Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Crônica: A vida é boa, mas prega surpresas

Inhoque delicioso, crédito Freepik

 Apesar de fã de massas, jamais cometia abusos com bebida alcoólica

Astrogildo Magno

Gino gostava de comida italiana para manter viva as raízes da terra natal de seus pais, a Itália. Tudo que se tratava de massa, ele colocava sobre a mesa e devorava velozmente. Com 1,90, os seus olhos azuis seduziam as mulheres, principalmente quando estacionava a sua Ferrari verde garrafa na porta dos restaurantes de grife.

Não tinha do que reclamar da vida. Bem casado, era pai de três filhos, todos casados e bem resolvidos na vida profissional. Nenhum deles entrou pelo caminho errado. Estudaram em bons colégios e entraram na USP (Universidade de São Paulo) para no futuro brilhar na área escolhida para garantir dinheiro na conta corrente.

Jatinho

Cuidava da saúde. Apesar de fã de massas, jamais cometia abusos com bebida alcoólica. Detestava fumo e drogas. Dormia religiosamente 8 horas para levantar de bom humor. Também adorava viajar. Evita voos comerciais. Fazia as suas tours ao lado da esposa, Cristina, no seu jatinho particular. Driblava os aborrecimentos de saguões de aeroportos.

Porém num determinado dia, o seu médico o alertou que algo estava errado com o seu check up. O doutor lhe fez diversas perguntas e uma delas chamou atenção: às vezes sentia falta de ar por causa de fortes dores no peito, que pareciam vir do coração. Não ligou. Em uma tarde ensolarada de domingo estava comendo inhoque e de repente a forte dor no peito e formigamento no braço lhe atacaram. Perdeu os sentidos e sentiu o chão sumir embaixo dos seus pés.....

Astrogildo Magno é cronista

Variedades: Projeto Samba do Sol traz expoentes do samba nacional para a Casa Natura Musical

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Como uma das bandas mais icônicas e importantes da história da música

Conjunto vocal e de percussão, criado no Rio de Janeiro, no início da década de 1960

O grupo segue firme e forte levando aos quatro cantos do país o melhor do samba tradicional

Redação/Hourpress

No dia 19 de novembro, domingo, às 16h30, o projeto Samba do Sol traz para o palco da Casa Natura Musical o show comemorativo e histórico Os Originais do Samba – 60 Anos, um marco memorável para o samba brasileiro, que encontra diversas gerações nesta noite.

Como uma das bandas mais icônicas e importantes da história da música, Os Originais do Samba sobe ao palco às 19h30, mas antes tem Roda de Samba com Bernadete, a famosa Tulipa Negra, lenda do samba como a primeira mulher a puxar um samba-enredo no Anhembi. Ainda no mesmo dia, tem set dos DJs Kim Cotrim e Marina Lopes, idealizadores do Samba do Sol, que ilumina os domingos da cidade desde 2014.

 Originais do Samba 

Conjunto vocal e de percussão, criado no Rio de Janeiro, no início da década de 1960, com a participação de Mussum (Antônio Carlos Bernardes), Rubão (Rubens Fernandes), Bigode (Arlindo Vaz Gemino), Bidí (Murilo da Penha Aparecida e Silva), Chiquinho (Francisco de Souza Serra) e Lelei (Wanderlei Duarte).

O grupo segue firme e forte levando aos quatro cantos do país o melhor do samba tradicional com Bigode (único remanescente e fundador do grupo), Juninho, Rogério Santos e Marcos Scooby.

Por onde passam, as pessoas cantam seus sucessos: “Cadê Tereza”; “Esperanças Perdidas”; “Assassinaram o Camarão”; “Falador Passa Mal”; “Tenha Fé”; “Do Lado Direito da Rua Direita” e dezenas de outros.

 Bernadete

Maria Bernadete Raimundo ou apenas Bernadete, como era chamada nas avenidas, é protagonista de uma trajetória ímpar no contexto do samba. Fundadora da escola de samba Império Lapeano, a cantora consagrou-se como a primeira mulher a interpretar um samba-enredo na recém-inaugurada passarela do samba do Anhembi, em 1991.

