Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Veículos: VW Caminhões e Ônibus apresenta na Fenatran/2019 caminhões elétricos e novidades dos leves aos extrapesados


Luís Alberto Alves/Hourpress

  Linha elétrica brasileira: caminhões VW e-Delivery que serão produzidos no País são destaques na Fenatran 2019.

  Família Delivery ganha novos integrantes e gama MAN TGX agrega atributos para potencializar o conforto a bordo.


  Novo visual externo e interno: linha Constellation traz novidades para os caminhões médios, pesados e extrapesados favoritos do mercado.

  Vocação sob medida: com o maior portfólio de veículos vocacionais do mercado, VW Caminhões e Ônibus agrega funcionalidades aos modelos Robust, prontos para qualquer trabalho.

  Líder de Mercado: Delivery estreia transmissão automatizada e revoluciona o mercado com versão fora de estrada 4x4.

A VW Caminhões e Ônibus leva seu portfólio completo de mobilidade para a 22ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – que acontece de 14 a 18 de outubro deste ano, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Além de novidades dos leves aos extrapesados, a fabricante sai mais uma vez na frente ao anunciar a produção dos caminhões e-Delivery de 11 e 14 toneladas a partir do próximo ano.

Com o e-Consórcio, a VW Caminhões e Ônibus é a primeira do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos 

caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Entre os caminhões Delivery a diesel a VWCO também é pioneira: o caminhão leve mais vendido do Brasil estreia agora como Delivery 11.180 4x4, com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. A novidade já entra para a história como a única da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.

E para as operações urbanas também tem inovação: os modelos VW Delivery 9.170 e 11.180, já líderes em suas categorias, contam com nova versão V-Tronic, que pode gerar um incremento no lucro operacional de cerca de 10%.

A família Constellation combina novidades no design à robustez para o trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust. Dentre os destaques está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic que equipa o icônico Constellation 24.280.


Acompanhando a demanda da automatização no segmento rodoviário, o modelo passa a contar com a caixa Eaton MHD de dez velocidades, que chega para ampliar o conforto e a produtividade das viagens de curtas e médias distâncias, com máxima capacidade de controle nas trocas de marcha, redução de consumo de combustível e mais facilidade de manobras em baixa velocidade e ré.

A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para os cavalo mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.
 Para conferir todas as novidades da VW Caminhões e Ônibus, acesse o vwtbpress.com/fenatran e acompanhe o podcast InovaTranspo, disponível nos aplicativos Spotify e Anchor.



VWCO oficializa parceiros para produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros

§  Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra celebram a criação do inédito e-Consórcio durante a Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo.

  VWCO anuncia seu primeiro caminhão elétrico produzido em série: e-Delivery 14 toneladas.


 Adequação do complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ) já começou e utiliza aportes do atual ciclo de investimento de R$ 1,5 bilhão.


A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ). A celebração do nascimento do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).
A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com e-Delivery 14 toneladas, que será o primeiro do portfólio elétrico da VWCO. As adequações na fábrica já estão em andamento e envolvem preparação para montagem dos componentes elétricos, energização dos veículos e inspeção de qualidade em área especialmente designada para o e-Delivery. Na sequência será a vez do e-Delivery 11 toneladas somar-se à linha elétrica.


“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial. Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.


Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:

§  Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes.
§  CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias.
§  Bosch e WEG para fornecimento de componentes.
§  Semcon para prestação de serviços de engenharia.
§  Meritor em eixos de veículos elétricos.
§  Eletra como parceria estratégica.

e-Consórcio e Consórcio Modular: novo capítulo em pioneirismo
 A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série

O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

O e-Delivery 14  toneladas também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade da operação. 
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série

O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

O e-Delivery 14  toneladas também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade da operação.

Veículos: Scania Brasil alcança liderança mundial em vendas de pacote Desempenho dos Serviços Conectados






Marca atingida chega a 11 mil veículos ativos; custo competitivo permite acompanhamento em tempo real e garante retorno imediato de investimento


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Scania atualmente é referência em soluções de mobilidade para as empresas, para a sociedade e para o meio ambiente. Boa parte de sua reputação no mercado vem de soluções inovadoras, como os Serviços Conectados, que oferecem os pacotes Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo). Em agosto, a unidade brasileira atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 11 mil veículos rodando com o pacote, que representam 44% dos Serviços Conectados ativos.


