Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Veículos: Revista dos EUA nomeia Ram Heavy Duty como Picape do Ano


Formada pelos modelos 2500 e 3500, a nova linha Ram HD vence prêmio da publicação norte-americana MotorTrend
A Nova Ram 2500 acaba de chegar ao Brasil
Marca Ram comemora a honraria pelo segundo ano consecutivo. A vencedora anterior havia sido a Nova Ram 1500
Ao longo dos dez anos que a Ram acaba de completar como marca própria, ela conquistou cinco vezes a nomeação de Picape do Ano da MotorTrend


Luís Alberto Alves/Hourpress
A tradicional revista MotorTrend elegeu a linha Ram Heavy Duty 2020 como vencedora do prêmio de Picape do Ano 2020. Com os votos dos editores da publicação, a Ram HD conquistou assim o segundo título seguido para a marca de utilitários do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). No ano passado, a Nova Ram 1500 havia sido a escolhida. Desde que virou uma marca própria em 2009, as picapes com o símbolo do carneiro já receberam essa honraria cinco vezes: 2010, 2013, 2014, 2019 e 2020.
Vale destacar que a linha Heavy Duty da Ram é formada pelos modelo 2500 e 3500. A primeira é vendida no Brasil desde 2005 e acaba de chegar às 45 concessionárias no país totalmente reformulada. O prêmio da MotorTrend reconhece os melhores veículos em entregar excepcional custo-benefício, mostrar superioridade em suas categorias e causar impacto na cena automotiva. É um dos títulos mais cobiçados da indústria automotiva, representando o topo de um segmento extremamente competitivo.
 “A Nova Ram Heavy Duty faz uma afirmação poderosa sobre a FCA e a marca Ram”, diz Reid Bigland, chefe global da marca Ram. “Em uma indústria de picapes brutalmente competitiva como na América do Norte, a conquista do título de Picape do Ano da MotorTrend em anos consecutivos reafirma o fato de termos hoje as melhores picapes leves e pesadas do mercado”.
 A premiação da MotorTrend está aberta a todos os veículos ano/modelo 2020 totalmente novos ou substancialmente atualizados. Em vez de serem comparados entre si, os concorrentes são submetidos à bateria completa de testes de desempenho do MotorTrend para avaliar quase todos os aspectos de cada veículo. Os veículos são avaliados em três pistas separadas em um centro de testes automotivos antes da seleção dos finalistas.
 "A Ram Heavy Duty é a Picape do Ano 2020 da MotorTrend porque oferece desempenho, capacidade e estilo incomparáveis no ultracompetitivo segmento de picapes", afirma o editor-chefe da MotorTrend, Edward Loh. “Projetadas para o trabalho e lazer, as Ram 2500 e 3500 recompensam quem as dirige com motorizações impecáveis, interiores suntuosos com alta tecnologia e uma ampla gama de recursos verdadeiramente úteis. Parabéns à Ram pelas vitórias consecutivas de Picape do Ano.”
 Após semanas de testes, os juízes determinam quais veículos serão os campeões. Os vencedores não são escolhidos a partir de uma comparação direta com outros finalistas, mas pelo resultado de como cada veículo se saiu com base nos seis critérios do prêmio: avanço no design, excelência em engenharia, eficiência, segurança, valor e atendimento da proposta pretendida.

Variedades: Di Ferrero disponibiliza primeiras músicas de projeto acústico, Sinais Sessions


Redação/Hourpress
Nos últimos dois anos a vida artística de Di Ferrero deu uma guinada de 180º. A turbulência natural - e até gostosa pela adrenalina gerada - ao experimentar um novo caminho o conduziu a esta ilha de tranquilidade que ele começa a soltar na forma de “Sinais Sessions”. A primeira leva de canções, que saem pela Universal Music, traz parceria com o rapper Rashid.
Ouça aqui.
Após apertar o botão de pause na bem-sucedida trajetória como frontman do NX Zero, Di lançou em 2017 o primeiro single solo, “Sentença”. Era um novo artista, sem medo de experimentar gênero e formato novos.
Isso o levou ao álbum “Sinais (Parte 1)”, em julho deste ano. Como o próprio nome entrega, até que venha a Parte 2 do trabalho, ele se diverte com amigos e artistas com quem já queria trabalhar há longa data.
“Quando lancei a primeira música (“Sentença”), ela foi surpreendentemente bem. Pensei que poderia ser pela novidade e tal. Mas com o tempo fui ganhando mais segurança como artista solo, encontrei um formato para show e entrei num fluxo criativo que gerou as sessions”, diz.
O formato é quase o de uma jam. Di convida o artista, escolhe uma canção do repertório deste, outra da sua própria obra solo ou com o NX Zero que tenha encaixe e mais o que acontecer na hora.
Do disco “Sinais (Parte 1)”, Di selecionou “Outra Dose”, originalmente um pop que flertava com reggaeton, “mas que tem uma letra bem cotidiano. Tinha a cara de um rapper cantando”. Funcionou na divisão melódica de vocais e no desenvolvimento harmônico.
O primeiro set de “Sinais Sessions” traz um clássico do NX Zero, “Razões e Emoções”, conduzida por Di no vocal e violão. A sessão foi gravada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, a céu aberto de dia.
O registro com Rashid ainda tem “Bilhete”, do repertório do rapper. É uma música que o ex-parceiro de Emicida (que até trabalhou com Di no “Projeto Paralelo”) gravou em 2010, com Fióti. Virou um Soul com R&B cheio de suíngue, baixo gordo e vocal melódico para Di, métrica rap para Rashid.
“Eu já tinha feito uma brincadeira com essa música ao vivo. Toquei, encaixei um trecho da letra de ‘Uma Gota no Oceano’ (NX Zero) e deu certo. Aí decidi que um dia a gravaria”, conta
A canção será lançada em segunda leva do “Sinais Sessions”, que terá sequência com a banda de reggae Maneva, no mesmo formato e local, em mais três canções. Completa as sessions o cantor de rap e hip hop Vitão. “Com o Maneva a ideia bateu no primeiro papo. E o Vitão eu vi nascer para a música”, explica as escolhas.
E até que venha “Sinais (Parte 2)”, a entressafra promete mais uma colheita, mas dessa vez em estúdio. Vitor Kley e Thiaguinho são os convidados para embarcarem na viagem de Di. “A idéia é trocar com os artistas. Cantamos uma minha, uma deles e o que mais a gente quiser. Pretendo fazer isso em vários lugares”, promete.