Conhecida como a “Tulipa Negra do Samba”, a paulistana emplacou sucessos como “Farsa do Amor” e “Jogo da Vida”, conviveu com nomes como Armando da Mangueira, Walter Guariglio e Royce do Cavaco, e ainda quebrou muitos estigmas ao tornar-se a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da ala de compositores da Peruche, em 2012.

Passados 44 anos de avenida e 26 de carreira solo, Bernadete tem muita história para contar sobre a sua trajetória e sobre o samba, que conhece desde que se entende por gente. Sua obra e caminhada reafirmam a importância da música popular e das manifestações afro-brasileiras na constituição da nossa cultura.

 DJ Kim Cotrim 

Começou a discotecar em 2013, destacando-se por sua pesquisa que combina ritmos de diferentes regiões do Brasil. Suas maiores influências estão na música brasileira, nos clássicos internacionais, batuques, carimbó e samba.

Além de ter produzido mais de 2300 festas, é o idealizador e DJ residente de uma das maiores festas de São Paulo, o Samba do Sol, que em quase 9 anos recebe mais de 6000 pessoas todo mês.

Iniciou sua carreira em São Paulo, onde continua tocando em grandes casas como Espaço Unimed, Tokyo, AUDIO, Mundo Pensante, Funilaria e Fabrique.

 DJ Marina Lopes

Há 8 anos a música faz parte ativamente da vida de Marina Lopes. Iniciou como pandeirista em diferentes rodas de samba e passou por curadorias em eventos pela cidade de São Paulo.

Foi apadrinhada pela Velha Guarda do Bixiga no Grupo Madeira de Lei e tocou por 4 anos nas ruas do Bixiga, onde adquiriu experiências com ritmos e batucadas. É idealizadora, curadora e DJ residente do caloroso Samba do Sol, que atua pela valorização do samba de raiz e da música brasileira.

Do samba ao groove, do carimbó aos tropicalismos, da lambada ao rock, busca sempre animar a pista com um set autêntico e específico para cada evento.

 Serviço

Samba do Sol apresenta Os Originais do Samba – 60 anos

Dia 19 de novembro, domingo, 16h30 | Abertura da Casa: 15h

Ingressos à venda pelo site da Sympla

Valores: de R$25 a R$160

Classificação indicativa: 16 anos 

Duração: 300 minutos

 CASA NATURA MUSICAL

Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

www.casanaturamusical.com.br

Variedades: Budah e Lourena trocam conselhos no novo single "Ele Me Falou"

Divulgação


 Radiografia da Notícia

* Conhecida por canetar sobre suas vivências pessoais e transformá-las em mantras

O convite para Lourena surgiu após uma viagem de Budah para o Rio de Janeiro

* O registro audiovisual teve como principal referência estética uma rotina comum da artista 

Redação/Hourpress

Entre desabafos e reflexões, a cantora e compositora Budah, natural do Espírito Santo, troca conselhos com a carioca Lourena no novo single “Ele Me Falou”. A faixa acompanha o desdobramentos de algumas reflexões que atravessam um relacionamento romântico, em uma mistura de afrobeat com pop. “Ele Me Falou” já está disponível no canal de YouTube da artista com videoclipe (assista aqui) e nas plataformas de streaming de áudio, pela gravadora Universal Music Brasil (ouça aqui). 

Conhecida por canetar sobre suas vivências pessoais e transformá-las em mantras, Budah convida Lourena para embarcar em uma nova narrativa. “Se eu tiver que sofrer, eu vivo o momento, porque acho necessário para me curar”, conta a artista. “Eu quis fazer uma música que fosse basicamente um conselho, sabe? Pois em algumas situações é necessário recorrer a alguém que está vendo de fora para dar outra visão, seja uma amiga ou um familiar, pessoas que querem seu bem”, complementou.

