Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Túnel do Tempo: Volta ao mundo abortada




Luís Alberto Alves


Fracasso: Em 17 de agosto de 2001,  o americano Steve Fossett, que pretendia ser o primeiro homem a dar a volta ao mundo sozinho num balão, faz um pouso forçado numa fazenda perto de Bajé (RS).

Radiografia de Sampa: Rua Rio Grande




Luís Alberto Alves


 Antigo arraial situado à margem do Rio Grande, onde se achava situada a estação ferroviária do mesmo nome, da São Paulo Railway, entre São Paulo e Santos. É também cidade no Estado do Rio Grande do Sul. A Rua Rio Grande (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP.

Geral: Justiça do Trabalho anula dispensa por abandono de emprego dependente químico







Luís Alberto Alves

A Justiça do Trabalho anulou dispensa por abandono de emprego de um vulcanizador da Vale S.A que é dependente de drogas. O agravo de instrumento da empresa contra a decisão foi analisado pela Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho, mas foi desprovido por falta de divergência jurisprudencial e pela impossibilidade de reanálise de fatos e provas.

 A empresa ajuizou ação de consignação de pagamento para quitar as verbas trabalhistas devidas ao empregado, que, embora intimado, não compareceu ao sindicato para homologar a rescisão contratual. Disse que o dispensou por justa causa por abandono de emprego, pelo fato dele ter faltado ao serviço por mais de 30 dias consecutivos, sem justificativas.

 Em defesa, o advogado do operador disse que a dispensa era ilegal e discriminatória porque ele era dependente químico, motivo que o afastou do trabalho. Assim, pediu a improcedência da ação de consignação, a nulidade da dispensa e a readmissão do empregado, com restabelecimento do plano de saúde.
                           Dependência química e tratamento

 Ao longo do processo, ficou comprovado que, antes de faltar ao emprego, o trabalhador pediu um empréstimo à empresa e viajou até Porto Seguro (BA) para frequentar uma "cracolândia" da cidade, retornando dois meses depois para Vitória (ES), onde foi internado para tratamento da dependência na Associação Brasileira de Ex-Dependentes Químicos.

 Em depoimento, a representante da Vale alegou que a empresa possui serviço de integração das pessoas com problemas de drogas ou álcool, e que a inserção no programa deve ser feita por indicação do trabalhador ou por familiares. Em juízo, o operador manifestou interesse em participar do programa, mas a Vale se manifestou contrária à reintegração.

 A empresa alegou que não tinha conhecimento da dependência química do empregado, que se encontrava totalmente apto para o trabalho no momento do abandono de emprego, e que a internação, que comprova a condição, só foi concretizada após a dispensa.
                                                        Sentença

Por considerar que o trabalhador não dispunha de plena capacidade cognitiva no momento em que pediu o empréstimo e viajou, o juízo da 3ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) julgou improcedente a ação de consignação em pagamento. "Considerar válida a dispensa por justa causa por abandono de emprego por quem não possuía condições plenas de juízo à época seria ignorar a função social da propriedade e o princípio da dignidade da pessoa humana," afirma a sentença.

 A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), que entendeu que, no caso de dependência química, o caminho natural é o afastamento para tratamento, que deve ser feito pela própria empresa.

                                                       TST

Em agravo ao TST, a Vale insistiu que a doença e a incapacidade somente foram declaradas durante a ação trabalhista, ou seja, em momento posterior à dispensa.
 O recurso, no entanto, não foi acolhido pela Oitava Turma com base na Súmula 126 do TST, que não permite o reexame de fatos e provas. A relatora do agravo, desembargadora convocada Jane Granzoto, observou ainda que não foi comprovada divergência jurisprudencial para que o agravo pudesse ser provido, conforme exige a Súmula 296, item I, do TST. A decisão foi unânime.


Geral: Gestão de crise é o novo curso de extnsão da Faap




Redação

A Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) possui cursos de extensão que atendem às necessidades de um mercado em rápida transformação, como o de comunicação e marketing. É o caso do novo curso em Gestão de crises e reputação em redes sociais, cujas inscrições estão abertas.

 O curso nasce de uma demanda dos próprios profissionais do mercado, explica a coordenadora, professora Thatiana Capellano. “Há uma necessidade de entender de que maneira essas crises iniciam, se instalam e como devem ser administradas”, disse.

Outro curso oferecido pela Faap é o Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação. Em formato de extensão, o curso busca preencher uma lacuna no mercado de especialização acadêmica nessa área, além de ser um espaço de construção de conhecimento e discussão sobre o futuro do setor.

 “O mercado de comunicação vem perdendo as fronteiras entre suas disciplinas, no mundo todo. Por conta disso, queremos discutir como as diversas modalidades do live marketing – anteriormente denominado marketing promocional - podem incrementar o negócio das empresas”, esclareceu Adriano Cerullo, professor e coordenador do curso, com mais de 15 anos de experiência na área.

                                                Cartão de visita

 Apresentar um bom portfólio é essencial para o publicitário em busca de uma colocação em grandes agências. Para orientar os estudantes ou recém-formado, a FAAP criou um curso de extensão em Portfólio para Criativos.

