Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quinta-feira, 21 de março de 2019

Geral: Isabela Garcia é a Embaixadora da campanha Menos Pressão Nas Mulheres


Iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), visa alertar aos cidadãos, em especial as brasileiras, sobre os riscos da hipertensão arterial


Redação/Hourpress

A estrela global Isabela Garcia é a embaixadora oficial da campanha Meça sua Pressão, que em 2019 tem o slogan Menos Pressão nas Mulheres. Um dos principais destaques da novela das 21h, O Sétimo Guardião, no papel de Judith, ela já gravou um vídeo alertando os cidadãos sobre a importância de verificar em todas as consultas a quanta anda a pressão arterial e a manter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios, para prevenir-se de surpresas desagradáveis.

Isabela lembra com propriedade que a incidência de hipertensão arterial tem crescido muito nos anos recentes, inclusive entre as mulheres mais jovens. É fato, comprovado. Estudo americano recentemente publicado mostra um aumento das ocorrências de ataques cardíacos em mulheres jovens americanas (entre 35 e 54 anos), de 21% em 1995-1999 para 31% em 2010-2014, sendo a hipertensão arterial um dos principais fatores encontrados nestas mulheres.

“A hipertensão arterial pode atingir as mulheres em qualquer fase da vida, inclusive na gestação, onde é responsável pelas principais causas de morte materna e repercussões para o feto. Por isso, é muito importante que a mulher saiba como é a sua pressão arterial, e quais os hábitos saudáveis deve seguir para prevenir a hipertensão arterial”, pontua o cardiologista e diretor científico da SBH, Luiz Bortolotto.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 35% de todas as causas de mortes em mulheres. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que, na menopausa, algo em torno de 80% delas terão problemas de hipertensão. Outra informação preocupante: a hipertensão arterial é a principal causa de óbitos entre gestantes.


Homens também correm risco

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela.
Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros com pressão alta cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Segundo a SBH, a hipertensão arterial causa 300 mil mortes por ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Todos os gêneros e faixas etárias podem ser acometidos, caso não dediquem os cuidados básicos à boa saúde.


Atendimento gratuito aos cidadãos 

Face à gravidade e relevância da questão, a Sociedade Brasileira de Hipertensão realiza tradicionalmente, sempre nos dias 26 de abril e 17 de maio, respectivamente dias Nacional e Mundial da Hipertensão, uma espécie de mutirão de saúde, para a conscientização e prestação assistência gratuita a pacientes em alguns pontos de grande circulação. Até o momento, já estão confirmadas ações na Estação Barra Funda da CPTM (26 abril) e o Terminal Jabaquara - EMTU (17 maio).

A programação é bem intensa, com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, todos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância de manter a pressão em níveis normais.
“Teremos diversas oficinas para esclarecer os cidadãos. A da enfermagem fará a medição da pressão e reforçará as pessoas a importância de ter regularmente a sua pressão medida por um profissional de saúde. As nutricionistas vão abordar a alimentação saudável e mudança de hábitos à mesa, enquanto os professores de educação física pontuarão a relevância da atividade física. Haverá ainda psicólogos que orientarão sobre como lidar melhor com o estresse e, para que aqueles que já estão hipertensos, a aceitar o diagnóstico e que o tratamento permite uma vida normal”, adianta Bortolotto.


Fatores de risco 

Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.
“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.
Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. “O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui.


Conselho de Isabela Garcia

Carismática, admirada por milhões de fãs por sua competência e sucesso na pele de ines6quecíveis personagens, como Maria Helena de “Água Viva” (1980), Ana Maria de “Roda de Fogo” (1986), Isabela de “O Sexo dos Anjos” (1989), Mercedes de “Lua Cheia de Amor” (1990), Ioiô de “Labirinto” (1998), Dinorá de “Paraíso Tropical” (2007) e Celinha de “Lado a Lado” (2012), só para citar algumas, Isabela Garcia agora no papel de Embaixadora da campanha Meça sua Pressão - Menos Pressão nas Mulheres, aproveita para dar uma dica essencial para os brasileiros:
          
“Acompanhe as dicas de saúde da Sociedade Brasileira de Hipertensão no site sbh.org.br e viva melhor”.