O convite para Lourena surgiu após uma viagem de Budah para o Rio de Janeiro, onde ambas se encontraram e, a partir dali, unificaram algumas ideias. “Pensamos em algo orgânico com violão e fomos procurar um beat que se encaixasse com uma vibe mais leve e menos agitada”, lembra a capixaba. Em “Ele Me Falou”, a dupla versa sobre os encontros e desencontros dentro de um relacionamento, em que o eu lírico já cansou de esperar ou ouvir mais histórias, e está pronta para seguir em frente.

Com direção de Naio Rezende, o registro audiovisual teve como principal referência estética uma rotina comum da artista e, provavelmente, muitas outras meninas da mesma geração nos anos 2000, em que duas amigas passam a tarde trocando conselhos por telefone. “Quisemos trazer algo que tivesse um pouco da minha vivência e um pouco da de Lourena. Uma mistura de referências que aguça a criatividade de toda a equipe envolvida”, completa Budah. Após lançar seu EP de estreia em agosto, intitulado Budah, agora, a artista segue em estúdio se preparando para apresentar o seu primeiro disco em 2024.    


Ouça “Ele Me Falou” aqui

Assista ao videoclipe de “Ele Me Falou” aqui

Variedades: Sandy se apresenta nesta sexta (10) em Santos (SP)

    Divulgação


Radiografia da Notícia

Entre clássicos e novos hits, cantora faz show no Blue Med Convention Center 

Na apresentação, as músicas “Me Espera”, "Aquela dos 30”, "Pés descalços", "Areia" e "Universo Reduzido" 

* A turnê conta com canções do projeto “Nós, Voz, Eles” e dos últimos álbuns solos da cantora

Redação/Hourpress

Cantora desde a infância, Sandy chega ao palco do Blue Med Convention Center nesta sexta-feira (10), a partir das 21 horas, em Santos. Sucesso em várias partes do Brasil, a turnê conta com canções do projeto “Nós, Voz, Eles” e dos últimos álbuns solos da cantora.

Na apresentação, as músicas “Me Espera”"Aquela dos 30”"Pés descalços", "Areia" e "Universo Reduzido" já estão garantidas para compor o repertório.

A artista também revisitará seus sucessos da época da dupla com o irmão, Junior Lima, e também uma releitura da música "Lugar ao Sol", da aclamada banda santista Charlie Brown Junior.

Os ingressos podem ser adquiridos na internet, no site https://www.ticket360.com.br/evento/27680/ingressos-para-sandy; e no ponto de venda físico Won Store, localizado na rua Alexandre Martins, 80, Aparecida, de segunda a sábado das 10 às 22 horas.

Blue Med Convention Center fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da Praia.

Carreira 

Em 2023, Sandy se divide entre os shows e os preparativos para o lançamento do longa "Evidências do amor", previsto para o ano que vem, em que protagoniza um par romântico ao lado do ator e comediante Fábio Porchat. A cantora também lançou recentemente o projeto audiovisual "Nós, Voz, Eles - AO VIVO", gravado com participações especiais como Wanessa Camargo, Melim, Agnes Nunes, entre outros artistas.

Serviço

Sandy em Santos

Data: 10 de novembro
Horário de abertura da casa: 19h
Horário do show: 21h
Local: Blue Med Convention Center - Pr. Almirante Gago Coutinho, 29 - Ponta da Praia, Santos - SP.

Variedades: Tarde de autógrafos com livro sobre meio ambiente neste sábado (11) em Guarulhos (SP)

 

 Troad Comunicações


Radiografia da Notícia

O seu livro aborda o meio ambiente como política de saúde pública

* Falta de higiene no interior de algumas empresas pode provocar transmissão de diversas doenças

Quais medidas o empregador deve tomar, além de citar a situação ambiental em que o mundo atravessa atualmente

Redação/Hourpress

O jornalista #Luís Alberto Alves, o Caju, participa de uma tarde de autógrafos do seu segundo livro “Por que o meio ambiente é tão importante ao Trabalhador”, no salão de eventos do #SindiQuímicos Guarulhos, Rua Iraci Santana, 34, Centro, Guarulhos, neste sábado (11).