“Na prática, os clientes Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à liderança mundial, mas queremos mais. Nossa meta é manter essa performance”, analisa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.

Como funcionam os pacotes
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento.

A solução Scania, ao possibilitar alternativas mais rentáveis, garante uma importante ferramenta para otimizar o trabalho de seus clientes. No dia a dia ajuda o transportador a melhorar a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias da marca.

Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível instalar o sistema, com valor competitivo e atraente.

25 mil veículos conectados no Brasil
Lançados em 2017, os pacotes Análise e Desempenho fazem a diferença na nova gestão dos clientes de transportes de cargas. Em setembro, a Scania superou a marca de 25 mil veículos conectados no Brasil e caminha firme para atingir 30 mil até o final deste ano.
Do total, são 23.900 caminhões (94%) e 1.500 ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais são impressionantes: chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.

“Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de concessionárias, capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim, oferecemos um importante trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o serviço mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos clientes”, conclui Barucco.

Além do desenvolvimento competitivo de seus veículos, nos últimos anos a Scania vem trabalhando forte para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com capacidade de transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a partir destes módulos de conectividade.

O crescimento dos veículos conectados Scania vem apresentando números impressionantes nos últimos dois anos. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora superando a marca de 25 mil nestes nove meses fechados do ano.

Balanço de Serviços em 2019: Projeções otimistas
O acumulado de 2019 para os serviços tem sido extremamente positivo. Comparando-se o período de janeiro a setembro de 2019 com o mesmo de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS) aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.580 para 13.908 veículos com PMS) e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o final do ano. Atualmente, o Plano Flexível já representa 70% de todos os PMS vendidos para caminhões novos.

O revolucionário programa com planos flexíveis já está presente em mais de 6 mil veículos e representa aproximadamente 50% nas vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio total dos programas ativos. 

Variedades: Camila Cabello revela mais uma camada do álbum "Romance" com a faixa "Easy"


Redação/Hourpress
A cantora e compositora indicada duas vezes ao GRAMMY Camila Cabello lançou no dia 11 uma nova faixa: “Easy”. Ouça AQUI pela SYCO/Epic Records. Essa será a última faixa a ser lançada do seu próximo álbum Romance – seu segundo álbum solo e um dos mais esperados de 2019 – que será lançado em breve.
“Easy” também chega após o grande sucesso dos seus três últimos lançamentos “Liar, “Shameless, e “Cry For Me”, que acumularam mais de 150 milhões de streams em apenas um mês.
“Easy” apresenta mais um lado da cantora. Acordes de harpa e tons que brilham ao lado de uma batida incrível, que se encontra com os versos angelicais poderosos. Essa balada se constrói com o refrão cativante e de confissão da cantora: “I always thought I was hard to love until you made it seem easy (Eu sempre pensei que amar era difícil, até que você fez parecer fácil”.

Variedades: Marco Luque faz show gratuito no Shopping Penha



Apresentação comemora os 27 anos do empreendimento

Redação/Hourpress
O Shopping Penha comemora 27 anos no próximo dia 18 e presenteia os clientes e amigos com o show “Tamo Junto” do humorista e ator Marco Luque. O Stand Up será na Praça de Alimentação às 20h e celebra em grande estilo os anos de parceria com a cidade e com sua comunidade.
Na peça, Luque relata de maneira divertida situações do dia-a-dia, diferenças entre homem e mulher e várias outras situações do cotidiano. Talentoso desde criança, o ator e humorista cria seus personagens e toda a caracterização de cada um deles.
“Queríamos homenagear nossos clientes nesta data tão importante para o Shopping e presenteá-los com um evento de grandeza e que agrada toda a família. São 27 anos de parceria que não poderia ser deixado de lado”, conclui Débora Blanco, superintendente do Shopping Penha.
Aniversario do Shopping Penha
Show: Tamo Junto / com Marco Luque
Quando: 18/10
Horário: 20h
Onde: Praça de Alimentação
Evento Gratuito

