Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Túnel do Tempo: Fidel Castro larga o osso



O ditador Fidel Castro ficou quase meio século no poder

Luís Alberto Alves


Longe do poder: No dia 19 de fevereiro de 2008, após 49 anos no poder, o ditador cubano Fidel Castro renuncia à presidência daquele país, mas deixa no lugar o seu irmão, Raul Castro.

Radiografia de Sampa: Alameda Iraé




Luís Alberto Alves

 Esta rua foi aberta entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista. Em 1933 ganhou o nome de Rua Iraé, 21 anos depois virou Alameda e um trecho da Avenida Indianópolis. O nome é indígena e significa “que tem o gosto de mel”. A Alameda Iraé (foto) fica no bairro de Moema, Zona Sul de SP.




Geral: Pesquisa aponta que no Brasil maioria dos internautas é mulher


 
No Brasil, mulher internauta está na frente dos homens


Luís Alberto Alves
 No Brasil, mulheres superam os homens na internet. De acordo com uma pesquisa do Ibope Inteligência, 53% dos usuários de internet no país são mulheres e 47% são homens. No total, 53% da população acessou a web ao menos uma vez por mês nos últimos três meses.

 Por classe, de acordo com a atualização do Critério de Classificação Econômica Brasil, modelo que classifica economicamente a população brasileira, em vigor desde 1º de janeiro deste ano, a classe A, que representa apenas 2% da população, possui 4% dos usuários de internet do País, enquanto a maioria se concentra nas classes B (34%) e C (52%). Por outro lado, as classes D/E representam 21% da população, mas reúnem apenas 10% dos internautas. Ainda assim, significa que uma em cada cinco pessoas das classes D/E acessa a internet.

 Segundo a pesquisa, os brasileiros com idade entre 35 e 54 anos são os que mais acessam a internet. Eles representam 34% dos acessos totais no país, seguidos pelos jovens de 25 a 34 anos (32%) e de 16 a 24 anos (28%). Por outro lado, a população acima de 55 anos ainda não caiu na rede, pois representa apenas 7% dos internautas brasileiros.
 A região mais conectada do País é o Sudeste, que concentra 49% dos que acessam a internet. O Nordeste possui 22% dos internautas do Brasil, seguido das regiões Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%).

 A pesquisa revela ainda que metade dos usuários de internet do país completou o ensino médio, índice acima da média da população brasileira, que é de 37%. Os internautas que possuem curso superior também aparecem em proporção maior do que a da população: 29% dos internautas concluíram o Ensino Superior ao passo que na população total do País esse índice é de 17%. Por outro lado, os usuários de internet que estudaram até o Ensino Fundamental são minoria na rede (20%), mas maioria no País (45%).

 Quando levada em conta a penetração da internet, 90% daqueles que concluíram o curso superior têm acesso à internet, percentual que recua para 71% entre os que têm ensino médio e 24% para aqueles que têm apenas o Ensino Fundamental.

 A pesquisa foi realizada entre julho e dezembro de 2014 com a população acima de 16 anos. 



Geral: Conheça as lâmpadas econômicas



Redação

 O fornecimento de energia elétrica está em escassez no Brasil por conta da atual crise hídrica. Para economizar e manter os recursos existentes preservados cabe a cada um de nós aderirmos e praticar ações sustentáveis.
 A Gaya apresenta a Linha Vesúvio para substituir as lâmpadas fluorescentes comuns. Os modelos duram até 10 vezes mais e consomem 50% menos energia elétrica, possibilitando economia dupla: na conta de energia elétrica e na compra de reposição das lâmpadas.
  Os modelos não emitem gases tóxicos como mercúrio, por exemplo, evitando a agressão ao meio ambiente. Por serem LEDS, todas possuem reator interno, dispensando transformadores ou reatores externos, além de um dissipador de calor que garante maior vida útil ao equipamento.



Geral: Aprenda oito dicas de como fugir do efeito sanfona



* Tamiris Gaeta
 De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington nos EUA, o Brasil está na 5ª posição do ranking mundial de obesidade.
 Resultado do consumo de comidas excessivamente calóricas e com altos índices de açúcar e gordura, o estudo aponta que 60 milhões de brasileiros estão acima do peso e 22 milhões são considerados obesos.
 Diante deste cenário, opções “milagrosas” de dietas surgiram no mercado com a proposta da perda em tempos recordes. Porém, muito mais desafiador que baixar os ponteiros da balança é manter-se dentro do peso ideal.
 O efeito sanfona é caracterizado pelo emagrecimento e ganho de peso recorrentes, por exemplo através de dietas restritivas, uso de medicamentos ou shakes para emagrecimento. 
 Quando eliminamos peso muito rápido, nosso cérebro interpreta essa eliminação como uma ameaça ao organismo e quando a pessoa deixa de fazer a dieta e volta aos seus maus hábitos alimentares, que não foram modificados, o organismo passa a estocar como prevenção de novas perdas bruscas, gerando o reganho de peso.
 Após tantas oscilações de peso, o metabolismo fica cada vez mais lento e alcançar e manter o peso ideal se torna cada vez mais difícil.
 O ato de perder e recuperar o peso repetidas vezes pode gerar impactos emocionais negativos, desestimular e até mesmo deprimir o paciente, contribuir para o desenvolvimento da hipertensão, elevar níveis de colesterol, doenças coronarianas e baixa do sistema imunológico.
Veja 8 dicas para fugir do efeito sanfona e perder peso com saúde:
·  Radicalismos: para evitar o reganho de peso é importante evitar dietas restritivas e os “milagres do emagrecimento”, ou seja, buscar a reeducação alimentar definitiva.