Caju, em 36 anos de profissão, trabalhou 21 anos na cidade de Guarulhos no jornal Folha Metropolitana, na década de 90 e início deste século 21. Entrou repórter e saiu chefe de reportagem. De 2008 a 2010, retornou no cargo de editor-chefe da Folha Metropolitana e Metrô News.

Também foi assessor de imprensa no SindiQuímicos Guarulhos e #CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico) até 2017. Participou de três Conferências Nacional de Meio Ambiente, publicou diversas reportagens abordando a questão ambiental.

Saúde

Segundo ele, o seu livro aborda o meio ambiente como #política de saúde pública, visto que a falta de #higiene no interior de algumas #empresas pode provocar transmissão de diversas doenças. “Muitas dessas enfermidades o #trabalhador leva para casa, contaminando o restante da família e em algumas vezes até provoca mortes”, disse.

Caju lamenta que algumas empresas avaliam a questão ambiental como algo insignificante, assunto de intelectual, de gente sem nenhum compromisso. “Desconhecem que o trabalhador tem contato direto com substâncias que colocam em risco a #saúde e sua própria vida, como nos casos de uniformes contaminados com substâncias tóxicas lavados em casa”, alertou.

Neste livro, com 86 páginas, Caju informa quais medidas o trabalhador e a empresa precisam adotar para combater a desinformação relativas ao meio ambiente, além de descrever as tragédias que podem provocar o descarte incorreto de resíduos produzidos dentro de uma fábrica. Quais medidas o empregador deve tomar, além de citar a situação ambiental em que o mundo atravessa atualmente

Ficha técnica

Título: Por que o meio ambiente é tão importante ao trabalhador

ISBN:  978-65-00-79037-5

Autor: Luís Alberto Alves

Páginas: 86

Formato: 14X21

Preço: R$ 39,00

Serviço:

Tarde de autógrafo, das 15h às 17h, neste sábado (11),

 na Rua Iraci Santana, 34, Centro, Guarulhos,

Salão de eventos do SindiQuímicos Guarulhos.

Mais informações: Whatsapp (11) 95691-4434

 

Geral: Instituto Combustível Legal aponta possível risco de aumento de sonegação

Pixabay


 Radiografia da Notícia

Estes grupos são responsáveis por perdas superiores a R$ 14 bilhões anuais

Também será essencial a incorporação deste sistema para o etanol hidratado

O ICL ainda analisa que é urgente a aprovação do Projeto de Lei 164/2022

Redação/Hourpress

O Instituto Combustível Legal (ICL) manifesta sua preocupação com a incidência de Imposto Seletivo em combustíveis e lubrificantes, em análise no texto da reforma tributária que foi  votada no Senado recentemente.
 

O aumento na carga de impostos do setor, que já paga ICMS, PIS / COFINS e CIDE-Combustíveis, além do FCP - Fundo de Participação da Pobreza, em alguns Estados, poderá ampliar a atuação dos devedores contumazes no país. Estes grupos são responsáveis por perdas superiores a R$ 14 bilhões anuais com sonegação e inadimplência, além de R$ 15 bilhões em fraudes relacionadas a qualidade e quantidade dos produtos.
 

O ICL ainda reforça a importância de ser garantido o sistema de monofasia no ICMS – com uma alíquota uniforme, cobrada na entrada da cadeia (produção ou importação) e fixa por litro de combustível (ad rem). Considera que é fundamental reduzir as milhares de regras para atender às exigências tributárias no país. “Muitos especialistas já indicaram que, por décadas, nosso sistema tributário parece um “manicômio”, analisou Emerson Kapaz, presidente do ICL.


Reais

 

Também será essencial a incorporação deste sistema para o etanol hidratado, o que garantirá plena isonomia aos produtos ofertados ao consumidor no varejo do segmento. “O etanol hidratado, fora do sistema monofásico, corrobora com as fraudes. Isso possibilita a criação de empresas fictícias, mal-intencionadas, que sonegam e constituem dívidas ativas calculadas em dezenas de bilhões de reais”, comentou Kapaz.
 