Variedades: Bryan Adams traz a Turnê Shine a Light para o Brasil




Clima de romance invade Camarote FanZone durante show em São Paulo

Redação/Hourpress
Após lançar um novo álbum no começo desse ano, o cantor canadense Bryan Adams, que marcou os anos 80, desembarca no Brasil novamente, dessa vez com a turnê “Shine a light”. A única apresentação acontece no dia 18 de outubro no Allianz Parque.
No Camarote FanZone, os fãs do cantor poderão curtir grandes sucessos como “Heaven”, “Please forgive me” com vista privilegiada em frente ao palco. Antes e depois da apresentação no estádio o público do camarote pode curtir uma balada comandada por DJ´s e banda ao vivo regada a open food de alto padrão e open bar dos rótulos Jack Daniel’s, incluindo o Tradicional, Honey e Fire, além de vodka Finlândia, tequila El Jimador, caipirinhas, cerveja, refrigerante e água. 
O espaço também oferece profissionais especializados para serviços de make-up e cabelo para transformar o look em minutos. Lockers Fast Charger para celulares, garantem a carga suficiente para registrar todos os momentos e tornar a experiência inesquecível.
Os convites podem ser adquiridos pelo site www.camarotefanzone.com.br ou pelo telefone (11) 2506-1580
Bryan Adams “Shine a light” - Camarote FanZone by Jack Daniel’sData: 19 de outubro às 21h
www.camarotefanzone.com.br – tel (11) 2506-1580


Variedades: Compositor da trilha sonora original do filme Bacurau lança dois novos álbuns


Recifense, que já lançou 7 álbuns e compôs para 6 longas e 7 curtas, lança coletânea baseada em suas principais trilhas e álbum com a música do longa Bacurau

Redação/Hourpress
O compositor, arranjador e baixista recifense Mateus Alves, que em parceria com o irmão Tomaz Alves Souza compôs e está lançando a trilha sonora original do filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019, lança também mais um álbum autoral. Trata-se do projeto digital “Musica pra Cinema” e, como o próprio nome indica, o disco compila as trilhas sonoras do compositor para filmes como “Rodolfo Mesquita e as Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade” (2013, dir. Pedro Severien), “Amores de Chumbo” (2017, dir. Tuca Siqueira), “Brasil S/A” (2014, dir. Marcelo Pedroso) e “Aquarius” (2017, dir. Kleber Mendonça Filho). Com os dois últimos, ele recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2014 e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017, respectivamente.
 No repertório do álbum há peças como “O Lançamento do Operário Espacial” e “A Dança do Cortador de Cana” do filme “Brasil S/A”, de linguagem orquestral, “Amores de Chumbo”, música de câmara, e também faixas como "Wandenkolk", de estética jazzística, e até mesmo um hip-hop intitulado “Rapidemia”. Outra peça presente no álbum é "As Duas Estações Nordestinas, I – Chuva" composta para a saudosa Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, que infelizmente teve suas atividades interrompidas em 2014.
 “Essa composição foi utilizada no longa ‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho, de forma bem interessante, parecia até que tinha sido composta pro filme! Pra mim foi uma alegria poder ouvir uma peça que compus para outro propósito, como uma homenagem à orquestra e também ao compositor pernambucano Clóvis Pereira, dentro de um filme tão importante da nossa história cinematográfica”, relata. “Escolhi as músicas que considero mais representativas do meu repertório de trilhas de 2013 até hoje, as que funcionam sem estarem nos filmes – muito do que produzimos pra cinema são pequenos trechos ou texturas que só funcionam com as imagens.”, finaliza.
 As novidades não param por aí. Além do álbum “Música pra Cinema”, a trilha sonora do longa “Bacurau” também está disponível nas plataformas digitais e está com lançamento previsto em vinil, tanto no Brasil como no exterior. Além disso, o curta-metragem de animação “Bolha”, que foi produzido, dirigido e musicado por Mateus, está sendo exibido em vários festivais Brasil afora, angariando diversos prêmios – a trilha do curta também se encontra disponível nas plataformas digitais.
 “Estou bem feliz com a fase atual da minha carreira”, explica. “Agora pretendo aprofundar meu trabalho de compositor, arranjador e produtor musical, bem como ampliar o leque de diretores e diretoras de cinema com os quais trabalho – e quem sabe voltar a tocar baixo ao vivo!”, finaliza.

