Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Túnel do Tempo: Eleição após Ditadura Militar





Franco Montoro foi eleito, pelo então PMDB, governador de SP em 1982

Luís Alberto Alves


Volta à democracia: Em 14 de novembro de 1982 ocorre a primeira eleição legislativa brasileira após 20 anos de regime militar. O PDS (atual PP) elegeu  12 governadores e a oposição, dez, embora tenha ficado com os Estados mais importantes. O período autoritário estava chegando ao fim. Começava o projeto Diretas Já.

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Rafael de Barros




Luís Alberto Alves

 Rafael Aguiar de Barros nasceu na cidade de Itu (SP), em 28 de dezembro de 1835. Fez seus estudos primários em sua terra natal e veio mais tarde para São Paulo para matricular-se na Faculdade de Direito. Avesso às questões Jurídicas, empregou as suas atividades em setores diversos.

 Foi um dos fundadores do atual Jockey Clube, grande criador de cavalos de raça, agricultor e um convicto defensor das idéias abolicionistas. Fez parte da célebre Convenção de Itu, foi membro da Comissão permanente do Partido Republicano e seu presidente de 1885 a 1887.

Desempenhou também o cargo de vereador em São Paulo tomando parte na fundação e direção de vários empregos comerciais e industriais. Faleceu em 12 de março de 1889. A Rua Dr. Rafael de Barros (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP.


Geral: Brasileiros subestimam riscos da Osteoporose





Luís Alberto Alves

 Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, a doença pode levar a fraturas, dor, incapacidade e morte prematura, mas permanece desconhecida pelo o público em geral e ignorada pelos médicos durante as consultas de rotina

 Resultados de uma pesquisa inédita, publicada pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), revelam que 89% dos adultos brasileiros não estão cientes de quão comum são as fraturas causadas pela osteoporose em homens mais velhos. Com um em cada cinco homens com mais de 50 anos de idade afetados, os dados confirmam que, apesar de comum e debilitante, a osteoporose ainda é um problema de saúde subestimado e negligenciado.

 De acordo com esta pesquisa internacional – realizada em homens e mulheres de 12 países, essa falta de conhecimento era universal e independente do gênero ou da geografia. O reumatologista Cristiano Zerbini, membro de Board Global da IOF e Diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic), em São Paulo, explica que a osteoporose é uma doença que torna os ossos fracos e propensos a quebrar com facilidade. “Por ser mais comum em mulheres na pós-menopausa, o público em geral, e até mesmo os médicos, muitas vezes não percebem que a osteoporose também é um problema de saúde sério para os homens mais velhos”, afirma o médico.

 Por causa do envelhecimento da população, a expectativa é que o número total anual de fraturas de quadril aumente acerca de 32% - de 121.000 em 2010 para 160.000 em 2050*. “Estes tipos de fraturas são os mais devastadores e com maior risco de vida em idosos - especialmente em homens que sofrem mais em termos de morbidade e mortalidade”, concluiu Zerbini.

 A pesquisa mostrou que no Brasil 89% dos entrevistados, e 90% de todos os participantes do sexo masculino com mais de 50 anos, subestimou o risco de um homem sofrer uma fratura ou disseram que não sabiam quase nada sobre este assunto. Isso indica que milhões de homens no Brasil, assim como em outras partes do mundo, continuam a ignorar a vulnerabilidade a que estão sujeitos, com risco fraturas, dor, perda de mobilidade e morte prematura.

 Homens fazem menos exames preventivos e correm mais riscos. A pesquisa também revelou que os médicos não estão abordando a saúde óssea de seus pacientes do sexo masculino durante a consulta de rotina. Cinquenta e quatro por cento dos homens brasileiros com mais de 50 anos disseram que nunca tiveram nenhum tipo de avaliação da saúde óssea durante uma visita de rotina ao médico.


 Eles relataram não haver sido questionado sobre sua saúde óssea ou discutido sobre os fatores de risco para a osteoporose. Também não foram questionados sobre o acontecimento de fraturas anteriores ou receberam indicação para realização de teste para avaliar a densidade mineral óssea. Entre as mulheres com mais de 50 anos essa taxa cai para 24%. Os homens são, portanto, 30% menos propensos a ter qualquer tipo de avaliação da saúde óssea em comparação com as mulheres da mesma faixa etária.

