Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Brasileiro aprova pena de morte



Cadeira elétrica usada para matar presos condenados nos EUA

Luís Alberto Alves


Pesquisa macabra: Em 21 de maio de 1999 pesquisa do Ibope constata que 63% dos brasileiros são favoráveis à pena de morte para crimes hediondos e 81% aprovam a prisão perpétua para esse tipo de crime.

Radiografia de Sampa: Avenida Tucuruvi



A Avenida Tucuruvi fica na Zona Norte de SP


Luís Alberto Alves

A Avenida Tucuruvi, antigamente conhecida por Avenida Pires do Rio, recebeu esse nome em 25 de abril de 1936, por ser uma importante via desse bairro. Tucuruvi em tupi guarani significa gafanhoto verde ou taquara verde. Esta avenida fica na região de Santana, Zona Norte de SP.


Geral: Frente fria deve trazer temporais na próxima sexta-feira (23)


Temporal com potencial de provocar enchente poderá atingir São Paulo antes do sábado


Redação

 A frente fria que passou pelo litoral paulista no domingo (18), e ajudou a formar as nuvens que provocaram a chuva de granizo, já se afastou de São Paulo. O ar seco de origem polar predomina no Estado, reduzindo os níveis de umidade.

 A queda da umidade do ar já pôde ser sentida na segunda-feira (19) em quase todo o interior paulista, mas o ar úmido ainda prevaleceu nas áreas próximas do litoral, incluindo a Grande São Paulo. Os níveis de umidade ficaram entre 30% e 40% na maioria das regiões do interior de São Paulo, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 Mas, aqueles que precisam de dias com sol e sem chuva para fazer suas atividades profissionais devem aproveitar o tempo até a quinta-feira (22). A semana deve terminar com uma grande frente fria, trazendo temporais na próxima sexta-feira (23). Previsão para terça-feira (20) foi de sol com algumas nuvens, máxima de 25ºC e mínima de 15ºC.


Geral: Perda de memória nem sempre é sinal de Mal de Alzheimer




Segundo médicos nem sempre a perda de memória pode ser associada ao Mal de Alzheimer

Luís Alberto Alves

 Os problemas relacionados à memória têm sido cada vez mais constantes, por causa do envelhecimento da população brasileira. O coordenador do Centro de Atenção à Memória do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Renato Anghinah, destaca que nem sempre a perda da memória significa Doença de Alzheimer, como geralmente é associado, e ressalta a importância de contar com um diagnóstico diferencial.

 São diversas as alterações neurológicas que comprometem a memória. Os diagnósticos possíveis em distúrbios de memória podem ter causas primárias, como – sim - a doença de Alzheimer, demência por corpos de Lewy, demência Fronto-Temporal e causas secundárias, como causas vasculares, endócrinas, hematoma subdural, metabólica, tóxica, infecciosa (HIV, PRION, LUES), hidrocefalia de pressão normal, depressão e distúrbio do sono.

 “Mas, os distúrbios de memória não atingem somente as pessoas idosas. Eles podem se manifestar também em adultos jovens e jovens, incluindo sequelas em pessoas que sofreram algum acidente ou trauma. Também, com a vida agitada, muitos jovens apresentam problemas na memória por conta de stress, depressão, problemas metabólicos, sem contar o histórico genético. Quanto antes for detectada qualquer alteração, maiores são as chances de interagir com a equipe médica e otimizar os resultados das ações e tratamentos propostos”, explicou o neurologista.

 De acordo com o especialista, há diversas formas de manifestação dos distúrbios da memória e, por isso, é extremamente importante a investigação e a realização de exames clínicos e de imagem, para um diagnóstico preciso, que garantirá melhores resultados no tratamento que for aplicado.
Quando prestar atenção – O neurologista Renato Anghinah destaca alguns sinais de falha de memória que merecem atenção. Os sinais moderado e maior justificam a procura de auxílio médico.