Faixas do álbum “Música pra Cinema”:

  1. Rodolfo Mesquita (Rodolfo Mesquita) - 1:22
  2. Marcha das Máquinas (Brasil S/A) - 03:35
  3. O Lançamento do Operário Espacial (Brasil S/A) - 2:15
  4. A Coroação da Rainha Negra (Brasil S/A) - 4:15
  5. Wandenkolk (Wandenkolk) - 3:35
  6. Amores de Chumbo (Amores de Chumbo) - 3:07
  7. Tinoco (Wandenkolk) - 0:54
  8. A Dança do Cortador de Cana (Brasil S/A) - 2:40
  9. As Duas Estações Nordestinas I - Chuva (Aquarius) - 4:55
  10. Monstruosas Máscaras de Alegria e Felicidade (Rodolfo Mesquita) - 5:27
  11. Casa de Detenção I (Amores de Chumbo) - 2:04
  12. Baião das Máquinas (Brasil S/A) - 1:51
  13. Quinteto de Madeiras 1 I - Lento (Aquarius) - 2:55
  14. Rapidemia (Brasil S/A) - 3:38

Faixas do álbum “Bacurau – Music from the Motion Picture” (trilha original)*:

  1. Bacurau - 1:38
  2. Nighthawk - 4:30
  3. Carmelita** - 1:17
  4. Infância Perdida - 1:28
  5. Aparição** - 0:19
  6. Limpeza Pesada - 1:21
  7. Ambulância Improvisada - 1:17
  8. Contagem Regressiva - 0:49
  9. Hawknight I - 2:51
  10. Michael - 1:43
  11. Se For, Vá na Paz – 1:50

* Todas as composições originais de Bacurau são em parceria com Tomaz Alves Souza
** Composições em parceria com Tomaz Alves Souza e Rodrigo Caçapa

Economia: No futuro, vai ser possível ganhar dinheiro fazendo faxina



Profissional do Futuro: Personal Organizer Digital



Redação/Hourpress
Em uma época de complexidade e transformações, precisamos de alguns oásis de clareza pra ter um pouco de paz e nitidez na nossa vida. Talvez por isso profissionais como a Marie Kondo (especialista em organização) façam tanto sucesso. Já dizia Rita Lee: "arruma o quarto que a cabeça melhora".
Se o mundo físico se digitaliza, a bagunça vai contaminando nossos computadores e celulares com montanhas de lixo eletrônico. Quem já conheceu um acumulador digital?
Toda essa reflexão me trouxe um insight para o surgimento de uma nova profissão ou oportunidade de negócio: O Digital Personal Organizer. Assim como seu equivalente do mundo físico, esse profissional vai entender individualmente cada cliente e suas necessidades, fazer uma faxina digital e criar metodologias para que depois da sua visita o cliente consiga manter as coisas no lugar.
Qualificações necessárias: na minha opinião esses profissionais terão de ser certificados em segurança de dados (para serem considerados confiáveis), arquitetura da informação e de preferência psicologia para entender como funciona a personalidade de cada cliente. O que acha? Você contrataria ou trabalharia com isso?

Economia: Automação e Inteligência artificial no mercado B2B de crédito


Nathan Yoles, VP de Growth da WEEL, fala sobre os desafios do crédito B2B e da disrupção que as fintechs estão promovendo