 O participante terá aulas sobre técnicas e ferramentas utilizadas no processo criativo dentro das agências de publicidade, aprenderá a criar peças a partir de briefings reais e participará de uma oficina criativa escolhida de acordo com sua área de interesse: redação ou direção de arte. Será uma oportunidade única para o estudante desenvolver peças criativas para inserir em seu portfólio.

 Os cursos de extensão da Faap são alternativas mais rápidas e intensivas para quem busca atualização em segmentos específicos. A instituição também oferece programas nas áreas de Administração; Arquitetura, Artes, Moda e Design; Direito; Economia; Engenharia e Tecnologia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449 ou no site www.faap.br/pos.

Cursos de extensão Faap
Início: Live Marketing – 29/08/2015 a 28/11/2015
Gestão de crises e reputação em redes sociais - 12/09/2015 a 12/12/2016
Portfólio para criativos – 14/09/2015 a 30/11/2015
Local: Faap SP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Site: www.faap.br/pos
Telefone: (11) 3662-7449


Geral: Hipertensão arterial cresceu 13,2% na última década







Redação

Segundo estudo "Heart Disease and Stroke Statistics - 2015 Update: A Report From the American Heart Association", feito em 190 países e divulgado no XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão, é preciso aumentar a prevenção à doença.

 Durante XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão, organizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH, a preocupação com o crescimento da hipertensão arterial é uma realidade no mundo. Segundo o estudo de 2015 Heart Disease and Stroke Statistics (Estatísticas sobre doenças cardíacas e infartos), da American Heart Association, durante a última década pesquisada, de 2001 a 2011, a taxa de morte por hipertensão, em mais de 190 países pesquisados, aumentou 13,2%.

 O Brasil figura no sexto lugar entre os países com a mais alta taxa de morte por doenças cardíacas, infartos e hipertensão arterial, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos. Rússia está em primeiro lugar com 1.639 (entre 100 mil pesquisados); Ucrânia em segundo, com 1.521; Romênia em terceiro, com 969; Brasil em sexto, com 552; e Estados Unidos em décimo, com 352.

 "A preocupação é grande, pois apesar da redução de 30,8% nas taxas de morte por doença cardiovascular de 2001 a 2011, vemos a hipertensão arterial em uma tendência crescente", comentou a Dra. Frida Plavnik, diretora da SBH.

O mesmo estudo mostrou ainda que a doença arterial coronariana é a principal causa de morte em todo o mundo, com 17,3 milhões por ano, e que se espera para 2030 mais de 23,6 milhões. A segunda maior causa de morte no mundo AVC - acidente vascular cerebral, teve redução entre 1990 e 2010. Mesmo com a redução, o número esperado de pessoas com o primeiro episódio de AVC ou recorrente em 2030 será de 33 milhões.

 Segundo a pesquisa de risco global da hipertensão, em 2025 haverá 1,6 bilhão de pacientes no mundo. A hipertensão arterial é responsável por 10% de todo o custo global de saúde, com o gasto estimado em US$ 370 bilhões de dólares por ano.

"A hipertensão arterial é uma condição que pode provocar danos e até mesmo a morte quando não diagnosticada e controlada", comenta o presidente da SBH e do XXIII Congresso Dr. Mario Fritsch Neves. 77% das pessoas com o primeiro episódio de AVC são hipertensas e ter a pressão alta aumenta de 4 a 6 vezes o risco de AVC. 75% das pessoas com ICC - insuficiência cardíaca congestiva tem hipertensão arterial, 69% das pessoas com primeiro IAM - infarto agudo do miocárdio tem pressão alta e a segunda principal causa de doença renal crônica é a hipertensão. Além de problemas como a disfunção erétil, demência e perda da visão.

Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com estimativas da SBH.

A pressão alta é de fácil diagnostico e pode ser tratada e o paciente tem a chance de seguir com a vida tranquilamente incluindo novos hábitos em seu cotidiano. No entanto, a SBH estima que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.

Mais informações sobre o XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão e Programa Científico Completo acesse: www.hipertensao2015.com.br

Geral: Oito dicas para utilizar as redes sociais ao seu favor profissionalmente



Não faça papel de bobo nas redes sociais


*Celso Bazzola

Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os devidos cuidados, contudo, uma boa parcela mais antenada já percebeu que o uso adequado dessas ferramentas de comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o crescimento profissional e o network.

Mas, como saber esse limite? Simples, basta levar em conta que nesse novo mundo online que muitos estão descobrindo são necessários muitos cuidados similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

Para isso preparei algumas dicas para quem quer crescer profissionalmente utilizando as redes sociais, seja ela mais profissional, como o LinkedIn, ou mesmo o Facebook:

1.      Amplie seus contatos qualificadamente – é interessante ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem!

2.    Valorize suas conquistas profissionais – mostre ações que realizou que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.

3.    Publique com inteligência – cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim busque se diferencias com publicações pertinentes. Evite postes irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

4.    Evite debates inúteis – nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo, por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios.