O ICL ainda analisa que é urgente a aprovação do Projeto de Lei 164/2022, que caracteriza o devedor contumaz com uma legislação federal. Esta iniciativa ajudaria a tirar do mercado concorrentes desleais, que operam com preços fictícios, porque simplesmente não pagam impostos e geram distorção no mercado.

“Temos uma chance para mudar este cenário com elementos preventivos como a caracterização do devedor contumaz e a reforma tributária”, concluiu Kapaz.

Geral: MAM São Paulo abre novos cursos de história da arte

    MAM


Radiografia da Notícia

Cursos debatem as semelhanças entre as artes incoerentes e vanguardas artísticas

*  Eles são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto

As quatro aulas propostas servirão como estruturas panorâmicas para estimular debates 

Redação/Hourpress

Entre novembro e dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove novos cursos a fim de promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, literatura, artes visuais, entre outros, os cursos são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto.

O curso online Artes incoerentes: cubismo, dadaísmo, abstracionismo e surrealismo, apresentado pelo professor Denis Molino, visa apresentar os principais membros do grupo “artes incoerentes”, levando em consideração documentos da época, como textos de jornais e catálogos de exposições, além de depoimentos dos próprios artistas e análises das poucas obras que sobreviveram. E, também, destacar as semelhanças entre as Artes Incoerentes e certas vanguardas artísticas, como os Dadaístas e Surrealistas.

Também 100% online, o curso A arte cura?, ministrado pela professora Katia Canton, busca explorar narrativas diversas relacionadas ao tema “a arte como cura”, percorrendo construções que articulam a ideia de cura ou transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas.

Os dois cursos estão disponíveis para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/). Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto, estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Confira a programação completa:
A ARTE CURA? com Katia Canton
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final.
Dias 24 de novembro e 01, 08 e 15 de dezembro, sextas-feiras, das 18h às 20h
4 encontros | Investimento: R$ 350,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/a-arte-cura-com-katia-canton

O postulado da arte como cura tem se destacado cada vez mais nas discussões contemporâneas, especialmente após a pandemia. Mas de que tipo de cura estamos falando, e a que arte estamos nos referindo?

Partindo destas perguntas, este curso teórico busca explorar narrativas diversas relacionadas a esse tema, percorrendo construções que articulam a ideia de cura ou transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas. As quatro aulas propostas servirão como estruturas panorâmicas para estimular debates sobre as diferentes interpretações do termo “cura”, analisando a arte de uma maneira transdisciplinar.

Este curso está aberto a todos os interessados no assunto, não sendo necessário possuir conhecimentos prévios para participar das aulas.

Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura. Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o curso não exige conhecimento prévio.

Programa:
Aula 1
Arte-cura e o zeitgeist do agora
Estética, cuidado de si, política e liberdade
Narrativas enviesadas de um uso da arte em pesquisas recentes nas áreas de saúde e neurociência
O surgimento da neuroestética e seus desdobramentos
Reflexões pós-pandêmicas sobre os lugares da arte

Aula 2
Uma pequena história da arte como história de cura e transcendência
A Grécia Antiga e seus métodos de cura

Aula 3
O pioneirismo de Osório César
A revolução de Nise da Silveira
O surgimento da arte-terapia e suas interfaces com a arte-educação: experiências, invenções e a arte como política de liberdade

Aula 4
Apresentação de artistas, inventores-sobreviventes, protagonistas de uma arte curativa: olhando para a produção de Hilma von Klimt, Leonora Carrington, Jean Dubuffet, Arthur Bispo do Rosário, Aurora Cursino, Ann Halprin, Maria Fux, Marina Abramović, Lygia Clark, Tunga, Ernesto Neto, entre outros.

Sobre a professora
Katia Canton é artista visual, escritora, psicanalista, professora e curadora. Estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA USP, em São Paulo. Também estudou literatura e civilização francesas no curso de estudos superiores dado pela Aliança Francesa juntamente com a Universidade de Nancy II. Em 1984 transferiu-se para Paris, com uma bolsa de estudos de dança moderna no estúdio Peter Goss.

Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonho, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior, desde 2008.