·  Regras: faça as 3 refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e acrescente lanches saudáveis nos intervalos entre cada refeição. Não pule refeições, este hábito fará você comer muito mais nas próximas refeições e reduzirá seu metabolismo, estimulando o corpo a guardar energia ao invés de gastar.

·  Cardápio: cozinhe sempre pratos variados, contendo todos os grupos alimentares como carboidratos, proteínas e gorduras, pois todos são fundamentais para o equilíbrio e bom funcionamento do nosso corpo. Restringir algum grupo alimentar pode gerar deficiências de nutrientes e favorecer o efeito sanfona.
·  Alimentos-chave: inclua frutas, verduras e legumes às refeições pois são alimentos ricos em fibras e ajudam a dar maior saciedade.

·  Moderação: os doces devem ser consumidos com moderação, mas não é necessário exclui-los completamente.
·  Água: beba sempre muita água ao longo dia -  pelo menos 2 litros -  e mantenha-se sempre bem hidratado.

·  Mastigação: mastigue bem os alimentos, sem pressa. Isso ajuda a boa digestão, dando tempo suficiente para que o estômago envie uma mensagem ao cérebro e este perceba que já está satisfeito.
·  Exercícios físicos: as atividades físicas são importantes para manter um peso saudável e ajudam a manter o metabolismo sempre ativo.

 Muitas pessoas passam a vida inteira em busca de um corpo ideal, topando qualquer tipo de dieta e restrições alimentares para alcançar de forma mágica uma satisfação com sua autoimagem e prejudicando sua própria saúde. Dietas muito restritivas podem aumentar o risco de desenvolver transtornos alimentares. Por isso, procure sempre profissionais especializados e busque, cuidando de sua saúde, o equilíbrio entre o corpo e a mente, para uma vida mais saudável.
*Tamiris Gaeta é nutricionista do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia



Variedades: Livro mostra como as crianças encaram as relações de tempo




Livro apresenta história de menina que vive presa aos relógios

Redação


 Como explicar a relação com o tempo para uma criança? Para explicar essa questão a Editora DSOP preparou a obra A menina e os relógios, título do selo editorial Sonhar, que é assinado pela escritora mineira Nara Vidal e ilustrado por Zeka Cintra. O livro apresenta a história de uma menina, que “vive presa aos relógios”, cumprindo, às vezes, a maluca rotina de ser criança.
 
 "No meu processo criativo, encontrar a voz narrativa sempre tem incrível peso. Nesse livro, tentei uma narrativa mais neutra, como se alguém pudesse observar um dia comum. Mas a rotina da menina é o que importa para mim. A criança é quem tem um mundo de sonhos, de distrações que não acomoda a pressa, o relógio batendo. Esse sonho no meio da vida me interessou", relata Nara Vidal.
 
 O livro A menina e os relógios trabalha três instâncias de tempo – o tempo social, ditado pelo compasso do relógio, o tempo do indivíduo e o tempo das relações, mostrando a convergência de todos eles na rotina cíclica da vida doméstica repleta de compromissos. Na história, o tempo social é demarcado pelos afazeres do dia-a-dia, e, para cumpri-los, a mãe impõe o seu ritmo sobre o ritmo da menina, momento em que se explicita o descompasso entre o tempo do indivíduo e o das relações.
 
 O ápice desse descompasso se materializa na consequência das ações afobadas da menina – como a própria mãe descreve – que, por sua vez, fazem a mesma mãe frear o ritmo, criando na história também um compasso paradoxal de avanço e pausa – “CORRE, CORRE", "CALMA, CALMA" – que reproduz o ritmo dos ponteiros do relógio.
 
Nessa dinâmica, resta pouco ou nenhum tempo para a contemplação, o contato consigo, o sonho, para o qual também há hora certa. O objetivo da autora é transmitir que, mesmo com tanta correria e hora marcada, sempre há tempo de fazer o essencial. "Quando nosso relógio diminui o ritmo, conseguimos tempo para olhar nos olhos dos filhos. Olhos que provavelmente esperaram o dia inteiro de correria, pelo nosso tempo raro. Tempo mesmo, aquele dado sem relógio", conta Nara.
 
 "A Editora DSOP é uma casa que tem tratado a literatura com imenso respeito. Se eu tiver que tirar uma palavra da cartola para defini-la, esta palavra seria qualidade. Fazer parte do time de autores da Editora é, em si, um sonho! O slogan abraça esse meu livro perfeitamente".
 