Variedades: Supera é o novo clipe de Matheus Brant



Redação/Hourpress
Matheus Brant lançou mais um clipe do álbum “Cola Comigo”. A faixa escolhida foi Supera, um pagode dos anos 90, que ficou muito conhecido na voz do cantor Belo em 2002 e tem a função de tornar clara a ideia estética do disco. Assista aqui.
“Comparando minha versão com outras da mesma música, tem-se mais claramente a dimensão de como enxergo e pretendo reproduzir o pagode enquanto gênero”, conta Brant.
Gravado no Rio de Janeiro, o clipe tem roteiro e imagens que acompanham essa desconstrução que o cantor quis fazer do pagode. O curta procura reduzir um pouco a carga dramática que a letra possui, dando leveza e informalidade à história contada. “É como se fosse um casal se filmando, fazendo “stories” pro Instagram em momentos caseiros”, explica.
O álbum “Cola Comigo” foi lançado em março deste ano, com direção artística de Cesar Lacerda, produção musical de Fabio Pinczowski, e é o segundo disco da trilogia iniciada em 2016 com “Assume Que Gosta”, em que o músico e compositor mineiro mergulha na linguagem de gêneros populares como axé, arrocha, pagode renovando-os. Matheus Brant é criador do bloco “Me Beija que eu sou Pagodeiro”, de 2014, no carnaval de rua de Belo Horizonte.

Variedades: Umê Shisso Pasta: massa italiana ao estilo japonês no Wafu Number 1



Redação/Hourpress
O prato Umê Shisso Pasta é uma criação exclusiva do chef Marcel Sasaki, que teve sua inspiração em uma viagem ao Japão. Possui o diferencial de ser uma junção da culinária italiana com a japonesa, levando spaghetti ao molho de umê (ameixa japonesa) e shissô, no valor de R$40,00.

Sobre o Wafu Number 1

WAFU Number 1, localizado no bairro de Pinheiros, é a nova casa dos sócios do Restaurante Dô Culinária Japonesa, que são os 3 sushiman que estão no dia a dia Osmar Tanaka e Kazuo Ozaki (vieram do Dô Pinheiros), Marcel Sasaki (do Dô Jardins); e Marcelo Tanaka, que cuida da operação do Jardins.

WAFU significa: WA = japanese e FU = style. A cozinha moderna e efervescente do Japão oferece a mesma relação de sushis especiais do Dô, no entanto com uma pegada mais criativa e fusion, porém com opções diferentes, como com wagyu de Kagoshima, foie gras com figo, entre outras iguarias do Japão etc.

O Wafu Number 1 possui uma junção única em um ambiente intimista, dividido em duas partes: Sushi bar e Izakaya. A área do Sushi Bar conta uma linha de sushis especiais muito criativa liderada pelo chef Marcel Sasaki. O espaço externo Izakaya dedica-se para os drinks e petiscos, com uma coquetelaria excepcional e variada, dividida entre clássicos e alguns drinks autorais assinados pelo barman Jackson Araújo.

Conta também com a inserção de pratos quentes inovadores, como WAFU Spaghetti, que são versões da massa italiana com estilo japonês, que levam ovas, algas, massagô, shisso, missô, ebi, cogumelos, carne de porco etc - que foi uma inspiração de uma viagem ao Japão. O WAFU tem a liberdade criativa de inserir pratos da Ásia inteira, como por exemplo o prato coreano Kimchi Bokkeum - Bap.