Como autora, além de escrever livros sobre arte, criou mais de 50 livros ilustrados para o público infantil e juvenil, tendo recebido vários prêmios, no Brasil e no exterior. Entre eles, recebeu por três vezes o prêmio Jabuti, prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

ARTES INCOERENTES: CUBISMO, DADAÍSMO, ABSTRACIONISMO E  SURREALISMO com Denis Molino
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado.
Contempla certificado no final

Dias 06, 13 e 27 de novembro e 04, 11 e 18 de dezembro, segundas-feiras, das 19h às 21h |
6 encontros | Investimento: R$ 520,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/artes-incoerentes-cubismo-dadaismo-abstracionismo-surrealismo-com-denis-molino

As “Artes Incoerentes” referem-se a um grupo inusitado de jovens artistas, desde caricaturistas até teatrólogos, que deixaram sua marca no cenário cultural de Paris nos anos 1880 por meio de exposições cheias de comédia e iconoclastia. Nessas exposições, pinturas, esculturas e desenhos muitas vezes se misturavam com materiais e suportes incomuns, posteriormente conhecidos como “técnica mista”. Curiosamente, os Incoerentes, liderados por Jules Lévy, não são mencionados nos manuais de história da arte, sendo completamente desconhecidos no Brasil e ainda pouco discutidos na França até hoje.

Este curso visa apresentar os principais membros do grupo “artes incoerentes, levando em consideração documentos da época, como textos de jornais e catálogos de exposições, além de depoimentos dos próprios artistas e análises das poucas obras que sobreviveram. E, também, destacar as semelhanças entre as Artes Incoerentes e certas vanguardas artísticas, como os Dadaístas e Surrealistas.

Artistas

Dividido em seis encontros, sendo os três primeiros focados na discussão sobre os Incoerentes e suas práticas. Durante essas sessões, serão examinadas as cerca de meia dúzia de exposições do grupo, que contaram com a participação de mais de quinhentos artistas. Os três últimos encontros serão dedicados a investigar as inovações introduzidas pelos Incoerentes em artistas tão diversos quanto Picasso, Maliévitch, Duchamp, Picabia e Yves Klein, entre outros

Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre a história da arte. O curso não exige conhecimento prévio.

Geral: Saiba como evitar desperdício de estoque no fim do ano

    Arquivo/Hourpress


Radiografia da Notícia

Atingir o equilíbrio no período festivo é o grande desafio 

Nesse cenário, saem ganhando os empreendimentos que encontram soluções eficazes e sustentáveis

Este desperdício tem sido identificado como uma questão de grande impacto econômico

Redação/Hourpress

As celebrações de fim do ano podem ser também uma época crítica para o setor varejista e industrial, que enfrentam um desafio persistente: o desperdício de estoques. Nesse cenário, saem ganhando os empreendimentos que encontram soluções eficazes e sustentáveis.

Segundo Rafael Davi Valentini, CEO da Movestockmarketplace que facilita o reuso de ativos excedentes, o desperdício de estoques é um desafio crítico que as empresas enfrentam no final do ano. “Estamos comprometidos em fornecer soluções eficazes para minimizar essas perdas, não apenas para as empresas, mas também para a economia em geral”, descreveu o especialista. 

Este desperdício tem sido identificado como uma questão de grande impacto econômico, resultando em perdas financeiras diretas, aumento dos custos de armazenagem e, em última análise, afetando os preços dos produtos. A falta de estoque, por sua vez, resulta na perda de vendas e clientes, contribuindo para a desaceleração do crescimento econômico.

Estoques

Atingir o equilíbrio no período festivo pode ser o grande desafio, já que essa época, muitas vezes, acaba desencadeando o problema devido a um planejamento inadequado, mudanças repentinas nas preferências dos consumidores e falta de gestão eficiente. A Movestock identificou essas questões e, por meio de sua plataforma, oferece uma abordagem inovadora para reduzir o desperdício, interligando compradores e vendedores em um mercado que valoriza os estoques excedentes e obsoletos.

