.
 
Neste ano, além do Brasil, o FEMUSC teve alunos e professores de  outros 19 países do mundo representados no festival.
 
O festival teve a apresentação gratuitas de 110 concertos. Além disso, todos os grandes concertos também foram transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente.
 


Geral: Entenda por que o corpo humano reage bem ao tratamento com a cannabis medicinal

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Em geral, as pessoas estão mais familiarizadas com outros sistemas da fisiologia humana

Tudo acontece através do sistema endocanabinoide, algo que sempre esteve presente no corpo humano

Esse sistema produz substâncias que possuem estrutura semelhante às encontradas na planta

Redação/Hourpress

A procura por produtos à base de cannabis tem aumentado fortemente ano após ano. A planta, eficaz no tratamento de diversas doenças, tem sido foco de muitas pesquisas - foram 7 mil estudos científicos publicados com o termo “cannabis” nos últimos cinco anos, de acordo com o Anuário da Cannabis Medicinal, divulgado no final do ano pela Kaya Mind. Mas, afinal, como explicar a ação tão assertiva da cannabis no corpo humano? Tudo acontece através do sistema endocanabinoide, algo que sempre esteve presente no corpo humano, porém, só foi descoberto em 1964 pelo pesquisador Raphael Mechoulam, que mais tarde ficou conhecido como "pai da cannabis medicinal".

 

Em geral, as pessoas estão mais familiarizadas com outros sistemas da fisiologia humana, como cardíaco e respiratório, por exemplo. O endocanabinoide, por sua vez, é um sistema intracelular espalhado pelo organismo e que possui relação com uma série de processos cognitivos e fisiológicos, como apetite, dor, inflamação, resposta ao estresse, humor e memória.
 

Apesar de ser algo relativamente novo, dado o ano de sua descoberta, as pesquisas sobre o funcionamento do sistema endocanabinoide reforçam os benefícios das substâncias derivadas da planta e ampliam as perspectivas para o desenvolvimento de novos tratamentos.

 

Como o sistema endocanabinoide funciona
 

Thiago Bacellar, médico da Gravital, clínica focada em tratamentos à base de cannabis, explica que o sistema endocanabinoide regula o organismo para reequilibrar o que está fora do eixo. "Funciona como um dimmer de luz automático, que aumenta a claridade quando o ambiente está escuro e reduz quando está claro. Então, num exemplo prático, se durante o dia você trabalhou muito e está estressado, com a adrenalina alta, o SEC te reconduz para um estado de tranquilidade", explicou. Esse sistema produz substâncias que possuem estrutura semelhante às encontradas na planta. Elas desempenham papel importante na modulação dos neurotransmissores e, consequentemente, na comunicação intracelular.

 

Por se tratar de um sistema intracelular, o SEC está presente em todos os órgãos e sistemas, porém sua atuação principal está no sistema nervoso. "Ele atua regulando funções como nosso humor, sono, atenção, memória e percepção da dor. Outra função fundamental está em nosso sistema de defesa, melhorando nossa imunidade e protegendo de doenças infecciosas e autoimunes", diz o médico. Ele também explica que o SEC atua no organismo independentemente do uso da cannabis medicinal, entretanto, quando ela é administrada, potencializa o sistema. "Hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, sono de qualidade, exercícios físicos e lazer ajudam a manter o SEC bem regulado. Quando fatores ambientais desfavoráveis e fatores genéticos coincidem, o nosso SEC fica totalmente desregulado. A cannabis medicinal atua aí, ajudando a reequilibrar o que está fora do eixo", afirmou.

 

A relação com a cannabis
 

No tratamento com cannabis medicinal, os fitocanabinoides provenientes da planta atuam diretamente nos receptores CB1 e CB2, presentes no sistema nervoso, imune e outros órgãos. Esses receptores vão ativar o sistema endocanabinoide, trazendo os efeitos desejados. "SEC fora do eixo é sinônimo de irritabilidade, insônia, alteração do apetite, sensação de angústia, entre outros. Quando temos o sistema endocanabinoide regulado com o auxílio da cannabis medicinal, o paciente tem alívio desses sintomas, melhorando muito sua qualidade de vida", finalizou o médico.

 

Geral: Médico alerta sobre uso indiscriminado de Tadalafila para treinos em academias

    Divulgação




Radiografia da Notícia

Medicamento para disfunção erétil usado para outros fins pode acarretar problemas cardíacos e psicológicos

Mierzwa ressalta que a automedicação com Tadalafila pode resultar em consequências sérias para a saúde

* Não é um suplemento para a prática esportiva e seu uso sem orientação médica pode desencadear efeitos colaterais graves

Redação/Hourpress

Recentemente, MC Bin Laden, participante do Big Brother Brasil 2024 (BBB24, surpreendeu ao revelar utilizar Tadalafila, medicamento conhecido para tratar disfunção erétil, como parte de sua rotina de treinos. “Tomo porque faço academia. E o bagulho [tadalafila] está manipulado. Não tenho libido baixa", disse o participante do BBB24.

A declaração levanta sérias preocupações entre especialistas, que alertam para os perigos do uso indiscriminado desse medicamento, principalmente por pessoas que não sofrem de disfunção erétil.

O médico Tiago Mierzwa, especialista em medicina sexual e reprodutiva do homem, compartilha sua preocupação destacando os riscos associados ao uso não supervisionado de Tadalafila para aprimorar o desempenho físico. "A Tadalafila não é um suplemento para a prática esportiva e seu uso sem orientação médica pode desencadear efeitos colaterais graves, incluindo tonturas e problemas cardíacos, além de problemas futuros ligados à disfunção erétil. Não há qualquer comprovação científica desse benefício”, afirma o urologista e andrologista.

Perigos

A Tadalafila atua dilatando os vasos sanguíneos, o que pode levar a um aumento momentâneo do fluxo sanguíneo durante o exercício. No entanto, o medicamento não foi desenvolvido para esse fim e o alerta é para os perigos de buscar atalhos no desempenho físico sem supervisão profissional.

 Mierzwa ressalta que a automedicação com Tadalafila pode resultar em consequências sérias para a saúde, incluindo complicações cardiovasculares e efeitos colaterais indesejados. “Além disso, o uso contínuo pode trazer dependência psicológica do medicamento e, com isso, a ereção só será possível com a ingestão do mesmo. Ou seja, o medicamento não vai melhorar uma ereção já existente e nem a fazer durar mais tempo. Recomendo sempre que qualquer uso desse medicamento seja feito sob orientação médica e estritamente para a finalidade para a qual foi originalmente prescrito”, reafirma Mierzwa.

A declaração de MC Bin Laden destaca a influência de figuras públicas na disseminação de práticas potencialmente prejudiciais. As autoridades de saúde reforçam a importância da conscientização sobre os perigos associados ao uso irresponsável de medicamentos e incentivam a população a buscar informações junto a profissionais de saúde antes de adotar práticas que possam comprometer sua saúde.


Túnel do Tempo: Assassinato de Calígula

 



Redação/Hourpress

Do equivalente ao mês de janeiro, no dia 24, do ano 41 de nossa era, o imperador romano Calígula, famoso pelo sadismo e comportamento imoral, é morto por seus guardas pretorianos em Roma. No seu lugar, é empossado o seu tio Cláudio