Sinais de pouco alerta:
A) lapsos de memória esporádicos;
B) falhas de memória em vigência de quadros como: gripes e resfriados; cansaço justificado (noite mal dormida, Jet lag); estresse pontual e passageiro; sobrecarga de trabalho eventual.
Sinais de alerta moderado:
C) lapsos de memória frequentes;
D) falhas de memória que afetam compromissos;
E) demora para recordar onde colocou algum objeto;
F) cansaço aparentemente não justificado (sono diurno);
G) situação de estresse frequente;
H) limiar baixo para o estresse; 

I) ansiedade frequente;
J) falta de concentração;
K) dificuldade para memorizar conteúdo de textos lidos ou programas assistidos;
L) dificuldade para aprender/estudar.
Sinais de alerta maior:
M) lapsos de memória MUITO frequentes;
N) falhas de memória que afetam a vida diária (esquece compromissos, perde objetos, esquece de pagar contas);

O) cansaço e falta de vontade/motivação (sono diurno sem controle);
P) situação de estresse permanente;
Q) limiar baixo para o estresse com irritabilidade;
R) ansiedade permanente;
T) quadros confusos, alterações de memória e outras funções cognitivas (cálculo, linguagem, dificuldade para realizar tarefas e/ou tomar decisões).


Geral: Como se prevenir das doenças de Outuno


O resfriado é uma das doenças típicas de Outuno

Luís Alberto Alves

 No outono, que se estende até meados de junho, as doenças respiratórias merecem atenção especial. A recomendação é da infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Elisa Maria Beirão. “Além da gripe, temos outras ligadas ao sistema respiratório como o resfriado, que podem complicar e evoluir para casos de pneumonia e sinusite”, alertou.

 A proliferação dos problemas está relacionada à situação climática predominante nessa estação, caracterizada por queda na temperatura. “Esse tempo frio e seco traz condições ideais para as doenças respiratórias. Além disso, temos o aumento do nível de poluição do ar devido à falta de chuvas e ventos”, revela a especialista.

 No caso de suspeita dessas doenças, o ideal é que um médico seja consultado, já que toda medicação deve ser prescrita por um profissional habilitado. “Além desse aspecto, existe a possibilidade de complicação de doenças, aparentemente, benignas como o resfriado comum, que são melhor diagnosticadas e tratadas por um profissional da saúde.”

 No caso da gripe, transmitida de forma direta por meio de secreções respiratórias e indireta via contato com superfícies contaminadas pelas mesmas, a dica da dr. Elisa é adotar algumas medidas. 

                                                                     Veja abaixo:
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir com o braço o nariz e boca, quando espirrar ou tossir; 
• Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
• Manter distância de indivíduos com sintomas gripais;
• Ventilar os ambientes;
• Lavar as mãos com frequência; 
• Lavar as mãos após tossir ou espirrar;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social.


Geral: Parte dos taxistas paulistanos está preparada para atender turista estrangeiro em inglês


Diversos taxistas paulistanos estão aprendendo inglês para atender turistas estrangeiros na Copa do Mundo


Luís Alberto Alves 

 De olho na Copa, taxistas do aplicativo SaferTaxi que estão estudando pelo método Rosetta Stone já iniciaram atendimento em inglês a passageiros estrangeiros. As duas empresas uniram forças para qualificar de forma gratuita motoristas na questão da comunicação. Uma das maiores escolas de inglês do mundo, a Rosetta Stone, e o app Safertaxi, pioneiro na América do Sul, decidiram investir na capacitação desses profissionais por meio de aulas de inglês pelo smartphone. Uma segunda etapa do treinamento reunirá a categoria, nesta quinta-feira (22).

 “O aplicativo da Rosetta Stone me ajudou muito, principalmente com a pronúncia. Isso porque, ao estudar pelo o método, o aluno recebe um feedback imediato sobre como está pronunciando as palavras, expressões e frases. Se você falou errado, tem de repetir até acertar, mas também pode usar o programa para ouvir a forma correta de pronunciar quantas vezes quiser. Como o método é focado em conversação e tem muitos exemplos do dia a dia, já desenvolvi bastante o meu inglês e estou apto a pegar passageiros estrangeiros”, afirmou Edimilson Fernandes, taxista cadastrado da SaferTaxi.