A plataforma é um espaço intermediário eficaz para conectar compradores e vendedores, permitindo que o estoque excedente e obsoleto se torne uma oportunidade para as suas pontas. “Oferecemos um ambiente seguro e qualificado para essas negociações, o que beneficia tanto os compradores quanto os vendedores”, explicou Rafael.

A empresa comercializa uma ampla gama de produtos, desde matéria-prima até itens de imobilizado, fornecendo um mercado diversificado para aqueles que buscam otimizar seus estoques e evitar desperdícios desnecessários. Uma solução pioneira que colabora para um futuro mais sustentável e próspero.

Geral: Diabetes gestacional não atinge só quem tem histórico familiar

    EBC


Radiografia da Notícia

* Esse e outros mitos são desvendados e explicados por nutricionista

*  O diabetes gestacional atinge cerca de 15% de todas as gestações no mundo inteiro

Natalia lembra que a principal causa do diabetes gestacional é a resistência à insulina

Redação/Hourpress

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), o diabetes gestacional atinge cerca de 15% de todas as gestações no mundo inteiro e pode complicar a saúde da mãe e do bebê. Em face do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, dia 14 de novembro, Natalia Barros, Nutricionista Mestre em Ciências pela UNIFESP e fundadora da NB Clinic, derruba mitos e faz alertas às mulheres que pretendem engravidar.

 

"Essa doença afeta a maneira como o corpo da mulher grávida processa a glicose (açúcar no sangue). Geralmente, ela acontece no segundo ou terceiro trimestre da gestação, quando o corpo da mãe passa por mudanças hormonais significativas para apoiar o crescimento do feto", pontuou a nutricionista.

 

Natalia lembra que a principal causa do diabetes gestacional é a resistência à insulina, um hormônio que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e que, fora de controle, pode trazer muitos prejuízos para a saúde da mãe e para o desenvolvimento da criança.

 

No intuito de minar a desinformação com dados técnicos, a nutricionista aborda, abaixo, os principais mitos que precisam ser esclarecidos para uma lida consciente com o diabetes gestacional:

 

Gestantes com diabetes gestacional não podem consumir frutas

MITO!

 

Grávidas com diabetes gestacional podem consumir frutas, diz Natalia. "As frutas são uma fonte importante de vitaminas, minerais e fibras essenciais durante a gestação. O que se deve ter em conta é o controle das quantidades, assim como com qualquer outro alimento! As frutas contêm açúcares naturais, principalmente frutose, mas também têm fibras que ajudam a retardar a absorção de açúcares, evitando picos repentinos de glicose no sangue. Além disso, o índice glicêmico das frutas pode variar, sendo interessante optar por aquelas com baixo índice glicêmico", explica, acrescentando que o uso equilibrado e o monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue são fundamentais.

 

No diabetes gestacional, a gestante pode continuar consumindo açúcares

MITO!

 

Mulheres grávidas com diabetes gestacional devem evitar o consumo excessivo de açúcar, recomenda Natalia. "O açúcar é rapidamente absorvido pelo corpo, levando a aumentos rápidos nos níveis de glicose no sangue. Para uma mulher com diabetes gestacional, já existe uma dificuldade natural em regular o açúcar no sangue devido às alterações hormonais da gravidez. O consumo de açúcar adicional pode sobrecarregar ainda mais o sistema de regulação da glicose, resultando em picos perigosos nos níveis de açúcar no sangue", alertou a nutricionista.

 

O diabetes gestacional significa que a mãe terá diabetes para o resto da vida

MITO

"Nem sempre. O diabetes gestacional é uma forma temporária de diabetes, que geralmente desaparece após o parto", conta a especialista, argumentando que, no entanto, mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida. "É importante manter um estilo de vida saudável e fazer exames de acompanhamento após o parto para monitorar os níveis de açúcar no sangue", orientou.

 

O diabetes gestacional só afeta mulheres com histórico familiar de diabetes

MITO

 

Não necessariamente. Embora o histórico familiar seja um fator de risco, qualquer mulher grávida pode desenvolver diabetes gestacional. Segundo Natalia, outros fatores, como idade avançada, excesso de peso, ganho excessivo de peso durante a gravidez e etnia também desempenham um papel no desenvolvimento do diabetes gestacional.