 O presidente da IOF, John Kanis, afirma que “os resultados deste estudo internacional são preocupantes, pois revelam que os médicos também estão negligenciando a saúde óssea dos homens mais velhos, apesar de as fraturas osteoporóticas em homens com mais de 50 anos de idade serem mais comuns que o câncer de próstata. Sabemos também que, após de uma fratura de quadril, os homens tem duas vezes mais probabilidade de morrer em comparação com as mulheres, com taxas de mortalidade de até 37% no primeiro ano após a fratura".

 As estatísticas falam por si mesmas. É tempo de tomar medidas para aumentar a conscientização sobre a saúde óssea dos homens entre o público e os médicos também.

Geral: Hormônio do sono pode virar aliado na prevenção do câncer de próstata



Dormir bem pode ajudar evitar o temível câncer de próstata
 Redação
 Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado dia 17, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, intensificam a campanha Novembro Azul, que alerta sobre os risco da doença e visa incentivar os exames de rotina masculinos.

 Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata está na segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Além dos exames de toque retal e de sangue, uma boa noite de sono não só contribui para a melhoria da saúde em geral, mas pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer, como explica Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex. “A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida. Enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais para o bom funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo”. 

 Estudo feito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, observou que níveis satisfatórios de melatonina (hormônio do sono produzido durante a noite e responsável por manter diversas funções do organismo em ordem) reduziriam o risco de homens desenvolverem câncer de próstata. Para chegar nessa conclusão, 928 voluntários responderam a questionários relacionados aos seus hábitos de sono e tiveram amostras de urina coletadas para que fosse verificado o nível de melatonina ao acordar.

  Durante o estudo, os especialistas notaram que indivíduos com dificuldade para dormir apresentavam menos melatonina em comparação aos que não enfrentavam problemas no momento de repousar. Além disso, 111 participantes foram diagnosticados com câncer de próstata. No entanto, naqueles que acordavam com altos índices do hormônio do sono, a probabilidade de apresentar a doença se mostrou 75% menor.

“A melatonina é responsável por regular o nosso relógio biológico e diversas funções do nosso organismo. A falta de sono, ou a má qualidade do descanso, pode influenciar na quantidade de hormônio produzida. Além da maior propensão ao câncer, os problemas de saúde ocasionados pela alteração do relógio biológico são muitos, dentre eles a deterioração mental e a doença de Alzheimer, por exemplo”, alertou Renata.




Artigo: O que fazer diante da alta do dólar, se for viajar para fora?



A alta do dólar prejudica vendas feitas no Exterior


*Reinaldo Domingos

 O dólar vem em um processo de alta. Na última quarta-feira (12), a moeda subiu 0,25%, chegando a R$ 2,5641. Com isso, os consumidores brasileiros devem tomar cuidado com as compras de importados e viagens no exterior, mesmo as que já estavam programadas.
 
 Para quem objetiva adquirir produtos importados, o custo só aumenta. Além disso, ocorre também repasse no preço de produtos que possuem peças importadas e os consumidores são quem pagam as contas. Assim, os reflexos para a população é grande, os preços que já estavam subindo pelo aumento da inflação, acabam sendo influenciados também pelo aumento do dólar.
 
 Para quem planejou comprar algum produto importado, a recomendação é ficar atento e acompanhar a variação dos preços, caso não tenha urgência na compra, é interessante esperar até que a moeda abaixe e se estabilize.
 
 Outro cuidado é com as compras externas por cartão de crédito, que, além do custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), também pagará mais pelo aumento na cotação do dólar. O caminho é evitar a compra a prazo com variação em dólar e, se possível, comprar somente à vista.
 
 Para quem já havia planejado viagens para o exterior, é preciso muita atenção e, para tanto, recomendo a aquisição de um cartão pré-pago internacional, o qual já carregará em dólar aqui no Brasil para utilização na viagem. Lembro que esta atitude, certamente, evitará surpresas após o retorno, além da segurança que o mesmo proporciona.
 
 Porém, o mais importante é não ter pânico e desespero; é preciso elaborar um orçamento financeiro, ajustando as contas a possíveis altas que podem ocorrer e planejando melhor as compras, principalmente de importado.
 
 Combater este problema é dever sim do governo, mas passa também pela mudança de hábitos e costumes dos consumidores. Tudo começa em casa, portanto, é hora de faxina financeira, tentar trocar os produtos que aumentam com a alta do dólar e eliminar o que não agrega valor em prol de uma saúde financeira que contribua na realização de nossos sonhos.
 
*
Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileiro de Educadores Financeiros), educador e terapeuta financeiro e autor dos livros Terapia Financeira e Papo Empreendedor, ambos pela Editora DSOP.