 De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Rosetta Stone no Brasil, Magalie Belmo, com a chegada de eventos de grande porte como a Copa do Mundo é necessário investir em capacitação de profissionais que prestarão serviços aos turistas. A expectativa é que cerca de 600 mil a 1 milhão de turistas entre brasileiros e estrangeiros irão acompanhar a Copa do Mundo da Fifa, o que, consequentemente, aumenta a demanda por serviços.

                                                                      Mobilidade
 “Entre esses serviços, a mobilidade urbana deverá ser a prova de fogo para os organizadores, assim como o atendimento nos estádios. Receber adequadamente os estrangeiros e permitir que se desloquem com tranquilidade de um lado ao outro pela cidade, sem dificuldades de comunicação, é também outra barreira a ser derrubada. Por isso, estamos empreendendo essa iniciativa”, completou a executiva.

 As licenças do curso de inglês para os taxistas têm validade de um ano e são gratuitas. A meta é que mil taxistas de todo o Brasil utilizem o método, que está disponível por meio do curso completo, que pode ser acessado via laptop e tablets, bem como da versão em aplicativo para smartphone. A primeira demonstração da metodologia ocorreu no início de abril deste ano, em São Paulo.

 “Os benefícios para os taxistas serão enormes. É também um investimento de longo prazo já que, além da Copa do Mundo, o Brasil irá sediar também as Olimpíadas. O País ganhará visibilidade e aumento significativo de visitas estrangeiras. É primordial ter profissionais qualificados para receber e atender o maior número possível de turistas. Além disso, pelo método, os taxistas ganham tempo para estudar e aprender o idioma, sem prejudicar suas atividades profissionais, pois, além de interativa, a tecnologia é totalmente mobile”, acrescentou Magalie.

Serviço: Curso de inglês online para taxistas (Demonstração do método Rosetta Stone),  Quinta-feira (22), a  partir das 10h30, Sede da SaferTaxi | Rua Almirante Marques Leão, 815 - Bela Vista,Centro. Personagens: Além dos novos taxistas que serão treinados, convidamos para o evento um grupo que já está fazendo atendimento em inglês e pode dar bons depoimentos.



Geral: Turistas gastaram mais de R$ 100 milhões com transporte na Copa das Confederações


O transporte rodoviário também foi incluído no deslocamento de turistas

Luís Alberto Alves

 Apenas com deslocamentos, os brasileiros gastaram R$ 102,6 milhões nas cidades-sede da Copa das Confederações. Estudo de Impactos Econômicos do Ministério do Turismo estima que o evento gerou movimentação de R$ 20,7 bilhões na economia e incremento de 9,7 bilhões ao PIB.

 As despesas com transportes foram as mais expressivas na composição de gastos do turista brasileiro durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado. Somente com deslocamentos para as seis cidades-sede da competição foram desembolsados R$ 102,6 milhões do total de R$ 346 milhões gastos para cobrir todas as despesas de viagem, segundo estimativas do Ministério do Turismo.

 Os turistas que se deslocaram para o Rio de Janeiro gastaram R$ 35,8 milhões, o maior volume entre as seis sedes e quase o dobro do registrado em Fortaleza, R$ 18,9 milhões, e Salvador, com cerca de 18 milhões.

 A alimentação foi o segundo item na planilha de gastos do turista doméstico nas cidades-sede. No total, foram quase R$ 70,2 milhões movimentados em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, ficando o Rio de Janeiro mais uma vez na dianteira, com a arrecadação de R$ 23,3 milhões. Fortaleza, com R$ 15,6 milhões, foi o segundo; e Salvador, com R$ 14,9 milhões, o terceiro.

                                                                     Deslocamentos
 O turista aproveitou a estada nas seis capitais para fazer compras, um volume que chegou a R$ 54,8 milhões nos 15 dias do torneio. Gastos expressivos ocorreram também com o pagamento de hospedagem (R$ 46 milhões); com passeios e atrações turísticas (R$ 28,6 milhões), e com diversão noturna (R$ 18,9 milhões). Deslocamentos dentro das cidades consumiram R$ 14,3 milhões - e outras despesas somaram R$ 10,4 milhões.

 De acordo com o estudo, 247,6 mil brasileiros e 25,6 mil estrangeiros circularam pelas cidades-sede do evento. O gasto per capita médio do turista doméstico foi de R$ 728,61, enquanto que em toda a viagem foi de R$ 1,34 mil. Já os estrangeiros gastaram R$ 253,9 por dia, ficaram 15,7 dias, em média no país, e deixaram R$ 82,8 milhões nas seis capitais.