 

O diabetes gestacional não representa um risco para o bebê

MITO

"Isso não é verdade. O diabetes gestacional pode ter sérias implicações para o bebê. O excesso de açúcar no sangue da mãe pode atravessar a placenta e afetar o desenvolvimento do feto", exemplifica a nutricionista, ao continuar: "Isso pode levar a um maior risco de parto prematuro, crescimento excessivo do bebê (macrossomia), problemas respiratórios, hipoglicemia neonatal (baixo nível de açúcar no sangue após o nascimento) e um risco aumentado de desenvolver diabetes na infância".

 

Uma dieta rigorosa pode curar a diabetes gestacional

MITO

 

Uma dieta saudável é parte do tratamento, mas não é uma cura, pondera Natalia. Para ela, o tratamento do diabetes gestacional envolve uma combinação de dieta equilibrada, exercícios físicos, monitoramento dos níveis de açúcar no sangue e, em alguns casos, medicação. "Mesmo com um controle rigoroso da dieta, algumas mulheres ainda podem precisar de insulina ou medicamentos para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle", destacou.

 

Em resumo, o diabetes gestacional é uma condição séria, que requer atenção e cuidados durante a gravidez. "Ele pode ser controlado e gerenciado com cuidados médicos e nutricionais adequados, com monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue, adoção de uma dieta saudável, prática de atividades físicas, e, em alguns casos, o uso de medicamentos ou insulina", resumiu Natalia.


Geral: Estação Metrô Tatuapé abrigará mutirão de coletas de doação de sangue sexta-feira (10)

    FreePik


Radiografia da Notícia

A mobilização em uma das estações mais movimentadas da região metropolitana

Para doar, usuários que estiverem pela região poderão realizar sua boa ação diretamente no local da coleta

A coleta será feita de forma tranquila e segura por uma equipe técnica qualificada

Redação/Hourpress

Como forma de estimular a doação de sangue voluntária e frequente, no sábado (10), o Programa Um Só Sangue (@umsosangue), da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), promoverá um novo mutirão de coleta de doação na Estação Metrô-Tatuapé - Linha Vermelha, o nono da parceria com o Metrô-SP. Desta forma, todas as pessoas entre 16 e 69 anos que estiverem passando pelo local ou desejarem se dirigir ao posto de coleta poderão fazer sua boa ação e aprender mais sobre a causa.


 

A mobilização em uma das estações mais movimentadas da região metropolitana será realizada com o apoio de importantes parceiros do Programa, sendo elas: o Metrô/SP e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, além da UNIFESP, que disponibilizará uma equipe qualificada para realizar as coletas. Para doar, usuários que estiverem pela região poderão realizar sua boa ação diretamente no local da coleta, em instalação dentro da Estação.


 

“Quando idealizamos o Programa Um Só Sangue, tínhamos em mente estender o apelo para que as pessoas doem sangue voluntária e frequentemente, não somente no Junho Vermelho, mas o ano todo”, comenta o presidente da ABHH, o hematologista e hemoterapeuta Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., ao celebrar a constante adesão de parceiros tão essenciais para a disseminação de uma causa tão nobre.


 

Coleta no Metrô Tatuapé

A coleta será feita de forma tranquila e segura por uma equipe técnica qualificada, em um processo que dura, em média, 40 minutos desde a chegada à estação, triagem, coleta até a pausa para o lanche.

 

Todos os tipos de sangue são necessários e aceitos.

 

Data: 10 de novembro de 2023, das 9h às 16h

Local: Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha)

Túnel do Tempo: Queda do muro de Berlin

    EBC


Redação/Hourpress

A queda do muro de Berlin, em 9 de novembro de 1989, marcou a reunificação da Alemanha, que desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, estavam divididos em dois países: um socialista e outro capitalista. Este evento marcou também o processo de implosão do bloco comunista na Europa Oriental, que começou no final da década de 1980.