Variedades: Michel Teló apresenta último Bem Sertanejo domingo (16)



 
Nesse último episódio, os convidados serão Luan Santana e Gusttavo Lima
Redação
Domingo (16),  Michel Teló apresenta o último episódio de Bem Sertanejo, no Fantástico. E os convidados que encerram a temporada de sucesso do programa são os cantores Luan Santana Gusttavo Lima.
 O tema do episódio é o novo sertanejo, que invadiu as baladas do Brasil inteiro, se tornou mais urbano e conquistou o público jovem. Mas o trio também vai destacar as influências e referências que cada um têm, mesmo levando o sertanejo para um novo movimento. O programa foi gravado na casa de Luan Santana e na Wood`s, em São Paulo. “A renovação do sertanejo é constante e isso só fortalece a música e perdura o gênero”, explica Michel.
 A canção destaque do quadro é “Implorando prá Trair”, produzida por Michel Teló e gravada em parceria com Gusttavo Lima. Logo após o programa, o cantor lança o clipe oficial da música em sua página do Youtube.
“Estou muito feliz com a repercussão do programa”, conta Michel. “A festa continua e o sertanejo oferece todas as possibilidades para cada estilo. Acho que isso conseguimos mostrar com o programa”, completa.
 Dirigido por Fernando Hiro e com roteiro de André Piunti e Celso Lobo, o Bem Sertanejo foi criado por Michel Teló e seu escritório, para contar a história da música sertaneja. Através de um bate-papo informal com artistas do meio, Michel contou a história desse gênero musical onde ele, e outros grandes nomes da música brasileira, nasceram. As entrevistas foram realizadas em lugares importantes para os entrevistados, pessoal ou profissionalmente.
 O Bem Sertanejo foi registrado também em DVD, com lançamento para novembro deste ano. O programa ganhou também uma turnê especial de Michel por todo o Brasil.


Variedades: Reese Witherspoon escolhe Calvi Klein Collection


Reese escolheu um vestido de sarja estampado
Redação


 A atriz Reese Witherspoon, escolheu um look da Calvin Klein Collection para a estreia latino-americana de seu último filme, Wild. O evento aconteceu anteontem à noite (12) no Los Cabos International Film Festival em Cabo de San Lucas, México. 

 Reese estava elegante e casual em um vestido de sarja estampado a laser branco e marinho, sem mangas. A peça é da coleção Calvin Klein Collection Resort 2015, criada pelo estilista brasileiro Francisco Costa, Diretor de Criação da marca feminina. 

Variedades: Banda Calypso grava DVD de 15 anos no dia 23




Redação
 A banda Calypso está a todo vapor na produção do DVD comemorativo aos 15 anos de carreira. A gravação que será no próximo dia 23 de novembro em Belém/PA, contará a história dos artistas a partir dos seus grandes sucessos, além de seguir uma estética cinematográfica.
 Com projeto desenvolvido pelo cenógrafo Zé Carratu, direção geral de Caco Souza e direção de fotografia de Rodolfo Sanchez, o espetáculo promete ser mais um grandioso marco na trajetória dos paraenses. Para isso, o local escolhido para fazer essa comemoração é a Praça do Relógio, localizada na Cidade Velha e ao lado de grandes pontos turísticos da cidade, como o Ver o Peso, a Baía do Guajará e a Orla de Belém.
 “Estamos muito felizes em gravar esse DVD em nossa terra. Queremos fazer uma grande festa para comemorar esses 15 anos de carreira aonde tudo começou. Esperamos todos vocês lá dia 23!”, comenta a cantora Joelma. Para Chimbinha, o lugar da gravação é muito especial. “Gravar ali no centro de Belém com certeza será muito significativo, mostrar toda a diversidade de cores, o rio, o Ver o Peso, etc, vai tornar o show ainda mais diferente. Estamos fazendo tudo com muito carinho e amor para quem curte o nosso trabalho.”, comentou o guitarrista e produtor Chimbinha.

 Para animar e engrandecer ainda mais a gravação, amigos do casal e grandes artistas consagrados no cenário da musical nacional já confirmaram presença, como o cantor Daniel, a banda Calcinha Preta, a cantora gospel Ludmila Ferber e os artistas paraenses Lia Sophia, Viviane Batidão, Edilson Santana, David Assayag, Edilson Moreno, Marcelo Val, Nelsinho Rodrigues, Alberto Moreno, Mestre Vieira e Mestre Curica. “Nossa, estamos muito felizes em receber tantas pessoas bacanas e especiais nesta gravação. Com certeza cada um deles abrilhantará ainda mais essa festa.”, acrescentou Joelma.

