Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Variedades: Lulu, o furacão do filme Ao Mestre com Carinho

O maior sucesso de Lulu foi cantar o tema principal do filme Ao Mestre com Carinho, no final da década de 1960

 Aos 15 anos, a garota Marie McDonald McLaughlin Lawrie, depois famosa com o apelido de Lulu, entrou para badalado mundo do rock. Em 1963 ela foi a um programa de auditório de Londres e surpreendeu todo mundo; primeiro com sua voz rouca e depois com sua interpretação de “Shout”, autoria dos Isley Brothers e regravada pelos Beatles nesse mesmo ano.

 Depois, surfando na onda da fama, quase no final da década de 1960 participou do filme Ao Mestre com Carinho, ao lado de Sidney Potier. Ao gravar a música tema, entrou para sempre no imaginário de quem gosta de baladas. O hit “To Sir, With Love” chegou aos primeiros lugares das paradas dos Estados Unidos.

 Ao mesmo tempo em que cantava, participava de diversas séries de televisão na Grã-Bretanha. Em 1969, representou o Reino Unido com a música “Boom bang-a-bang” no Festival Eurovisão da Canção. Pela primeira vez, o hit interpretado por Lulu empatou com canções apresentadas por artistas da França, Espanha e Holanda.

 Nesse mesmo ano casou-se com o Bee Gee Maurice Gibb,  matrimônio que durou até 1973. Para não ficar só, Lulu tornou marido o seu cabeleireiro John Frieda. Ele ficou ao seu lado 20 anos.
Em 1974 ela gravou o tema do filme James Bond e o Homem da Pistola de Ouro. 

 A partir dai, sua carreira passou a andar em marcha lenta. Na década de 1990 gravou outra versão para o hit “Relight My Fire”, que chegou aos primeiros lugares das paradas britânicas. Já em 2004 lançou o álbum “Back on Track” e fez uma turnê para comemorar 40 anos de carreira.

Política: Passe Livre Estudantil aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados



Serão beneficiados alunos do ensino público e privado
Luís Alberto Caju
  A Comissão de Viação e Transportes aprovou hoje (21) projeto (PL 79/11) que cria o Programa Nacional do Passe Livre Estudantil. O programa beneficiará alunos dos ensinos público e privado com a isenção total do pagamento de transporte público coletivo. A tarifa zero para o transporte público tem sido o esteio das manifestações populares que começaram a ocorrer em junho deste ano.
 Segundo a proposta, a União, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vai conceder subvenção financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que aderirem ao programa.
 O projeto determina que o repasse dos recursos financeiros será calculado com base no número de alunos beneficiados pelo programa, observada a contrapartida do município ou do Distrito Federal.
 O relator da proposta na comissão, deputado Washington Reis (PMDB-RJ), disse que alguns pontos podem ser questionados no texto, mas nenhum deles é de responsabilidade da Comissão de Viação e Transportes.
 O primeiro é a capacidade de o FNDE arcar com esse novo ônus que lhe é atribuído, o que deverá ser analisado pela Comissão de Finanças e Tributação. O segundo é a imposição de tarefas ao Conselho Deliberativo do FNDE, o que pode ser considerado inconstitucional em uma proposta de iniciativa parlamentar.
 Essa análise deverá ser feita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto prevê que o conselho deverá, anualmente, definir a forma de cálculo dos repasses; o valor a ser repassado ao Distrito Federal e ao município; a periodicidade dos repasses; e as instruções necessárias à execução do programa.
 A proposta, que tramita em 
caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Radiografia de Sampa: Avenida Braz Leme


A Avenida Braz Leme contorna o Aeroporto Campo de Marte em São Paulo

Luís Alberto Caju

   Braz Esteves Leme foi Bandeirante paulista do século XVIII. Desde 1715 já realizava expedições por Minas Gerais visando encontrar esmeraldas. Bem sucedido nesta empreitada ganhou o título de Fidalgo e Mestre de Campo, com direito às minas que descobrisse. Concentrou suas explorações no norte mineiro e defendia as lavras ferozmente.

  Acabou muito temido no sertão. É desconhecida a data de sua morte, mas em 1734 acabou preso e levado até a Bahia por causa de conflitos envolvendo suas minas. A Avenida Braz Leme, antes de 1964 conhecida como Avenida Casa Verde, fica em Santana, Zona Norte de SP.


Túnel do tempo: Mortes de Leon Trotsky, Vitória do basquete do Brasil sobre os Estados Unidos e suicídio de Getúlio Vargas



Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa foi assassinado no México

O time de basquete do Brasil ganhou de virada dos Estados Unidos

O presidente Getúlio Vargas não resistiu às pressões e se suicidou


Luís Alberto Caju

Trotsky:  Em 21 de agosto de 1940 morria assassinado no México Leon Trotsky (Lev Davidovitch Bronstein). Ele foi um dos líderes da Revolução Russa em 1917 que criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, tornando na época um dos maiores países do mundo, com 11 fusos horários e milhões de habitantes.

Vitória: No dia 23 de agosto de 1987, numa partida inesquecível, o basquete do Brasil vence, de virada, os Estados Unidos (120 a 115) em Indianápolis. O jogador Oscar Schmidt foi um dos melhores na quadra, ganhando reconhecimento dos próprios atletas norte-americanos.

Vargas: em 24 de agosto de 1954, às 8h, o então presidente da República, Getúlio Vargas, comete suicídio no Palácio do Catete, morrendo com um tiro no peito. Deixa carta testamento que terminou com famosa frase: “Saio da vida para entrar na história”.