Serviço

WAFU Number 1 (Japanese Style)
Rua Ferreira de Araujo, 323, Pinheiros, 05428-000
55 11 2776-0241 -
Cartões
Crédito: Visa, Master, Amex
Débito: Visa e Master
Horários:
Segunda a Sexta das 12h as 15h / 18h30 às 00h
Sábado: 13h as 16h / 18h30 às 00h
Domingo: fechado
Capacidade: 34 lugares

Variedades: Banda brasileira entra para o Guinness por show mais longo da história


A Show Factory se apresentou durante mais de 64 horas em Guarulhos e aguarda confirmação do recorde


Luís Alberto Alves/Hourpress

No último fim de semana, a cidade de Guarulhos foi palco de uma façanha histórica. A banda Show Factory, da Zona Norte de São Paulo, concluiu uma apresentação com duração superior a 65 horas e bateu o recorde mundial de show mais longo do mundo, com a chancela do Guinness Book.

O show no Internacional Shopping foi gravado em sua totalidade e o material coletado será enviado para a equipe avaliadora do Guinness Book, que homologará o recorde batido em até 15 dias.

Há 17 anos, a banda, então chamada “Os Impossíveis”, foi responsável por bater pela primeira vez este mesmo recorde em um show com 24 horas de duração, o que a marcou como o primeiro grupo a criar uma categoria no Guinness Book. O recordista anterior da categoria, chamada “longest concert by a group” (show mais longo de um grupo, em tradução livre), era o Bodhi Foundation & Maharashtra Youth Development Organisation & Group, da Índia, e foi conquistado entre 14 e 16 de abril de 2009, após apresentação com 64 horas, 5 minutos e 7 segundos de duração.

Para o novo recorde, a preparação da banda durou um período de sete meses e foi conduzida por uma equipe formada tanto por músicos quanto por profissionais de diversas especialidades – coach, nutricionista, acupunturista, cardiologista, massoterapeuta, clínicos gerais, entre outros – o que garantiu que o recorde fosse superado com qualidade técnica e sem prejuízo à saúde dos músicos.

 O repertório do show contemplou sucessos do rock e pop nacional e internacional. O público acompanhou o feito no local durante a maior parte do tempo, com cobertura nas redes sociais da Acqio, do Internacional Shopping e da Show Factory.

Para conquistar o feito, a banda contou com o apoio da Acqio, maior rede de franquias de maquininhas de cartão do mundo. “Somos uma empresa pioneira no nosso segmento. Apostamos no empreendedorismo como forma de superação, e esse show foi exatamente sobre isso, a banda superou o cansaço, as dificuldades e entrou para a história”, comenta Robson Campos, CEO da Acqio.

Política: Comissão da Câmara discute regras para a adoção de idosos em situação de abandono



A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública agora pela manhã, para discutir uma melhor regulamentação da adoção de idosos no Brasil

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
O deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), autor do requerimento para a realização do debate, destaca que a discussão é importante porque a idade média da população brasileira aumenta com rapidez. O parlamentar lembra que o Estatuto do Idoso prevê a colocação do idoso em família substituta como mecanismo de proteção a essas pessoas em condições especiais de vulnerabilidade, em especial os que estão em situação de abandono. 
"Mas o Estatuto não prevê norma expressa sobre as modalidades de família substitutas, o que impede, por exemplo, a adoção de idosos em situações peculiares", explica Ossesio Silva. De acordo com pesquisa divulgada em 2018, pelo então Ministério do Desenvolvimento Social, o número de abandono de idosos aumentou 33% entre os anos de 2012 e 2017.
Foram convidados para a audiência:
- o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Rodrigo da Cunha Pereira;
- o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Fernandes Toninho Costa;
- a presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Maria Luiza Póvoa Cruz; e
- o membro associado da Associação Brasileira de Gerontologia e ex-secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino dos Santos.
O debate ocorreu no plenário 16, a partir das 10h30, e foi interativo.

Política: Câmara aprova ‘botão de pânico’ para mulheres vítimas de violência


Pelo texto, o agressor também poderá ser monitorado e deverá arcar com os custos do equipamento


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatório o fornecimento, para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, de dispositivo móvel, aplicativo ou outro meio de conexão constante com a polícia. Os chamados “botões de pânico” têm o objetivo de permitir o envio de alerta imediato à polícia em caso de ameaça ou agressão.
A medida está prevista em substitutivo ao Projeto de Lei 10024/18, do Senado, e a outras 15 propostas que tramitam em conjunto e tratam do tema. Por orientação da relatora, deputada Shéridan (PSDB-RR), o texto aprovado na CCJ é o mesmo que foi acatado anteriormente na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Shéridan concordou com a implantação do dispositivo de segurança em todo o País em razão de um contexto de violência contra a mulher que mata 4 mulheres por cada grupo de 100 mil. “O botão do pânico é um recurso eletrônico utilizado como meio de prevenir a violência doméstica, concorrendo para dar mais agilidade à oferta de proteção policial, já que, quando acionado, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida”, explicou a parlamentar.
Monitoramento eletrônico
A proposta também autoriza o juiz a submeter o agressor a monitoramento eletrônico. Nesse caso, o dispositivo fornecido à vítima deverá ser capaz de identificar se o autor da violência está desrespeitando a distância mínima prevista na medida protetiva.
Originalmente, o texto do Senado dava ao juiz a possibilidade de fornecer ou não o dispositivo. Já a redação elaborada na Câmara determina o fornecimento do equipamento à vítima.
Outra modificação feita nas comissões da Câmara permite que o juiz emita mandado de busca e apreensão caso o agressor tenha armas de fogo. Uma última alteração obriga o agressor a arcar integralmente com os custos do equipamento de monitoramento eletrônico.
Além da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o texto também já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.
Tramitação
O texto tramita em 
caráter conclusivo e deverá retornar ao Senado, em razão de ter sido modificado na Câmara.