Variedades: Conheça o calendário Miss Reef 2015



Redação


 A Reef se orgulha de apresentar o Calendário Miss Reef 2015. O anuário tem sido um ícone mundial na comunidade do surf há 30 anos e uma celebração das raízes latino-americanas da marca. Os calendários anteriores foram fotografados no Brasil, Panamá, Porto Rico e Equador, seguindo o slogam "Just Passing Through" - "De Passagem" em português.

 Nesta edição o Calendário Miss Reef foi fotografado com uma direção de arte mais fashion, um projeto criativo com sofisticação artística e com ênfase no moderno exótico. Para o ano de 2015, a Reef escolheu a Península de Baja, no México, tão exótica e bela como as misses eleitas. Grande parte do pano de fundo para o calendário 2015 inclui o elegante Hotel Bahia, às margens da praia de Medano, onde os desertos da Baja Califórnia, o Mar de Cortez e a vastidão do Oceano Pacífico se encontram.

 O Calendário Miss Reef 2015 estará disponível nas melhores surfshops do Brasil em novembro de 2014, ele poderá ser adquirido na compra de um tênis Reef. O vídeo será lançado em 04 de novembro de 2014 no site: 
www.reef.com.br. Confira os teasers do Calendário Miss Reef 2015

                                                         Teaser 1:
 Partindo de nossas raízes latinas, a Miss Reef tem sido um ícone mundial na comunidade do surf há 30 anos.
http://www.youtube.com/watch?v=7VKcSKJTlXE

                                                         Teaser 2:

 O Calendário Miss Reef 2015 foi produzido na Península de Baja - México, com uma direção artística como você nunca viu antes. 
http://www.youtube.com/watch?v=ZejbtMAcpZQ

                                                          Teaser 3

 A espera está quase no fim! O Calendário Miss Reef 2015 e o vídeo chegam na próxima terça-feira, 4 de novembro. Até lá, aproveite este último teaser!
http://www.youtube.com/watch?v=cKfBaKyyxQQ


Variedades: Emicida é uma das atrações do 2º Congresso de Hip-Hop Guarulhos (SP)



O evento ocorrerá em Guarulhos (SP)

Redação

 O Clube do Parque Cecap recebe neste fim de semana o 2º Congresso Hip-Hop Guarulhos. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o evento terá mais de 50 atrações entre música, dança e graffiti. A programação contará também com um torneio de basquete de rua. O congresso acontece no sábado e domingo, a partir das 11 horas, e a entrada é gratuita.

 O rapper da Zona Norte de São Paulo, Emicida, é um dos destaques da programação de sábado, assim como a atração internacional Akua Naru. No domingo, as atrações principais serão SNJ, Z’África Brasil e Rashid. O evento terá ainda artistas do graffiti como Pato, Reif, Identifiq, Bugi, Peaga e Cranio. A apresentação fica por conta de Pierre Cesar e Rapper Loi.

 Segundo o secretário de Cultura, Edmilson Souza, o congresso é o momento no qual a cultura hip hop de Guarulhos vai apresentar o que foi produzido de melhor neste último ano. “Cerca de 50 grupos daqui participarão do evento, que mostrará a força deste movimento na cidade”, disse Souza.

 Além dos convidados Emicida, Akua Naru e DJ Meio Kilo, o sábado terá as seguintes participações: DJ Mark, MC Regra, B.Boy On, Yago Félix, Comando Interno, Sobreviventes, B.Boy Tuzinho, Rimatitude, Voz na Multidão, Loching, DJ Reggi, MC Mancha, King Jeff Rotz, Selvagens e Periféricos, Sintonia de Conduta, Armistício Sonoro, M2D, Equipe Vitor Vieira, Fábrica de Ideias, KV, Folha Chaparral, Aliado Di.

 No domingo, os convidados são, além do SNJ, Z'África Brasil e Rashid, DJ Pow, DJ Vivian Marques, Double Lock, Soul Som e Banks & Slam da Guilhermina. O último dia de congresso também terá a participação de DJ Uru, Vickman, Ideias de Periferia, DJ Jedson, Elemento Visão, Otra Frequência, Máquina, Die Hard Crew, 2D, Gilmenez, Tex, Absolvidos Mc's, Família Rap na Rua, Autoestima, Master MC, DJ JR JAY, Emerson Rosa, Nossa Laia, Ice Class, Principado e Revolução Zona Norte.

Serviço: O Clube do Parque Cecap fica na Avenida Monteiro Lobato, 3.415, no Parque Cecap, Guarulhos (SP).