5.     Cuidado com as características das redes – Não é por que o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá tratar asegunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles.

6.    Pense antes de curtir uma publicação ou página – Antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito.

7.     Antes de escrever algo pense – Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas redes sociais não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz não o que se está na rede mundial.

8.    Evite situações não profissionais – multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes, será que é interessante. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um profissional. Todos estão expostos a avaliações, por isso pode ter certeza que isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano, pois outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou essa preocupação.


*Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH

Variedades: Conheça os bastidores do filme Exorcistas do Vaticano





Durante as filmagens o suspense chegou ao climax


Redação

Dos mesmos produtores do sucesso O Exorcismo de Emily Rose, estrelado por Michael Peña, Djimon Hounsou, Dougray Scott, além da jovem Olivia Taylor Dudley, o suspense de horror Exorcistas do Vaticano (The Vatican Tapes, EUA, 2015), a nova produção assinada pelo diretor Mark Neveldine (Gamer, Adrenalina), chega aos cinemas nesta quinta, dia 20/8.

No novo featurette de Exorcistas do Vaticano (confira no link abaixo), o ator Michael Peña (Homem-Formiga, Trapaça, Crash – No Limite) fala sobre os bastidores das filmagens, e de como foi assustador filmar na ala psiquiátrica de um hospital abandonado, onde se ouviam barulhos estranhos que deixavam ressabiados não apenas o elenco, mas até Mark Neveldine: “Não sei se o diretor fazia isso para nos assustar, mas ele estava bem ali e parecia assustado”.

E a atriz Olivia Taylor Dudley (Chernobyl: Sinta a Radiação) conta também em novo featurette detalhes sobre o filme e como ela vê a paixão que o público tem por filmes de horror, principalmente que abordam histórias de exorcismo, “que são ainda mais assustadores porque podem ser reais”.

Exorcistas do Vaticano propõe uma aterradora batalha entre o bem e o mal, que poderá ser o derradeiro conflito entre as forças divinas e malignas do planeta. Após cortar o dedo acidentalmente, a jovem Angela Holmes (Olivia Taylor Dudley, de Chernobyl: Sinta a Radiação), começa a ter um efeito devastador sobre as pessoas, provocando inadvertidamente graves ferimentos e até mortes em circunstâncias misteriosas, assustando seu severo pai (Dougray Scott, de Sete Dias com Marylin, Receitas de Amor).

O vigário da comunidade, Padre Lozano (Peña), examina Angela e acredita que ela está possuída. Mas quando o padre Imani (Djimon Hounsou, de Diamante de Sangue,Constantine) e o cardeal Bruun (Peter Andersson), especialistas em exorcismo, chegam do Vaticano para ver a garota, eles descobrem uma força satânica mais ancestral e poderosa do que poderiam imaginar.a


Dos mesmos produtores do sucesso O Exorcismo de Emily Rose, estrelado por Michael Peña, Djimon Hounsou, Dougray Scott, além da jovem Olivia Taylor Dudley, o suspense de horrorExorcistas do Vaticano (The Vatican Tapes, EUA, 2015), a nova produção assinada pelo diretor Mark Neveldine (Gamer, Adrenalina), chega aos cinemas nesta quinta, dia 20/8.

No novo featurette de Exorcistas do Vaticano (confira no link abaixo), o ator Michael Peña (Homem-Formiga, Trapaça, Crash – No Limite) fala sobre os bastidores das filmagens, e de como foi assustador filmar na ala psiquiátrica de um hospital abandonado, onde se ouviam barulhos estranhos que deixavam ressabiados não apenas o elenco, mas até Mark Neveldine: “Não sei se o diretor fazia isso para nos assustar, mas ele estava bem ali e parecia assustado”.

E a atriz Olivia Taylor Dudley (Chernobyl: Sinta a Radiação) conta também em novo featurette detalhes sobre o filme e como ela vê a paixão que o público tem por filmes de horror, principalmente que abordam histórias de exorcismo, “que são ainda mais assustadores porque podem ser reais”.

Exorcistas do Vaticano propõe uma aterradora batalha entre o bem e o mal, que poderá ser o derradeiro conflito entre as forças divinas e malignas do planeta. Após cortar o dedo acidentalmente, a jovem Angela Holmes (Olivia Taylor Dudley, de Chernobyl: Sinta a Radiação), começa a ter um efeito devastador sobre as pessoas, provocando inadvertidamente graves ferimentos e até mortes em circunstâncias misteriosas, assustando seu severo pai (Dougray Scott, de Sete Dias com Marylin, Receitas de Amor).

O vigário da comunidade, Padre Lozano (Peña), examina Angela e acredita que ela está possuída. Mas quando o padre Imani (Djimon Hounsou, de Diamante de Sangue,Constantine) e o cardeal Bruun (Peter Andersson), especialistas em exorcismo, chegam do Vaticano para ver a garota, eles descobrem uma força satânica mais ancestral e poderosa do que poderiam imaginar.