Redação/Hourpress

Aliar tecnologia ao plano de negócios é uma estratégia de extrema importância para garantir o crescimento das startups. Sobre este desafio no mercado de crédito B2B, veja a entrevista de Nathan Yoles, VP de Growth da WEEL - a primeira fintech de antecipação de recebíveis online do Brasil.
 Como você está vendo o nível de uso da inteligência artificial no Brasil?
Nathan: Comparado com a América Latina, o Brasil está em um patamar elevado em inteligência artificial, mas quando olhamos para o play global, principalmente de startups, o Brasil ainda tem muito a desenvolver. Ainda importamos tecnologia de fora para conseguir colocar no mercado proposta de valor baseada em inteligência artificial. Tanto os reguladores quanto as fintechs estão em movimento crescente no uso dessa tecnologia. O País precisa continuar nessa crescente. O desejo da disrupção tem que continuar existindo para que essas tecnologias tomem formas cada vez mais inovadoras para agregar valor ao mercado.
 Qual o maior desafio que o mercado de análise de dados para dar crédito enfrenta no Brasil e no mundo?
Nathan: O grande desafio é garantir um crescimento sustentável, e que seja alimentado pela inteligência de dados. Isso permite às empresas ofertar um crédito cada vez mais eficiente em novos territórios. Quando digo novos territórios, digo geral, tanto Brasil quanto no exterior. 
 Qual a região do Brasil a WEEL tem uma maior atuação? 
Nathan: Naturalmente, pela concentração de business que o Brasil tem no Sudeste, a WEEL também tem uma atuação mais numerosa nesta região. Porém, temos clientes em 21 Estados do País. 
 Você acredita que o Brasil está preparado e sente a necessidade da antecipação de recebíveis?
Nathan: Quando falamos de distribuição de produtos, não apenas identificamos que os canais de aquisição acabam sendo diferentes para cada um dos Estados, como o apetite para inovação também acaba sendo diferente. Apesar da região Sudeste ser a que sedia empresas e a maior oferta de crédito, os outros Estados têm um acesso menor ao crédito. Por exemplo: entendemos que o agronegócio na região Centro-Oeste tem uma demanda enorme por um capital mais eficiente.
 Mas você percebe que os empresários estão preparados para lidar com esse movimento? Há uma estratégia da WEEL?
Nathan: Quando você fala desse assunto financeiro, uma questão tão delicada para o empresário brasileiro, percebemos que a oferta está se desenvolvendo e oferecendo para o mercado um serviço mais rápido, digital e menos burocrático. Mas, também percebemos a desconfiança e resistência de empresários para começar a consumir produtos financeiros que não são provenientes de players tradicionais. O nosso objetivo é criar uma experiência do usuário na nossa plataforma para mostrar que é possível garantir o acesso ao capital descomplicado.
 Quem pode ser cliente da WEEL?
Nathan: A WEEL atende empresas com faturamento anual de R$ 1 milhão até aquelas que faturam R$ 500 milhões ao ano. Temos uma força maior em empresas que faturam nota mercantil – indústrias dos segmentos de Metalurgia, Plásticos, Agronegócios, Química - mas também atendemos empresas que emitem nota de serviço.
 Há outros países na América Latina que faz o uso da Automação e Inteligência Artificial?
Nathan: Na América Latina, três países possuem estrutura bem desenvolvida de nota fiscal eletrônica: Brasil, Chile e México. No Brasil e no México, já é possível perceber movimentação neste mercado de recebíveis eletrônicos, nos quais fintechs estão se desenvolvendo e usando essa tecnologia para garantir um crédito mais eficiente para pequenas e médias empresas.
Para finalizar, quais os diferenciais que a automação e a inteligência artificial fizeram na WEEL?
Nathan: A WEEL oferece uma operação 100% digital. A análise inicial de crédito e processo de pré-aprovação acontecem em até 1 dia útil e a liberação do recurso é realizada em até 15 minutos. Nós não temos produtos agregados. Na plataforma, qualquer empresa consegue incluir uma ou mais notas fiscais e simular o valor de antecipação, sem compromisso e conseguindo visualizar todos os custos. 

Sobre a WEEL
A WEEL é a primeira plataforma 100% online de antecipação de recebíveis do Brasil.  Por meio de inteligência artificial, a WEEL financia pequenas e médias empresas e democratiza o acesso ao capital de giro. A fintech nasceu em 2014 em Israel, opera no Brasil e mantém escritórios nos dois países. A missão da WEEL é oferecer recursos de maneira simples e por um custo justo a cada empreendedor brasileiro. Visite www.weel.com.br e saiba mais.