 O gasto do turista doméstico e do internacional foi um dos indicadores utilizados; junto com dados sobre geração de empregos, investimentos em infraestrutura, entre outros; para a realização do estudo Copa da Confederações Fifa Brasil 2013 – Estimativas dos Impactos Econômicos e Sociais. Realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, a pesquisa avaliou o impacto do evento nessas cidades e no restante do país.
Gastos de estrangeiros

 Na composição dos gastos do turista internacional nas cidades-sede da Copa das Confederações destacam-se as despesas com hospedagem, R$ 26 milhões, e alimentação, R$ 20,6 milhões. A soma dos gastos realizados no Brasil durante a viagem é de R$ 102,17 milhões, incluindo os R$ 4,5 milhões com a compra de ingressos para os jogos.

 Como foram considerados apenas os gastos realizados dentro do país, a conta dos estrangeiros não inclui o transporte do país de origem para o Brasil. Assim, os estrangeiros gastaram com deslocamentos R$ 13,8 milhões na viagem e R$ 11,25 milhões nos limites das seis sedes do campeonato.


Variedades: Rapper MV Bill reconhece a importância da leitura de livros

MV Bill cresceu na periferia do Rio de Janeiro

Luís Alberto Alves

 "Sou uma péssima referência de escolaridade. Estudei até a quinta série. Minha mãe ficava mais feliz quando eu chegava com o dinheiro do trabalho do que com meu boletim." Assim o rapper MV Bill explicou como foi sua relação com a escola quando criança e explicou sua emoção ao ver seu Salão de Ideias repleto de crianças e adolescentes de escolas públicas de Ribeirão e região - cerca de 1.400 pessoas acompanharam o Salão, sendo 800 no estúdio em que MV Bill estava falando e mais 600 em outro estúdio com telão.  Dentro da programação da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão, o rapper falou da sua trajetória no cenário do rap, da situação dos negros no Brasil e de como a educação transforma os seres humanos.

 MV Bill cresceu na Cidade de Deus no Rio de Janeiro (CDD) em uma família de pais separados. Por conta destas dificuldades e pelo bullying que sofria dos colegas, teve de abandonar os estudos e trabalhar com 11 anos de idade. Ele diz que teve todas as oportunidades para seguir o caminho da criminalidade, mas encontrou no RAP sua salvação.

 Segundo Bill, foi através do RAP que ele percebeu que podia ser ouvido e se tornar uma exceção à regra na comunidade que ele vivia. Porém, para isso ele precisou ler. "As pessoas olham os MCs rimando e acham que isso é fácil, que nós temos aquilo de cor na cabeça. Mas isso não é verdade, para rimar é preciso ler." O artista disse que um livro que marcou sua vida foi "O Negro Revoltado",de Abdias do Nascimento, que, por meio de um ensaio, narra a condição do negro no Brasil.

 O início da carreira musical para MV Bill não foi fácil. Ele conta que pediu para ser demitido de um emprego de estoquista.  Sua mãe ficou muito brava por ele ter deixado um trabalho com carteira assinada para produzir um show de RAP do grupo paulistano Racionais MC's no Rio de Janeiro. Ele teve essa ideia para poder abrir os shows da banda e mostrar seu trabalho. Depois disso, Mano Brown vocalista do grupo, chamou o rapper para fazer abertura de diversos shows do grupo, que havia acabado de lançar o disco clássico "Sobrevivendo no inferno". Ele relata que, após o encerramento das apresentações, vendia suas fitas e com o dinheiro desta venda conseguiu capital para gravar seu primeiro disco, "Traficando Informações".

                                                                           Frustração
 Mas o rapper admite que sua trajetória musical e pessoal mudou após o lançamento do documentário "Falcão, Meninos do tráfico", exibido em 2006 pelo Fantástico. Ele relata que a motivação para fazer o documentário foi o próprio RAP, pois ele queria ir além das letras. Com o documentário, Bill acha que nenhuma autoridade pode dizer que não sabe o que acontece nas favelas do País. Ele revela uma frustração porque,  mesmo após participar de fóruns, debates e encontro com políticos, pouca coisa mudou e muitos jovens ainda se perdem no mundo do crime por falta de oportunidade.