Economia: Governo de São Paulo inaugura Polo de Empregabilidade para pessoas com deficiência



Iniciativa do programa Meu Emprego - Trabalho Inclusivo busca incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e oferecer cursos de qualificação profissional


Redação/Hourpress
Nesta quarta-feira (18), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, inauguraram a segunda unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), no bairro da Boa Vista, região central da Capital.
O PEI integra o programa Meu Emprego - Trabalho Inclusivo, lançado em setembro deste ano, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Além disso, o diferencial do programa é que as equipes de Recursos Humanos das empresas terão suporte no ambiente corporativo, visando a inserção profissional da pessoa com deficiência.
Esse é o segundo espaço inaugurado com o intuito da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O primeiro local fica dentro do Centro de Tecnologia e Inovação - CTI, situado na rodovia dos Imigrantes, km 11,5.
O Polo visa a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais e identificação de oportunidades.
A ideia é que também haja quebra de barreiras no ambiente corporativo visando a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho por meio da metodologia do emprego apoiado.
SERVIÇO
Inauguração - Polo de Empregabilidade Inclusivo
Data: 18 de dezembro
Horário: 14h
Endereço: Rua Boa Vista, 170 - Centro - São Pauloa

Economia: Secretaria da Fazenda e Planejamento liberou em 2019 cerca de R$ 324 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista


Já estão disponíveis para resgates mais de R$ 23 milhões da liberação de dezembro, referentes às compras ou doações realizadas em agosto deste ano


Redação/Hourpress

A Secretaria da Fazenda e Planejamento disponibilizou R$ 23.570.849,84 aos participantes da Nota Fiscal Paulista na liberação de créditos do mês de dezembro. Deste montante, R$ 12 milhões foram destinados para pessoas físicas e condomínios. Já as instituições filantrópicas têm à disposição R$ 11,3 milhões para utilização em seus projetos. Os créditos são referentes às compras e doações de documentos fiscais realizadas em agosto deste ano.

Para transferir os recursos para uma conta corrente ou poupança, basta utilizar o aplicativo (app) oficial da Nota Fiscal Paulista pelo tablet ou smartphone, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada. Quem preferir pode utilizar a página na internet: portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp. Em ambas as opções os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista permanecem à disposição dos participantes por cinco anos a contar da liberação e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. O valor mínimo para transferência é de R$ 0,99.

Somando os valores liberados para empresas do Simples Nacional, que representam R$ 2,76 milhões, em 2019, a Fazenda e Planejamento liberou um total de R$ 324,24 milhões aos participantes cadastrados no programa.

Sobre o programa Nota Fiscal Paulista
A Nota Fiscal Paulista, criada em outubro de 2007, integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo do Estado de São Paulo, que distribui até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores que solicitam o documento fiscal e informam CPF ou CNPJ, proporcional ao valor da nota. A devolução é feita em créditos que podem ser acompanhados pela internet e utilizados para pagamento do IPVA ou resgatados em dinheiro. O consumidor também pode solicitar o documento fiscal sem a indicação do CPF/CNPJ e doá-lo a uma entidade cadastrada no programa Nota Fiscal Paulista, se assim desejar. Essa é uma decisão pessoal e exclusiva do consumidor.

O programa conta com 20 milhões de participantes cadastrados e, desde seu início, soma mais de 72 bilhões de documentos fiscais processados na Fazenda. No total, a Nota Fiscal Paulista devolveu aos participantes do programa R$ 16,4 bilhões, sendo R$ 14,7 bilhões em créditos e R$ 1,7 bilhão em prêmios nos 133 sorteios já realizados.

Para conferir os créditos, aderir ao sorteio ou obter mais informações sobre a Nota Fiscal Paulista, basta acessar o site portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp. Para baixar o aplicativo do programa, acesse a loja de aplicativos de seu smartphone ou tablet.