Economia: Onodera Estética inicia internacionalização com abertura de unidade em Portugal


Localizada em Braga, franquia será inaugurada em 2020

 Redação/Hourpress
A ONODERA Estética, maior rede de clínicas estéticas do Brasil, anuncia o início do plano de internacionalização da marca. A rede, presente em 10 Estados brasileiros, abrirá em 2020 sua primeira unidade fora do país, em Braga, Portugal.
 De acordo com Lucy Onodera, sócia-diretora da rede, depois de 38 anos operando em quase todo o país, chegou a hora de ingressar em mercados no exterior. “A ONODERA sempre foi procurada por empresas para iniciar esse processo de internacionalização, mas não tínhamos a confiança necessária para seguir em frente, afinal, o segmento de estética demanda conhecimento e, sobretudo, cuidado. Quando recebemos a proposta de um dos melhores franqueados da rede, entendemos que era o momento de expandir a marca”, destaca a executiva.
 À frente do negócio estão Cristiano Diniz e Paula Reali, antigos proprietários e agora sócios das três unidades da ONODERA em Porto Alegre. “A ideia de mudar para Portugal começou há um ano e meio. Apresentei a proposta para a rede e, como havia um desejo da marca em iniciar a internacionalização, resolvemos dar o primeiro passo”, revela Cristiano. Para o empreendedor, poder chegar a esse novo mercado por meio da ONODERA mostra que os brasileiros estão avançando com as tendências do setor de beleza. “Esse mercado é um dos mais promissores e aquecidos do mundo, sendo que, neste segmento, o Brasil figura entre os três países com o maior mercado de estética no mundo”, complementa.  
 Para ingressar no mercado português, Cristiano contratou uma consultoria local que ajudou na escolha do local. “A cidade de Braga está em constante crescimento e o fato de abrigar muitos jovens potencializa nossa expectativa, pois esse público está sempre ávido por novidades. Nesse primeiro momento o foco é total para essa unidade, mas após esse período de adaptação pretendemos seguir com o sistema de franquias”. 
Menor que as unidades convencionas da ONODERA, a operação terá uma mescla de funcionários brasileiros e portugueses. “Queremos continuar oferecendo procedimentos que fazem a diferença na vida das pessoas e proporcionar uma experiência aos nossos clientes, mostrando que a cuidar de si mesmo é sinônimo de prazer e bem-estar. Para isso, a essência brasileira da marca foi preservada em cada detalhe”, finaliza.
Sobre a Onodera Estética
Com mais de 38 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades localizadas espalhadas pelo país.

Economia: Pequenas e médias editoras apostam no Clube de Autores para lançarem suas obras


Com o crescimento no faturamento do setor, a plataforma planeja fechar o ano com um crescimento de 50%

Redação/Hourpress
Algumas das maiores empresas do mundo adotaram um modelo diferenciado para garantir produtividade e lucro ao entender que, em muitos casos, terceirizar o seu principal produto pode garantir uma maior rentabilidade para a operação como um todo. Esse é o exemplo das gigantes como Apple e Nike, que, embora sejam companhias multimilionárias, não possuem uma única fábrica. Hoje, a maior plataforma de autopublicação da América Latina, o Clube de Autores, está para o mercado livreiro o que a Nike e a Apple estão para o mercado têxtil e tecnológico. “Atualmente, algumas pequenas e médias editoras usam a nossa plataforma para produzirem, imprimirem e venderem seus livros”, conta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.
De fácil operação, o Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Ou seja, uma pessoa pode fazer o upload do seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso - com direito a distribuição para algumas das maiores e mais tradicionais livrarias brasileiras. E, em busca de toda essa facilidade e aumento na rentabilidade, que muitas das pequenas e médias editoras decidiram usar a plataforma para dar voz aos seus autores. Ao todo, a plataforma já contabiliza 19 editoras cadastradas e que fazem a impressão periódica de seus livros sob demanda.
Com este modelo de negócios, o Clube de Autores garante uma rentabilidade 30% maior em comparação com o formato adotado no mercado tradicional. E os motivos são dos mais variados. Ricardo explica, por exemplo, que um dos empecilhos no mercado são, justamente, os grandes estoques das livrarias. “As editoras sempre enviavam seus livros para receberem somente após a venda destes títulos. Esse estoque parado não é bom para ninguém, é um desperdício de espaço e de dinheiro. É muito mais inteligente e econômico imprimir sob demanda. Não gosto de dizer que o mercado editorial em si está em crise, até porque os brasileiros continuam consumindo e lendo até mais do que antes”, conta. 
E a impressão de Ricardo é comprovada por números. Recente pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) revelou um crescimento de 19,2% no faturamento de vendas do setor. “Estamos vivendo um momento de estabilidade do ponto de vista do faturamento das empresas literárias e há chances de crescermos ainda mais. Temos uma necessidade muito grande de inovar e o modelo tecnológico e disruptivo do Clube de Autores encontra um cenário cada vez mais fértil. Devemos fechar o ano de 2019 com um crescimento de 50%”, finaliza.