 No dia em que a Feira discutiu a condição do negro no Brasil, ele falou do fato de o Brasil ser a maior nação negra fora da África e de como o negro ainda precisa lutar por espaço para ter seus direitos respeitados.  Para MV Bill, as cotas foram um avanço para a nação, mas ele queria também ver filhos de políticos brasileiros frequentado escolas públicas.

 Durante o debate pós palestra, MV Bill foi questionado pelo público porque chamava os negros de pretos. "Eu gosto de falar preto, porque acho mais humano, é como meus amigos me chamam.". Para ele, implicar com o modo de falar é uma hipocrisia,  comparada com o racismo diário a que os negros são submetidos.

 No encerramento, o rapper fez um apelo para as autoridades consultarem os jovens, pois a juventude tem o poder de mudar o País. O rapper ainda elogiou o fato de a Feira do Livro de Ribeirão  querer se aproximar do público jovem e de ter escolhido a África, país de Mandela, como país homenageado. Para MV Bill, "Nelson Mandela deu uma demonstração de humanidade para os seres humanos: ele ficou preso por 28 anos injustamente e, quando se tornou presidente, ao invés de punir, chamou os brancos para juntos com os negros reconstruir o país. Em um mundo em que a vingança é sempre uma alternativa ele preferiu a paz". 

                                                                       Feira Nacional do Livro
 A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é realizada pela Fundação Feira do Livro, entidade sem fins lucrativos presidida pelo empresário e cineasta Edgard Castro, com apoio total da Prefeitura de Ribeirão Preto. De 16 a 25 de maio, o evento promove encontro com escritores, conferências, apresentações de música, teatro e dança, oficinas e várias outras atividades culturais, todas gratuitas.

A Feira ocupa três espaços principais. A programação adulta e os estandes para venda de livros se concentram no complexo da Praça XV, que inclui o Theatro Pedro II, a Esplanada, o Palace e as Bibliotecas Altino Arantes e Padre Euclides. As atividades para os jovens acontecem, principalmente, nos Estúdios Kaiser de Cinema. Já a programação para as crianças é desenvolvida no Parque Maurilio Biagi, que também tem estandes de livros. Neste ano, a Feira vai se estender também para o Teatro Municipal e o Teatro de Arena, que ficam no Morro do São Bento, além da sede da OAB-Ribeirão.

A lista de homenageados desta edição traz o poeta Mário Quintana, a escritora Ana Maria Machado, o autor da Educação Darcy Ribeiro e a autora local Ely Vietez Lisboa. O país homenageado é a África do Sul e o patrono, o empresário José Carlos Ferreira. Com exceção do patrono, os homenageados foram escolhidos em votação pela internet.


Variedades: Sá & Guarabyra fazem show gratuito em Guarulhos (SP)



A dupla é autora de inesquecíveis sucessos desde a década de 1970


Redação

 Em parceria com o Sesc, o Teatro Adamastor Centro apresenta show com Sá & Guarabira, neste fim de semana (23) e  (24). No sábado, a apresentação será às 20h, e no domingo, às 18h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada espetáculo.  Serão liberados até 2 ingressos por pessoa.

 Sá & Guarabira colecionam sucessos. São 30 discos, milhares de shows e dezenas de trilhas de novelas. A dupla tem mais de 400 músicas gravadas por eles e por cantores de três gerações da música popular brasileira.

 Sob influências de Country Rock, Baião, Xotes, Xaxados e ritmos caipiras de Minas Gerais e São Paulo, Sá, Rodrix e Guarabira eletrificaram as violas caipiras, fundiram conceitos e inauguraram o movimento batizado de “Rock Rural”.

 Em 1974, Zé Rodrix se afastou do trio, e o trabalho prosseguiu com Sá & Guarabira. Com mais de 40 anos de estrada, prêmios, documentários e dissertações de mestrado, Sá & Guarabira continua se reinventando e fazendo a alegria do público.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, bairro Macedo, Guarulhos (SP).