Economia: Economia brasileira ganhou tração, diz Banco Central


Expectativa é de aceleração nos próximos trimestres


Agência Brasil

A diretoria do Banco Central concluiu, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que a economia brasileira ganhou "tração" (impulso). O documento foi divulgado hoje (17) pela instituição e faz referência à decisão da última quarta-feira (11), quando o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 4,5% ao ano. 
“Os trimestres seguintes devem apresentar alguma aceleração [do crescimento econômico], que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço] e PIS-Pasep [programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público] – com impacto mais concentrado no último trimestre de 2019”, acrescentou o Copom.
Desconsiderando esses estímulos temporários (FGTS e PIS/Pasep), a expectativa é por um ritmo gradual de crescimento da economia. 
Maior participação do setor privado
O Copom também discutiu a menor participação do estado na economia e as possíveis implicações para a atuação do BC na política monetária (basicamente sobre a definição da taxa Selic). Segundo o BC, há maior participação do crédito livre (em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros) no mercado. Já o crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) tem diminuído, com menor particpação dos empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e maior acesso de empresas ao mercado de capitais.
“Os membros do Copom julgam que as transformações do mercado de crédito e capitais tendem a aumentar a potência da política monetária”, diz o BC.
Na ata, o comitê acrescentou que os últimos dados da atividade econômica e a maior eficiência do mercado de crédito e capitais podem resultar em uma redução da ociosidade do setor produtivo “mais rápida do que antevisto e, com isso, produzir pressão altista na inflação”. Por outro lado, destacou que a ociosidade da atividade produtiva ainda é elevada.

Inflação

Segundo o Copom, as projeções de curto prazo para a inflação feitas pelo mercado financeiro foram particularmente afetadas pelos efeitos do “choque de preço” da carne que, segundo a instituição, ocorreu de forma mais intensa e prematura do que esperada. “As projeções consideram um efeito direto mais concentrado no último bimestre deste ano, constituindo-se o principal fator de elevação das projeções para 2019”, destacou no texto.
Em relação aos preços administrados (como energia elétrica, gasolina, gás, transporte público e alimentos), o Copom considerou “a presença de condições benignas para a ocorrência de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica, que já vêm se materializando nos últimos meses e devem prosseguir nos trimestres seguintes”.

Próximos passos

Para o comitê monetário, é preciso cautela na condução da política monetária dentro do atual ciclo econômico. “O Comitê enfatiza que seus próximos passos continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, acrescentou.

Economia: Economia brasileira poderá crescer 2,5% em 2020, diz CNI



Estimativa é que o PIB industrial cresça 2,8%

Agência Brasil

A economia brasileira consolidará o processo de retomada do crescimento em 2020, com expansão de 2,5%, depois de crescer 1,2% neste ano. A projeção foi divulgada  hoje (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Informe Conjuntural Economia Brasileira.
Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) será puxado pela expansão do PIB industrial. A estimativa é que o setor cresça 2,8%, de acordo com a CNI.
Para a CNI, a atividade econômica também será impulsionada pelo aumento dos investimentos em 6,5%, em 2020. Para este ano, a previsão é que o PIB industrial cresça 0,7% e os investimentos, 2,8%. A previsão para o consumo das famílias é 1,9%, em 2019, e 2,2%, em 2020.
Segundo o estudo, a aceleração na economia na segunda metade deste ano é sinal de que haverá crescimento mais sólido nos próximos 12 meses.
Indústria
PIB industrial pode ganhar força no próximo ano e crescer 2,8% - Arquivo/Agência Brasil
De acordo com a CNI, os dados mais recentes indicam aumento do consumo, em consequência da queda da taxa básica de juros, a Selic, e da paulatina recuperação do mercado de trabalho.
“A garantia de que esse crescimento [econômico] vai se materializar é a continuidade das mudanças na economia, que vai gerar melhor ambiente de negócios e mais segurança para as empresas investirem mais, contratarem mais”, disse o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
O presidente da CNI, Robson Andrade, afirmou que todas as políticas públicas, como a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajudam na recuperação economia. “A redução da taxa Selic, isso ajuda também, maior disponibilização de recursos para a sociedade, um programa de construção, tudo isso gera uma recuperação segura, mas lenta”, disse.

Reformas

Para a confederação, as reformas implementadas em 2019, sobretudo a da Previdência, têm contribuído para um ambiente mais propício ao aumento do investimento, da produção e do consumo. Entretanto, a entidade defende “maior celeridade e ambição na agenda pró-competitividade, com forco na reforma tributária”. Outra indicação é que sejam feitas reformas adicionais para conter o crescimento dos gastos públicos e promover equilíbrio fiscal duradouro.
Andrade afirmou que não há condições políticas atualmente para fazer uma reforma tributária ampla envolvendo estados e municípios, apesar de este ser um desejo do setor. Segundo ele, as eleições municipais no próximo ano divulgam a aprovação de uma reforma ampla. “Só a reforma dos impostos federais já é uma grande vantagem. Uma reforma federal vai induzir os estados a irem no mesmo sentido”, afirmou.