Economia: UZZO lança cartão virtual em sua conta multimoedas


O cartão pode ser usado para a realização de compras via QR Code™ Pay disponível nas maquininhas (POS) da Cielo

Redação/Hourpress
A UZZO, fintech que oferece soluções de pagamentos com a utilização de criptomoedas, lançou na última sexta-feira, 4, seu cartão virtual em sua conta multimoedas. Com o cartão virtual é possível realizar compras na internet, em aplicativos, por telefone ou até mesmo fazer pagamentos recorrentes de assinaturas sem que seja necessário informar os dados do cartão principal, além disso, pode ser usado para a realização de compras via QR Code™ Pay disponível nas maquininhas (POS) da Cielo, sem que seja necessário o uso do cartão principal. E, por estar atrelado à conta multimoedas da UZZO, o pagamento pode ser realizado em reais ou ainda em bitcoins.

Ao contrário de outros cartões virtuais, o da UZZO não é descartável, do tipo aceito em apenas uma transação e invalidado em seguida. “Nosso cartão é muito seguro e pode ser utilizado diversas vezes. Se o cliente preferir, pode cancelar e emitir um novo, mas não é necessário gerar um cartão para cada operação”, explica Thiago Lucena, CEO da UZZO.

Assim como o cartão físico, o virtual também tem a bandeira Elo, que é aceito em mais de 190 países. Essa parceria entre UZZO e a Elo tem como objetivo dar aos clientes segurança ao oferecer uma das bandeiras mais reconhecidas do mercado. De acordo com dados do Coinmap, hoje, apenas 15 mil estabelecimentos no mundo aceitam bitcoin como forma de pagamento. “A partir da nossa parceria com a Elo, esse número já ultrapassa 40 milhões de estabelecimentos no mundo todo”, comenta.
E junto disso, a empresa também coloca à disposição de seus clientes a segunda versão de seu aplicativo. Com mais funções e um novo design focado na experiência do usuário, a nova versão do app está mais modular, intuitiva com acessos mais rápido às configurações dos cartões (virtual e físico).

O cartão virtual é mais um passo da UZZO rumo à diversificação dos meios de pagamento. “Estamos sempre atentos às necessidades e pedidos de nossos clientes. O pagamento com QR Code e, agora, o cartão virtual são serviços que tornam a vida dos nossos clientes mais prática e ágil”, pontua Thiago.

A conta digital multimoedas da UZZO é gratuita, permite o depósito de criptomoedas sem qualquer taxa, mensalidade ou anuidade e tem cashback de até 1%. Para outras informações, visite o site www.uzzo.io
Sobre a UZZO
Lançada em 2018, a UZZO é a única conta digital que oferece soluções de pagamentos com criptomoedas ou reais por meio de um aplicativo de pagamentos e de um cartão com a bandeira Elo, além do pagamento em lojas físicas com o QR Code™Pay nas maquininhas Cielo. Sem cobrança de tarifas, a UZZO permite saques e pagamentos em tempo real, conversão multimoedas vinte e quatro horas por dia, os sete dias da semana, e ainda oferece cashback de até 1%. Com mais de 10.000 usuários em menos de seis meses operacionais, a fintech se orgulha de descomplicar  e desburocratizar o dia-a-dia financeiro de seus clientes e encantá-los com liberdade de escolha e uma melhor experiência de UZZO.   