Serviço

Campanha Meça sua Pressão

Dia Nacional da Hipertensão
26 de abril, das 9h às 16h30 - Estação Barra Funda da CPTM 

Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde

Dia Mundial da Hipertensão
17 de maio, das 9h às 16h30- Terminal Jabaquara da EMTU

Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
 

Variedades: Thabata lança EP pelo Midas Music


A música estava nela desde os 9 anos de idade

Redação/Hourpress
Muitas vezes a história por trás das músicas é tão boa quanto as próprias. No caso de Thabata, a história por trás das quatro músicas que lança pelo Midas Music é quase tão boa quanto as canções, pois estas são imbatíveis.
Antes de entrar nos bastidores, é importante contextualizar que com a produção, direção artística (e instrumentação, arranjos etc) de Rick Bonadio o trabalho ganhou tamanha pluralidade de gêneros, remetendo ao Norte e Nordeste do país, de guitarrada a cúmbia e merengue, que eles inventaram de certo modo um gênero novo na música mundial.
Tudo começou quando Thabata resolveu pela primeira vez fazer uma live em rede social cantando. Ela andava desacreditada da música e passara três anos em introversão depois da experiência de substituir a cantora Joelma na formação renovada, ao lado de Ximbinha, no Xcalypso, durante três meses.
A música estava nela desde os 9 anos de idade, quando a mãe se casou com artista circense, ela foi morar no circo e começou a se apresentar neste cantando, de pop a sertanejo. Mais madura, seu timbre se mostrou adequado às bandas de axé, onde passou a fazer carreira.
Até ser convidada para substituir Joelma. Mas a experiência durou pouco – divergências conceituais a fizeram desistir do Xcalypso e, por pouco, da música. Esse “por pouco” fica por conta de o destino ter colocado Rick Bonadio a assistir a live de Thabata e encontrar nela a voz que enxergava em seu projeto da mescla dos gêneros já citados de modo requintado.
Eles se falaram e um ano depois, o que Thabata se refere como “presente de Deus” sai em forma de quatro músicas.
“Credo, que Delícia” abre a porta com tudo o que tem direito – referência às guitarradas do Pará, ao calypso (gênero), ao tecnomelody, sintetizador e urgência na letra: “Tô cansada de me ver/No seu TBT/Você é meu passado/Não tô nem aí pra você/(...)O mundo dá mil voltas/Posso me arrepender”.
O timbre imponente de Thabata sobressai em “Fim da Solidão”, onde o tecnomelody fica explícito na riqueza de componentes que o formam – algo como carimbó encontra maxixe e merengue em uma festa regada a Jovem Guarda.
O trabalho viaja ainda mais na latinidade em “Sessão Privê”, com violão quase flamenco e os ingredientes todos já citados, dosagem alta de Reggaeton e pé na tábua em cúmbia e merengue. Calma que ainda falta “Chicletim”, que faz um mexidão de tudo com tempero de axé e lambada entre efeitos eletrônicos.
E pensar que tudo começou porque Rick resolveu entrar na live de Thabata em que ela cantava um pouco de Anitta, algo de Djavan, Pablo Vitar e Luis Fonsi. Alguma dúvida de que Deus protege (e conduz) os artistas?