Contas públicas

A CNI projeta que o déficit primário (despesas maiores que as receitas, sem considerar gastos com juros da dívida pública) deve representar 0,9% do PIB, em 2019, e 1,3% do PIB, em 2020. A dívida pública bruta deve atingir 78,2% do PIB, em 2019, e 79,3% do PIB no próximo ano.
Segundo Castelo Branco, o déficit público vai crescer em 2020 porque não haverá receitas extraordinárias do leilão da cessão onerosa do petróleo, que ocorreu este ano. Entretanto, ele afirmou que medidas na área fiscal e os efeitos graduais da reforma da Previdência vai ajudar a conter os gastos.

Inflação e emprego

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve terminar 2019 em 3,78% e 2020, em 3,70%, abaixo da meta pelo quarto ano consecutivo.
A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é 4,25% em 2019, e 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
A expectativa da CNI para a Selic é que permaneça no patamar estabelecido na última reunião do Copom, semana passada, em 4,5% ao ano ao longo de 2020.
A previsão da CNI para a taxa de desemprego é que caia de 12,3%, patamar atingido em 2018, para 11,9%, neste ano e 11,3%, em 2020.

Geral: Violência e impunidade comprometem direitos humanos no Brasil


Em 2004, 48.374 pessoas morreram vítimas de agressões 

Agência USP
A terceira edição do Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil foi lançada no  dia 16 de março, em São Paulo. O documento, publicado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, aponta que o aumento da criminalidade violenta e a ineficácia do Estado em garantir o direito fundamental à vida e à segurança contribuem para o sentimento de insegurança, mal-estar e revolta da população.
O relatório, com 581 páginas, foi elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos (CTV), com a colaboração de organizações governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do país.
"Há um recesso no desenvolvimento de políticas de direitos humanos, que contribui para o déficit de democracia e o crescimento da violência, insegurança e injustiça em todas as regiões do país”, ressalta Paulo de Mesquita Neto, pesquisador do NEV e coordenador do relatório. “As políticas e programas federais, estaduais e municipais de direitos humanos continuam a ser limitados e parciais, produzindo resultados muito aquém das expectativas da sociedade brasileira".
Em 2004, 48.374 pessoas morreram vítimas de agressões (média de 27,11 para cada 100 mil habitantes), sendo 18.599 das vítimas jovens na faixa etária de 15 a 24 anos (51,68/100 mil habitantes). A imensa maioria dos homicídios é precariamente investigada e sua autoria permanece desconhecida. Ínfima parte dos responsáveis é denunciada e condenada.
Números
O objetivo do relatório é fornecer subsídios para que o governo e a sociedade possam, conjuntamente, definir prioridades, objetivos e estratégias, e instrumentos para monitorar progresso e avaliar resultados na área dos direitos humanos.  Somente em São Paulo e Rio de Janeiro, 6.979 pessoas foram mortas por policiais entre 2002 e 2005. Em 2004 e 2005, as Ouvidorias de Polícia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo receberam 214 denúncias de tortura, mas a precária investigação faz com que os responsáveis continuem a contar com certeza da impunidade.
O abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi motivo de 13.763 denúncias no Disque-Denúncia da Secretaria Especial dos Direitos Humanos entre 2003 e 2006. O trabalho infantil, dos 10 a 14 anos, que atingia 6,6% desta população em 2000 passou a atingir 10,3% em 2004.  O número de conflitos rurais aumentou de 925 em 2002 para 1.881 em 2005, enquanto o número de pessoas envolvidas nos conflitos aumentou de 444.277 para 1.021.355. No mesmo período, as mortes em conflitos rurais aumentaram de 52 em 2002 para 102.
Estiveram presentes ao lançamento do relatório Paulo Vanucchi, secretário especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Sedi Hirano, Pró-Reitor de Cultura e Extensão da USP e José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e ex-ministro da Justiça. Também comparecerá a coordenação do NEV e Paulo Sérgio Pinheiro, especialista independente do secretário-geral da ONU para a Violência contra as Crianças e membro da Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O lançamento do relatório aconteceu no Centro Universitário Maria Antonia (MariAntonia), na Rua Maria Antonia 294, Vila Buarque, São Paulo.

Geral: Poupatempo oferece habilitação e documento do veículo em tempo médio de 2 horas



No aplicativo os cidadãos terão à disposição as versões digitais dos documentos obrigatórios


Luís Alberto Alves/Hourpress
  A partir desta segunda-feira (16/12), quem for aos postos do Poupatempo ou do Detran.SP para solicitar a segunda via ou fazer a renovação da Carteira de Habilitação (CNH) e também emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV), terá tudo na palma da mão, no tempo médio de duas horas, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem a necessidade de aguardar na unidade.

A tecnologia está sendo usada para desburocratizar processos e proporcionar mais comodidade para o cidadão. Ao realizar os serviços pela plataforma digital, desenvolvida pela Serpro, o motorista tem a vantagem de não ter que esperar pelos documentos impressos, que levariam até 10 dias úteis. A CNH estará disponível em uma hora e o CLRV em até três.


É uma preocupação do Governo do Estado de São Paulo oferecer cada vez mais soluções para estreitar a relação com o cidadão. “Por meio da Prodesp foi possível utilizar facilidades tecnológicas e trazer para o atendimento do Poupatempo a possibilidade do usuário já ter os seus documentos no mesmo dia”, explica Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado.