Túnel do Tempo: Eleito o primeiro Papa não-italiano


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 16 de outubro de 1978 o polonês Karol Wojtyla é eleito sucessor do papa João Paulo I, empossado em agosto e falecido em setembro do mesmo ano. Sua eleição foi marcada por dois fatos incomuns na história do papado: ele era um pastor e não um membro da hierarquia do Vaticano e principalmente, não era italiano.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Vergueiro



Ele decidiu estudar o trecho mais próximo da cidade e verificou que melhor seria projetar outro traçado


Luís Alberto Alves/Hourpress

Com mais de 9 km de extensão, entre a Rua São Joaquim na Liberdade e até às margens da Rodovia Anchieta, na Vila Vera (Zona Sul), a Rua Vergueiro é uma das mais extensas de São Paulo. Essa característica é explicada pela sua origem, pois a princípio esta via era uma estrada que fazia a ligação da Capital com a antiga “Estrada da Maioridade”, também conhecida como estrada do Mar ou estrada de Santos. 
Até a década de 1850, a antiga estrada de Santos possuía outro trajeto, pois tinha início na Rua da Glória e depois seguia pelo Lavapés até atingir o Ipiranga e daí por diante buscava o rumo do litoral em Santos. Entretanto, em 1862, e em decorrência dos desmoronamentos ocorridos na Serra do Mar em 1861, o governo da Província firmou contrato com o empresário José Pereira de Campos Vergueiro, filho do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. 
Ele decidiu estudar o trecho mais próximo da cidade e verificou que melhor seria projetar outro traçado, já que as cheias do Tamanduateí por vezes se colocavam como um obstáculo aos viajantes. Assim, e ao invés de seguir pelo Lavapés, ele resolveu tangenciar o rio e buscou outro caminho que, da cidade, seguia o rumo da atual Vila Mariana para, mais adiante, encontrar a estrada do Mar. Para isso ele aproveitou algumas vias já abertas como o antigo “Caminho do Carro” para Santo Amaro, hoje trecho inicial da Rua Vergueiro entre a Liberdade e Vila Mariana.
 Em 1863, e por conta dos melhoramentos realizados, a nova via passou a ser chamada de “Estrada Vergueiro”, numa referência ao mesmo empresário José Pereira de Campos Vergueiro, seu construtor. Poucos anos depois, mais especificamente em 1868, o seu nome já estava consolidado, ocasião em que o logradouro passou a ser conhecido como “Rua Vergueiro”.
 Nos mapas oficiais da cidade, por seu turno, e desde 1890, a mesma foi sempre tratada como “Rua Vergueiro”. Nesse sentido, a conclusão até o presente momento é que a Rua Vergueiro foi assim denominada em referência ao construtor da antiga estrada, o empresário José Pereira de Campos Vergueiro e não ao seu pai, o senador Vergueiro. 
José Pereira de Campos Vergueiro nasceu em São Paulo, no bairro da Sé. Com negócios na cidade de Santos, foi vereador daquela cidade entre 1839 e 1841 e depois também em 1849 e 1850. No ano de 1841 representou aquela cidade nas cerimônias de coroação de D. Pedro II. Eleito deputado provincial, cumpriu mandato na Assembleia paulista no biênio 1858/1859. 
Em conjunto com seu pai e na companhia dos irmãos Nicolau e Joaquim fundou, em 1846, a empresa Vergueiro & Cia que administrava a exportação de produtos no porto de Santos e também seria a responsável pela introdução de trabalhadores europeus livres nas fazendas da família, especialmente na fazenda Ibicaba, em Limeira, cidade esta onde também foi vereador entre 1883 e 1889. Entre 1862 e 1864 assumiu o comando das obras de reconstrução da antiga estrada da maioridade, que ligava São Paulo a Santos, sendo muito elogiado por este trabalho onde utilizou trabalhadores e engenheiros europeus. Rua Vergueiro (foto) começa no Centro e termina no Ipiranga (Zona Sul).