 A relação entre a filha e a mãe pautam a história e se refletem também no projeto gráfico do livro, feito pelo estúdio Bloco Gráfico. Junto a ele, as páginas ilustradas por Zeka Cintra transmitem ao leitor a vivência da menina. Nas ilustrações, sobressaem a presença lúdica, mas também invasiva e opressiva dos relógios, que tomam conta desses espaços impondo a sua lógica.
 
 Para o ilustrador Zeka Cintra, "construir o universo que envolve a personagem principal e a sua mãe foi um desafio muito agradável, pois a história se passa nos tempos atuais, mas a proposta sugerida foi criar um ambiente com atmosfera de fantasia, sem perder de vista a realidade em que vivia a menina".
 
 

Variedades: Nelson Triunfo será atração no Sesc Itaquera


Nelsão é figura conhecida nos bailes de Black Music de SP

Redação

 Nascido na cidade de Triunfo, Pernambuco, Nelson Gonçalves Campos Filho chegou a São Paulo em 1977, onde com seu ritmo e cabelos inconfundíveis ajudou a construir a história do hip hop no Brasil. A trajetória de Nelson Triunfo, hoje morador da Zona Leste de São Paulo é a inspiração do Sesc Itaquera para uma programação dos dias 21 e 22 de fevereiro, sábado e domingo, que integra o projeto A Zona Leste é o Centro.

 Desde as décadas de 1970 e 1980, nos bailes do Chic Show e nas ruas do Centro de São Paulo, até consolidação da cultura hip hop, multidões param para vê-lo dançar. Essa trajetória, que se confunde com a própria história da black music brasileira, foi registrada no livro Nelson Triunfo:  Do Sertão ao Hip Hop, que será tema de um bate-papo com o autor Gilberto Yoshinaga, Paulo Brown e o próprio biografado,  no sábado, às 14h.

 Na sequência, às 15h, a cantora Thulla Melo, acompanhada por DJs e B-boys convidados, comanda o Triunfo Baile Soul, uma festa dançante inspirada nas domingueiras dos anos 1970 e 1980, com muito Samba-Rock, Soul e RAP.

 No domingo, é a vez dessa história ser contata por imagens, com a exibição do filme Triunfo, dirigido por Caue Angeli, às 14h. E para encerrar, às 17h, Nelson Trunfo sobe ao palco da Orquestra Mágica para apresentar seu álbum “Do Soul ao Hip Hop”, em um espetáculo que reúne os quatro elementos do Hip-Hop: música, números de dança, rima e performance, com o DJ Claytão, banda e participação de Rashid, Zé Brown e Rappin Hood.

 As apresentações sobre Nelson Triunfo integram a programação A Zona Leste é o Centro, em que o Sesc Itaquera destaca a estética periférica e universal dos grupos e artistas da região em que a unidade está inserida, que extrapolam as margens da cidade e influenciam o repertório cultural de toda a população.

Programação:

21 de fevereiro, sábado

14h- Do Sertão ao Hip Hop - bate-papo com Nelson Triunfo, Gilberto Yoshinaga e Paulo Brown
Local: Café Aricanduva
Livre
Grátis
15h - Triunfo Baile Soul – Com Thulla Melo e DJs convidados
Local: Praça de Eventos. 
Livre
Grátis

22 de fevereiro, domingo

14h - Triunfo – Filme dirigido por Caue Angeli
Local: Sala de Convenções
Livre
Grátis
17h - Nelson Triunfo – Do Soul ao Hip Hop - Participações de Rashid, Zé Brown e Rappin Hood
Local: Palco da Orquestra Mágica
Livre
Grátis
Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP
Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis
Estacionamento: R$7,00 (Credencial Plena) e R$14,00 (Demais frequentadores).
Telefone para informações: (11) 2523-9200


Variedades: Diversos idosos aproveitaram Carnaval em Guarulhos (SP)



Alegria desconhece idade no Carnaval

Redação

 Quem acha que Carnaval é festa de jovem ainda não viu os foliões do Centro de Convivência do Idoso (CCI). No último dia 6, cerca de 130 idosos caíram na folia, ao som do DJ Cowboy Félix. Aos 83 anos, Vitor Macílio dançou e esbanjou sorrisos, ao lado da amiga Nércia Alves Mendes, de 80 anos. Macílio dá a receita: “O segredo é não ficar parado, senão enferruja.”

 Nello Victorio Formizano, de 74 anos, garante que é maravilhoso sambar ao lado de seu novo amor, Matilde Rodrigues Fodra, de 70 anos. Os dois eram viúvos e se conheceram há três anos nos bailes do CCI. Formizano é militar aposentado, mas garante que deixou de ser sério e enérgico, para adotar uma postura mais descontraída e bem-humorada. “Depois de 7 anos viúvo, decidi mudar meu estilo de vida; agora adoro viajar, sorrir, caminhar e dançar.”

 O Centro de Convivência promove bailes temáticos mensais. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos já podem preparar a fantasia para participar do Baile das Flores, em março; Baile Retrô, em abril; Baile Vermelho, em maio; e do Baile de São João, em junho.

Serviço:
O Centro de Convivência do Idoso fica na avenida Salgado Filho, 1.732, no Santa Mena, Guarulhos (SP)