Viagens

Para ele, a grande vantagem é que os novos modelos permitem mais mobilidade, segurança e praticidade. “Como os dois documentos são de porte obrigatório, a possibilidade de reunir informações do condutor e do veículo no aplicativo, facilita a vida, principalmente dos que já estão com viagens marcadas e que não teriam tempo hábil para aguardar o modelo impresso”, destaca Neto, que reforça ainda que as etapas de atendimento, para garantir a segurança e autenticidade, seguem o mesmo padrão de sempre.


As versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do documento do veículo possuem o mesmo valor jurídico dos impressos. Para obtê-los, é preciso baixar no celular o app CDT, disponível gratuitamente no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma.


Confira o passo a passo para as versões digitais da CNH e CRLV:
- Antes de ir ao Posto Poupatempo instale o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store. Importante: quem já tiver a CNH Digital no App poderá baixar o CRLV Digital sem necessidade de ir aos postos.
- Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.


Documento

- Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.
- Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.


- Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).
- Gerar a "Chave de Acesso" com quatro dígitos (PIN).
- Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).
- Visualizar os documentos adicionados.


Programa Poupatempo


O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado.
Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Geral: Esmalte à base de resina epóxi da Solventex oferece proteção antimicrobiana



A versatilidade da tinta esmalte com a resistência à proliferação de bactérias

Redação/Hourpress

Altamente recomendável para ser aplicado em superfícies sujeitas à contaminação bacteriana, o Esmalte Epóxi Poliamina pode ser usado para ajudar na proteção de ambientes contra a proliferação de bactérias como banheiros, centros cirúrgicos, indústrias de bebidas e alimentícias, ou qualquer espaço sujeito a esse tipo de contaminação.

Trata-se de um produto atóxico, que apresenta resistência química e física. O efeito epóxi do Esmalte Epóxi da Solventex também garante a resistência à abrasão, o que facilita as condições de limpeza e manutenção.

O produto pode ser aplicado em estruturas metálicas, azulejos, rebocos e concreto, com ótima aderência, ajudando no não deterioramento das superfícies e evitando infiltração de água.



Sobre a Solventex:
A Solventex Tintas está no mercado de tintas industriais há 56 anos e é líder no segmento de serralheria, detendo mais de 50% das vendas deste setor. Seu portfolio oferece hoje mais de 30 produtos distribuídos em duas linhas: Industrial e Industrial Especial. Suas soluções são voltadas para os mais diversos segmentos de indústrias. Com capacidade de produção superior a 2,0 milhões de litros/mês e certificada ISO 9001, a companhia tem investido fortemente em uma estrutura modernizada, com tecnologia de ponta, novos equipamentos, mão de obra altamente qualificada, além de laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento.

Geral: Atitude cidadã articulada contribui para prevenção de enchentes no Verão


Basta clicar e informar o endereço no campo de busca


Redação/Hourpress

O Plano de Chuvas de Verão 2019-2020 da prefeitura da Cidade de São Paulo prevê uma série de ações para reduzir a incidência e o impacto das enchentes provocadas pelas fortes chuvas da estação. Com isso, a Loga -- Logística Ambiental de São Paulo, responsável por esses serviços na Região Noroeste do município, orienta os munícipes sobre descarte regular e informa como atuará na prevenção das inundações. O plano é de iniciativa da Prefeitura em parceria com as empresas de limpeza urbana e coleta domiciliar da cidade.

A Loga destaca que os cidadãos podem colaborar muito ao respeitarem os horários e os procedimentos corretos para colocar o material nas calçadas, conforme o cronograma de passagem dos caminhões coletores. Os horários podem ser conferidos no site da Loga (http://www.loga.com.br/new_map.htm) - basta clicar e informar o endereço no campo de busca.

“O descarte fora de hora faz com que o lixo permaneça por muito tempo nas calçadas, com maior risco de ser levado por enxurradas até bocas de lobo, gerando acúmulo de detritos e entupindo o escoamento da água pluvial”, comenta Francisco de Andrea Vianna, responsável pela Operação Oeste da Loga. Além disso, a companhia orienta que os moradores coloquem os sacos de lixo uma hora antes da passagem dos caminhões e nunca disporem o resíduo na calçada em casos de chuvas.

No que compete à coleta domiciliar e destinação dos resíduos sólidos, a Loga atuará realizando o monitoramento em tempo real dos pontos críticos para tempestades, que conta com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo; equipes dedicadas a coletas fora do horário e da frequência regular, quando detectada urgência e necessidade operacional, ante o risco de chuva forte e alagamento; e, sempre que necessário, a Loga atua em sinergia com as empresas de varrição e zeladoria.