Variedades: CineSesc recebe 7ª Edição da Mostra Tiradentes SP






Com exibição de filmes, debates, encontros, oficina e homenagem, Mostra chega a sua sétima edição se consolidando como o evento do cinema brasileiro em São Paulo. De 28 de março a 03 de abril, serão exibidos 34 filmes – longas, média e curtas -, destacando a nova safra da produção contemporânea

Redação/Hourpress


Consolidada como o evento do cinema brasileiro na capital paulista, a Mostra Tiradentes | SP apresenta, em sete dias de programação, 34 filmes (13 longas, um média e 18 curtas), 19 sessões de cinema10 bate-papos com realizadores, uma oficina e um debate conceitual. A Mostra SP será norteada pela temática “Corpos Adiante”, abordada na edição mineira da 22ª edição da Mostra Tiradentes (realizada em janeiro), com o intuito de ampliar a reflexão com discussões e perspectivas. 

 A abertura da programação será no dia 28 de março, às 20h. Uma performance audiovisual apresentará a temática, a programação e o conceito do evento com novas vozes e olhares e o propósito de refletir sobre as relações intercambiáveis entre cinema e vida. Na sequência, a sessão em pré-estreia nacional do filme vencedor “Vermelha”, dirigido por Getúlio Ribeiro, eleito pelo Júri da Crítica da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes Melhor filme da Mostra Aurora. Após a sessão, o diretor participa de bate-papo mediado pela curadora Lila Foster.

A abertura tem entrada gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência no Cinesesc. As demais sessões terão ingressos a preços populares: R$ 3,50 para associados Sesc (com apresentação da carteirinha plena), R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira).

***
Acompanhe a Mostra Tiradentes |SP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod     @cinesesc_sp
No Facebook: mostratiradentes  | cinesescsaopaulo
No Instagram: @universoproducao   @cinesesc

***
Cinesesc
Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César
(11) 3087-0500

Chumbo quente: Se Michel Temer fosse pobre estaria roubando há tanto tempo?




Justiça no Brasil só vale para preto, pobre e prostituta


*Luís Alberto Alves/Hourpress

A prisão do ex-presidente Michel Temer revela o quanto a Justiça brasileira é falha. Como pode, alguém agir criminalmente há 40 anos sem nunca ter sido incomodado pela Polícia? A maioria sabia que Temer estava envolvido com corrupção e nada acontecia. Ele conseguiu chegar à presidência do País, após a retirada de Dilma Rousseff, de quem foi vice.

Se Temer fosse pobre, ladrão pé rapado, “batedor de carteira” na gíria policial estaria há tanto tempo livre? Não! Podem ter certeza que ou já estaria morto ou mofando no xadrez. No Brasil, os mafiosos da linha de frente, ladrão de milhões ou até de bilhões, nunca chegam a sentir o frio de uma cela ou tomar ou famoso banho frio.

Primeiro que o Judiciário brasileiro é corrupto. Dificilmente alguém influente vai para a cadeia. Por causa disto, apenas 0,5% dos 100% da população carcerária é condenado. Milionário contrata escritórios de advocacia famosos e conseguem empurrar a sentença para frente até o processo caducar.

Exemplo disso foi o filho do então bilionário Eike Batista, que atropelou um gari que andava de bicicleta no acostamento de uma rodovia. A vítima acabou se tornando culpada e o “Mauricinho” escapou da cana. Detalhe: ele dirigia a mais de 120 km/hora. Caso o motorista não tivesse pai bilionário aconteceria a mesma coisa?

Nos corredores do Congresso Nacional, desde funcionários da faxina até senadores e deputados sabiam que Michel Temer um dia acabaria atrás das grades. O problema era quanto tempo demoraria em estourar essa bomba. Imagine Michel Temer na França, Inglaterra, Itália ou Estados Unidos. Não escaparia da prisão. Não roubaria durante 40 anos sem nunca acabar incomodado. O problema é que Justiça no Brasil só vale para preto, pobre e prostituta.

*Luís Alberto Alves é diretor de redação do hourpress.com. br e jornalista há mais de 30 anos. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de SP. É expert em Política Internacional, Segurança Pública, Economia, Música, Veículos, Gospel Music, Sindicalismo e Meio Ambiente. É grande estudioso de Black Music, arranjador e músico de formação clássica.