Plano Chuvas de Verão 2019/2020
Instituído pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), o documento prevê ações preventivas e emergenciais visando intensificar, além da coleta domiciliar, a limpeza de bueiros, túneis e ramais durante o período de chuvas. Objetivo é evitar pontos de alagamento nas cerca de 210 bacias municipais (depressões formadas nas vias). Além da Amlurb, participam do planejamento a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). As concessionárias de coleta domiciliar e limpeza urbana contribuem para a atuação no cotidiano do paulistano.

Sobre a Loga
A Loga - Logística Ambiental de São Paulo S.A. é uma empresa jovem e inovadora, fundada com o objetivo de oferecer serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo. Sua atuação está alinhada com o compromisso à qualidade, a transparência, o respeito ao meio ambiente, à saúde e à segurança dos colaboradores e usuários.

Geral: Maioria dos vegetais é segura para consumo; 8% têm irregularidades


Ministério da Agricultura pesquisou 42 produtos de origem vegetal

Agência Brasil

Um estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que avaliou 42 tipos de alimentos entre 2015 e 2018, identificou que 8% das amostras apresentaram inconformidades em relação a resíduos e contaminantes. Desse percentual, a quase totalidade (7%) está relacionada a resíduos de pesticidas e 1%, à presença de contaminantes. Do total de amostras avaliadas, 53% não apresentaram resíduos ou contaminantes e 39% apresentaram essas substâncias em patamar abaixo do limite definido no Brasil.
A pesquisa, que faz parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), analisou amostras de batata, tomate, cebola, beterraba, alho, pimentão, alface, cenoura, banana, soja, morango, castanha do Brasil, pimenta do reino, feijão, arroz e milho entre outros.
Dentre os produtos que apresentaram inconformidades, o estudo identificou 11% dos alimentos com violações em relação à presença de agrotóxicos. Entre os problemas estão o uso de defensivos proibidos no Brasil, o emprego de pesticidas não permitidos para uma determinada cultura e índices acima do permitido.

Pimentão e morango

Os dois produtos de origem vegetal com maiores índices de problemas foram o pimentão e o morango. “O pimentão e morango são culturas que têm suporte insuficiente. Eles não têm a devida carteira do produto para os agricultores”, disse em entrevista coletiva, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério, Glauco Bertoldo.
Os técnicos do Ministério da Agricultura não consideram, no entanto, que o resultado justifique evitar o consumo desses alimentos e dos demais. “Os produtos não apresentam nenhum risco crônico e baixíssimo risco agudo para consumo humano”, acrescentou o diretor e responsável pelo estudo.
Brazlândia (DF) - Em setembro, diversas cidades do país promovem a festa do morango. Com tecnologia, agricultores conseguem colher a fruta o ano todo (Valter Campanato/Agência Brasil)
Morangos e pimentões são os produtos avaliados que apresentaram mais problemas - Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Ano a ano

No comparativo ano a ano, foi verificada queda do índice de desconformidade. Em 2015, o percentual ficou em 15% dos alimentos avaliados; em 2016, caiu para 10%; em 2017, oscilou para 11%; e, em 2018, apresentou nova queda, para 8%.
Um dos motivos para a queda do índice de desconformidade foi a ampliação do número de registros de agrotóxicos. Dados do Mapa mostram que o número de defensivos aprovados por ano cresceu de 139, em 2015, para 449 em 2018 – um aumento superior a três vezes.
“Existiu interesse econômico de registrar um defensivo para uma outra cultura e é ampliado para ela [essa cultura]. Nesses casos, aquele produto que não era permitido para uma cultura passa a ser autorizado e isso aumenta a conformidade [dos alimentos]”, explicou Glauco Bertoldo.

Tipos de violações

Dos 11% dos alimentos encontrados em desconformidade, 6,6% se enquadravam em um agrotóxico não permitido para aquele tipo de produção (como um pesticida usado em determinado alimento mas vetado para outro), 2,75% estavam relacionados ao emprego de defensivos acima do limite estabelecido e 1,5% estava vinculado ao uso de substâncias de uso vetado no Brasil.
Na comparação com médias internacionais, enquanto a desconformidade identificada pelo Ministério da Agricultura ficou em 11%, nos Estados Unidos, um relatório da Administração de Alimentos e Remédios do país (FDA) ficou em 3,8%, em 2017.

Diferença

O percentual identificado pelo estudo do Ministério da Agricultura difere do encontrado por outro estudo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a pesquisa do órgão, 23% dos 14 tipos de alimentos examinados apresentaram resíduos tóxicos. De acordo com o diretor do Mapa, os resultados variam porque a metodologia de pesquisa é diferente, com tipos de alimentos e origem de amostras distintas.
“Os programas são complementares. O do ministério tem olhar mais atento ao uso e boa prática econômica, já a Anvisa vê o risco à saúde humana. A gente acaba definindo o escopo dos produtos de maneira diferente. Outra coisa que explica [o resultado distinto] é o ponto de coleta. Ele influencia ao passo que a Anvisa coleta no varejo e nós coletamos em propriedades rurais e centrais de abastecimento. Como nosso produto é mais rastreável, tende a ser maior a conformidade”, ressaltou Glauco Bertoldo.